Advertising
Advertise with usVocê certamente já ouviu falar dos diversos benefícios da Babosa. Contudo, você sabe realmente para que serve a babosa? Ela é utilizada há muitos e muitos anos para os mais diversos fins, desde o uso medicinal até mesmo o estético.
Apesar de existirem diversos tipos de babosa, mas a mais comum é a Aloe Vera, amplamente utilizada até hoje com inúmeras finalidades. No texto de hoje, você vai saber tudo sobre essa planta e como torná-la uma aliada nos seus cuidados diários com a pele e os cabelos!
O que é a Babosa?
A Babosa, nome pelo qual é conhecida a Aloe vera no Brasil, é uma planta de origem africana utilizada de forma medicinal e estética há algum tempo. O nome “babosa” foi dado devido à consistência viscosa do interior de suas folhas que lembra uma baba.
O gel de babosa, composto por 99,5% de água, contém princípios ativos ricos em tecidos orgânicos, enzimas, vitaminas, sais minerais e aminoácidos importantes para o ser humano, como apontam estudos.
Babosa: para que serve?
O uso medicinal da babosa remonta a milhares de anos, tendo sido identificado devido aos desenhos da planta encontrados em paredes dos antigos templos egípcios. Na época, sua polpa era utilizada no tratamento de queimaduras, úlceras e infecções parasitárias da pele.
Atualmente, ela é muito utilizada na fabricação de cosméticos e também usada in natura em diversos tratamentos estéticos, tanto caseiros quanto profissionais. Seu uso é excelente tanto para a pele quanto para os cabelos.
Advertising
Advertise with usBenefícios da babosa
Estudos mostram que o uso da babosa durante seis meses apresentou ação cicatrizante e antibacteriano, além de melhora no aspecto de alergias, artrite, diabetes, gengivite, cólicas menstruais, infecções, entre outros.
Além disso, também foi comprovado o poder de “bem-estar” que ela proporciona ao atuar na desintoxicação do corpo, aliviando problemas intestinais e prevenindo o câncer de cólon.
Outras propriedades terapêuticas importantes também foram identificadas, como a aceleração da cicatrização de feridas, a estimulação imunológica e anticâncer, efeito antiviral e ação antitumoral (inibe o crescimento da célula cancerígena).
Na beleza, a babosa apresenta inúmeros benefícios para a pele e os cabelos, pois é rica em sais minerais e vitaminas, como: vitaminas A, B e C, Cálcio, Zinco, Magnésio e Selênio. Dessa forma, ela proporciona para a pele:
- Efeito calmante, cicatrizante, anti-inflamatório;
- Hidratação;
- Clareamento de áreas com manchas;
- Melhora no aspecto da dermatite;
- Ajuda a secar espinhas e acalmar casos de acne inflamatória;
- Alívio da irritação cutânea após o processo de depilação;
- Atua desacelerando o envelhecimento cutâneo;
- Limpa as camadas profundas da pele;
- Auxilia a minimizar a oleosidade da pele;
- Possui ação antioxidante;
- Nutre a pele por ser rica em ativos como: cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio, zinco e vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C.
Já para os cabelos, a babosa apresenta benefícios como:
- Ajuda a prevenir a queda dos fios;
- Fortalece a raiz e os fios dos cabelos;
- Estimula a produção de Colágeno, reduzindo a fragilidade dos fios;
- Facilita no crescimento capilar, pois estimula a circulação sanguínea dos folículos capilares;
- Ajuda a combater a caspa, pois elimina o excesso de oleosidade do couro cabeludo, reduzindo também a irritação e a descamação da região;
- Hidrata os fios, graças aos minerais presentes em sua composição e nutre a fibra capilar, melhorando a saúde geral do fio;
- Deixa os cabelos mais macios e brilhosos, além de ajudar a reduzir o frizz.
Hidratação com babosa
Para obter os benefícios da babosa para a pele, você pode optar por dermocosméticos que contenham o ativo em sua composição, ou pode utilizar o gel de babosa in natura diretamente sobre a pele, ou cabelos.
É bem simples extrair o gel da babosa: basta cortar a folha ao meio e raspar o gel contido dentro dela com a ajuda de uma colher. Confira a seguir, como fazer hidratação com babosa na pele e cabelos.
Babosa no cabelo
Nos cabelos, a babosa atua como um protetor solar, protegendo os fios e o couro cabeludo contra os raios UV. Ela também ajuda a prevenir os danos cotidianos aos cabelos, causados pelo clima seco, vento, chuva e excesso de oleosidade, além de proporcionar brilho e maciez aos fios. Confira a seguir, como usar babosa no cabelo:
- In natura: essa é uma forma simples e prática de utilizar a babosa nos cabelos. Basta utilizar a polpa extraída da folha e aplicar nos fios, mecha por mecha, após lavar os cabelos, massageando bem o couro cabeludo. Isso pode ser feito no banho mesmo, após aplicar o shampoo. Deixe agir por 30 minutos e depois enxágue.
- Gel de babosa: bata no liquidificador a polpa de 1 folha de babosa com 1 copo de água. Você ainda pode adicionar 2 colheres de óleo de rícino, para potencializar a hidratação dos fios. Essa mistura pode ser aplicada nos fios após a lavagem, para fazer umectação e até mesmo no couro cabeludo, pois ela ajuda a minimizar a dermatite seborreica e a descamação.
- Esfoliante: a esfoliação capilar é muito importante para manter o couro cabeludo saudável e estimular a circulação sanguínea. Você pode fazer um esfoliante capilar caseiro com babosa, misturando 1 colher (sopa) de açúcar mascavo e 2 colheres (sopa) de gel de babosa. Aplique a mistura em todo o couro cabeludo com movimentos circulares e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave os cabelos como de costume.
- Hidratante e fortalecedor: misture 1 colher de gel de babosa com sua máscara de hidratação habitual. Após lavar os cabelos, aplique a mistura nos fios evitando a raiz. Se possível, coloque uma touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Lave os cabelos normalmente para retirar o produto.
- Spray de babosa: ajuda a manter o cabelo hidratado e evita a formação de frizz ao longo do dia. Para fazer o spray, basta misturar 1/2 xícara de babosa com 1/2 xícara de água em um frasco de spray agitando bem. Borrife a mistura nos cabelos secos sempre que achar necessário.
Babosa no rosto
No rosto, você pode aplicar o gel da babosa combinado com um creme facial hidratante da sua preferência, seguindo esse passo a passo:
- Após a sua limpeza facial diária, aplique o gel da babosa no rosto, pescoço e colo (evitando a região dos olhos e da boca);
- Deixe agir por 15 minutos;
- Após o tempo de ação, lave o rosto com água fria, removendo totalmente o gel;
- Aplique seu hidratante facial de costume, em movimentos circulares para finalizar a hidratação da pele.
Você também pode optar por cosméticos formulados com babosa, tais como:
- Creme Hidratante Facial com Aloe Vera - Almanati;
- Sérum Facial Hidratante com Aloe Vera - Almanati;
- Creme Facial Aloe Vera - Coisas De Pele;
- Gel Aloe Vera - Catharine Hill.
- Gel de Aloe Vera Hidratante - Bioaqua.
A Babosa, ou Aloe Vera, é um excelente ingrediente para te ajudar a tratar a pele e os cabelos. O melhor de tudo, é que se trata de um produto natural, que pode ser cultivado em casa e não apresenta contraindicações no uso.
Agora que você já sabe como passar babosa no cabelo e no rosto, que tal pesquisar como plantar babosa em casa para obter seus benefícios? Se tiver dicas de cultivo com a planta ou tiver em casa, compartilhe conosco sua experiência e como você a utiliza no dia a dia!
Previous Article
Conheça o Batom Vegano da Kunstcosmetics!