Base Facial

Base Facial: Quais São os Principais Tipos e Como Aplicar

A base facial é um dos primeiros produtos a ser aplicado no passo a passo da maquiagem. Apesar de ser essencial em uma make mais elaborada, ela pode ser substituída por um BB cream ou CC cream no dia a dia, que além de darem uma corzinha, também protegem dos raios UV.

Mas voltando a falar de base, para que ela fique com um acabamento perfeito, é importante estar com a pele limpa e hidratada antes da aplicação e, se você quiser que ela dure ainda mais, aplique também um primer antes.

Se você quer saber mais sobre base, os principais tipos, como aplicar, entre outras coisas, continue a leitura desse texto.

Principais Tipos de Base e Para que Servem

A base facial, como todos os outros produtos de maquiagem, passou por muita evolução. Seja na sua formulação, embalagem, gama de cores, textura, perfume, e essa lista não para por aqui.

Por isso, hoje temos uma variedade de tipos, para atender ao maior número de pessoas e a particularidade da pele de cada uma delas. Independente do tipo da base, o acabamento pode variar entre: hidratante (mais luminosa), semi matte (um meio termo) ou matte (fosca).

Com exceção da base em pó, que tem sempre o acabamento matte, as demais podem ser encontradas em todas as opções. Conheça a seguir quais são os principais tipos de bases:

Líquida

A base líquida tem uma textura mais fluída que as demais e, é ideal para quem tem a pele seca ou com linhas de expressão mais acentuadas. Isso porque ela é mais fina, e não faz uma camada tão pesada na pele, o que evita marcar ainda mais as linhas.

Cremosa

É um pouco mais pesada que a base líquida e, por esse motivo, costuma ter uma cobertura maior. A base cremosa pode ser usada por quem tem pele seca, contanto que o seu acabamento seja hidratante. Já para as peles maduras, ela não é tão indicada.

Mousse

A base em mousse costuma ser mais hidratante, por isso, não é a melhor opção para peles oleosas. O acabamento dela costuma ser mais aveludado e, sua textura lembra realmente a de uma mousse. Por ser mais consistente, ela costuma vir em potinhos sem bico dosador.

Em pó

Base em pó

Prática e fácil de aplicar, a base em pó é ideal para um look mais natural e, é muito indicada para quem tem a pele oleosa, pois ela dá um acabamento fosco. Contudo, ela não adiciona muita cobertura, sendo necessário combiná-la com um corretivo ou outra base para uniformizar o tom da pele.

Cushion

Confesso que essa tem sido a minha preferida. Ela é ótima para quem tem a pele seca, pois tem uma textura hidratante que dá um acabamento de pele saudável. Além disso, ela é super prática de aplicar e carregar na bolsa para retocar durante o dia.

Bastão

Base em bastão

A base em bastão é bem semelhante a um corretivo, tem a consistência um pouco mais pesada e uma cobertura maior. Novamente, bases mais pesadas, não são indicadas para peles maduras ou com linhas de expressão proeminentes, pois pode marcar ou acumular nas linhas.

Spray

Esse tipo de base é pouco comum, mas existe. Ela é muito utilizada em desfiles de moda, por ter uma aplicação prática (mas nem tanto). A base em spray, na verdade, é uma base líquida em uma embalagem aerossol, que pode ter um acabamento variado (hidratante, semi matte ou matte).

Compacta

A base compacta lembra a textura da base em bastão, o que muda é a embalagem e muitas vezes a cobertura, que pode ser um pouco mais leve na compacta. Ela é boa para carregar na bolsa, pois não corre o risco de vazar como a líquida ou a cremosa.

Principais características para cada tipo de base

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de base, confira a seguir quais são as principais características a se considerar na hora de escolher a opção ideal para você:

  • Líquida: ideal para peles secas e maduras, pois tem textura leve e uma cobertura suave. Ela não é indicada para quem precisa de bastante cobertura e, não é a melhor opção para carregar na bolsa, pois corre o risco de derramar.
  • Cremosa: é a que melhor se adapta a todos os tipos de pele. Na dúvida de qual escolher, aposte nela.
  • Mousse: o acabamento é bem aveludado, e deixa um efeito de pele de porcelana (que a gente adora). A embalagem costuma ser de vidro, então, é um pouco frágil para quem pretende carregar na bolsa ou costuma derrubar as coisas.
  • Em pó: fácil de aplicar e deixa um efeito bem natural. Não é muito indicada para peles secas e, a cobertura costuma ser bastante leve.
  • Cushion: prática e versátil. Ideal para carregar na bolsa e retocar quando necessário. A embalagem é ótima, pois sempre vem com a esponja e um espelho na tampa, para ajudar na aplicação. Deixa um efeito de pele viçosa (para quem prefere o acabamento hidratante), mas também já tem no mercado as opções foscas.
  • Bastão: é perfeita para quem quer corrigir pequenas imperfeições em pontos específicos do rosto, mas não quer algo tão pesado quanto um corretivo. A base em bastão (ou stick), é ótima para carregar na necessaire, pois tem uma embalagem compacta.
  • Spray: acabamento profissional, porém, a aplicação não é tão fácil para quem não tem muita técnica de maquiagem, e pode acabar com base até nos cabelos. Como você precisa fechar os olhos para aplicar, provavelmente irá precisar de alguém para te ajudar, o que a torna nada prática.
  • Compacta: ela é prática, pois a embalagem também costuma vir com esponja e espelho, e tem uma cobertura média, o que a torna ideal para o dia a dia.

Onde passar e como aplicar

Onde passar e como aplicar uma base

A base facial pode ser aplicada em todo o rosto e também pescoço, para uniformizar o tom da pele. Vale lembrar que se o tom dela for diferente da sua pele (e você queira igualar com o tom do corpo), é importante passar também nas orelhas.

Os melhores acessórios para a aplicação são as esponjas, os pincéis e as mãos. As esponjas devem ser específicas para base, e devem ser usadas em batidinhas leves no rosto.

Já os pincéis, podem ser do tipo kabuki, língua de gato, duo fiber, escovinha, entre tantos outros, que devem ser escolhidos de acordo com o efeito desejado. Na hora da aplicação, faça movimentos circulares com o pincel (se o formato permitir). Isso faz com que a base fique mais polida e evita o efeito riscado na pele.

Veja a seguir como aplicar cada tipo de base:

  • Líquida: pode ser aplicada com esponja, pincel de base ou até mesmo com as mãos. Tudo vai depender do efeito desejado. Com as mãos ou esponja, ela fica com a cobertura mais leve, já o pincel, suga menos produto e dá mais cobertura (além de desperdiçar menos produto).
  • Cremosa: também pode ser aplicada com a esponja, pincel de base e até mesmo com as mãos, porém, ela é mais difícil de espalhar e pode acabar ficando marcada. Por ela ser mais densa, quando aplicá-la com a esponja o ideal é que ela esteja úmida, para facilitar a aplicação.
  • Mousse: a recomendação de aplicação da base em mousse é com pincel kabuki. Pode aplicar com a esponja? Pode, mas ela foi desenvolvida com o intuito de ser aplicada com o pincel, para um melhor acabamento.
  • Em pó: ela pode ser aplicada com um pincel específico para produtos em pó, ou com uma esponja (seca, nesse caso). Além disso, ela pode ser aplicada diretamente sobre a pele, ou, por cima de outra base ou produto.
  • Cushion: ela deve ser aplicada com a esponja que já acompanha o produto. Basta pressioná-la no centro da espuminha que tem na embalagem, e em seguida, é só aplicar no rosto com batidinhas. É importante não arrastar a esponja, pois o acabamento não fica legal.
  • Bastão: a aplicação pode ser feita diretamente no rosto com o próprio bastão e espalhada com um pincel ou esponja. Se você vai maquiar outra pessoa, o ideal é tirar um pouco do produto com uma espátula, e colocar em uma superfície ou no dorso da mão, e então, aplicar com pincel. A esponja é menos indicada nesse caso, pois a base em bastão é bastante densa.
  • Spray: basta direcionar o spray no centro do rosto, com a distância indicada na embalagem, fechar os olhos e espirrar. Lembre-se de proteger o cabelo para não sujá-lo de base.
  • Compacta: a base compacta pode ser aplicada com a esponja flat que costuma acompanhar o produto, com uma em formato de gota (úmida, para facilitar a aplicação) ou, com um pincel kabuki. O movimento, deve ser em batidinhas (com a esponja) ou movimentos circulares (pincel).

Melhores Marcas

Algumas marcas se destacam por suas bases, seja pela qualidade, gama de cores, preço, textura, etc. Confira abaixo, quais são as melhores marcas, na nossa opinião:

MAC

A MAC é muito amada por quem gosta de maquiagem e também por quem maquia profissionalmente. Isso porque seus produtos têm alta qualidade, que justificam os preços altos.

Ela é bastante famosa pela sua base “Studio Fix”, carro chefe da marca. A base tem altíssima cobertura e acabamento matte, além de uma gama de cores bem diversa. Confesso que não é a minha base favorita da marca, pois tenho a pele seca, mas certamente é uma excelente base.

Mary Kay

A Mary Kay aparece bastante por aqui, mas falando de base ela não podia ficar de fora. A marca se popularizou no Brasil justamente pela sua base, a “Timewise”. Ela tem uma cobertura alta, ótima duração e está disponível nos acabamentos matte e hidratante (que eu amo).

Tracta

No Brasil, muitas pessoas são apaixonadas por base matte, devido ao clima ser tropical e a maioria ter pele mista ou oleosa. Esse é o motivo de algumas bases serem tão famosas aqui, é o caso da “Base Matte Alta Cobertura” da Tracta.

Desde o seu lançamento ela causou alvoroço e estava quase sempre esgotada. A base é oil free, ou seja, não tem óleo na composição e deixa o acabamento bem sequinho, além de ter altíssima cobertura.

Ruby Rose

E por falar em alvoroço, tá aí uma marca que causou quando lançou a sua “Base Matte”. A Ruby Rose ficou conhecida como uma das primeiras marcas a trazer uma base barata, de alta cobertura e efeito matte para o Brasil.

Atualmente, a marca já lançou diversas outras formulações, com outros acabamentos e texturas, porém, essa vai ficar sempre na lembrança de quem gosta de base matte, ainda mais quando ela é boa e barata.

Bruna Tavares

A rainha da maquiagem na Internet, não podia ficar de fora. A Bruna Tavares tem uma linha incrível de produtos e claro, uma base muito boa. Na sua marca Pausa Para Feminices, ela lançou a “Base Matte Oil Free”, ideal para peles mistas e oleosas.

O produto tem altíssima cobertura, longa duração e fácil aplicação. Contudo, a sua textura é bem cremosa, e não se adapta tão bem às peles secas ou maduras, o que não muda o fato de ser uma excelente base.

Conseguiu aprender um pouco mais sobre base facial? Você costuma usar todos os dias? Compartilhe conosco a sua experiência nos comentários e, qual é a sua base favorita.