Sérum Facial

Sérum: descubra o que é, para que serve e muito mais!

Há algum tempo que uma rotina de cuidados com a pele não é mais considerado algo fútil. As pessoas têm entendido que cuidar da pele é importante para a saúde e autoestima, ainda mais quando lembramos que a pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por proteger o nosso corpo do meio externo e controlar a nossa temperatura.

Com o passar dos anos, essa pele vai perdendo a sua força e com isso, precisamos ajudá-la a continuar fazendo o seu trabalho. É nesse cenário que podemos compreender a importância de usar os produtos certos para fortalecer a nossa pele e ajudá-la a nos proteger. Além disso, cuidar dela é um grande gesto de cuidado e amor-próprio.

No texto de hoje vamos falar de um protagonista quando o assunto é cuidado com a pele do rosto, o Sérum. Ele é um produto bastante versátil, que pode ser usado em todos os tipos de pele, pois tem uma textura que possibilita isso.

O que é sérum?

Mãos abrindo frasco de sérum (Shiny Diamond/Pexels)

O Sérum é um produto hidratante para a pele, porém, com uma textura leve e bem líquida. Além disso, ele é um produto tecnológico, que além de hidratar a pele, contém ativos potentes e eficazes que fazem muito mais do que apenas hidratar a camada superficial da pele.

Suas propriedades permitem que as marcas adicionem fórmulas mais concentradas e avançadas, que são facilmente absorvidos pela pele devido à sua textura leve. Eles podem ter um ingrediente principal ou ser uma combinação de vários deles, que podem ser combinados de acordo com as necessidades da pele.

Como já mencionamos, ele pode ser usado em qualquer tipo de pele, pois é leve, de rápida absorção, não deixa a pele melecada, além de ser muito fácil de espalhar. Outra característica importante é o seu rendimento, porque com poucas gotas você já consegue espalhar no rosto inteiro de forma eficaz.

Para que serve?

Por ter uma textura de fácil absorção, o sérum consegue atingir as camadas mais profundas da pele. Por isso, é o produto ideal para se inserir ativos que atuam na pele de forma antioxidante, que nada mais é do que uma proteção contra os radicais livres externos, como os raios UV, poluição, entre outros que danificam a pele.

Um exemplo dos ativos que podemos encontrar nos séruns são os antioxidantes como a Vitamina C, Retinol, Ácido Hialurônico, Ácido Glicólico, Vitaminas A, Niacinamida, entre muitos outros. Como pudemos ver, além das vitaminas, é muito comum encontrar também nos séruns os ácidos, utilizados para um tratamento mais profundo da pele.

É importante lembrar que o sérum é somente um veículo, ou seja, é um tipo de textura de produto que comporta os nutrientes presentes na sua fórmula. Assim, os efeitos de cada sérum variam conforme a sua composição. Confira a seguir, algumas das principais funções dos séruns faciais:

Ação anti-idade

Uma vitamina bastante utilizada nos séruns com a função anti-idade é a Vitamina C, que atua minimizando o envelhecimento precoce e estimulando a síntese de colágeno na pele, suavizando as linhas de expressão finas e até as mais profundas.

Além disso, diversas vitaminas têm ação antioxidante, que rejuvenescem e firmam a pele, além de ajudar a combater os danos causados pela poluição e pelos radicais livres. Além disso, diversos complexos presentes nos séruns promovem a renovação celular e fazem um leve peeling químico diário (principalmente os ácidos), que também ajudam a reduzir as linhas de expressão e uniformizam a textura e o tom da pele.

Tratamento para clarear a pele

Mulher aplicando sérum no rosto (Shiny Diamond/Pexels)

Com formulações tecnológicas e avançadas, diversos séruns no mercado atuam no clareamento de manchas, uniformizando a pele, ajudando a protegê-la e atuando em todas as etapas do processo de pigmentação.

Além disso, muitos séruns ajudam a prevenir e tratar sinais de hiperpigmentação e melasma, e também outros diversos tipos de manchas, como as de acne, por exemplo. Eles podem ser usados não apenas no rosto, mas também nas axilas, virilha, colo e mãos. É importante lembrar que para a eficácia do produto, ele deve ser usado todos os dias e sempre seguido da aplicação de filtro solar.

Hidratação profunda

Como já vimos, o sérum consegue atingir as camadas mais profundas da pele, devido à sua textura e rápida absorção. Dessa forma, ele penetra na pele levando todas as suas propriedades e vitaminas, para nutri-la de forma completa e repor os nutrientes perdidos ao longo do tempo.

Além de hidratar de forma imediata, o sérum também mantém essa hidratação por um tempo maior que os hidratantes comuns. Ele também estimula e aumenta os níveis de ácido hialurônico e colágeno na pele, restaurante a sua firmeza, elasticidade e viço.

Como usar?

Mulher aplicando sérum na testa (cottonbro/Pexels)

Para uma eficácia maior, é importante ter alguns cuidados na aplicação do seu sérum. Antes de mais nada, é preciso escolher o produto de acordo com as necessidades da sua pele, de preferência conforme a indicação de um (a) dermatologista, ainda mais quando se tratar daqueles que contém ácidos para tratar manchas e outros problemas.

O passo a passo básico para aplicação é o seguinte:

  • Limpe bem a pele, com o seu sabonete facial;
  • Aplique o tônico facial para uma limpeza mais profunda (esse passo é opcional);
  • Com a pele seca, faça a aplicação do sérum, com as pontas dos dedos e movimentos suaves sempre de baixo para cima;
  • Logo após a aplicação, você verá que ele já foi absorvido pela pele;
  • Neste momento, se a aplicação foi feita durante o dia, você já pode passar o seu filtro solar e a maquiagem caso queira.

É importante lembrar que os séruns, tanto de hidratação quanto os de tratamento, também podem (e devem) ser aplicados no pescoço e colo, para hidratar profundamente a pele dessa região, que também sofre com os danos causados pelos radicais livres e o envelhecimento, e a perda de nutrientes.

Principais Marcas

O mercado dos cosméticos e dermocosméticos estão recheados de séruns incríveis. Contudo, algumas marcas são pioneira no assunto e se destacam pela qualidade e formulação dos seus produtos. Confira abaixo, algumas das principais marcas que têm séruns incríveis:

La Roche Posay

A La Roche é uma marca muito famosa por seus dermocosméticos e, faz parte da companhia L’Oréal. Entre os seus produtos mais famosos estão os séruns:

- Hyalu B5 Repair: sérum anti-idade e reparador, com Vitamina B5, Duplo Ácido Hialurônico e água termal. Ele reduz as linhas finas e mais profundas, estimula a renovação da pele, melhora o viço e a firmeza e é testado dermatologicamente, portanto, pode ser usado também em peles sensíveis.

- Salicyli C10: sérum anti-idade e renovador, com Vitamina C, Ácido Salicílico, Ácido Hialurônico e água termal. Ele trata e corrige linhas de expressão, textura irregular da pele, manchas e poros dilatados.

Vichy

A Vichy é uma marca francesa especializada em produtos para a pele, famosa pela qualidade dos produtos e fórmulas avançadas e tecnológicas. Entre esses produtos, está o sérum mais famoso da marca, o Mineral 89, um dos meus favoritos!

Ele é um sérum concentrado, que fortalece e protege a pele das agressões externas do dia a dia. Além disso, ele ajuda a combater o envelhecimento da pele, causado pelo stress, e fatores externos como a poluição, raios UV e mudanças climáticas.

Indicado para todos os tipos de pele, sua fórmula contém água termal mineralizante e ácido hialurônico, o que ajuda a hidratar, tonificar e preencher a pele. Ele também é rico em minerais, que atuam reforçando as defesas da pele.

SkinCeuticals

Os produtos da Skinceuticals são fabricados nos EUA e são uma grande referência quando o assunto é cuidado com a pele. A missão da marca é melhorar a saúde da pele, por isso, desenvolvem formulações incríveis e fazer inúmeros testes.

A marca conta com alguns séruns na sua linha de produtos, com diversas formulações e ativos dermocosméticos. Entre eles, os mais conhecidos são:

  • Blemish+ Age Defense: Ele previne a formação de acne, controla a oleosidade da pele, reduz a aparência de linhas finas e corrige imperfeições causadas pela acne. O produto é indicado para peles mistas e oleosas e é um tratamento, composto por ácido dióico, ácido salicílico, ácido glicólico e ácido cítrico.
  • SkinCeuticals-C e Ferulic: É um sérum com alta concentração de vitamina C pura e estabilizada, além de Vitamina E e ácido ferúlico. Ele protege a pele contra danos externos ambientais (raios UV, poluição, etc) e correção dos sinais de envelhecimento, como linhas finas e rugas.

Sallve

Produtos Sallve sobre toalha branca (Instagram @sallve)

A Sallve vem dando o que falar no mercado de skincare. A marca brasileira, tem como uma das fundadoras a influenciadora e publicitária Julia Petit. Ela tem formulações incríveis com preços competitivos.

Como o assunto é sérum, a Sallve conta com dois em sua linha de produtos (que eu amo e não vivo sem):

  • Antioxidante Hidratante: Ele é um sérum-gel multifuncional, que cuida da área dos olhos, rosto e pescoço. Sua formulação contém Ácido Hialurônico, um potente hidratante, além de Nano Vitamina C a 10%, Vitamina E, Resveratrol, Niacinamida e Cafeína, que são antioxidantes potentes. Ele hidrata, controla a oleosidade, minimiza os poros dilatados, previne linhas finas, uniformiza o tom da pele suavizando manchas, diminui o inchaço e as olheiras de cansaço e devolve a luminosidade e o viço da pele.
  • Hidratante Firmador: Ele é um sérum-gel com várias formas e pesos de Ácido Hialurônico, que agem em diferentes camadas da pele. Sua formulação também contém Pantenol, Cogumelo Fu Ling e Extrato de Tara. Ele hidrata profundamente e age em diferentes camadas da pele, promove um efeito tensor imediato, suaviza linhas finas, aumenta a luminosidade da pele e melhora a firmeza.

Ruby Rose

A querida Ruby Rose aparece sempre por aqui. Isso porque a marca brasileira não cansa de lançar produtos. Além de maquiagem, a marca agora também tem produtos para os cuidados com a pele. Entre eles, o Sérum Facial de Argila Rosa, rico em sais minerais, Provitamina B5, Colágeno e Elastina. O produto promove uma ação revitalizante, hidratante e nutritiva para a pele, além de ajudar na reposição de colágeno e deixar a pele hidratada e sedosa.


O Sérum é um produto essencial em qualquer rotina de cuidados com a pele. Além de ter formulações potentes que são absorvidos nas camadas mais profundas da pele, ele ainda tem uma textura leve e fácil de aplicar.

Nós amamos skincare e produtos para a pele. Se você gosta desse assunto e quer saber mais, conte para nós através dos comentários o que quer ler por aqui. Continue acompanhando o Guia Make se você também gosta de saber mais sobre maquiagem e cuidados pessoais!