Maquiagem Pele Clara

Descubra Qual a Melhor Maquiagem para Pele Clara

A pele clara, segundo a classificação da Escala Fitzpatrick, é a pele branca que sempre queima e fica vermelha em exposição ao sol, nunca ou quase nunca bronzeia e sensível ou muito sensível ao sol. Dentro dessa classificação de pele clara, há dois tipos diferentes:

  • Fototipo 1 - Pele extremamente Branca: caracterizada por ser bem clara e, em geral, com a presença de sardas. Esse tipo de pele, é extremamente sensível à exposição, e deve aplicar o protetor solar com FPS 30, no mínimo, diariamente.
  • Fototipo 2 - Pele Branca: essa pele também é clara, porém, um pouco menos. Além disso, os cabelos costumam ser loiros ou ruivos e os olhos claros. Suas características são bem parecidas com o tipo 1, também tem sensibilidade ao sol, mas pode bronzear levemente e sofrer queimaduras se for muito exposta ao sol.

Agora que já entendemos melhor como podemos diferenciar a pele branca e saber como ela é, podemos falar então de cuidados e maquiagem, que é o assunto do post de hoje. Continue a leitura se você quer saber mais.

Cuidados

Para garantir uma maquiagem perfeita, é essencial ter uma pele bem cuidada. Para isso, listamos alguns passos diários que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são essenciais para manter uma pele sempre saudável e linda. Confira a seguir:

Limpeza

A limpeza diária da pele é muito importante, para eliminar as impurezas e os poluentes aos quais somos expostos diariamente. Para a pele do rosto, a recomendação é que a limpeza seja feita duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos.

Isso porque o acúmulo de sujeira na pele do rosto, pode obstruir os poros, podendo causar o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce.

O ideal, é usar um sabonete que seja específico para o rosto, e adequado para o seu tipo de pele. Quem tem pele mista ou oleosa, deve optar por sabonetes adstringentes, que ajudam a remover as impurezas dos poros. Já quem tem pele normal ou seca, deve optar por sabonetes com o pH neutro, para não ressecar a pele.

Para completar a limpeza, é legal usar um tônico facial, que pode ser hidratante ou adstringente (vai depender do tipo de pele), que ajuda a remover qualquer sujeirinha que não tenha saído com o sabonete, pois ele limpa profundamente a pele.

Hidratação

A hidratação ajuda a manter a fortalecer a camada de proteção da pele, o que evita problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Além disso, ainda ajuda a manter a beleza e o viço da pele.

É recomendado hidratar a pele todos os dias, com um hidratante específico para cada parte do corpo e que seja adequado ao seu tipo de pele. Mesmo as peles oleosas, também precisam de hidratação. Nesse caso, o ideal é usar um produto livre de óleo (oil free) e à base de água, para não aumentar a oleosidade.

Proteção Solar

A exposição ao sol tem um efeito cumulativo na pele, pois os raios solares penetram em suas camadas mais profundas, e podem provocar diversas alterações, como o aparecimento de pintas, sardas, manchas, linhas de expressão, entre outras coisas.

Estima-se que grande parte dos cânceres da pele, estão relacionados à exposição solar, por isso, todo cuidado é pouco. Quando você estiver ao ar livre, procure ficar na sombra, principalmente entre às 10 da manhã e 4 da tarde, que é quando a radiação UVB é mais intensa.

Usar diariamente o protetor solar, com fator de proteção (FPS) 30 ou mais, e cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, é essencial para se proteger de forma eficaz. Os filtros solares conseguem prevenir os males causados pela exposição solar, como cânceres de pele, envelhecimento precoce e queimadura solar.

Para que ele seja eficaz em sua proteção, deve ter uma boa absorção dos raios UVA e UVB e ser resistente à água. Eles podem ser tanto físicos, que se depositam na camada mais superficial da pele, quanto químicos, que absorvem os raios ultravioletas e os transforma em calor.

Como escolher um protetor solar?

Um filtro solar precisa oferecer uma proteção eficiente contra os raios UVA e UVB. Um FPS de 2 a 15 possuem baixa proteção. Já o FPS de 15 a 30, oferece média proteção, enquanto os filtros com FPS de 30 a 50, oferecem alta proteção. Por fim, os filtros com FPS maior que 50, proporcionam altíssima proteção.

Pessoas com a pele clara, que costumam se queimar sempre que se expõem ao sol, devem usar protetores solares com FPS 30, no mínimo. Os filtros também devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele, seja em gel, creme, loção, spray ou bastão.

Para quem tem a pele normal ou seca, o ideal é optar por um protetor que seja hidratante. Já quem tem pele oleosa, deve optar por produtos em gel ou creme, que sejam livres de óleo.

Como aplicar?

O produto deve ser aplicado ainda em casa, antes da exposição ao sol e reaplicado ao longo do dia, a cada duas horas, principalmente se você suar muito ou for se expor ao sol por muito tempo.

Na hora da aplicação, não economize! É preciso aplicar uma boa quantidade, o equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto, e três colheres de sopa para o corpo. O protetor precisa ser espalhado uniformemente, para que nenhuma área fique desprotegida.

Como escolher as cores para os principais tipos de maquiagem

Quem tem pele clara, costuma ter medo de usar cores fortes e acabar exagerando na maquiagem. Principalmente no uso de sombras muito coloridas ou na hora de aplicar o blush, que pode acabar parecendo a famosa “chinelada”.

Outro desafio é encontrar o tom certo de base, que acabam sendo sempre rosadas demais ou muito amareladas. Mesmo com tudo isso, ainda é possível fazer uma make incrível para as peles mais branquinhas sem ficar exagerado. Confira a seguir como:

Base e pó

Acertar na base e no pó para as peles muito claras não é nada fácil. Isso porque um único tom a mais, é o suficiente para comprometer toda a maquiagem. Um erro muito comum na hora da escolha da base, é testá-la no pulso. Isso é um erro, porque a tonalidade da pele do pulso é bem diferente do rosto.

Para não errar, aplique um pouco da base na lateral do rosto com leves batidinhas, e espere secar. A cor ideal para a sua pele, é aquela que desaparece no rosto quando seca.

Para o pó facial, quem tem pele clara, pode apostar sem medo nos pós translúcidos, que são bem mais suaves do que os outros. As cores podem ser o branco ou a mais clarinha. Fuja dos pós banana, que podem deixar a sua pele amarelada!

Blush

O blush costuma assustar quem tem a pele muito clara, mas isso não precisa acontecer. Para evitar excessos, basta escolher o tom ideal e esfumar bem na hora da aplicação.

As cores mais indicadas são as rosadas, que dão um corado natural com ar de saúde, o pêssego também é uma cor que harmoniza muito bem com a pele clara, principalmente com as de fundo amarelado. Procure evitar os blushs puxados para o roxo, vinho, marrom ou bronze, pois podem deixar a sua pele com um aspecto manchado, se não for muito bem esfumado.

Iluminador

Para as peles clarinhas, os tons mais indicados são os rosados e perolados. Evite os dourados ou bronze, pois podem ficar muito marcados na pele ou manchados.

Lápis de Olhos

Quem tem a pele, olhos e cabelos claros, pode não ter muito sucesso com o lápis de olho preto na linha d'água. Isso porque ao invés de disfarçar o cansaço, pode acabar escurecendo a região dos olhos e parecendo olheiras de cansaço.

Prefira lápis de olhos em cores mais suaves, como o bege ou marrom, que irão abrir o olhar. Se você for mais ousada, pode apostar sem medo em cores mais vivas, como o azul, verde ou laranja.

Sombra

Quando o assunto é sombra, as cores quentes muitas vezes, podem acabar deixando a pele clara apagada. Isso porque em sua maioria, as peles claras têm o subtom mais frio, que harmoniza muito bem com tons de sombra como rosa, cinza, azul e marrons acinzentados, para um look mais clássico.

Como tudo na pele clarinha acaba ficando mais chamativo, a dica é evitar carregar os olhos e a boca ao mesmo tempo, pois o look pode acabar ficando muito pesado. Se você gosta de um olho esfumado, aposte em batons bege ou marrom-claro, para equilibrar o visual.

Batom

Os tons terrosos como bege e marrom, ficam perfeitos para quem tem a pele clara e quer um look mais natural. Mas atenção: nada de escolher um batom bege que seja muito próximo ao tom da pele, o resultado pode não ficar tão bom assim e parecer que você está doente. Para quem gosta de ousar, os tons como laranja, vermelho, rosa ou vinho, são perfeitos.

Como preparar a pele

A preparação de pele, segue todos os passos que citamos nos cuidados. Eles são fundamentais para deixar a pele pronta para receber a maquiagem. Vale ressaltar, que depois de limpar e hidratar a pele, é fundamental aplicar o filtro solar, com FPS 30, no mínimo, em uma quantidade generosa, para proteger a pele de forma eficaz. Com tudo isso feito, a preparação de pele segue esses passos:

  • Aplique o primer facial, caso precise disfarçar pequenas imperfeições como poros dilatados, por exemplo;
  • Aplique a base do seu tom ideal, escolhida conforme o teste na pele do rosto, como já ensinamos;
  • Com o corretivo, cubra aquilo que a base não disfarçou, como olheiras e espinhas;
  • Em seguida, matifique a pele com o pó facial;
  • Nesta etapa, você pode optar pelo contorno, que deve ser bem suave para não manchar a pele, ou, um blush, da sua cor preferida;
  • Para quem gosta, pode aplicar um iluminador facial.

Seguindo esses passos, a pele estará protegida e pronta para receber o restante da maquiagem.


Cada tom de pele tem as suas particularidades. Com a pele clara não seria diferente. O maior desafio para escolher a cor certa de maquiagem, é que qualquer cor um pouco mais forte pode ficar super chamativo nas peles muito branquinhas.

A melhor opção é sempre testar antes e nunca passar uma nova cor na hora de sair para um evento, a chance disso dar errado é bem grande. Por isso, teste, teste sempre todos os produtos de maquiagem que você compra, para que no dia de realmente usar, você já ter uma boa ideia do resultado.

Se você gosta do nosso conteúdo e quer continuar por dentro dos mais variados assuntos de maquiagem, continue acompanhando o nosso blog.