Publicidade
Anuncie conoscoCom a crescente popularização dos cuidados com a pele, a utilização de suplementos passou a ser cada vez mais comum, para aumentar a eficácia dos tratamentos de uso tópico. Dessa forma, além dos cuidados externos realizados em uma rotina de skincare, o uso de suplementos se tornou um grande aliado.
Entre os ativos suplementados, o Colágeno é um dos principais, uma vez que atua no fortalecimento dos tecidos cutâneos. No texto de hoje, você vai saber mais sobre essa substância fundamental para a saúde da nossa pele e demais tecidos.
O que é o Colágeno e para que ele serve?
Colágeno é o termo utilizado para denominar um conjunto de proteínas encontradas nos tecidos conjuntivos do nosso corpo, como ossos, tendões, cartilagem, veias, pele, dentes e músculos.
Ele é o composto mais importante do tecido conjuntivo e está presente em nosso corpo em grande concentração, representando cerca de 30% das proteínas totais. Sua principal função é manter a estrutura da pele e dos demais tecidos.
O colágeno é uma proteína fundamental para a saúde da pele, tendões e ossos, pois fornece a elasticidade necessária para os tecidos e ajuda a manter os ossos fortes. Ele também pode ser utilizado no uso tópico para o tratamento de problemas como artrite, úlceras e feridas.
Alguns estudos apontam que o colágeno ainda é capaz de auxiliar no tratamento da Sarcopenia, que nada mais é do que a perda de massa muscular, pois ele auxilia no aumento de massa. Outros estudos ainda mostraram que o colágeno pode diminuir os sintomas da osteoartrite, que é a degeneração das articulações.
Onde podemos encontrar o colágeno?
O colágeno é uma proteína de origem animal, que pode ser obtida a partir de diversas espécies, como bovinos, suínos, peixes, entre outros. No Brasil, ele é comumente derivado de subprodutos da indústria de carne.
O colágeno nativo, do qual podem ser obtidos a fibra de colágeno, o colágeno desnaturado e o hidrolisado, é obtido através dos tecidos e resíduos do couro de curtume, pré-tratado antes da extração. Entre os alimentos mais comuns, as principais fontes de colágeno são
- Carne vermelha: é rica em colágeno, principalmente os ossos (mocotó) e as cartilagens — na carne bovina, e a pele e os ossos do porco. A parte do músculo também contém colágeno, mas em menor quantidade.
- Frango: a quantidade de colágeno varia conforme a idade do animal. Quanto mais velho, maior é a quantidade de colágeno presente na carne do frango. A maior concentração do ativo, é encontrada na cartilagem e nos ossos, principalmente nos pés de frango.
- Peixes: o colágeno pode ser encontrado em todos os peixes de água doce ou salgada, presente principalmente na pele, espinhas e cartilagens. Além disso, ele também está presente em outros animais marinhos sem ossos e espinhas, como as lulas, por exemplo.
- Gelatina: ela é uma proteína produzida a partir dos ossos e as cartilagens de boi, porco, peixes e frango. A gelatina possui grandes quantidades de proteína, água e minerais, incluindo o cálcio.
Publicidade
Anuncie conoscoBenefícios do colágeno
Na idade adulta, por volta dos 25 anos, estima-se que a produção de colágeno no organismo comece a diminuir, principalmente em mulheres devido aos hormônios, tornando necessário buscar outras formas de obtê-lo para suprir sua deficiência em nosso corpo.
Com isso, muitas pessoas passam a utilizar recursos para repor o colágeno, seja através de uma dieta rica no ativo ou por meio de suplementos alimentares, cápsulas, ou produtos alimentícios, como iogurtes, embutidos, chás, sucos ou sobremesas como gelatina, pudins e maria-mole.
A falta de colágeno impacta dificultando a renovação celular da nossa pele, deixando-a com uma textura irregular e ressecada, além de comprometer sua firmeza e elasticidade, uma vez que o ativo ajuda a reduzir as rugas e a flacidez.
Entre os principais benefícios do colágeno para nosso organismo, especialmente relacionado às questões estéticas, os principais são
- Prevenção da perda óssea;
- Melhora na elasticidade da pele;
- Redução das rugas;
- Alívio de dores nas articulações;
- Fortalecimento dos cabelos e unhas.
Para que serve o colágeno hidrolisado?
Como vimos, o colágeno é uma proteína eficaz para a manutenção da firmeza e saúde da pele. Contudo, no processo de envelhecimento é comum que a produção de colágeno vá diminuindo gradativamente.
Por isso, a suplementação de colágeno passa a ser uma alternativa eficaz. Dessa forma, o colágeno hidrolisado é uma excelente opção, pois, trata-se de uma versão mais concentrada da proteína, que apresenta maiores benefícios para a saúde da pele.
O colágeno hidrolisado é absorvido mais facilmente pelo organismo, e pode ser encontrado em cápsulas ou em pó. Ele é utilizado principalmente para suplementar a falta de colágeno no organismo e melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelos.
Publicidade
Anuncie conoscoBenefícios do consumo de colágeno hidrolisado
Confira a seguir, os benefícios do consumo de colágeno hidrolisado em diversos aspectos do nosso corpo
- Aumento da elasticidade da pele: o consumo regular de colágeno hidrolisado ajuda a melhorar a elasticidade da pele, pois estimula a produção de novas fibras de sustentação, resultando em uma pele mais firme e atenuando rugas e linhas de expressão.
- Melhora na firmeza da pele: o colágeno hidrolisado, quando consumido regularmente, ajuda a manter a firmeza da pele e reduzir a flacidez, pois atua no fortalecimento dos tecidos, inclusive na derme (camada intermediaria entre epiderme, camada superficial e hipoderme — a mais profunda).
- Previne o aparecimento de linhas finas: as linhas finas surgem a partir da diminuição da produção de novas células da derme e do rompimento das microfibrilas colagênicas, responsáveis pela sustentação muscular. O consumo de colágeno hidrolisado, ajuda a retardar esse processo causado pelo envelhecimento.
- Auxilia na recuperação da natureza do tecido: outro benefício comprovado da utilização do colágeno hidrolisado é a recuperação da natureza dos tecidos, que ajuda a prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer, artrite, osteoporose, entre outras.
- Combate à celulite: o colágeno hidrolisado, por passar pelo processo de quebra das moléculas, é absorvido mais facilmente pelo organismo, oferecendo maior elasticidade e firmeza à pele. Com isso, ele contribui para a redução da celulite, pois fortalece os tecidos e ajuda a combater a flacidez, melhorando assim o aspecto de casca de laranja que a celulite causa na pele.
Qual o melhor colágeno para a pele?
Existem diversos tipos de colágeno no mercado, que oferecem diversos benefícios para a pele. Contudo, nem todos são igualmente eficazes. Por isso, é importante saber escolher o colágeno ideal para suprir as necessidades do seu tipo de pele.
Confira a seguir, os principais tipos de colágeno, especificamente indicados para a pele
- Colágeno hidrolisado: esse tipo de colágeno é facilmente absorvido pela pele, pois já vem em forma de peptídeos (pequenas moléculas). É indicado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis.
- Colágeno marinho: é um tipo de colágeno extraído dos tecidos das espécies marinhas, como tubarões e raias. Ele possui alta concentração de aminoácidos essenciais para a saúde da pele, como a glicina e a prolina. É indicado para peles secas e envelhecidas.
- Colágeno bovino: esse tipo de colágeno é extraído dos tecidos de bovinos. Ele é rico em aminoácidos que estimulam a produção de novas fibras de colágeno na pele, combatendo o aparecimento de rugas e sinais do envelhecimento cutâneo. É indicado para peles maduras e/ou danificadas pelo sol.
Você já conhecia o colágeno? Sabia da sua importância para a nossa pele? Conta pra nós se você usa ou já utilizou algum tipo de suplemento para melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelos.