Maquiagem Pele Negra

Maquiagem para Pele Negra: Como Escolher as Melhores Cores e Preparar a Pele?

O avanço da indústria de cosméticos fez com que os produtos de maquiagem para pele negra ganhassem mais atenção, e com isso, a gama de cores aumentou, possibilitando atender um número maior de tons e subtons de pele.

Muita gente ainda tem medo de arriscar nos tons de maquiagem para pele negra, isso porque acabaram se adaptando às poucas opções que tinham disponíveis no mercado. Mas hoje isso mudou (até que enfim), e já é possível ampliar os horizontes e apostar em cores fortes e coloridas para realçar ainda mais a beleza negra.

No post de hoje, vamos te mostrar que é possível criar looks incríveis que se adaptam a todas as tonalidades de pele negra, além de dar algumas dicas bem legais. Se você quer saber mais, continue a leitura.

Cuidados

De acordo com a classificação dos fototipos de pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a pele negra é totalmente pigmentada, ou seja, ela possui altos níveis de melanina e é insensível ao sol.

Isso pode interferir na composição da pele, como no aumento da produção de glândulas sudoríparas, que faz com que a pele tenha mais tendência à oleosidade e a acne. Além disso, a pele negra possui mais colágeno, por isso, tem mais elasticidade e são mais resistentes aos sinais da idade, como rugas e linhas de expressão.

Com isso, podemos entender que a pele negra, como qualquer outra, possui as suas particularidades, por esse motivo, é importante ter os cuidados específicos para mantê-la sempre linda. Confira a seguir, algumas dicas:

  • Aposte na vitamina C: a vitamina C é um antioxidante muito eficiente em combater a ação dos radicais livres, que são os fatores externos que podem danificar o colágeno. Além disso, ela clareia manchas, dá mais luminosidade e ajuda a refinar a pele, deixando-a mais suave e uniforme.
  • Use filtro solar diariamente: ao contrário do que muita gente pensa, a pele negra também precisa de filtro solar, e não apenas em dias de sol ou quando é exposta diretamente aos raios solares, mas sempre! Além disso, a luz artificial como a da tela do celular ou computador, também é prejudicial à pele.
  • Previna e trate manchas: a pele negra é mais propensa à formação de manchas, como a melasma, por exemplo. Por isso, é importante fazer um acompanhamento médico para prevenir o seu aparecimento, com o uso de dermocosméticos, proteção solar e antioxidantes.
  • Limpe a pele diariamente: como qualquer outro tipo de pele, a limpeza diária é fundamental. No caso da pele negra, naturalmente mais oleosa, é importante ter uma rotina de limpeza com produtos específicos para controlar a oleosidade. Assim, você consegue manter a pele do rosto sequinha ao longo do dia, e ainda previne o surgimento de cravos e espinhas.
  • Esfolie a pele do corpo: um problema comum à pele negra é a foliculite. Para evitar que ela apareça após a depilação, é indicado fazer uma esfoliação leve, de duas a três vezes na semana nas áreas mais comuns de terem esse problema, como pernas, virilha e axilas.

Como escolher as cores para os principais tipos de maquiagem

A pele negra tem uma grande variedade de tonalidades, que vão desde a mais clara, passando por tons intermediários quentes ou frios, até a tonalidade de pele retinta. Para encontrar as cores ideais, é preciso primeiro identificar o tom da sua pele, dentro da paleta de cores disponíveis no mercado, o que pode não ser assim tão fácil.

Isso porque a pele negra, costuma ter uma variação na mesma pessoa, podendo ter áreas com tonalidades quentes e outras frias. Essa mescla de tons, faz com que seja um pouco mais difícil, mas não impossível, encontrar a cor ideal.

Confira a seguir, quais as dicas para escolher as melhores cores para cada tipo de produto de maquiagem.

Base

Antes de sair comprando a base olhando apenas a cor na embalagem, é preciso identificar o seu tom de pele, como quente ou fria, e o subtom como rosado ou amarelado.

Como já mencionamos, a pele negra, em geral, apresenta mais de uma tonalidade, com tendência a ser um pouco mais escura ao redor da boca, próximo à raiz dos cabelos e ao redor dos olhos.

Por isso, você pode optar por duas cores de base, uma no seu tom natural e outra no tom dos pontos mais escuros, para fazer uma mistura e deixar o resultado mais natural. Além disso, assim, é possível utilizar o contraste do mais claro com o mais escuro para fazer o contorno e iluminação facial. Outra opção, é igualar os tons com corretivo facial.

É importante também observar a cor do colo, para poder igualar com o rosto e deixar tudo mais harmônico. Na hora de testar as cores, você pode aplicar um pouco de base no queixo, pescoço ou colo, para encontrar a cor perfeita.

Corretivo

A pele negra tende a ter mais manchinhas que a pele branca, e elas podem ser em tons amarronzados ou avermelhados. Para escondê-las, o ideal é usar um corretivo, e não aplicar várias e várias camadas de base. Isso pode só piorar.

Em geral, corretivos em tom alaranjado costumam cobrir bem as olheiras e marcas em geral na pele. No caso das olheiras mais roxas, é indicado optar pelos corretivos amarelos.

Já se elas tiverem a tonalidade mais próxima do marrom, escolha um corretivo mais avermelhado, que também pode ser substituído por um batom vermelho. No caso de manchas mais escuras, pode ser usado um corretivo da cor exata da pele, pois tons mais claros podem acabar deixando a região mais evidente ou acinzentada.

Pó facial

Com relação ao pó facial não tem muito segredo. Se ele proporcionar alta cobertura, o ideal é optar por um tom que seja o mais próximo possível do tom da pele, pescoço e colo.

Para os pós com menos cobertura, que são apenas para tirar o brilho, você pode escolher um tom aproximado ao da sua pele. Mas atenção: evite os pós translúcidos que são brancos, pois eles podem acabar deixando a pele acinzentada.

Blush

Se engana quem pensa que pele negra não precisa de blush. Ele contribui para dar um ar de saúde para o rosto, e complementa perfeitamente a maquiagem para um acabamento mais profissional.

As melhores opções de cores de blush para a pele negra, são os de tons mais quentes como terracota, roxo, vermelho, vinho e rosa intenso. As cores mais intensas ficam lindas na pele negra, e dão bastante destaque.

Iluminador

Os tons de iluminador que ficam melhores na pele negra, são as de fundo rosado, dourado e acobreado. Os tons com fundo perolado ou prateado, podem ficar muito caricatos, estilo anos 80/90.

Sombras

A pele negra fica linda com diversas tonalidades de sombra. Para quem gosta de ousar, cores como lilás, verde e azul, podem formar um look incrível. Outra opção mais clássica e discreta, são os tons de vinho, marrom, laranja, bronze, dourado e rosa.

Não tem muita regra para as cores de sombras, tudo vai depender do seu estilo e da ocasião da maquiagem. Uma única dica de cores que podem não valorizar muito a pele negra, são os tons claros mais frios, como perolados ou prateados, que tendem a ficar mais acinzentados.

Batom

Não é nenhuma novidade que, em geral, quem tem pele negra costuma ter lábios lindos e bem desenhados. Por isso, não tenha medo de ousar nas cores de batom. Cores intensas como vermelho, rosa e roxo, são um lindo contraste na pele negra.

Cores um pouco mais discretas como amora, ameixa, vinho, café e chocolate, podem dar um ar mais clássico e sofisticado. Para as mais modernas, os beges, nudes ou gloss transparentes, podem dar um efeito incrível na maquiagem.

Como preparar a pele

Como já vimos, a pele negra tem as suas particularidades, como qualquer outra. Entre elas, está o fato de ter tendência a oleosidade. Por isso, alguns passos são importantes para garantir uma preparação de pele perfeita. Confira a seguir:

  • Limpar bem a pele antes de aplicar a maquiagem, vai minimizar a produção de oleosidade ao longo do dia. Isso pode ser feito com sabonete facial, e em seguida, com um tônico, para equilibrar o PH da pele.
  • Em seguida, é muito importante hidratar! Isso mesmo. Não é porque a pele tende a ser mais oleosa, que ela não precisa de hidratação. Escolha um produto que seja adequado para o seu tipo de pele.
  • Se você tiver poros muito dilatados e quiser disfarçar, ou, se a maquiagem que você vai fazer precisa durar muitas horas, aplique um primer facial específico para o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa).
  • Proteja a pele! Utilize filtro solar antes de começar a maquiagem. Esse é o último passo dos cuidados faciais, que é fundamental na preparação, pois garante a saúde da sua pele. Você pode optar por um protetor normal, ou com cor, que já substitui o uso da base no dia a dia.

Esses são passos fundamentais para preparar a pele antes de aplicar a maquiagem. Se você quer sair sem make, não tem problema. Mesmo assim, os passos de preparação são fundamentais para cuidar da sua pele.


A pele negra possui uma maior quantidade de melanina, que é a proteína que age como proteção natural. No entanto, ela também precisa de cuidados diários para se manter sempre linda e saudável.

Se você gosta de maquiagem e quer saber mais sobre as mais indicadas para cada tipo de pele, fique ligada nos nossos próximos posts. #ficaadica