Primer Olhos

Primer de olhos: conheça os principais tipos, para que serve e como aplicar

É muito chato levar horas para fazer uma maquiagem, esfumar horrores os olhos, para chegar na festa ou balada e perceber que a sombra começou a acumular, derreter e vincar nas pálpebras.

A melhor coisa para evitar que isso aconteça, é usar um primer de olhos na pálpebra antes de aplicar a sombra. Ela vai te ajudar, além de fixar a sombra e fazer com que ela dure mais, a potencializar a cor da sombra, deixando ela muito mais intensa.

Assim como o primer de rosto, ele tem a função de preparar a pele para aderir melhor o produto que vem em seguida, neste caso, a sombra. Sua textura costuma ser em creme ou gel e pode ser mais denso ou mais leve.

Principais Tipos e Para que serve

Assim como todos os outros produtos de maquiagem, o primer de olhos tem variações para atender às mais diversas necessidades e tipos de pele. Ele pode variar na textura e na cor.

O primer de olhos serve basicamente para preparar a pálpebra para receber a sombra, fixar o produto, prolongar a sua duração e potencializar a cor. Confira a seguir, quais são os principais tipos de primers:

Creme

O primer de olhos em creme, como o nome já diz, tem uma textura em creme e costuma ser encontrado nas cores branco ou bege, em embalagens de bisnaga ou em tubinho com aplicador, como um corretivo. Ele é ideal para quem tem pele seca, e precisa de um produto que espalhe mais fácil e não deixe a pálpebra ressecada. Por ter um fundo de cor, ajuda a potencializar ainda mais o tom da sombra.

Gel

A opção em gel é ideal para quem tem a pele oleosa, ou que costuma transpirar nas pálpebras. Em geral, essa opção vem em formato de bisnaga e é incolor, ou tem um fundo branco transparente, isso faz com que ele potencialize a cor da sombra um pouco menos do que os outros.

Pasta

Já a opção em pasta, vem em potinho e tem uma textura bem mais densa do que as outras. A cor costuma ser branca ou bege, mas também há opções coloridas, para combinar com a cor da sombra e fazer uma base para ela. O primer de olhos em pasta, é a opção que mais potencializa a cor da sombra, por ser mais grossinho.

  • Se você gosta de olho esfumado, aí vai uma dica: o primer deve ser aplicado apenas na pálpebra móvel, e nunca no côncavo. Isso porque essa é a região onde vamos esfumar a sombra, e como o primer potencializa a cor, ele pode dificultar o trabalho de deslizar o pincel para o esfumado, e acabar deixando a pálpebra manchada.

Principais características

O primer para olhos é um produto à base de água, livre de óleo e testado oftalmologicamente, por ser um produto aplicado na região dos olhos. A sua função básica é potencializar e prolongar o efeito e a cor da sua sombra, seja ela cremosa ou em pó.

Com o mesmo efeito do primer facial, o primer para olhos fixa a maquiagem e faz com que ela dure o dia todo. Além disso, ele deixa as sombras com acabamento matte ainda mais pigmentadas, intensifica e evidencia o brilho das cintilantes.

Onde passar e como aplicar

Mulher aplicando primer nos olhos (Freepik)

O primer de olhos deve ser aplicado na pálpebra móvel, antes de aplicar a sombra. A forma de aplicar, fica a critério de quem for usar, não tem muita regra. Para os produtos em creme ou gel, a melhor forma de aplicar é colocando um pouco do produto na ponta do dedo e aplicar na pálpebra com leves batidinhas.

Você também pode usar um pincel de cerdas sintéticas, se preferir. Já o primer em pasta, é mais difícil de aplicar com os dedos. Por isso, você pode utilizar o pincel, uma mini esponja em formato de gota, também muito usada para aplicar corretivo. A aplicação também deve ser feita com leves batidinhas.

Melhores Marcas

Com o primer de olhos bombando no mundo da maquiagem, muitas marcas já tem o produto em sua linha regular. Confira a seguir algumas marcas que separamos que tem ótimas opções:

Ruby Rose

O “Primer para Olhos” da Ruby Rose, é um creme com textura leve à base d’água e livre de óleo. Sua aplicação é fácil e prática, pois a embalagem já contém um aplicador. Ele seca rapidamente na pele, e faz com que a make dos olhos dure o dia todo. Além disso, ele potencializa e prolonga o efeito e a cor da sua sombra, sem falar que o preço é ótimo.

Mary Kay

O primer de olhos da Mary Kay, o “Eye Primer”, possui uma fórmula à prova d'água e cria uma base transparente que prolonga e intensifica a cor da sombra, sem acumular ou borrar. Ele pode ser usado até mesmo em peles sensíveis e por quem usa lentes de contato, pois é livre de fragrâncias e testado por Oftalmologistas.

Vult

A vult tem em sua linha o “Vult Fix Primer”, que ajuda a fixar sombras, pigmentos e glitter para os olhos, deixando a cor mais intensa e duradoura. Ele é ideal para ser usado nas pálpebras, porém, também pode ser aplicado em pontos específicos do rosto, para fixar glitter, por exemplo.

O primer de olhos da Vult, possui uma fórmula enriquecida com Manteiga de Karité, que hidrata a pele, e vitamina E, que tem poder antioxidante e protege a pele dos danos causados pelos radicais livres.

O Boticário

O “Primer para Olhos” da linha Make B do Boticário, é um creme à base d’água com textura leve, livre de óleo e Oftalmologicamente testado, muito confortável e fácil de aplicar. Além disso, ele seca rapidamente na pálpebra e faz com que a sua make dos olhos dure o dia todo. Ele também potencializa e prolonga o efeito e a cor de sua sombra, sendo ela cremosa ou em pó.


Assim como uma boa preparação de pele é o segredo para uma make bonita e duradoura, o mesmo vale para a preparação dos olhos, para receber a sombra. Não importa se você está se auto maquiando ou maquia profissionalmente, o primer de olhos é indispensável.

Ele é um produto com um ótimo custo-benefício, pois se usa muito pouco e o efeito é incrível. Você não vai se arrepender se adicionar um em seu kit de maquiagem. Você costuma usar primer de olhos? Sente diferença na durabilidade da sombra? Conta pra nós nos comentários.