Água Termal

Água Termal: O que é, Para que Serve e Como Usar

Com a recente popularidade do skincare, ou em português, dos cuidados com a pele, um dos produtos que tem se ouvido muito falar é a água termal. Ela é um produto dermocosmético, conhecido desde o século XVII como uma água secular, famosa por suas propriedades terapêuticas.

A água termal contém uma quantidade maior de sais minerais, não é tratada quimicamente e possui um pH neutro e alcalino, o que a diferencia daquela que utilizamos diariamente.

Ela é vendida em frascos de diversos tamanhos e pode ser utilizada para diferentes finalidades, além de oferecer inúmeros benefícios para a pele! Quer saber mais sobre ela? Então continue a leitura do texto.

O que é Água Termal?

A Água Termal é composta por diversos minerais que ajudam a pele a repor os sais minerais que são perdidos ao longo do dia. Ela possui o pH compatível com o pH da derme, e pode ser utilizada em todos os tipos de pele.

O processo para a obtenção da água termal é mais ou menos assim: a água da chuva chega ao solo, se infiltra lentamente através de falhas microscópicas e atinge regiões profundas do subterrâneo. Devido a esse contato as com rochas, ela absorve sais e outros resíduos minerais.

Ao longo do seu trajeto, a água é levada a uma profundidade de cerca de quatro mil metros, onde é aquecida à cerca de 140 °C e saturada de dióxido de carbono (gás carbônico). Quando ela volta jorrando à superfície, temos a água termal. As principais fontes termais estão na França.

Ela é um produto muito indicado por dermatologistas, por proporcionar diversos benefícios para a pele e tratar irritações e processos inflamatórios. Um frasco de água termal pode conter:

  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Lítio;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Manganês;
  • Sódio;
  • Silício;
  • Ortofosfato;
  • Estrôncio;
  • Hidrogenocarbonato;
  • Amônio;
  • Boro;
  • Flúor;
  • Enxofre.

Para que serve e quais os Benefícios?

A água termal, por ser mais mineralizada que a água comum, é perfeita para acalmar a pele sensível, refrescar e hidratar, além de também ser usada no tratamento de doenças de pele como dermatite atópica e a psoríase.

Ela possui propriedades anti-inflamatórias e ação imunomoduladora, que é a capacidade de atuar sobre o sistema imune. Além disso, a água termal reforça as defesas naturais da pele e a protege dos radicais livres, pois possui ação antioxidante.

A água termal também possui diversos outros benefícios, tais como:

  • Ajuda na cicatrização de feridas ou arranhões;
  • Alivia o incômodo após fazer a barba ou depilação;
  • Alivia os sintomas das queimaduras solares;
  • Ajuda a fixar a maquiagem;
  • Ajuda a combater o envelhecimento cutâneo, devido às suas propriedades antioxidantes;
  • Refresca a pele quando aplicada ao longo do dia, ou durante a prática de exercícios.

Como usar

A Água Termal pode — e deve — ser inserida na sua rotina de cuidados diários com a pele, devido a sua versatilidade, praticidade na aplicação e os inúmeros benefícios para a derme.

Na Pele

Uma dica é aplicá-la logo após limpar a pele e antes de aplicar qualquer outro produto, para que ela consiga absorver todos os minerais presentes na água termal. Espalhe sobre a pele uniformemente.

Ao longo do dia, você pode reaplicá-la a qualquer momento para refrescar ou hidratar a pele. Outra dica legal, é guardá-la na geladeira em dias mais quentes, isso faz com que ela ajude a refrescar a pele ainda mais.

Ela também pode ser usada antes da maquiagem, para a preparação da pele e depois, para ajudar a fixá-la. Devido a sua ação calmante, você também pode utilizar a Água termal após procedimentos estéticos, como peeling, por exemplo.

Nos cabelos

Você sabia que a água termal também pode ser usada nos cabelos? Pois é, ela não serve somente para o rosto. Nos dias mais quentes, com sol, praia e piscina, os fios são expostos à ação do sol, do sal do mar e do cloro da piscina.

A água termal ajuda a proteger os fios, quando usada antes da exposição, e também a remover esses componentes, quando usada após. Ela é perfeita para carregar na bolsa e borrifar nos fios antes e depois da praia ou piscina.

Cuidados ao usar a Água Termal

  • Nunca agite o frasco;
  • Borrife o produto com o frasco na vertical;
  • Não borrife muito próximo ao rosto. O ideal, é manter uma distância de 20 centímetros.

Produtos

Agora que já sabemos bastante sobre a água termal, vamos conhecer algumas das mais famosas. Trouxemos opções para todos os bolsos, pois o produto não precisa ser caro para ser bom! Conheça a seguir algumas opções:

Avène

A Água Termal da Avène estimula as defesas da pele, possui propriedades calmantes, anti-irritantes e suavizantes. Sua eficácia é comprovada em mais de 150 estudos clínicos, e garante a redução da sensibilidade da pele em apenas 5 minutos.

Ela é engarrafada na fonte em uma unidade de esterilização e, tem a pureza e a eficácia calmante garantida, graças a tecnologia da sua embalagem, que é única no mundo.

La Roche Posay

A água termal da La Roche Posay oferece cuidados diários com a pele, com ricos minerais essenciais para peles sensíveis, inclusive as mais frágeis, como de bebês, crianças e gestantes.

Ela é rica em Selênio, uma substância essencial para o equilíbrio biológico humano, que garante inúmeras propriedades terapêuticas. Além disso, ela possui prebióticos, que promovem a diversidade microbiológica e melhoram a saúde da pele.

Vichy

A Água Termal Vulcânica da Vichy possui 15 minerais essenciais, que garantem suas propriedades únicas para todos os tipos de pele, inclusive as sensíveis ou sensibilizadas.

Ela reforça a proteção da pele contra agressões externas e previne o envelhecimento cutâneo, graças à sua ação antioxidante.

Ruby Rose

A água termal da Ruby Rose hidrata, protege, refresca e suaviza a pele. Seu uso diário ajuda a suavizar os traços, minimiza os poros e proporciona luminosidade.

Além disso, ela repõe os sair minerais, acalma peles sensíveis e ajuda a fixar a maquiagem, tudo isso com um preço acessível e em duas opções: fragrância coco ou sem fragrância.

Fenzza

A água termal da Fenzza acalma a pele, refresca, hidrata e suaviza os traços, minimizando os poros e deixando a pele mais luminosa com o seu uso diário. Dica: deixar o produto na geladeira, potencializa a ação de fechamento dos poros.


Agora que você já sabe tudo sobre a água termal, já se convenceu de inseri-la na sua rotina de cuidados diários com a pele? Se você já usa, qual é a sua preferida? Conte para nós! Continue acompanhando o Guia Make para mais conteúdos sobre produtos de beleza.