Pré-Shampoo

Pré-Shampoo: conheça os Benefícios de incluir este produto em sua rotina capilar!

Se você já sentiu seus cabelos ressecados mesmo após a lavagem, pode ser que esteja na hora de incluir mais um passo em sua rotina de cuidados com os fios: o pré-shampoo.

Acompanhe a resenha para conhecer mais sobre ele e seus benefícios para os cabelos, além de aprender a criar a sua própria receita caseira e conferir minhas indicações de produto.

O que é o Pré-Shampoo?

O pré-shampoo, também conhecido como pré-poo, é o primeiro passo na lavagem dos fios, ou seja, ele deve ser aplicado antes do shampoo (por isso o nome) e após a lavagem para retirada do excesso, seguindo o processo conforme a sua preferência.

Além de ajudar a remover toda sujeira, o pré-shampoo também prepara os fios para os produtos que virão em seguida, inclusive na finalização. Além de ser um produto fácil de encontrar em farmácias ou lojas de cosméticos, em muitos casos ele também pode ser preparado em casa utilizando produtos que você (provavelmente) já possui.

Para que Serve?

O principal objetivo do produto é garantir que os fios estejam limpos e protegidos para receber os produtos seguintes. Mas além da proteção, o uso frequente também pode ajudar a controlar a oleosidade ou ressecamento excessivo de todo o cabelo.

De maneira geral, o pré-shampoo pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, mas para aqueles que possuem química ou estão passando por uma fase de ressecamento, a utilização do produto pode apresentar um resultado ainda melhor.

Como Usar / Recomendações

Antes da lavagem dos fios, aplique o produto do comprimento até as pontas. É indicado que a aplicação seja feita no cabelo úmido ou molhado, e neste caso, o tempo de ação pode ser de 5 a 10 minutos (ou conforme as instruções do rótulo, no caso dos produtos prontos).

Após o tempo estipulado, enxágue os fios apenas com água e siga com o processo normal de lavagem com seu shampoo e condicionador de preferência.

Quanto à frequência do uso, as marcas costumam indicar no rótulo, contudo, como uma sugestão pessoal, recomendo utilizar o pré-shampoo a cada 15 dias, pois mesmo com todos os benefícios que ele apresenta, seu uso diário pode acabar deixando os fios pesados.

Caso opte por fazer em casa seu próprio pré-shampoo, você pode selecionar alguns produtos que já estão em sua rotina de cuidados capilares e que ajudam na hidratação e nutrição dos fios.

Neste caso, você pode preparar seu pré-shampoo utilizando como base sua máscara de hidratação favorita e adicionar produtos que potencializam um melhor resultado nos fios.

Para garantir a nutrição, você pode acrescentar algum óleo potencializador de sua preferência, como, por exemplo: Argan, Rícino ou ainda um Booster. Estes produtos, além de nutrirem os fios, também podem auxiliar no estímulo do crescimento saudável (como é o caso do rícino, por exemplo) ou ainda controlar a queda e minimizar o aspecto do frizz (no caso do Argan).

Para a hidratação, além do benefício da própria máscara utilizada como base, você também pode acrescentar soro fisiológico, por exemplo. Esse produto, além de selar a cutícula dos fios, também protege e evita o ressecamento.

No caso das proporções, é importante considerar o tamanho do seu cabelo, mas de maneira geral, é indicada a proporção de:

  • Uma colher de sopa de creme para a base;
  • Uma colher de óleo;
  • Uma colher de soro.

Neste caso, você pode deixar o produto agir por cerca de 10 a 15 minutos, ou seguir como sugestão a instrução contida no rótulo do creme base.

O que eu Achei

Eu comprei o produto buscando pela limpeza profunda dos fios, pois mesmo após a lavagem, muitas vezes sentia os fios pesados. Com o hábito de utilizar o pré-shampoo, pude sentir uma melhora no aspecto geral de todo o cabelo, principalmente nas pontas mais secas e quebradiças.

Confesso que ainda não experimentei criar uma receita caseira, mas acredito que misturando produtos que já uso e gosto, o resultado poderia ser ainda mais benéfico para os fios.

Agora vocês já sabem que existem duas maneiras de utilizar seu pré-shampoo: com um produto pronto ou feito em casa. Já aprendemos a fazê-los, mas que tal agora conhecer duas sugestões de produtos prontos?

Máscara de Tratamento Tresplex Regeneração Pré-Shampoo — Tresemmé

O produto é eficaz na preparação dos fios, utilizado para potencializar as proteínas capilares. Com isso, você garante fios mais limpos e fortes. Sua consistência é mais firme que os condicionadores ou máscaras concentradas.

Na minha experiência, ele não deixa cheiro nos fios. É possível encontrá-lo em uma embalagem com 440gr, o que garante várias utilizações, devido a pouca quantidade de produto necessário para a aplicação.

Ingredientes: Aqua, Cetearyl Alcohol, Stearamidopropyl Dimethylamine, Dimethicone, Behentrimonium Chloride, Parfum, Glycerin, Amodimethicone, Gluconolactone, Trehalose, Disodium EDTA, Sodium Chloride, Sodium Sulfate, Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Benzyl Salicylate, Hexyl Cinnamal, Linalool, Lactic Acid.

Chronologiste Regenerant Pré-Shampoo — Kérastase

Com Ácido Hialurônico, Abyssine, Carvão purificante e Vitamina E, o produto pode ser utilizado em todos os tipos de cabelos (principalmente os mais danificados) e promete limpar os fios e renovar a saúde do couro cabeludo.

Por conta de sua composição, além dos benefícios citados acima, os nutrientes ainda podem auxiliar na hidratação, nutrição profunda e regeneração dos fios, além de promover proteção contra fatores externos.

O produto é um gel negro (como a marca gosta de chamá-lo) e pode ser encontrado na embalagem de 200ml.

Ingredientes: Em sua composição, este pré-shampoo possui alguns produtos e nutrientes fundamentais para o tratamento profundo dos fios:

  • Ácido Hialurônico: responsável por promover a hidratação e nutrição profunda, restaurando os fios danificados e quebradiços.
  • Abyssine: ele é um ativo similar ao açúcar, derivado de falhas vulcânicas do Oceano Pacífico que possui propriedades capazes de regenerar os fios. Além disso, também promove mais volume e maleabilidade dos fios.
  • Vitamina E: responsável por proteger os fios contra agressores externos, além de melhorar a circulação sanguínea e a elasticidade do couro cabeludo.
  • Carvão Purificante: esse ativo é responsável por limpar e remover as impurezas dos fios e do couro cabeludo, garantindo uma limpeza profunda e mais brilho para os cabelos.

---

Considerando os benefícios que o pré-shampoo apresenta para a saúde dos fios e as diversas opções de produto com preços acessíveis, podemos considerar que o produto apresenta um ótimo custo-benefício. Vale lembrar que isso vai depender da marca escolhida.

O pré-shampoo é uma excelente opção de produto para quem sofre com fios danificados e quebradiços, pois proporciona diversos benefícios para a saúde dos cabelos.

Esta é um passo válido para incluir na sua rotina de haircare, seja utilizando um produto pronto ou criando a sua própria fórmula em casa com produtos que você já utiliza. Agora me conta, você já usou pré-shampoo? O que achou da proposta desse produto? Conta pra nós aqui nos comentários!