Maquiagem Pele Morena

Maquiagem para Pele Morena: Conheça os Cuidados com esse Tipo de Pele e Como Escolher as Cores

A pele morena é uma variação da coloração da pele humana. De acordo com a classificação dos fototipos de pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ela tende a queimar pouco ou raramente em exposição aos raios UV, bronzeia com facilidade e, é pouco sensível ao sol.

Ela está associada aos tons de pele castanhas, bronzeadas ou amarronzadas, com subtons amarelados, esverdeados ou dourados. Essa pigmentação, é mais frequente em pessoas de regiões do Mediterrâneo, Ásia e América Latina, ou com descendência vinda dessas regiões.

No Brasil, a variedade de cores de pele é bastante comum, pois o nosso país é uma grande mistura de nacionalidades e isso é maravilhoso. A única dificuldade nisso, é encontrar produtos de maquiagem que se adaptem aos mais variados tons de pele.

Por isso, é preciso sempre testar os produtos na própria pele para encontrar o seu tom ideal, principalmente quando falamos em base e corretivo. No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre maquiagem para Pele Morena. Continue a leitura se você ficou curiosa (o).

Cuidados

A pele morena, independente de ter menor sensibilidade ao sol, precisa de proteção. A recomendação ideal para proteger de forma eficaz esse tipo de pele, é o FPS 20 ou 30. Ela tende a ser mais resistente que as peles claras, porém, mais sensíveis do que as peles negras.

Para evitar que a pele morena fique com um aspecto opaco e amarelado, é importante se atentar aos cuidados diários como limpeza, tonificação e hidratação, comuns a todos os tons de pele.

Essa tonalidade de pele, costuma ter uma variação de coloração na região dos olhos, facilitando o aparecimento de olheiras. Por isso, é importante apostar nos dermocosméticos com vitamina E na formulação, e também ácido hialurônico, vitamina A, entre outros, que ajudam a uniformizar o tom da pele.

O ritual de cuidados diários com a pele morena, não é muito diferente dos demais tipos de pele. O mais importante, é saber identificar qual o seu tipo de pele: seca, mista ou oleosa e, a partir disso, definir uma rotina de cuidados.

Como escolher as cores para os principais tipos de maquiagem

A pele morena costuma ter o subtom de pele quente e mais amarelada. Isso não é uma regra, mas é o mais comum de se ver. Por isso, a melhor dica na hora de escolher as cores para a sua maquiagem, é considerar os tons mais quentes, como os terrosos.

Tendo isso em mente, confira a seguir dicas para te ajudar com a escolha da cor dos principais produtos de maquiagem:

Base

Sabemos que não é nada fácil encontrar a cor de base exata para cada tom de pele. Com isso, a dica é sempre testar o produto no rosto, pescoço e colo, e caso você não consiga encontrar o tom perfeito, você pode fazer uma mistura com 2 tons de base, um mais claro e um mais escuro, para chegar o mais próximo possível da sua cor.

Pensando no lado positivo disso, é que, em geral, no verão a gente pega uma corzinha e pode usar a base mais escura. Já no inverno, tendemos a perder um pouco a pigmentação da pele e podemos usar então, a cor mais clara. Nunca é um desperdício ter mais de um tom de base.

Corretivo

O corretivo mais indicado para a pele morena, é um tom que se iguale ao tom da pele, pois isso ajuda a neutralizar as manchinhas e olheiras. Por isso, o ideal é testar no próprio rosto antes de comprar. Opte pelos produtos que tenham um tom de fundo mais bronzeado ou amarelado. Isso evita que você fique com a pele acinzentada ou oliva.

Pó facial

A cor do pó facial é mais fácil de escolher. Isso porque, em geral, a sua principal função é apenas matificar a pele, e não adicionar tanta cor. Seja ele solto ou compacto, também é indicado testar o produto na pele do rosto, e não na mão.

Uma boa opção é apostar nos pós translúcidos em tons de pele ou amarelados, pois os brancos podem acinzentar a pele. Sua textura ultrafina proporciona um resultado bastante natural sem pesar a pele, e de quebra matifica o rosto e sela a maquiagem para que dure mais.

Blush

As peles morenas ficam lindas com tons de blush puxados para o marrom café, bronze e terracota, que também podem ser usados como contorno. Além disso, os blushs em tons de laranja e rosa queimado, caem muito bem e deixam a pele com tom saudável e natural.

Iluminador

Lembrando que a pele morena tem um fundo mais quente, os tons de iluminador que mais valorizam essa pele são os dourados e bronze. Isso não quer dizer que os tons rosados e perolados não fiquem bem, porém, eles têm um fundo de cor mais frio, que harmonizam menos do que as cores de fundo quente.

Sombras

A mesma recomendação serve para as sombras. Os tons quentes e terrosos como bronze, marrom, dourado e laranja, harmonizam muito bem com a pele morena e valorizam a sua tonalidade. As sombras de cores mais quentes e vibrantes ficam perfeitas na pele morena. Para que gosta de mais destaque, pode apostar em cores como rosa, vermelho, goiaba, berinjela, verde, azul, e por aí vai.

Batom

Ponto de destaque na maquiagem, o batom certo pode valorizar ainda mais a beleza da pele morena. Para quem adora um batom escuro, os tons mais indicados são: cereja, vinho e amora. Já para quem prefere uma opção mais clara para o dia a dia, as cores mais indicadas são: nude com fundo mais rosado, marrom, ou um contorno labial, para definir o desenho dos lábios e um pouco de gloss para realçá-los.

Como preparar a pele

A preparação de pele, em geral, é a mesma para todos os tons de pele. O que realmente faz a diferença é o tipo da derme (normal, seca, mista ou oleosa). Isso sim interfere, não muito no passo a passo, mas no tipo de produto que você deve escolher. Com isso, a preparação deve ser da seguinte forma:

  • Limpe bem a pele, com um sabonete facial específico para o seu rosto;
  • Use um tônico facial, que equilibra o PH da pele, além de ajudar a reduzir a produção de oleosidade ao longo do dia;
  • Hidrate o rosto com um produto que seja específico para o que você precisa: hidratação profunda, prevenção de linhas finas, controle da oleosidade, entre outros. Hidratar é fundamental, independente do seu tipo de pele!
  • Se você sentir necessidade, utilize um primer facial, que ajuda a disfarçar pequenas imperfeições, faz com que a maquiagem dure mais e ainda ajuda a controlar a oleosidade.
  • Proteja a pele contra os raios UV. Esse certamente é um dos passos mais importantes para preparar a pele antes de receber a maquiagem.

A cor da nossa de pele é determinada pela densidade e distribuição de melanina, que é um pigmento produzido por células encontradas na epiderme, que é a camada mais superficial da pele, que está em contato direto com o ambiente externo.

Esta melanina, atravessa outras células mais profundas e, é esse processo que determina a pigmentação da pele. O que diferencia as tonalidades de pele entre as mais diversas etnias, é a forma que essas células cutâneas integram e se agrupam. Disso, resultam os mais variados tons de pele.

Você conhecia todo esse processo? Conseguiu compreender como funciona a escolha das cores para a pele morena? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários e continue acompanhando a gente.