Batom

Batom: descubra Quais os Principais Tipos e como Aplicar

Passar batom é considerado um dos hábitos de beleza mais antigos. A origem do batom é datada nos tempos do Egito antigo. Naquela época, as mulheres utilizavam ingredientes naturais e pedras preciosas para pintar os lábios.

Um pouco depois, na Grécia Antiga, ainda se usava ingredientes como raiz vermelha misturada com cera de abelha, para dar um efeito mais hidratado e saudável aos lábios.

Mais tarde, o batom foi ganhando popularidade por influência da rainha Elisabeth, na Inglaterra. Até então, a cor utilizada era apenas o vermelho e, o batom ainda era feito com cera de abelha e pigmentos naturais.

Nota-se que até esse momento, somente mulheres de alta classe usavam batom. Foi após a Primeira Guerra Mundial que ele entrou de vez na era moderna, e passou a fazer parte do cotidiano de todas as mulheres, desde as donas de casa até as dançarinas dos cabarés.

Um pouco de história para entendermos que o batom não é algo novo, mas ao longo do tempo, sofreu diversas mudanças para que hoje pudessem existir tantas cores, tipos e formatos. Que sorte a nossa que temos agora todas essas opções!

Agora que você já conhece um pouco a história do batom, continua a leitura desse texto para saber quais são os tipos de batom, para que servem e muito mais. Vamos lá?

Principais Tipos e Para que servem

Batons em cores variadas (Freepik)

Sabemos que o batom é um produto com fim estético, para incrementar a maquiagem e colorir os lábios com diferentes tonalidades. Entretanto, essa não é a sua única função.

O batom contém em sua formulação propriedades hidratantes, como pantenol e vitamina E, ou seja, também servem para hidratar os lábios. Além disso, muitos deles também apresentam proteção solar, que protege os lábios contra os raios UV.

Conheça a seguir os principais tipos de batom:

Batom em bala

Batons vermelhos em bala (Racool_studio/Freepik)

O batom em bala é o formato mais tradicional e antigo, que vem naquela embalagem clássica que você gira e ele vai subindo.

Com a popularidade crescente do batom líquido, o batom em bala caiu um pouco em desuso, mas isso não quer dizer que ainda não tenha um grande público que não o troca por nada.

Mesmo com um formato mais tradicional, ele oferece diferentes tipos de acabamentos (falaremos mais sobre os acabamentos em outro tópico).

Batom líquido

Batom líquido rosa (Venus HD Make-up/Pexels)

Esse é o novo queridinho de quem ama batom. O batom líquido é um formato mais atual, que tem feito muito sucesso, talvez por ter sido o primeiro a aparecer na versão matte. Além disso, a embalagem é outro motivo dele ser tão famoso, pois facilita a aplicação.

Batom em pó

O batom em pó não é tão popular quanto os anteriores, mas é uma nova tendência no mercado. A embalagem é um tipo de caneta com a ponta em formato de esponja, e o produto tem textura em pó, como uma sombra.

Batom Cushion

Esse é um tipo de batom que apesar de pouco conhecido, é muito amado por quem gosta dos produtos cushion. A embalagem é semelhante à do batom em pó, mas a textura é um meio termo entre líquido e cremoso.

Lápis Batom

O lápis batom é uma evolução do lápis labial. A embalagem é a mesma, porém um pouco mais gordinha. Esse formato facilita a aplicação e torna ele bastante prático. Também é uma nova aposta do mercado de beleza.

Principais características

Cada tipo de batom tem as suas vantagens e desvantagens. O bom, é que tem opões para todo mundo, é só escolher. Conheça a seguir, quais as principais características de cada um deles:

  • Batom em bala: possui alta pigmentação, hidratação, embalagem resistente e que facilita a utilização do produto até o final;
  • Batom líquido: proporciona alta fixação, pigmentação e duração, além de fácil aplicação;
  • Batom em pó: apresenta alta pigmentação e duração nos lábios, além de ter fácil aplicação;
  • Batom cushion: confere um acabamento confortável e hidratante aos lábios;
  • Lápis batom: é de fácil aplicação, alta pigmentação, fixação e duração.

Acabamentos

Além dos diferentes tipos e batom, há também diversas texturas. Confira a seguir quais os principais acabamentos:

Matte (fosco)

Atualmente é um dos preferidos de quem ama batom. O acabamento matte possui alta pigmentação, entregando aos lábios a cor real do produto. Além disso, ele tem uma textura mais sequinha, que faz com que ele fixe muito bem e dure por mais tempo.

Cremoso

Exemplo de batom cremoso

O batom cremoso perdeu um pouco a sua popularidade com o surgimento do matte, porém, há ainda quem não abra mão dele, devido à sua ação hidratante e aplicação confortável que desliza nos lábios e deixa um brilho natural. Um ponto negativo é que a sua duração não é tão alta, e precisa ser retocado ao longo do dia.

Acetinado

O acabamento acetinado é um meio-termo entre o matte e o cremoso. Ele é menos comum, porém, é uma ótima opção para quem não consegue se decidir entre um dos extremos. O brilho que ele proporciona aos lábios é bastante natural e, a duração é intermediária.

Metalizado

Make de batom metalizado

O batom metalizado pode ser fosco, cremoso ou acetinado. O que muda aqui não é a textura do batom em si, mas o acabamento. Ele tem um efeito 3D metalizado.

Vinil

Exemplo de maquiagem com batom vinil

É menos comum que os demais e é relativamente novo no mercado. O acabamento vinil possui muito brilho e não seca nos lábios, semelhante a um gloss, porém, com alta pigmentação e entrega de cor.

Onde passar e como aplicar

Aplicando batom líquido escuro (Kamaji Ogino/Pexels)

Os batons podem ser aplicados não somente nos lábios, mas também como blush e sombra. Mas é importante ressaltar que só se deve aplicar nos olhos produtos que sejam oftalmologicamente testados, para que não ocasione alergias ou problemas maiores.

A maneira de aplicar cada tipo de batom depende da embalagem e da preferência pessoal. Confira a seguir:

  • Batom em bala: a aplicação pode ser feita com a própria bala diretamente nos lábios ou com um pincel (no caso do acabamento matte, essa opção se torna inviável), deslizando o produto nos lábios em movimentos de vai e vem quando for cremoso e, em apenas um sentido quando for matte;
  • Batom líquido: o batom líquido é um dos mais práticos, e pode ser aplicado diretamente com o aplicador contido na embalagem, que torna fácil e rápida a aplicação por ser bastante anatômico. Para uma cor mais intensa e maior duração, recomenda-se aplicar uma camada, esperar secar e aplicar outra camada, até se obter a cor desejada.
  • Batom em pó: a aplicação também é simples, podendo ser feita com a esponjinha da embalagem diretamente nos lábios, com leves batidinhas, sem arrastar o produto;
  • Batom cushion: a aplicação do cushion é a mesma do batom em pó, feita com a esponjinha em leves batidinhas diretamente nos lábios;
  • Lápis batom: o lápis batom pode ser utilizado para contornar os lábios com a ponta do produto, e em seguida, preenchê-lo por inteiro com a embalagem levemente inclinada para facilitar a aplicação.

Melhores Marcas

Há no mercado uma infinidade de marcas de batom, desde as mais baratas até as mais caras (e bota caras nisso). A seguir, indicamos algumas das melhores marcas de batom (nacionais e importadas), de acordo com a opinião do Guia Make:

Lancôme

A marca francesa do grupo L’Oreal, criada na década de 30, é sinônimo de qualidade e sofisticação. Quando o assunto é batom, a marca é sempre lembrada pelas lindas embalagens e fórmulas hidratantes. Não precisa nem falar que o preço não é nada amigável.

MAC

Particularmente, é a minha marca preferida de batom. Além da qualidade inquestionável da marca canadense, muito utilizada por profissionais, a gama de cores e texturas é de tirar o fôlego.

Tem para todos os gostos! Com tantos pontos positivos, o preço se torna justo, pensando em custo-benefício.

Quem Disse, Berenice?

Adoramos quando marcas nacionais se destacam! A Quem Disse, Berenice, marca que faz parte do grupo O Boticário, é referência em maquiagem no mercado nacional.

No quesito batom, a marca dispõe de uma vasta gama de cores, texturas e acabamentos, além de embalagens lindas. Os mais populares da marca são os batons líquidos matte.

Eudora

A Eudora também é referência quando se fala em batom. A marca nacional, também pertencente ao grupo O Boticário, tem se destacado pela qualidade e sofisticação dos seus produtos.

Diferente da Quem Disse, que tem uma proposta mais jovem e descontraída, a Eudora é bastante utilizada por profissionais, devido à credibilidade e qualidade da marca.

Avon

Não precisa nem falar muito né? Quem gosta de batom certamente tem ou já teve algum da Avon. A marca fundada nos anos 80 nos Estados Unidos, hoje faz parte do grupo Natura.

Ela foi pioneira em inovações, trazendo para o Brasil novas cores, texturas e acabamentos antes da maioria das marcas. A marca também é referência em qualidade e preço justo.

Aposto que você já está aí pensando em qual tipo de batom ainda não tem e, é claro, já está doida (o) querendo testar.

Continue acompanhando o conteúdo do Guia Make para saber tudo sobre maquiagem e conte para nós qual é o seu batom favorito. Vamos adorar saber!

Mais sobre maquiagem para os lábios

single blog

Contorno Labial

single blog

Batom

single blog

Gloss