Advertising
Advertise with usIndependente do tipo de pele, qualquer pessoa pode sofrer com lábios ressecados, principalmente em épocas mais frias do ano. Por isso, é fundamental incluir na rotina de cuidados com a pele, produtos específicos para essa região.
Além dos produtos, também é importante adotar alguns hábitos, tais como a hidratação e a esfoliação labial. No post de hoje, você entenderá a importância de esfoliar os lábios para mantê-los macios e saudáveis em qualquer estação do ano.
O que é a esfoliação labial?
A esfoliação labial é um procedimento não invasivo que consiste em aplicar um produto com ação esfoliante na região. Ela tem como objetivo eliminar o excesso de queratina e células mortas presentes nos lábios, através de uma esfoliação física, que acontece pelo atrito de grânulos do produto sobre a pele.
Além disso, ela também deixa os lábios mais macios e hidratados, pois permite que eles absorvam melhor o hidratante aplicado em seguida. Entre os benefícios de esfoliar os lábios, estão: a remoção de manchas e marcas do tempo, o clareamento da região e suavização da textura da pele, além da promoção da circulação sanguínea local.
Mas afinal, por que os lábios ressecam? Isso ocorre porque essa é uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo, com uma pele extremamente fina que em situações de baixa umidade no inverno ou do muito calor, ela acaba desidratando e ressecando com maior frequência.
Além disso, por se tratar de uma região considerada semi-mucosa, ela tem contato frequente com a saliva, que possui um pH ácido. O resultado disso, é que ao passar a língua nos lábios com frequência, isso pode acabar causando uma assadura nos lábios, também conhecida como dermatite perioral.
Como fazer uma esfoliação labial?
Como vimos, é importante que a esfoliação labial faça parte de uma rotina de skincare completa e seja feita semanalmente, ou sempre que necessário. Contudo, é importante não abusar, evitando fazer movimentos bruscos para não machucar a região.
Por se tratar de uma pele delicada e sensível, a esfoliação labial deve ser feita com movimentos leves, que já são o suficiente para uma remoção eficaz das células mortas. Confira a seguir o passo a passo básico desse procedimento
- É importante umedecer os lábios antes de aplicar o esfoliante;
- Aplique o esfoliante nos lábios;
- Faça a esfoliação espalhando o produto com os dedos ou friccionando os lábios inferiores e superiores (como quando se espalha um batom);
- Em seguida, retire o produto com água e seque os lábios com uma toalha macia;
- Por fim, é importante hidratar a região após a esfoliação.
Advertising
Advertise with usO que é esfoliante labial e para que serve?
O esfoliante labial é um produto que ajuda a remover as camadas mortas da pele, deixando os lábios mais macios e suaves. Geralmente, os esfoliantes labiais são feitos com partículas granuladas, podendo ser naturais ou sintéticas, que ajudam a remover as células mortas da superfície dos lábios e também o acúmulo de produtos de maquiagem e outros.
Como fazer um esfoliante labial caseiro
Existem muitos esfoliantes labiais disponíveis no mercado, mas você também pode fazer o seu próprio em casa, utilizando alguns ingredientes que você provavelmente já tem em sua cozinha. Confira a seguir, uma receita simples para um esfoliante labial caseiro
- 2 colheres (sopa) de açúcar granulado;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 colher (sopa) de óleo de coco ou óleo vegetal da sua preferência.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea.
O ingrediente abrasivo, na receita representado pelo açúcar, também pode ser substituído por café, sal, entre outros ingredientes naturais.
Advertising
Advertise with usComo usar o esfoliante labial?
Após fazer seu esfoliante labial ou comprar um da sua preferência, a pergunta que fica é: como esfoliar os lábios? O processo é bem simples, basta aplicar o produto sobre os lábios e massagear suavemente por alguns minutos em movimentos circulares.
Em seguida, basta enxaguar bem com água morna, secar os lábios com uma toalha macia e, em seguida, hidratá-los com um hidratante próprio, que pode ser um balm labial, lip oil, manteiga de cacau ou outros.
É fundamental hidratar os lábios após a esfoliação, pois o procedimento pode sensibilizar um pouco a pele. Além disso, a pele está mais preparada para absorver os ativos do hidratante labial, ou seja, seu efeito de regeneração e hidratação será potencializado.
Você costuma esfoliar os lábios? Quais são os seus cuidados com essa região e que produtos costuma usar? Compartilhe conosco suas dicas!