Publicidade
Anuncie conoscoQuem acompanha a popularidade atual das tranças, muitas vezes não faz ideia da história por trás do penteado. Muito mais do que isso, as tranças fazem parte da cultura africana, prática utilizada há milhares de anos para adornar os povos.
As tranças se tornaram símbolo da representação dos povos africanos, uma herança deixada pelos ancestrais na memória coletiva do seu povo, utilizadas para afirmar a identidade negra.
O hábito de trançar os cabelos é tradição passada pelas famílias, utilizada como um dos primeiros recursos estéticos adotados na manipulação dos fios. Segundo estudos, as tranças surgiram por volta do ano 3500 a.C., utilizada como representação de hierarquia, símbolo social e, principalmente, de resistência.
Originárias da Namíbia (África), as tranças carregavam representatividade e eram utilizadas para identificar os povos das tribos africanas. Cada tipo de trança era utilizado para representar: idade; status, riqueza, hierarquia, religião, estado civil, entre outros.
Dessa forma, desde sua origem, as tranças nunca foram apenas um penteado, mas sim uma forma de representação cultural dos povos africanos. De geração em geração, o hábito de trançar os cabelos estava presente nas famílias, tornando-se um momento de interação entre as pessoas, que contavam histórias enquanto trançavam os fios.
Atualmente, as tranças ainda carregam a sua história e são utilizadas para fortalecer o empoderamento negro, utilizadas principalmente em cabelos cacheados e crespos. Contudo, elas se popularizaram no mundo todo e hoje são utilizadas por pessoas de diversas culturas, sem esquecer, claro, de sua origem e significado.
No post de hoje, você vai conhecer os principais tipos de cabelos trançados, além de fotos de tranças para se inspirar e dicas de como fazer trança e cuidar delas para aumentar sua durabilidade e mantê-las sempre lindas!
Modelos de Tranças
Como vimos, as tranças são dotadas de diversos significados e representam movimentos culturais africanos. Para isso, há inúmeros tipos de tranças, modelos que utilizam o cabelo natural, apliques com cabelos sintéticos, lã, entre outros. Conheça a seguir alguns dos principais tipos de tranças e penteados com tranças para te inspirar!
Trança embutida
A trança embutida é um dos modelos mais conhecidos e populares, utilizada desde penteados elaborados para festas, até mesmo para o dia a dia, pois é prática e não tão complicada de fazer.
Como o nome indica, ela é feita nos cabelos desde a raiz, podemos ser estilizada no comprimento de diversas formas. Confira a seguir, diversas opções para te inspirar em como fazer trança embutida nos cabelos!
Trança lateral
A trança lateral ou trança de lado também pode ser bem variada, podendo ser embutida ou não, além de poder variar a finalização. Além disso, ela também pode ser apenas um detalhe em uma das laterais, pode ser feita com todo o cabelo para um lado só, entre diversas outras opções.
Ela é bastante utilizada em festas e eventos, pois dá um charme a mais no visual. Veja a seguir como a trança lateral pode se adequar a qualquer estilo e tipo de fios!
Trança twist
A trança twist é feita através de uma técnica de torção, que utiliza duas mechas de cabelo unindo-as uma em volta da outra, formando então a trança twist. Ela é muito utilizada em cabelos cacheadas e crespos, pois a textura dos fios facilita a execução da técnica.
Ela pode feita com os cabelos naturais, ou ainda torcendo os fios naturais com mechas de cabelo sintético, como o marley, jumbo ou kanekalon. Confira a seguir como fica o resultado!
Trança nagô
A trança nagô também é conhecida como trança raiz, pois é feita desde a raiz dos fios. Contudo, ela é bastante específica, pois trabalha com desenhos e divisões no couro cabeludo, com significados diversos.
Elas podem ser feitas no cabelo natural ou utilizando aplique de cabelo sintético, dependendo do resultado que você espera obter. Veja a seguir como é esse tipo de trança e algumas de suas variações, que podem ser: trança nagô solta, meia cabeça, lateral (nas duas ou apenas em uma), boxeadora, com rabo de cavalo, coque, entre outras.
Trança boxeadora
As tranças boxeadores são feitas uma de cada lado da cabeça desde a raiz. Dessa forma, trata-se de duas tranças embutidas, perfeitas para a prática de esportes ou outras atividades, pois é prática de fazer e não atrapalha durante as atividades, pois os fios ficam bem presos em duas tranças desde a raiz. É bastante comum mesclar técnicas como a trança nagô e a boxeadora, pois o resultado pode ficar ainda mais interessante. Confira a seguir algumas ideias de como fazer trança boxeadora!
Trança raiz
É bastante comum confundir os tipos de tranças, principalmente porque muitas delas são feitas desde a raiz, mas é importante saber diferenciá-las. A trança raiz é feita bem rente ao couro cabeludo, como se fosse “bordada” nas raízes.
Elas podem ser feitas com o cabelo natural, mas também podem receber apliques de cabelos sintéticos. Confira a seguir algumas inspirações para te ajudar a decidir como fazer trança raiz nos seus cabelos.
Tranças box braids
As box braids são originárias da Namíbia, na África. Elas consistem em uma técnica de trançar os fios naturais com fibras sintéticas, que podem ser: linhas de crochê, Jumbo, Kanekalon e até mesmo fio de seda. Ela tem esse nome, pois o resultado são tranças que parecem “encaixadas” umas nas outras.
Há diversas opções e formatos de tranças box braids, também conhecidas como tranças jumbo, perfeitas para quem está passando pela transição capilar, pois as fibras sintéticas é que ficam em evidência, podendo esconder seus cabelos dentro delas. O resultado fica incrível, dá só uma olhada:
Tranças masculinas
As tranças costumam ser mais utilizadas pelas mulheres, mas tanto nas suas origens na cultura afro quanto agora, elas não possuem gênero e não só podem, como devem ser utilizadas por qualquer pessoa. Veja só o resultado das tranças masculinas:
Trança cabelo curto
Ao contrário do que as pessoas pensam, é super possível fazer tranças nos cabelos curtos. Contudo, é preciso que ele tenha pelo menos de 3 a 4 dedos de cabelos, para que a (o) trancista consiga manipular os fios.
As técnicas mais comuns para cabelos curtos, são as tranças raiz, embutidas ou ainda as opções que trabalham com apliques de cabelo sintético para dar mais volume e comprimento. Veja só como o resultado é incrível!
Trança com fita
As tranças podem ser estilizadas de diversas formas, seja adicionando cabelo sintético colorido, acessórios, fitas, laços, pingentes, etc. Uma forma bastante comum de adornar as tranças é utilizando fitas, que podem ser utilizadas de várias maneiras. Confira a seguir algumas ideias!
Tranças escama de peixe
A trança escama de peixe é uma das favoritas quando o assunto é penteado com tranças. Isso porque ela permite criar visuais que vão do básico ao elegante, possibilitando penteados para casamentos e festas sofisticadas.
Diferente da trança clássica, essa opção é feita com apenas duas divisões de cabelo, ao invés de três. Mas calma, não é nada complicado para fazê-la e há diversos tipos, das mais básicas às mais elaboradas. Confira a seguir algumas opções.
Tranças com linha
Assim como é feito com as fitas, também é possível aplicar linha nas tranças para dar um ponto de cor e estilizar as madeixas. Dá só uma olhada nessas inspirações com diversas ideias para você decorar suas tranças!
Como cuidar das tranças
Primeiramente, é importante destacar que as tranças raiz, box braids, nagô, entre outras, devem ser feitas, preferencialmente, por profissionais trancistas. Isso porque dessa forma, elas durarão mais tempo, serão feitas da maneira correta, sem quebrar os fios ou repuxar muito o couro cabeludo.
Além disso, o resultado é garantido. Contudo, há pessoas já habituadas a trançar os próprios cabelos, pois como vimos, esse hábito é ancestral, e muitas vezes passado de geração em geração. Neste caso, se joga nas inspirações e experimente variar as opções.
Os cuidados com os cabelos com tranças são parecidos com os dreads. Primeiramente, os fios não devem ser lavados diariamente, pois isso reduz muito a durabilidade das tranças além de causar muito frizz. Confira a seguir algumas dicas práticas de cuidados:
- Faça a lavagem ao menos, 1 vez na semana. Aposte em shampoos detox para limpar profundamente a raiz, esfregando bem o couro cabeludo.
- Lave delicadamente as tranças, evitando esfregar o comprimento para não desmanchá-las.
- No caso das tranças com aplique sintético, não há necessidade de utilizar condicionador. Mas, caso elas sejam com seu cabelo natural, opte por um condicionador leve, com uma consistência menos densa e fácil enxágue, para não acumular resíduos de produto nas tranças.
- Retire o excesso da umidade enrolando as tranças em uma toalha seca e aguardando de 10 a 20 minutos. Em seguida, retire a toalha e deixe os fios secarem naturalmente.
- Evite ficar com as tranças por muito tempo, pois é importante que a raiz dos cabelos descanse um pouco. Por isso, procure dar um intervalo entre uma manutenção e outra.
Você certamente já usou algum tipo de trança, nem que seja a tradicional. Isso porque este é um penteado muito antigo, originário da cultura afro e disseminado para diversas outras culturas.
A trança é um penteado prático e versátil, podendo, claro, migrar para versões mais elaboradas, que precisam ser realizadas por profissionais espacialistas em tranças, principalmente quando se trata dos modelos que levam aplique sintético.
Se você gosta de saber sobre beleza, maquiagem, cabelos, unhas e muito mais, continue acompanhando o Guia Make por aqui e nas redes sociais!
Leia também: Dreadlocks - Saiba o que são os dreads, tipos, inspirações e como cuidar!