Pincéis de Maquiagem

Pincéis de Maquiagem: Guia Completo com os Principais Tipos e Para que Servem

Já sabemos há algum tempo que os pincéis de maquiagem não existem apenas para embelezar a penteadeira. Eles são ferramentas muito úteis para uma maquiagem com acabamento perfeito e profissional.

Não apenas para quem trabalha na área, mas também, para quem faz a auto maquiagem em casa e quer ter um acabamento melhor. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre os principais tipos de pincéis, não que você precise ter todos, mas é importante conhecê-los e saber para que servem. Vem comigo, aprender mais nesse post.

Principais Tipos e Para que Servem

Já falamos várias vezes por aqui, mas sempre vale repetir: há inúmeras opções de maquiagem e acessórios para maquiar no mercado, para atender às necessidades de cada produto, de cada pessoa e também de cada gosto pessoal, pois são itens com diferentes designs também.

Claro, eles não são apenas enfeites, mas, porque eles não podem embelezar a penteadeira ou bancada de trabalho certo? Confira a seguir quais são os principais tipos de pincéis de maquiagem e para que servem cada um deles:

Língua de Gato

Aplicando base com pincel língua de gato (Freepik)

Esse pincel é indicado para aplicar a base líquida ou cremosa. Em geral, ele é feito de cerdas sintéticas e tem o formato achatado, o que faz com que ele seja ideal para outros produtos cremosos também, como primer e corretivo. Ele pode ser no tamanho normal, para base e primer, ou pequeno, ideal para aplicar corretivo.

Por ser um pincel com as cerdas mais juntinhas, ele se torna mais denso e proporciona uma cobertura mais pesada à maquiagem. Portanto, se você gosta de uma aplicação de base mais leve e natural, essa não é a melhor opção para você, além do que, se você não souber espalhar o produto corretamente, ele pode acabar ficando com um efeito “riscado” na pele.

Duo Fiber

Pincel duo fiber com blush em esferas e rosa (Ribu pengikut/Pexels)

O pincel Duo Fiber Ele tem esse nome, pois possui dois tipos de fibra: sintéticas, um pouco mais alongadas e, as naturais, que são um pouco mais curtas. Este mix de fibras faz com que o produto seja depositado na pele pelas fibras sintéticas (que são mais longas) e, ao mesmo tempo, ele é esfumado pelas fibras naturais durante a aplicação, deixando um acabamento mais natural e uniforme.

O que torna esse pincel tão querido (principalmente por profissionais da maquiagem), é o acabamento que ele dá na maquiagem, principalmente na base. Fazendo uma aplicação em movimentos circulares, você vai “polindo” a base no rosto, alcançando cada cantinho do rosto sem deixar uma camada muito espessa do produto.

Kabuki

Não precisa nem dizer que quando o assunto é aplicação de base o pincel preferido da maioria das pessoas é o Kabuki. Suas cerdas são bastante concentradas, fazendo com que ele se torne denso na medida exata para garantir uma alta cobertura, mas sem excesso de produto.

Esse pincel é indicado para aplicação de base, seja ela líquida, cremosa, em mousse, entre outras. Seu formato arredondado permite que seja feita uma aplicação em movimentos circulares, resultando em uma cobertura média/alta, bastante homogênea e com acabamento perfeito e profissional.

Pincel de Pó

Pincel para pó ao lado de um produto L'óreal (Ribu pengikut/Pexels)

O Pincel para pó é aquele maior e mais gordinho que você vê nas lojas. Ele costuma ser bem arredondado e com as cerdas bastante macias. Ele serve não somente para aplicar pó facial, mas também qualquer produto de maquiagem em pó.

Só é importante se atentar que os maiores, não são indicados para produtos como blush e contorno, pois não são tão precisos. Quando usado para finalizar a maquiagem com o pó facial, ele deixa um acabamento leve e natural, sem acúmulo de produto. Mas é importante sempre lembrar de retirar o excesso de pó do pincel com batidinhas antes de aplicá-lo no rosto.

Pincel de Blush

Pincel de blush (Stux/Pixabay)

O formato do Pincel de blush é bem parecido com o de pó, porém, um pouco menor e muitas vezes pode ser chanfrado (cerdas cortadas na diagonal). Ele também é muito usado para aplicar contorno e iluminador. A dica aqui é: quanto mais macias forem as cerdas do seu pincel, melhor será o acabamento ao esfumar o produto, deixando um efeito mais natural.

Pincel Leque

Pincel leque em fundo rosa (Markus Winkler/Pexels)

O pincel leque também é conhecido como “vassourinha” e pode ser encontrado nos tamanhos: pequeno, médio ou grande. Ele pode ser usado para tirar aqueles resíduos de maquiagem que caem no rosto durante a make, e também, podem ser bastante eficazes para aplicar pó facial (os maiores), deixando uma camada fina de produto e um efeito bem natural, e iluminador (os menores), deixando o produto bem concentrado nas áreas de aplicação.

Pincel Escova

Pincel escova (Dominika Roseclay/Pexels)

Esse formato de pincel é uma novidade (não tão recente) no mercado de beleza e maquiagem. Ele foi desenvolvido com um formato ergonômico, para oferecer mais conforto e estabilidade na aplicação dos produtos. Ele também possui variação de tamanhos, para cada parte do rosto, porém, mantendo o formato e o tipo de cerdas.

Por ser mais fácil de segurar, devido ao seu design, ele facilita a vida de quem é iniciante na automaquiagem. Devido às suas cerdas densas e macias, ele é ideal para aplicar produtos líquidos e cremosos, como base, corretivo e contorno facial, deixando um acabamento perfeito e polido.

Pincel de Sombra

Aplicando produto com pincel de sombra (Freepik)

O pincel de sombra dispensa muita explicação. Ele foi desenvolvido para depositar as sombras nas pálpebras. Suas cerdas são pequenas e seu formato é achatado. Já as cerdas, podem ser naturais, ideal para sombra em pó, ou sintéticas, para sombras líquidas e cremosas.

Quanto mais firmes forem as cerdas, maior será a precisão na aplicação e a intensidade final do produto na pálpebra. Portanto, para depositar a sombra, evite os pincéis muito “fofos”, pois eles deixam a cor da sombra menos pigmentada. Agora, se o efeito que você deseja é apenas um leve toque de cor, pode usá-lo que é sucesso.

Pincel de Esfumar

Como o próprio nome já diz, o pincel de esfumar foi desenvolvido para esfumar as sombras nos olhos. Ele costuma ser feito com cerdas naturais e macias, com formato arredondado e mais gordinho. Graças a esse formato, ele é ideal para marcar o côncavo e esfumar as cores de sombras para se fundirem umas às outras. Diferente do pincel de aplicar sombra, esse deve ser mais macio e quanto mais macio melhor para esfumar.

Pincel para Delinear

Delineando os olhos com pincel para delinear (Freepik)

Esse pincel pode ser considerado um multifunções. Ele serve para delinear os olhos, nas linhas superiores e inferiores, seja com sombra, delineador líquido ou em gel, e preencher sobrancelhas. Ele costuma ser pequeno e bem fino (quanto mais fino, mais preciso o traço), com cerdas firmes e o topo chanfrado (em corte diagonal).

Pincel para Lábios

Delineando os lábios com pincel (Oleg Magni/Pexels)

Esse é um pincel que não é tão utilizado quanto os outros, mas para quem trabalha com maquiagem, sabe o quanto ele pode fazer a diferença na aplicação do batom. Ele é pequeno, levemente fino e achatado, feito com cerdas sintéticas. Graças ao seu formato, ele contorna os lábios com precisão e deixa a aplicação perfeita.

Principais características

Para tentar resumir e te ajudar na escolha do seu pincel, elencamos a seguir as principais características de cada um deles, confira abaixo:

  • Pincel Língua de gato: achatado e com cerdas sintéticas;
  • Duo Fiber: dois tipos de cerdas: naturais e sintéticas;
  • Kabuki: topo achatado e cerdas densas;
  • Pincel de pó: formato arredondado, grande e com cerdas macias;
  • Pincel de Blush: arredondado ou chanfrado, com cerdas macias;
  • Leque: cerdas macias e bem espalhadas, em formato de “vassoura”;
  • Escova: cerdas sintéticas e densas, com formato ergonômico;
  • Pincel de sombra: cerdas pequenas, não muito macias e formato achatado;
  • Pincel de esfumar: formato arredondado e cerdas macias, tamanho ideal para o côncavo dos olhos;
  • Pincel para delinear: cerdas firmes e topo fino e chanfrado;
  • Pincel para lábios: formato achatado e pequeno, com cerdas sintéticas.

Em quais tipos de maquiagem usar

É importante saber qual pincel é o ideal para aplicar cada tipo de produto. Vale lembrar que o uso fica a seu critério, porém, o resultado final depende do uso correto da ferramenta para o fim ao qual ele foi desenvolvido. Por isso, listamos os produtos que podem ser aplicados com cada pincel. Veja a seguir:

  • Pincel Língua de gato:** base: líquida ou cremosa, primer e corretivo;
  • Duo Fiber: base: líquida, cremosa, mousse ou em pó, primer e blush cremoso;
  • Kabuki: quase todos os tipos de base facial (exceto em pó);
  • Pincel de pó: pó facial solto ou compacto;
  • Pincel de Blush: blush em pó, iluminador e contorno;
  • Leque: limpar resquícios de maquiagem no rosto e aplicar iluminador;
  • Escova: quase todos os tipos de base (exceto em pó) e contorno cremoso;
  • Pincel de sombra: sombra em pó, líquida ou cremosa;
  • Pincel de esfumar: sombra em pó;
  • Pincel para delinear: delineador de olhos (líquido ou em gel), sombra e produtos para sobrancelhas;
  • Pincel para lábios: batom líquido ou cremoso.

Melhores Marcas

Há muitas marcas no mercado de maquiagem. Contudo, algumas se destacam na fabricação de produtos específicos. Listamos a seguir, algumas marcas que são reconhecidas por fazerem excelentes pincéis de maquiagem. Confira quais são elas:

Sigma

A Sigma é um dos grandes nomes mundiais quando o assunto é pincel de maquiagem. Ela é pioneira na fabricação de pincéis profissionais desde 2009, quando o casal fundador da marca resolveu desenvolver seu primeiro pincel. De lá pra cá, a marca se tornou referência em design, inovação e qualidade, desenvolvendo pincéis avulsos e kits profissionais completos.

MAC

A MAC volta e meia aparece por aqui, mas não tem como deixá-la de fora quando se fala de pincéis. Ela é queridinha tanto por profissionais de maquiagem, como também para nós, meros (as) mortais da automaquiagem. A maioria dos seus pincéis são feitos com cerdas naturais, motivo que os torna mais caros do que a maioria, porém, com uma durabilidade bem maior.

Macrilan

Como uma excelente alternativa para quem não pode ou não quer investir em pincéis profissionais caros, são os da Macrilan. A marca brasileira se destaca em acessórios para maquiagem e principalmente, em pincéis. Eles possuem várias linhas como a eco, com cabos de madeira de reflorestamento, linha profissional, kit para olhos, kits para o rosto, entre outros. As opções são muitas e a qualidade é incrível, sendo um excelente custo-benefício para quem quer montar o seu kit de pincéis, seja para uso pessoal ou profissional.

Ruby Rose

A marca, como sempre, consegue desenvolver produtos de qualidade com preços acessíveis. O que não seria diferente com os pincéis. A Ruby Rose lançou vários modelos de pincéis, para olhos e rosto, com cerdas sintéticas exclusivas desenvolvidas pela marca. Isso é muito legal, pois faz com que os pincéis sejam todos cruelty free, ou seja, não são feitos com cerdas naturais de pelo de animais.


É importante deixar claro que você não precisa ter todos esses pincéis para conseguir fazer uma maquiagem incrível. Quisemos trazer esse guia, para você saber quais os pincéis essenciais para montar um kit completo, até porque, tem muito mais do que os que citamos aqui.

Você já tem o seu kit de pincéis? Conta para nós quais são os essenciais na sua necessaire e qual a sua marca de pincéis favorita. Continue acompanhando o Guia Make para ficar por dentro de todas as nossas atualizações.