Shampoo Sólido B.O.B

Shampoo Sólido B.O.B: por que fazer a transição para cosméticos sólidos?

A B.O.B, sigla para Bars Over Bottles, que em português seria algo como “barras acima de garrafas”, é uma empresa que desenvolve cosméticos sólidos com uma proposta sustentável e clean beauty.

Um dos pilares da marca, é repensar a cadeia de consumo e inspirar uma vida mais minimalista e ambientalmente correta, equilibrando o estilo de vida com as necessidades urgentes do nosso Planeta.

Para a B.O.B, é possível adotar práticas mais sustentáveis que minimizem o impacto ambiental, produzindo produtos waterless que minimizam o desperdício de água potável e não utiliza plásticos.

Na resenha de hoje, você vai conhecer o Shampoo em barra Detox, um dos produtos da marca que atua na limpeza e cuidados dos fios sem causar danos à saúde e ao meio ambiente. Continue a leitura para saber mais!

O que é Shampoo Sólido?

Shampoos Sólidos: B.O.B - Bars over Bottles/Pinterest

O shampoo sólido (ou em barra), como o nome já indica, é uma versão sólida do shampoo tradicional. Ele possui a mesma função, contudo, a sua apresentação é diferente: ao invés de estar engarrafado ele tem o formato de uma barrinha seca e sólida, que pode vir envolta em um celofane biodegradável, papel manteiga, kraft, entre outros.

Em geral, essa é uma proposta de marcas mais sustentáveis e clean beauty, por isso, a maioria dos shampoos sólidos não passam pelo processo de saponificação, que leva soda cáustica e danifica os fios.

Além disso, na versão sólida do produto os ingredientes ativos são mais concentrados, uma vez que as barrinhas não possuem água na sua composição, fator que ajuda a evitar a proliferação de microorganismos.

Vantagens do Shampoo em barra

Há muitas vantagens em migrar para escolhas de beleza mais sustentáveis. Além dos benefícios para o planeta, também é possível identificar inúmeros benefícios para si mesma (o). Confira a seguir algumas vantagens de trocar o seu shampoo convencional pela versão sólida do produto:

Mais economia

Por ser um produto mais concentrado, o shampoo em barra rende mais do que os líquidos, uma vez que 80% da composição deles é apenas água. Dessa forma, ele acaba sendo mais econômico. Para garantir a vida útil do seu produto, basta conservá-lo da maneira correta evitando a umidade.

Maior praticidade

As barrinhas de shampoo sólido são pequenas e práticas. Após secas, elas podem ser guardadas e carregadas facilmente para qualquer lugar, inclusive em viagens, pois não violam as regras de produtos que podem ser transportados na bagagem pessoal.

Sem impacto à Saúde

A maioria dos shampoos sólidos possui uma formulação mais natural, que não utiliza aditivos químicos como é comum nos shampoos líquidos. Em geral, os shampoos sólidos não possuem: parabenos, conservantes, sulfatos sintéticos, corantes e outros ingredientes semelhantes que podem ser prejudiciais à saúde.

Mais sustentável

Devido ao ser formato sólido e seco, ele necessita de pouca água para a sua produção e possuem embalagens simples e biodegradáveis, diferentes dos shampoos líquidos, comercializados quase sempre em embalagens plásticas comuns. Além disso, o shampoo sólido não causa impactos ambientais, pois é livre de plásticos e não utiliza ingredientes agressivos para os biomas marinhos.

Para que Serve?

O shampoo sólido tem a mesma função do líquido: ele limpa profundamente e hidrata os cabelos, tudo isso sem danificar os fios, além de proporcionar mais brilho e maciez. Ele pode ter outras diferentes funções, de acordo com a formulação do produto.

A versão que testamos, é o Shampoo Detox da B.O.B, que atua removendo as toxinas e impurezas, limpando profundamente o couro cabelo e deixando-o livre de obstruções. Sua fórmula também ajuda no controle da descamação excessiva, além de melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, estimulando assim o crescimento dos fios.

Composição

Confira os ativos presentes na formulação do Shampoo Detox:

  • Carvão ativado: possui ação desintoxicante e antioxidante, que atua promovendo uma limpeza profunda, eliminando as impurezas e os resíduos de poluição, revitalizando a saúde do couro cabeludo.
  • Argila preta: ajuda a controlar a oleosidade e melhorar a circulação sanguínea do couro cabeludo, atuando no fortalecimento e crescimento dos fios.
  • Óleo essencial de eucalipto: possui propriedades bactericidas e antissépticas, que ajudam a evitar a descamação excessiva do couro cabeludo.

Ingredientes: Sodium Cocoyl Isethionate, Cetyl Alcohol, Theobroma Grandiflorum Seed Butter, Elaeis Guineenses Kernel Oil, Rosmarinus Officinalis Extract, Zea Mays (Corn Starch), Kaolin, Charcoal Powder, Glyceryn, Mentha Piperita Oil, Eucalyptos Citriodora Oil, Pogostemon Cablim Oil, Dehydroacetic Acid, Benzyl Alcohol, Citral.

Como Usar / Recomendações

Utilização do shampoo sólido: B.O.B — Amaro/Pinterest

A utilização do shampoo sólido é bem diferente do líquido. É preciso esfregar a barrinha diretamente sobre o couro cabeludo, massageando toda a região para fazer espuma e fazer com que o produto entre em contato com todo o cabelo.

Você também pode esfregar a barrinha nas mãos até criar espuma, então, aplicar o produto por todo o couro cabeludo. Para garantir a durabilidade dos seus produtos sólidos, é importante utilizar uma saboneteira ou superfície que mantenha ela bem sequinha após o uso.

O que eu Achei

Eu utilizo o shampoo sólido há algum tempo, e costumo alterná-lo com outras opções líquidas, como o Shampoo da GE Beauty, que também possui uma proposta de sustentabilidade.

Essa foi a primeira vez que utilizei um shampoo sólido da B.O.B, os que eu havia usado até então, eram de marcas pequenas de produtores locais. Confira a seguir as minhas impressões sobre o produto.

Embalagem

A proposta principal da marca é a sustentabilidade, por isso, a B.O.B se preocupa bastante com as embalagens, desde as que levam os produtos até as demais que são necessárias para os envios, como caixas, fitas, etc.

As barrinhas são embaladas em papel manteiga e possuem uma caixinha também feita em papel. Para o envio, a marca utiliza caixas de papelão, fita adesiva ecológica e não utiliza nenhum tipo de plástico no envio.

Eu gostei bastante da proposta, pois acabamos descartando todo este material, o que causaria muito impacto se eles fossem feitos de plástico. Deste modo, tudo é feito de papel, ou seja, é tudo biodegradável.

Produto

A barrinha é bem linda, possui uma textura bem consistente e um cheirinho incrível. Ela é um pouco menor do que eu imaginava, mas ainda assim, tem um bom rendimento. A espuma é feita facilmente, basta colocar o produto em contato com a água e esfregá-lo nas mãos ou no couro cabeludo.

Eficácia

A sensação que tive ao usar o produto, é que ele realmente limpa o couro cabeludo e deixa uma sensação de frescor, provavelmente devido ao óleo essencial de eucalipto. Além disso, senti os fios mais soltos e brilhantes, devido à eliminação das impurezas e toxinas, cumprindo o papel de ser um produto detox para os cabelos.

Custo-Benefício

Muitas pessoas consideram o shampoo sólido um produto caro, mas é importante lembrar que sua formulação é concentrada, o que significa um maior rendimento. Além disso, a marca tem toda uma preocupação ambientar atrelada ao produto, o que acaba encarecendo o custo de produção.

Ainda assim, como eu já disse por aqui em outros posts, eu sempre prefiro pagar um pouco a mais quando o produto possui uma fórmula limpa, é vegano e cruelty free, além de não possuir ingredientes nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O Shampoo Detox custa R$38,50* no site da marca, contudo, muitas vezes a marca disponibiliza promoções, cupons de desconto de parceiros e ainda a opção de assinatura com 15% de desconto, em que você opta por receber o produto de maneira agendada. Eu considero um bom custo-benefício pela qualidade e proposta do produto.

*Consulta realizada no site da B.O.B em 11/10/2021.


Eu já sou adepta do Shampoo Sólido ha algum tempo e só vejo vantagens em utilizar esse tipo de produto. Eu gostei bastante da formulação dos produtos da B.O.B, além das embalagens, acessórios e principalmente da proposta da marca.

Você já utilizou shampoo sólido ou algum outro produto sólido para os cabelos? Conta pra nós a sua experiência!