Máscara de Cílios

Máscara de Cílios: Conheça os Principais Tipos e como Aplicar

A máscara de cílios é um dos produtos de maquiagem mais amados. Isso porque ela valoriza o olhar e deixa os cílios mais marcantes. É o produto que se eu tivesse que escolher apenas um, seria certamente ela.

Não é de hoje esse amor pelos cílios marcados. Ao que tudo indica, a máscara de cílios foi criada no século XIX, por Eugene Rimmel, um perfumista francês. Nessa época, a fórmula era feita à base de ceras e pigmento de carvão.

A máscara como conhecemos hoje, foi criada mais tarde, em 1917, pelo químico Thomas Williams, após sua irmã Maybel dizer que gostaria que houvesse um produto para os cílios que fosse mais fácil e prático de usar.

Thomas criou então, uma fórmula à base de vaselina misturada com pó de carvão. A fórmula foi um sucesso, e em seguida, ele fundou a sua marca de cosméticos chamada “Maybelline Company”.

O nome é a junção de Maybel (nome da sua irmã) e Vaseline (vaselina). O produto recebeu o nome de “Maybelline Cake Mascara”, e inicialmente, era vendido apenas pelos correios. Mais tarde, passou a ser comercializado também nas drogarias.

Ela ainda não tinha a embalagem que conhecemos hoje, que é um tubo com um aplicador de escovinha. A máscara era vendida em forma de kit, o qual continha a mistura cremosa (da vaselina com o pó de carvão) em um recipiente e, uma escova avulsa para a aplicação.

Na década de 60 a marca Maybelline lançou a primeira máscara com aplicador dentro do tubo (como temos hoje), que foi batizada de “Ultra Lash”. Mais tarde, no início da década de 70, foi lançada a “Great Lash”, a primeira máscara de cílios à base d'água e a mais vendida no mundo até hoje.

Principais Tipos e Para que serve

Mulher aplicando máscara de cílios (cookie_studio/Freepik)

Depois de um pouco de história, vamos conhecer a seguir quais os principais tipos de máscaras de cílios e para que servem:

Máscara de volume

A máscara de volume é ideal para quem gosta de um efeito de cílios bem cheios. As cerdas do aplicador costumam ser curtas, com formato reto e mais grossas, para aplicar bastante produto e conseguir o efeito desejado.

Máscara curvadora

Ela é indicada para quem tem os cílios mais retos ou caídos. O aplicador geralmente é mais fino que o da máscara de volume, e faz uma leve curva, o que facilita a aplicação do produto desde a raiz dos cílios.

Máscara alongadora

A máscara alongadora é perfeita para quem tem os cílios curtos. As cerdas do aplicador são curtas, finas e mais durinhas, o que permite que o produto seja aplicado mais facilmente na raiz dos cílios.

Máscara para os cílios inferiores

Ela tem um aplicador bem pequeno e com cerdas finas, ideal para aplicar o produto nos cílios inferiores sem borrar, deixando eles definidos e bem separados. É claro que você também pode aplicá-la nos cílios superiores, sem problema algum.

Máscara à prova d’água

Ideal para ser usada quando você precisa que a make dure por bastante tempo, ou, em situações que você sabe que vai chorar ou se molhar, tipo uma festa de casamento, formatura, ou um passeio na praia ou piscina, com o intuito de se molhar.

Principais características

Depois de saber quais são os principais tipos de máscara de cílios, é legal conhecer também as suas características, para te ajudar a escolher a melhor opção para você. Confira a seguir:

  • Máscara de volume: deixa os cílios mais cheios, parecendo cílios postiços. É preciso ter cuidado na hora da aplicação para não exagerar na quantidade de produto e ficar com aquele efeito nada natural, conhecido como “pata de aranha”.
  • Máscara curvadora: a máscara curvadora não costuma depositar tanto produto, pois o seu intuito mesmo é curvar os fios, e deixá-los com o efeito “boneca” que tanto amamos.
  • Máscara alongadora: é ótima para quem tem os cílios curtos, porém, ela somente alonga, sem dar volume aos fios. Se eles forem curtos e finos, o ideal é aplicar uma camada da máscara alongadora, e em seguida, outra camada da de volume.
  • Máscara para os cílios inferiores: ela se destaca pelo tamanho do aplicador, ideal para passar o produto nos cílios inferiores, ou, até mesmo nos superiores, para alcançar cada cantinho desde a raiz dos fios.
  • Máscara à prova d’água: ela tem uma ótima fixação e duração, porém, pode deixar os fios ressecados e quebradiços. É importante utilizar um demaquilante à base de óleo para retirar o produto.

Onde passar e como aplicar

Máscara de cílios sendo aplicada nos cílios superiores (valuavitaly/Freepik)

Cada tipo de máscara tem a sua particularidade, porém, nos quesitos onde e como aplicar, as dicas são as mesmas para todas elas. Confira a seguir, quais são essas dicas e como aplicar a sua máscara de cílios:

Use o curvex antes de aplicar a máscara

Aplicando curvex nos cílios superiores (Freepik)

O uso do curvex faz toda a diferença no resultado final da aplicação, pois ele deixa os cílios mais curvados e definidos. Mas atenção, ele deve ser aplicado antes da máscara, para não correr o risco de amassar ou cortar os fios.

Retire o excesso de produto do aplicador

Mãos segurando máscara de cílios (Freepik)

Essa dica é indispensável, para todos os tipos de máscara que você for aplicar. O excesso de produto no aplicador pode deixar os cílios empelotados e com um efeito nada natural. Por isso, retire o excesso do aplicador na própria borda da embalagem.

Aplique a máscara sempre em movimentos de zigue-zague

Se você quer potencializar o efeito da sua máscara, e deixar os cílios longos e encorpados, faça a aplicação em movimentos de zigue-zague, da raiz dos fios até as pontas. Dessa forma, você consegue aplicar o produto de maneira uniforme em todos os fios.

Aplique o produto na parte de cima e de baixo dos fios

Essa é uma boa dica para quem quer volume. Aplique a máscara não somente na parte de baixo dos fios, mas também, na parte de cima. Para fazer isso, basta fechar um pouco os olhos e aplicar o produto da raiz até as pontas, cuidando para não borrar a pálpebra.

Use a ponta do pincel para alcançar os fios dos cantinhos

Para não deixar que nem um fio fique sem produto, se você não está usando uma máscara de cílios inferiores, que tem o aplicador menor, basta segurar o pincel do seu produto na vertical e usar a ponta dele para pentear os fios dos cantinhos.

Aplique o produto da raiz do fio para as pontas

Aplicando máscara de cílios no canto superior externo (cookie_studio/Freepik)

Isso já foi falado, mas vale a pena ressaltar. A máscara deve ser aplicada sempre a partir da raiz dos fios em direção às pontas, para dar mais volume na base do fio (que recebe mais produto) e as pontas mais alongadas e naturais (pois recebem menos produto).

Não se esqueça dos cílios inferiores!

Mulher aplicando máscara nos cílios inferiores (Freepik)

Sabemos que o efeito maior se nota nos cílios superiores, mas não se esqueça dos cílios inferiores se você gosta de um olhar mais dramático e um efeito de boneca. Para isso, você pode utilizar uma máscara específica para os cílios inferiores, ou, usar a que você tem, contanto que tire bem o excesso de produto antes de aplicar.

Evite piscar muito logo após a aplicação da máscara

Sabemos que é bem ruim quando a make já está toda pronta e você borra na hora de aplicar a máscara (quem nunca?). Para evitar que isso aconteça, procure manter os olhos abertos por alguns segundos após a aplicação do produto, para que ele seque sem borrar.

Quanto mais camadas melhor!

Sou adepta das camadas e mais camadas de máscara. Para conseguir um efeito de cílios postiços, essa é a melhor opção. Aplique quantas camadas forem necessárias para conseguir o efeito desejado. Vá alternando os olhos, para dar tempo de secar um pouco entre uma aplicação e outra.

Use mais de um pincel para conseguir diferentes efeitos

Essa é uma dica valiosa para ficar com cílios dramáticos de dar inveja. Combine diferentes tipos de máscaras para combinar os efeitos, ou, use uma máscara que já tem dois (ou mais) tipos diferentes de pincel no mesmo produto. Atualmente, tem muitas opções no mercado.

Melhores Marcas

Quando pensamos em máscara de cílios, é impossível não pensar em algumas marcas específicas. Elas são muitas, mas separamos aqui algumas das mais importantes. Confira quais são elas:

Maybelline

A Maybelline é pioneira no lançamento da máscara de cílios, produto pelo qual a marca ficou famosa. Mesmo com muitos produtos em seu catálogo, as máscaras são o carro chefe. Se destacam a “Great Lash”, lançamento pioneiro que revolucionou o mercado de maquiagem, e a “The Colossal” (da clássica embalagem amarela). Além da qualidade dos produtos, o preço é justo, se comparado a outras marcas importadas.

L’Oréal

A L’Oréal é uma marca Francesa, que se destaca pela quantidade de máscaras disponíveis no mercado. Além da diversidade, a qualidade e preço justo são um diferencial da marca.

Uma máscara bastante famosa da marca é a “Double Extension”, que tem dois tipos de aplicadores e produto: um lado é uma espécie de primer branco que encorpa os cílios, e do outro, tem a máscara preta normal.

Essence

A Essence é uma marca Alemã de cosméticos e maquiagens. Ela é bastante conhecida por ter preços bons e produtos inovadores de qualidade e com embalagens lindas.

Máscara de cílios são os produtos da marca que mais se destacam, em especial a “I love extreme” e a “I need a miracle”, mas todas as outras também são incríveis.

Eudora

Que a Eudora é uma ótima marca, nós já sabemos. Mas ela se superou quando lançou a máscara “Soul Turbo 5.0”. Um produto nacional, com um preço justo e um efeito sensacional. É tudo o que pedimos! A máscara alonga, define e dá volume aos cílios. Sim, um único produto faz tudo isso de uma vez só.

T & G (Tango)

Como é bom ver uma marca com preços acessíveis oferecer produtos de qualidade! A máscara 4D da T&G ficou super famosa após ser usada por algumas blogueiras na internet. O produto possui 2 passos para a aplicação: o primeiro, alinha e alonga os fios, e o segundo, dá volume e preenche. O melhor de tudo? O preço é ótimo.


Conte pra nós nos comentários se a máscara de cílios é ou não, o seu produto favorito de maquiagem e qual é a sua marca preferida. Se você gosta de make, assim como nós, continue acompanhando o nosso conteúdo para aprender mais.