Creme Depilatório

Creme Depilatório — O que é, com funciona, melhores marcas e muito mais!

Quando se fala em depilação, uma das primeiras coisas que pensamos é na dor do procedimento. Estamos sempre em busca de opções menos dolorosas para se livrar dos pelos indesejados e conquistar uma pele lisinha.

Para isso, o creme depilatório é uma excelente opção para isso, pois é muito prático, fácil de aplicar e indolor. É importante lembrar que não há regras quanto à depilação, pois há quem goste dos pelos ou não se importe, e há quem prefere se livrar deles.

Se você é do time que prefere se livrar dos pelos, e está sempre em busca de opções menos dolorosas de conseguir isso, esse texto é para você. Conheça melhor o creme depilatório, como ele funciona, como usar e muito mais. Continue a leitura!

O que é creme depilatório?

O creme depilatório é um produto que possui em sua formulação, uma combinação de substâncias químicas capazes de destruir a estrutura das proteínas do pelo, conhecidas como queratina. Quando essa queratina é afetada, o pelo fica mais fino e fraco, partindo facilmente pela raiz, podendo assim, ser facilmente removido.

Para que serve e como funciona?

O creme depilatório é um produto em creme que tem como objetivo a remoção dos pelos. Ele pode ser usado em diversas partes do corpo (conforme indicação do produto), incluindo pernas, braços, costas, axilas, barriga e peito e, também regiões mais sensíveis como rosto ou região íntima.

Dessa forma, o creme depilatório funciona quase como uma lâmina, porém de forma química, removendo superficialmente o pelo, sem remover sua raiz. Por esse motivo, o pelo acaba crescendo mais rápido do que com outros métodos depilatórios, como cera ou a pinça, por exemplo, que removem os pelos por completo desde a raiz.

Como usar

A forma de uso é bem simples e costuma estar indicada na embalagem do produto. Antes de usar o creme depilatório, é importante fazer um teste em uma pequena área de pele, para garantir que não haverá nenhuma reação alérgica. Depois disso, o passo a passo é simples:

  • Aplique o creme (com a ajuda de uma espátula que costuma acompanhar o produto), fazendo uma camada homogênea sobre a pele limpa. A aplicação também pode ser feita com as mãos, contudo, após o término, é muito importante lavar as mãos com bastante água e sabão, para neutralizar o efeito do creme e evitar irritação na pele.

Aplicando creme depilatório: (Syao Pin/Pixabay)

Dica: como a pele limpa oferece um melhor resultado, uma boa dica é fazer uma esfoliação cerca de 2 dias antes da depilação, para remover as células mortas da pele, que podem acabar diminuindo o efeito do creme, já que diminuem área de contato do produto com o pelo.

  • Deixe o produto agir de 5 a 10 minutos (ou conforme orientação da embalagem).
  • Após o tempo de ação do produto, ele pode ser retirado. Contudo, é recomendado fazer a remoção primeiro em uma área pequena da pele, para conferir o resultado do procedimento. Caso os pelos ainda não estejam saindo com facilidade, espere mais 1 ou 2 minutos e confira novamente.
  • Para remover os pelos, você pode utilizar a mesma espátula que se usou para espalhar o creme, ou com uma esponja, que pode ser usada durante o banho.

Removendo os pelos com a espátula: (Syao Pin/Pixabay)

  • Embora a maior parte do creme seja retirada com a ajuda da espátula ou da esponja, é fundamental lavar o local com água, para fazer a completa remoção do produto e neutralizar o seu efeito, evitando que ele possa causar irritações na pele. Uma boa opção, é fazer a aplicação do creme depilatório antes do banho, e após o tempo de ação, retirar o produto no chuveiro com água.
  • Após a remoção do creme depilatório, você pode sentir uma ligeira irritação na pele. Por isso, após a depilação é importante aplicar um creme com ingredientes calmantes, com a babosa (aloe vera), por exemplo, para acalmar e hidratar a pele.

Pernas após o uso do creme depilatório: (Syao Pin/Pixabay)

Opções/Marcas

Agora que você já sabe como funcionam os cremes depilatórios, que tal conhecer os mais famosos do mercado? Confira a seguir uma seleção com diversas opções do produto de marcas diferentes:

Depimiel

A Depimiel é bastante conhecida de produtos para depilação em geral. A marca possui diversas opções de cremes depilatórios para banho, corpo e rosto, além de opções exclusivas para homens ou pessoas com pele sensível.

Um produto que se destaca em sua linha, é o creme depilatório facial, desenvolvido especialmente para ser usado no rosto. Sua formulação possui uma combinação de óleo de jojoba, aloe vera e vitamina E, que ajudam a regenerar e a hidratar a pele.

Veet

Outra marca muito conceituada quando o assunto é depilação é a Veet. Ela possui uma linha de cremes depilatórios que atendem a todas as nossas necessidades, possuindo uma opção para homens, pessoas de peles secas, normais ou delicadas, para o rosto e corpo.

O destaque vai para a linha Naturals de cremes depilatórios, que contam com ingredientes como extrato de papaia e óleo de semente de camélia. Os cremes depilatórios dessa linha, são 100% naturais e indicados inclusive para peles delicadas.

Avon

A Avon possui uma linha de cremes depilatórios chamada Skin So Soft, com três opções do produto: para o corpo, rosto e área do biquíni. Eles são desenvolvidos com extrato de aloe vera, óleo da semente de jojoba e manteiga de karité. Sua fórmula remove efetivamente os pelos em menos de 3 minutos, além de deixar a pele macia e hidratada.

DepiRoll

A DepiRoll é uma marca pioneira especializada em produtos depilatórios. Eles possuem uma linha bem completa de cremes depilatórios para o corpo, rosto, pelos grossos e também para homens. Além disso, a DepiRoll possui diferentes linhas como:

  • Argan Oil (óleo de argan) — Produtos desenvolvidos com óleo de argan e óleo de jojoba, que possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, cicatrizantes, emolientes e umectantes. Os cremes depilatórios dessa linha hidratam e nutrem a pele, deixando uma sensação de suavidade e brilho.
  • Coconut Oil (óleo de coco) — Uma linha depilatória perfeita para quem procura soluções seguras e funcionais para se depilar em casa. Os produtos são feitos com ácidos graxos e lipídeos, ingredientes que auxiliam no fortalecimento, nutrição e flexibilidade da pele.
  • Hydrate — Essa linha é indicada para todos os tipos de pele, e oferece produtos com aroma floral, óleos e extratos naturais, calmantes e hidratantes. Os cremes depilatórios dessa linha, proporcionam uma depilação indolor e rápida, eliminando os pelos desde a superfície dos poros e ajudando a evitar o encravamento.
  • Spa Care — A linha de cremes depilatórios Spa Care, foi desenvolvida para hidratar a pele enquanto remove os pelos do corpo. Os produtos são enriquecidos com argila termal cosmética branca, óleo de manga e óleo de açaí, que contêm ingredientes com propriedades que deixam a pele macia e sedosa.
  • Resistance — Os cremes depilatórios dessa linha, removem até os pelos mais resistentes. São indicados para uma depilação rápida e prática em áreas com pelos mais grossos.
  • For men (para homens) — Desenvolvido para a remoção rápida dos pelos das pernas, braços, costas e peito, eliminando os pelos desde a superfície dos poros, adiando seu reaparecimento e ajudando a evitar encravamento.

Needs

A Needs é uma marca de cosméticos do grupo Droga Raia, que conta com uma linha de cremes depilatórios para o corpo e rosto, e também a linha masculina e para o banho. Os produtos possuem ingredientes como aloe vera e leite de algodão, que garantem hidratação para a pele enquanto promovem a remoção dos pelos. Todos os produtos são dermatologicamente testados.


É importante lembrar, que você deve procurar o produto indicado para o seu tipo de pele e para a região que você pretende remover os pelos. O creme depilatório proporciona uma depilação temporária, porém indolor e menos incômoda do que a realizada com a lâmina.

Você já usou algum creme depilatório? Se a resposta foi sim, conte para nós qual o seu favorito e como foi sua experiência! Continue acompanhando o nosso conteúdo e faça parte da família Guia Make.