Maquiagem Morena Clara

Maquiagem Morena Clara: Saiba Como Escolher as Cores Ideais

A cor da pele está ligada a uma série de fatores. Ela é herdada pela genética, porém, ela também pode sofrer a interferência da radiação solar e pode, portanto, ser induzida como resultado da exposição solar.

Uma pele morena clara, de acordo com a classificação dos fototipos de pele, é aquela que queima moderadamente quando exposta ao sol e tende a se bronzear. A sensibilidade ao sol, é considerada normal, ou seja, não é tão sensível ao sol quanto uma pele clara.

Cada cor de pele carrega as suas particularidades e a sua beleza única. Elas podem interferir nas escolhas estéticas, como na coloração pessoal em roupas, cabelo e maquiagem. Isso é um princípio bem comum no visagismo.

Por isso, é tão importante identificar o seu tom e subtom, para saber qual o nível de proteção que a sua pele precisa e quais cores harmonizam melhor com ela. No texto de hoje, é sobre isso que vamos falar. Continue a leitura para saber mais.

Cuidados

A melanina é a responsável pela cor da pele. Nas claras ou morenas claras, o que predomina é a feomelanina, que contém pigmentos amarelados e avermelhados. Elas precisam de mais proteção solar do que as escuras, devido à maior presença da feomelanina.

Esse tipo de pele, tem maior tendência à sardas e rugas decorrentes do fotoenvelhecimento, ou seja, da exposição ao sol. Por isso, o uso diário do protetor solar, com fator de proteção de 30 ou mais, é fundamental.

Além disso, as morenas tendem a produzir uma menor quantidade de glândulas sebáceas, o que pode fazer com que a pele seja mais seca. Por isso, todo cuidado é pouco. Uma boa opção, é aliar ao uso do filtro solar, os antioxidantes, que ajudam a proteger a pele contra a ação dos agentes externos, como raios infravermelhos, radicais livres e poluição.

Como regra para todos os tipos de pele, a limpeza diária é fundamental, pela manhã e de noite, com produtos indicados para o seu tipo de pele. Você pode complementar a limpeza com um tônico facial, que vai te ajudar a equilibrar a pele.

Não podemos esquecer da hidratação. Ela é fundamental para manter a saúde da pele, além de garantir o brilho e o viço. Escolha sempre produtos indicados para o seu tipo de pele, em geral, separados por normal/seca e mista/oleosa.

Esses cuidados, vão garantir uma pele sempre bonita e protegida, fundamental para um bom resultado para uma maquiagem perfeita.

Como escolher as cores para os principais tipos de maquiagem

Se você tem a pele morena clara, se liga nas dicas desse post pois elas foram pensadas exclusivamente para você. Confira a seguir, como escolher as cores para os principais tipos de maquiagem para o seu tipo de pele:

Base e Pó Facial

Escolher a base certa é um passo fundamental para um bom resultado na maquiagem. Além da cor que melhor se adapta ao seu tom de pele, é importante escolher também a textura e o acabamento ideal para o seu tipo de pele. O mesmo serve para o pó facial.

Quem tem pele oleosa, deve optar por uma base em pó ou bases que sejam oil free, que ajudam a evitar o brilho extra na zona “T” do rosto (testa, maçãs e queixo). Já quem tem a pele seca, pode optar por bases com textura hidratante, para evitar que ela comece a rachar no rosto, e para que a pele não fique com a aparência de ressecada.

Para encontrar a cor ideal, é importante testar as opções que você considera próximas ao tom da sua pele. O teste deve ser feito na pele do próprio rosto, nas bochechas, maxilar ou queixo. A cor que melhor se fundir à sua pele e sumir, é a correta.

Uma dica bem importante para acertar na make é: nunca aplique uma base mais escura ou mais clara que a sua pele, o resultado pode ser péssimo e ficar parecendo que você colocou uma máscara.

Para isso, vale a pena apostar na mistura de tons de base, caso seja difícil encontrar a cor perfeita para a sua pele morena clara. Atualmente, você consegue encontrar adaptadores para base, com o qual você consegue clarear ou escurecer o tom da sua base, além de ajustar o subtom para mais quente ou mais frio.

Corretivo

A pele morena clara costuma ter olheiras mais escuras, puxadas para os tons de roxo ou marrom escuro. Por isso, o corretivo pode ser um bom aliado, e também os corretores de camuflagem, principalmente na cor salmão, que neutraliza bem possíveis manchas e olheiras nesse tom de derme.

Para complementar, é legal ter também um corretivo tradicional, do tom da sua pele, que pode ser aplicado em cima do corretor, para finalizar a camuflagem das manchas e olheiras. Vale lembrar que, assim como a base, você também pode fazer misturinhas com o corretivo para que ele fique com a cor ideal.

Iluminador e contorno

As peles morenas claras tendem a ficar acinzentadas quando se aplica um iluminador claro demais. Um outro erro é escolher um contorno muito escuro, que pode acabar ficando manchado.

Por isso, prefira tons que tenham o fundo mais próximo ao seu tom de pele (frio/quente), pois tendem a harmonizar melhor. Os tons de rosa queimado, bronze, dourado e terracota, são perfeitos para as morenas claras.

Blush

O blush é um produto queridinho na maquiagem, e dá um efeito de pele corada e saudável. Contudo, você precisa escolher a cor certa para a sua pele, para que não fique com um efeito muito artificial.

A regra da base também vale para o blush, e para qualquer item de maquiagem, na verdade, teste o produto na pele! Não tem forma melhor de saber qual cor vai ficar boa (ou péssima) na sua pele.

Os tons de blush mais indicados para a pele morena clara, são os alaranjados e bronze, porque dão aquele efeito bem natural de pele bronzeada. Uma boa opção para quem gosta de ousar um pouco mais, é optar por essas cores com pequenas partículas de brilho, que vão dar um toque a mais na maquiagem com um brilho discreto.

Sombra

As cores de sombras quentes e vivas, são as mais indicadas para esse tom de pele, como o vermelho-cereja, dourado e marrom-escuro. Se você gosta de um olho super esfumado, pode e jogar na sombra preta, que também cai super bem na pele morena clara.

Para iluminar o canto interno dos olhos e o logo abaixo das sobrancelhas, escolha uma sombra fosca em tom de bege, ou uma sombra cintilante com fundo dourado. Caso você já tenha um iluminador facial nesse tom, pode usá-lo para conseguir esse efeito, sem precisar comprar outro produto.

Batom

O batom é um dos produtos que mais amamos, é não é difícil acertar na melhor cor. Para quem tem pele morena clara, as cores vivas vão muito bem e valorizam ainda mais o tom dourado da pele.

Por isso, aposte no batom vermelho mais aberto, marsala, roxo, vinho, marrom escuro e rosa, que combinam muito bem e são uma aposta certeira. Já para uma make mais neutra, para o dia a dia, você pode optar por um bege rosado, cerca de dois tons mais escuros que a sua pele do rosto, para que os lábios fiquem discretos, mas não muito apagados.

Como preparar a pele

A preparação de pele, em geral, muda bem pouco com a cor. Isso porque o que realmente interfere é o tipo da pele (normal, seca, mista ou oleosa), que é o que determina que tipo de produto você deve usar.

O que podemos notar de diferença com a cor da pele, são as predisposições como sensibilidade ao sol e tendência à oleosidade e acne. No mais, os cuidados seguem os mesmos, como você pode conferir a seguir:

  • Lave o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele;
  • Procure usar um tônico facial, que além de equilibrar o PH da pele, ainda ajuda a reduzir a oleosidade ao longo do dia, ou hidratar a pele, caso a sua seja seca. Esse produto, também deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de derme;
  • Hidrate o rosto com um produto que seja específico para o que você precisa: hidratação profunda, prevenção de linhas finas, controle da oleosidade, entre outros. Hidratar é fundamental, independente do seu tipo de pele!
  • Se você achar que precisa, pode usar um primer facial, que ajuda a disfarçar pequenas imperfeições, aumenta a durabilidade da maquiagem e ainda ajuda a controlar a oleosidade.
  • O último passo da preparação de pele antes da maquiagem, é o filtro solar. Proteja a pele contra os raios UV, não importa se o dia está ou não ensolarado. Esse certamente é um dos passos mais importantes dos cuidados com a pele.
  • Em seguida, a sua pele já está prontinha para receber a maquiagem.

A pele é o maior órgão do corpo humano e, tem como principais funções, proteger os tecidos que estão abaixo dela, regular a temperatura e atua como reserva de nutrientes.

Por isso, ela é muito importante para o nosso corpo e merece muita atenção e cuidado. Se você tem a pele morena clara ou trabalha com maquiagem, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado. Continue acompanhando o Guia Make para ler mais posts como esse.