Cabelo Ruivo

Cabelo Ruivo: Conheça os diferentes tons, produtos e inspirações!

As mudanças capilares são bastante comuns atualmente. Na busca de se encontrar e se sentir melhor com a própria imagem, muitas pessoas optam por tonalizar os fios, ainda mais em tempos que o mercado de beleza apresenta tantas opções de produtos para isso.

Entre as cores preferidas está o cabelo ruivo, em suas diferentes tonalidades. O tom é bastante democrático, e você facilmente encontra uma nuance que combine com o seu estilo, pois dentre a gama dos vermelhos, há uma grande gama de possibilidades de tons.

Os cabelos ruivos chamam a atenção por onde passam, por ser um cabelo moderno, elegante, charmoso, sensual, entre diversos outros adjetivos, que podem variar de acordo com a tonalidade escolhida.

Preparamos o post de hoje para tirar todas as suas dúvidas sobre o cabelo ruivo, além de te mostrar diversas inspirações e as diferentes tonalidades do vermelho disponíveis no mercado. Se você quer realizar o sonho de ficar ruiva, ou está querendo mudar de tom, continue a leitura e confira essas opções!

Qualquer pessoa pode ficar ruiva?

A melhor resposta para essa pergunta é “depende”. Isso porque é preciso considerar diversos pontos, por exemplo, se você nunca tingiu os cabelos é bem possível conseguir ficar ruiva, pois neste caso o processo é mais fácil.

Contudo, se você já tem os cabelos tingidos de uma cor mais escura esse processo fica mais difícil, pois nenhuma tinta clareia outra tinta. Dessa forma, será preciso fazer uma limpeza dos fios para remover a coloração atual, para em seguida fazer a descoloração para alcançar a base ideal para o ruivo.

O tom de ruivo escolhido também é importante, pois para alcançar os mais claros é preciso uma descoloração global. Para isso, os fios precisam estar saudáveis para não quebrarem nesse processo e sofrer, por exemplo, um corte químico.

Vale lembrar que o ruivo é uma cor que desbota bastante, ou seja, será preciso ter uma rotina de cuidados e um retoque frequente, para a manutenção da cor. Por isso, é importante avaliar se isso se encaixa na sua rotina.

Agora, se a sua pergunta está relacionada ao tom combinar com qualquer pessoa a resposta é sim! Qualquer pessoa pode adotar o cabelo ruivo sem problema nenhum, pois ele combina com todos os tons de pele - basta escolher a sua tonalidade favorita e verificar se os seus fios aguentam o processo de coloração, e pronto!

Se você pretende aderir ao cabelo ruivo, a recomendação é adotar um cronograma capilar, para manter a saúde dos fios durante esses processos de descoloração e coloração frequente (para os retoques).

Para manter os cabelos ruivos sempre bonitos, é importante utilizar produtos específicos para isso - shampoo, condicionador e máscara para fios ruivos. Além disso, é boom investir em um creme de pentear ou óleo de finalização com proteção térmica e UV, para que o calor do sol e dos aparelhos como chapinha e secador não desbotem a cor dos fios.

Tons de ruivo

Como já mencionamos, há diversos tons de ruivo, e cada fabricante de coloração define em quais nuances quer apostar para desenvolver seus produtos. As diferentes cores vão desde o ruivo mais claro, que se assemelha ao ruivo natural, até as cores fantasias, que são os vermelhos mais vivos, os vermelho-alaranjados, etc.

Confira a seguir algumas das principais tonalidades de cabelo ruivo, para você entender melhor as diferenças entre essas nuances e se inspirar para escolher a sua!

Ruivo Marsala

A cor marsala foi uma grande tendência nos últimos invernos. O tom de vermelho fechado com um fundo arroxeado, lembra muito a cor do vinho (ou bordô) e é ideal para quem gosta dos fios mais escuros - mas sem perder a personalidade.

O cabelo marsala é ideal para quem procura um visual mais sóbrio e elegante. Além disso, por ser uma cor mais escura, ele não precisa de uma base tão clara na descoloração. Se você, por exemplo, tiver um cabelo entre o loiro e o castanho-médio, pode ser que você nem precise descolorir os fios e possa aplicar diretamente a coloração. Confira a seguir algumas inspirações.

Cabelo ruivo marsala liso: OkChicas/Pinterest

Cabelo ruivo marsala com ondas: Dicas de Mulher/Pinterest

Cabelo ruivo marsala chanel de bico: The Right Hairstyles/Pinterest

Cabelo ruivo marsala longo: Stay Glam/Pinterest

Cabelo ruivo marsala com franja: Etsy/Pinterest

Cabelo ruivo marsala curto: Beleza Feminina/Pinterest

Ruivo Acobreado

O ruivo acobreado é uma grande tendência de primavera/verão, por ser um tom mais aberto, alegre e moderno. Apesar de ser uma preferência das estações mais quentes, essa é uma tonalidade atemporal, que pode ser mais vibrante ou mais discreta, para se adaptar a qualquer estilo

No caso desse tom, é preciso realizar a descoloração para tonalizar ou colorir os fios - com exceção de quem já tem os cabelos loiros. Veja a seguir algumas opções de cabelos ruivos acobreados.

Cabelo ruivo acobreado curto: Nycolle/Pinterest

Cabelo ruivo acobreado longo: Muito Chique/Pinterest

Cabelo ruivo acobreado com ondas: Shinecoco/Pinterest

Cabelo ruivo acobreado medio: Steal The Look/Pinterest

Cabelo ruivo acobreado com topete: beleza.culturamix.com/Pinterest

Cabelo ruivo acobreado liso: amzn.to/Pinterest

Ruivo dourado

O ruivo dourado lembra muito o cabelo loiro, devido à luminosidade dessa nuance, por isso, também é conhecido como loiro acobreado. Essa é uma tonalidade bem comum a quem é ruiva (o) natural.

Também é muito comum loiras fazerem mechas nesse tom, para iluminar o rosto e trazer um subtom mais quente para o visual. Para entender melhor como é essa tonalidade, confira as imagens que separamos abaixo.

Cabelo ruivo dourado divisão lateral: Wattpad/Pinterest

Cabelo ruivo dourado com ondas: Dicas de Mulher/Pinterest

Cabelo ruivo dourado liso: Oibonita/Pinterest

Cabelo ruivo dourado longo: @dear_bella/Pinterest

Cabelo ruivo dourado natural: Mayara Nascimento/Pinterest

Cabelo ruivo dourado crespo: Dicas de Mulher/Pinterest

Ruivo Alaranjado

Esse ruivo é ideal para quem não têm medo de ousar. O tom pode ser enquadrado na categoria de “cor fantasia”, pois é bem puxado para o alaranjado mais vibrante, sendo considerado um “cabelo colorido” de fato. Olha só essas opções:

Cabelo ruivo alaranjado com franja: Rafa | Lifestyle Blog/Pinterest

Cabelo ruivo alaranjado curto: salaovirtual.org/Pinterest

Cabelo ruivo alaranjado com ondas: We Heart It/Pinterest

Cabelo ruivo alaranjado longo com ondas: blogcamilaandrade.com.br/Pinterest

Cabelo ruivo alaranjado chanel: femalesway.com/Pinterest

Cabelo ruivo alaranjado com ondas: The Right Hairstyles/Pinterest

Ruivas famosas

O cabelo ruivo tem conquistado cada vez mais adeptas (os). As diversas tonalidades de ruivo costumam variar de estação para estação, mas algumas nuances nunca saem de moda, seja no cabelo todo, mechas, luzes, etc.

Confira a seguir a seleção que separamos com algumas ruivas famosas, para te inspirar a escolher o tom que mais combina com a sua personalidade e o seu estilo!

Cabelo Ruivo Kristen Stewart: Marie Claire/Pinterest

Cabelo ruivo Emma Stone: emstonesdaily.tumblr.com/Pinterest

Cabelo Ruivo Larissa Manoela: Capricho/Pinterest

Cabelo ruivo Marina Ruy Barbosa: Dicas de Mulher/Pinterest

Cabelo ruivo Mari Maria: tudosobremake.com.br/Pinterest

Cabelo ruivo Sophie Turner: Capricho/Pinterest

Cabelo ruivo Kirsten Dunst: ELLE France/Pinterest

Cabelo ruivo Drew Barrymore: Nerisha Amanda/Pinterest

Cabelo ruivo Julianne Moore: www3.pictures.zimbio.com/Pinterest

Cabelo ruivo Lindsay Lohan: Cosmopolitan/Pinterest

Cabelo ruivo Nicole Kidman: Hawaii Barbie/Pinterest

Cabelo ruivo Rose Leslie: Wattpad/Pinterest

Cabelo ruivo Hayley Williams: paramoreupdates.tumblr.com/Pinterest

Produtos - Coloração

Depois que você já decidiu qual o seu tom favorito de cabelo ruivo, agora é a hora de definir quais produtos pretende usar para a coloração. Atualmente, a gama de opções é incrível, e diversas marcas têm várias nuances entre as opções de ruivos e vermelhos.

A seguir, separamos algumas opções de produtos que, com eles, você pode alcançar seu ruivo tão sonhado! Confira a seguir:

1 - Tintura 7.44 Ruivo Acobreado - Cor & Ton

A coloração da Cor & Ton é em creme, o que facilita a aplicação, pois não corre o risco de escorrer e manchar a pele. Ela possui tecnologia de ponta, e conta com queratina, silicone e filtro UV em sua formulação, que além de proporcionar cobertura total dos fios brancos ainda mantém a hidratação, sedosidade e brilho dos cabelos. O resultado é um cabelo ruivo acobreado saudável e com uma cor intensa!

2 - Coloração 7.43 Sem Amônia | Ruivo Acobreado Dourado - Beautycolor

A fórmula da coloração da Beautycolor não tem amônia, possui filtro solar e é enriquecida com Óleos de Coco e Abacate, para proporcionar nutrição e hidratação aos fios. A coloração proporciona mais brilho e um ruivo acobreado dourado intenso e radiante, além de cobrir 100% os fios brancos.

3 - Tintura nº 8.26 Marsala - Maxton

A tintura da Maxton é de uso profissional e atua cobrindo de forma eficaz os fios brancos. Além disso, ela possui em sua composição Queratina, Ceramidas e Silicone, que proporciona uma cor marsala intensa e radiante.

4 - Máscaras pigmentantes em diferentes tons de ruivo - Kamaleão Color

A Kamaleão Color trabalha com máscaras pigmentantes veganas, sem amônia, parabenos e peróxidos. Elas proporcionam cores intensas e vibrantes que duram de 5 a 25 lavagens, dependendo da cor escolhida e dos cuidados, quantidade de lavagens, etc. Em sua linha de cores, a Kamaleão possui diferentes tonalidades de ruivos, desde os mais claros até os mais escuros!

5 - Ruivosa Creme Tonalizante Ruivo Alaranjado Intenso - Lola Cosmetics

O creme tonalizante semi permanente da Lola é uma máscara que tonaliza os fios deixando-os na tonalidade ruivo alaranjado. Ele é livre de amônia, oxidantes, sulfatos, ftalatos, silicones, parabenos, entre outros, além de ser vegano e cruelty free.


Agora que você já conhece os diferentes tons de cabelo ruivo, viu algumas inspirações e tem diversas opções de produtos, se animou em tingir os fios? Eu já tive diferentes tons de ruivo, desde o acobreado até o marsala, e posso dizer que os vermelhos me encantam.

Vale lembrar que dá um certo trabalho manter a cor, mas não muda muito do trabalho necessário para manter qualquer outra coloração. Se você tem vontade de ter cabelo ruivo a minha dica é: procure um (a) excelente profissional, pois será necessário descolorir os fios - um processo bem delicado, que exige cuidado para não danificar os fios e conseguir um cabelo ruivo uniforme e sem manchas.