Maquiagem Artística

Maquiagem Artística: Conheça mais sobre este universo!

Sabemos que o universo da maquiagem é bem abrangente, e não se resume apenas às maquiagens conhecidas como “sociais”. Entre os diversos estilos existentes, hoje vamos falar um pouco sobre a maquiagem artística, que confesso que eu adoro!

Como maquiadora, já trabalhei muito com maquiagem social. Contudo, fiz também alguns trabalhos mais artísticos em festas à fantasia e para cursos de fotografia. Atualmente, a maquiagem artística se popularizou graças à internet, onde é possível encontrar inúmeras fotos e vídeos de tutoriais ensinando fazer diversas opções.

Continue a leitura do post para saber mais sobre este tipo de maquiagem, quais os estilos existentes, produtos utilizados, além de diversas inspirações!

O que é maquiagem artística?

Podemos entender como maquiagem artística, aquelas que são mais elaboradas que as makes sociais e costumam ser feitas para eventos ou situações específicas. Este tipo de maquiagem envolve técnicas mais avançadas, produtos diferenciados e muita criatividade.

Por se tratar de um estilo mais conceitual, não há regras para a make artística, pois ela varia conforme a situação. Confira a seguir, algumas vertentes e áreas em que se utiliza a maquiagem artística:

  • Teatro: a maquiagem artística é bastante utilizada no teatro, para definir personagens, destacar os artistas em musicais, peças infantis, espetáculos de dança, entre outros.
  • Televisão: também é possível encontrar este tipo de make em alguns programas como series, novelas, clipes de música, comerciais, etc. Nesta situações, ela pode ser utilizada para caracterizar personagens, criar efeitos especiais como cicatrizes, ferimentos, entre outros recursos.
  • Eventos: em eventos como festas temáticas, infantis, recepções de shows, carnaval, haloween, eventos de cosplay, entre outros, também é muito comum utilizar makes artísticas.
  • Necromaquiagem: parece estranho, mas a arte de maquiar cadáveres para os velórios também é considerada maquiagem artística.
  • Cinema: no cinema é um dos lugares em que mais vemos maquiagens artísticas, principalmente quando o assunto é caracterizar personagens, criar uma aparência mais envelhecida nos artistas, ou ainda em filmes de terror, zumbis, entre outros.
  • Circo: é comum nos depararmos com maquiagens artísticas no circo, seja nos palhaços, acrobatas, dançarinos, entre outros. Um bom exemplo é o famoso Circo de Soleil, muito conhecido pela maquiagem artística impecável dos artistas circenses.
  • Apresentações: em apresentações como as de drag queens, por exemplo, é muito comum utilizar a maquiagem artística para a caracterização da personagem, conforme o estilo e o tipo de apresentação. Contudo, muitas optam apenas por utilizar uma maquiagem social mais elaborada.

Produtos

Quando pensamos em maquiagem artística, pensamos logo em caracterização para situações específicas, como vimos no tópico anterior. Dessa forma, o ponto principal dos produtos é a qualidade, pigmentação e durabilidade na pele.

Algumas marcas muito famosas neste mercado são: Kryolan, Makeup4ever e Catherine Hill. Por isso, se você pretende investir em produtos para trabalhar nesta área ou quer ter alguns produtos para caracterização pessoal, indicamos estas marcas de olhos fechados, pois são para uso profissional e qualidade garantida.

Quanto aos produtos, confira a seguir alguns dos principais itens necessários para garantir um bom resultado em uma maquiagem artística:

Pele

A pele é um dos principais pontos em uma maquiagem, seja ela social ou artística. Com base no passo a passo de uma maquiagem, confira os produtos mais importantes:

  • Higienização: demaquilante ou tônico facial para higienizar a pele antes de iniciar a make;
  • Preparação de pele: hidratante para o seu tipo de pele e primer facial, que ajuda a aumentar a durabilidade da maquiagem e prepara a pele para receber os produtos seguintes;
  • Maquiagem: para começar a maquiagem da pele, é importante investir em produtos com alta cobertura e longa duração. Aqui, você pode apostar em bases cremosas ou pancakes, corretivos e corretores, e produtos para contorno facial, fundamentais para criar os efeitos de luz e sombra, bastante comuns na make artística.

Acessórios

Os acessórios mais importantes são os pincéis (rosto e olhos) e esponjas, para aplicar os produtos no rosto. Também é importante ter ao menos uma paleta de metal com espátula, muito úteis para diluir os produtos e fazer misturas de cores.

Outros acessórios também podem ser bem úteis na make artística, tais como: tesoura e pinça, para cortar e aplicar cílios postiços, cotonete para detalhes e ajustes, algodão e lenço umedecido para eventuais correções, entre outros itens que o (a) maquiador (a) julgar necessário conforme o tipo de make que for fazer.

Produtos específicos

Há ainda produtos bem específicos, utilizados principalmente em maquiagens de caracterização, que podem ser: sangue cênico, massa moldável, látex líquido, verniz, cera, entre outros.

Além disso, há ainda todos os demais produtos básicos para qualquer maquiagem, como: pó facial, máscara de cílios, cílios postiços, sombras, blush, iluminador, lápis de olhos, delineador, entre outros.

Inspirações

A seguir, separamos algumas inspirações de maquiagens artísticas para você criar a sua quando aparecer alguma ocasião, ou até mesmo para se aprimorar nas técnicas e tirar fotos incríveis. Confira!

Diversas

Maquiagem Artística Borboletas: StayGlam/Pinterest

Maquiagem Artística Lolipop: Carol Macedo/Pinterest

Maquiagem Artística Chocolates: @katieelizabethbutt/Pinterest

Maquiagem Artística Nedusa: Girl Around the World/Pinterest

Maquiagem Artística Rosa: E ai Marry/Pinterest

Maquiagem Artística Céu: Pausa para Feminices/Pinterest

Maquiagem Artística Buterfly: StayGlam/Pinterest

Maquiagem Artística Pink e Roxo: Oibonita/Pinterest

Maquiagem Artística Caveira Color: Amazon.com/Pinterest

Maquiagem Artística Colorful: Dicas de Maquiagem e Beleza/Pinterest

Terror

Maquiagem Artística Devil: Instagram/Pinterest

Maquiagem Artística Black Spider: Virginie Ropars Doll Art/Pinterest

Maquiagem Artística Terror: Carbickova Crowns/Pinterest

Maquiagem Artística Terror face: @angelicamakeupvibe/Pinterest

Maquiagem Artística Black eyes: Oibonita/Pinterest

Maquiagem Artística Olhos: I Am & Co/Pinterest

Maquiagem Artística Palhaço: Glaminati/Pinterest

Maquiagem Artística Haloween: Wattpad/Pinterest

Maquiagem Artística horror: Layla Fox/Pinterest

Maquiagem Artística Black: Pausa Para Feminices/Pinterest

Maquiagem Artística Witch: Sandra Lilia Aguilar Hernandez/Pinterest

Maquiagem Artística Demon: BurgundyColors.com/Pinterest

Personagens

Maquiagem Artística Avatar: Elif Pehlivan/Pinterest

Maquiagem Artística Cruela: Miranda Bastos/Pinterest

Maquiagem Artística Hades: Burn Book/Pinterest

Maquiagem Artística Coringa: Fashion Bubbles/Pinterest

Maquiagem Artística Mulher Maravilha: lenteseoculos.com.br/Pinterest

Maquiagem Artística Vilãs Disney: So Super Awesome/Pinterest

Maquiagem Artística Branca de Neve: StayGlam/Pinterest

Maquiagem Artística Noiva Cadáver: blogcatharinehill.com.br/Pinterest

Maquiagem Artística Spider Woman: Pausa para Feminices/Pinterest

Maquiagem Artística Iron Woman: Pausa para Feminices/Pinterest

Maquiagem Artística Chuck: Pausa para Feminices/Pinterest


E aí, já escolheu a sua favorita para a próxima festa ou evento? Compartilhe conosco sua make, poste no instagram e marque o Guia Make, vamos adorar!