Advertising
Advertise with usAs marcas de cosméticos que trabalham com venda direta são um grande sucesso no Brasil. Isso porque elas possibilitam que o público conheça os produtos de perto, converse com um (a) consultor (a) de beleza, tire suas dúvidas e teste os produtos sem precisar sair de casa, criando assim um vínculo com a marca.
Esse é o caso da Mary Kay, que assim como outras marcas (Avon, Natura, etc.), conquistou o coração das pessoas que gostam de maquiagens de qualidade profissional. Que você já ouviu falar da marca, eu tenho quase certeza, contudo, você conhece a história da Mary Kay? Então continue a leitura para saber mais!
História da Mary Kay
Mary Kay Ash: Revista Executiva/Pinterest
A Mary Kay é uma empresa criada por uma mulher que tinha o desejo de ajudar outras mulheres a alcançarem o sucesso. Mary Kay Ash decidiu desenvolver cosméticos e maquiagens destinados para a venda direta.
Atualmente, os produtos Mary Kay são vendidos no mundo todo, alcançando a marca de cerca de 3,5 milhões de pessoas que fazem parte do sistema de vendas direta, incluindo consultoras, diretoras, etc. Confira a seguir a linha do tempo da história da marca*:
- 1963: abertura da primeira loja da Mary Kay em Dallas, no Texas;
- 1964: lançamento da linha masculina de cuidados com a pele;
- 1969: construção da primeira fábrica da marca em Dallas e distribuição dos 5 primeiros famosos carros cor-de-rosa da MK para as Top Diretoras de Vendas;
- 1971: aberturada primeira filial internacional da marca na Austrália;
- 1973: comemoração do 10º Aniversário da Mary Kay;
- 1976: a marca é cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque;
- 1979: uma consultora de beleza MK ultrapassa 1 milhão de dólares em comissões, pela primeira vez na história da empresa;
- 1983: a Mary Kay comemora 20 anos de empresa e as vendas já ultrapassam os 300 milhões de dólares;
- 1984: a marca é apresentada na Revista Fortune como uma das “Melhores 100 Empresas para se trabalhar na América";
- 1988: a Mary Kay abre uma filial no México;
- 1989: criação do programa de reciclagem de papel, plástico, vidro e alumínio;
- 1990: a marca já está presente em 10 países;
- 1991: As vendas globais atingem os 500 milhões de dólares;
- 1993: no 30º aniversário da marca, a Mary Kay inaugura um museu na matriz em Dallas e abre uma filial na Rússia;
- 1996: criação da Mary Kay FoundationSM, uma fundação sem fins lucrativos que visa reunir fundos para pesquisas relacionadas com o câncer e para a prevenção de violência contra mulheres, através de programas de conscientização e abrigos para mulheres em situação de risco. Neste mesmo ano, a marca ultrapassa 1 bilhão de dólares pela primeira vez na história da companhia.
- 2003: 40º aniversário da Mary Kay, que atinge amarca de 1 milhão de consultoras no mundo;
- 2005: a marca alcança os 2 biliões de dólares em vendas globais;
- 2011: a MK contribuiu com a doação de quase 4 milhões de dólares para causas que afetam mulheres e crianças em todo o mundo através da Campanha Beauty That Counts®;
- 2012: lançamento da Linha do Cuidado da Pele TimeWise Repair™, a linha anti envelhecimento para o cuidado da pele, que levou a marca ainda mais longe.
Ao longo dessa trajetória, a empresa e sua criadora, Mary Kay Ash, ganharam inúmeros prêmios e reconhecimentos no mundo todo, além de ser reconhecida várias vezes por ser uma das melhores empresas para se trabalhar.
*Fonte: Site Mary Kay
Pilares da marca
Um dos principais pilares da marca é criar oportunidades para que as mulheres se tornem independentes e empoderadas, podendo ter nas mãos o controle de seu próprio futuro.
Para isso, a Mary Kay investe em suas consultoras de beleza, proporcionando treinamentos e capacitação para gerenciarem seu próprio time de vendas. Dessa forma, a empresa é feita por uma Mulher para outras Mulheres!
Como exemplo de liderança, Mary Kay Ash utilizou a Regra de Ouro para guiá-la, inspirando milhares de mulheres e tornando-se em pouco tempo uma das maiores empreendedoras do mundo.
Além disso, a marca desenvolve produtos que entregam resultados comprovados, graças à sua equipe qualificada de cientistas que trabalha com alta tecnologia para garantir produtos inovadores, eficazes e com preço justo.
A empresa também é comprometida com a satisfação de seu público, considerando isso cum compromisso vitalício. Para tanto, ela aposta na Satisfação de Garantia da Mary Kay. Outro pilar importante da marca é não realizar testes em animais, apostando assim em métodos alternativos para atestar a segurança de seus ingredientes e produtos.
O compromisso com a sustentabilidade ambiental também é um ponto de destaque da marca, que investe em operações sustentáveis com foco na prevenção da poluição, da conservação de recursos e das conformidades normativas.
Advertising
Advertise with usComo se popularizou
Certamente se você nunca usou nenhum produto da Mary Kay, ao menos já ouviu falar da marca. Isso porque ela se popularizou rapidamente no país, destacando-se pelo seu sistema de vendas diretas, através das consultoras de beleza.
O resultado, foi o crescimento de uma grande rede de negócios, em que muitas mulheres conseguiram sua independência financeira e um plano de negócios dentro da empresa, galgando cargos altos e recompensas, como o famoso “carro cor-de-rosa”.
Além disso, a marca investiu seus esforços na criação de produtos de qualidade, acompanhando as principais tendências mundiais e apostando em alta tecnologia, ingredientes e ativos de eficácia comprovada.
Não demorou para que a marca se destacasse pelos seus produtos e pelo seu sistema de venda direta, possibilitando não apenas a compra dos produtos, como a experiência de uso, além da oportunidade da cliente se tornar uma consultora independente.
Linhas - Produtos
A Mary Kay está em constante expansão de sua linha de produtos e trabalha com diversas frentes. Confira a seguir, a variedade de produtos que a marca oferece atualmente:
Cuidados com a pele
Dentro dos cuidados com a pele, a MK oferece algumas linhas de cuidado: Sistema para a Acne; Botanical Effects (linha mais jovem); MK Men (masculina); Satin Lips (cuidados labiais); TimeWise e TimeWise Repair (ambos anti-age).
Nessas linhas, você encontra produtos como: Esfoliante; Sérum; Leite de Limpeza; Máscara; Hidratante; Conjuntos; Soluções Especiais e Tónicos, além de acessórios como escova de limpeza.
Maquiagem
- Olhos: Produtos para Sobrancelhas; Lápis de Olhos; Sombras de Olhos; Utensílios; Desmaquilante; Máscara de cílios; Delineador; Primer de Olhos.
- Rosto: Corretivo; Primer; Base; Utensílios; Pó Solto; Bronzer; Iluminador; Pó Compacto; Blush.
- Lábios: Bálsamo de Lábios; Brilho labial; Lápis de Lábios; Batom; Utensílios.
- Acessórios: Aplicadores; Pincéis; Estojos MK.
Fragrâncias
- Femininas: a linha conta com 20 opções de fragrâncias, dividos nas categorias de Body Spray; Deo Colônia e Deo Parfum.
- Masculinas: na linha masculina, há 9 opções de fragrâncias, entre elas Deo colônia e Deo Parfum.
Linha masculina
Além das fragrâncias masculinas, a MK também conta com uma linha de pele masculina exclusiva, com produtos como Loção Hidratante com FPS, Gel de Limpeza Facial, Espuma para barbear e Gel Refrescante Pós-barba.
Advertising
Advertise with usCuriosidades
- A empresa foi criada enquanto Mary Kay Ash estava no processo para se aposentar, quando decidiu escrever uma lista avaliando toda a sua trajetória profissional. Ela almejava criar uma empresa focada em mulheres e que atendesse às suas necessidades, foi então que ela elaborou o plano de negócios da Mary Kay.
- O famoso carro cor-de-rosa passou a fazer parte do plano de negócios da empresa quando Mary Kay Ash tentou comprar um carro e se sentiu discriminada na loja por ser mulher. Ela então buscou outra loja até conseguir comprar seu carro e anos depois, após o sucesso da empresa, decidiu encomendar um carro cor-de-rosa, da mesma cor do seu primeiro estojo de maquiagem da MK. Foi então que ela decidiu estender o direito de uso do carro cor-de-rosa como reconhecimento para as diretoras de vendas que se destacassem na empresa.
- A filosofia interna da empresa, transmitida para todas as consultoras de beleza, consiste nas seguintes prioridades: Deus, Família e Carreira. Esses princípios são aplicados durantes os treinamentos e desenvolvimento interno das consultoras e diretoras, baseando-se na filosofia da Regra de Ouro - fazer ao próximo o que gostaria que fizessem a você.
Onde encontrar
A Mary Kay trabalha com o sistema de venda direta, por meio das consultoras de beleza. Contudo, atualmente é possível encontrar os produtos a pronta entrega em diversas lojas de cosméticos — físicas ou e-commerces.
No site oficial da marca, você consegue acessar o catálogo online ou encontrar uma consultora próxima a você, basta inserir a sua localização e fazer a busca.
Tenho certeza de que você já conhecia a Mary Kay, pois atualmente, é pouco provável alguém que gosta de conteúdos de beleza não conhecer a marca. Contudo, nem sempre sabemos da origem de uma empresa, princípios e valores.
A Mary Kay é uma marca feita por mulheres e para mulheres, com o objetivo de realçar a beleza feminina e estimular o empreendedorismo! Confesso que adoro os produtos da marca, mas entre os meus favoritos estão a base Time Wise e o kit para renovação labial, com o esfoliante e o balm. Qual o seu produto favorito da MK? Conta pra nós aqui nos comentários!
Tags
#Beleza Limpa