Cílios Postiços

Cílios postiços: saiba tudo sobre eles, principais tipos e melhores marcas

Os olhos costumam ser o ponto de destaque do nosso rosto, ainda mais quando usamos maquiagem. Por isso, os cílios são bastante importantes e merecem uma atenção especial.

Para quem tem cílios curtos, finos ou muito caídos, além das máscaras de cílios é possível incrementar o olhar com cílios postiços. Eles garantem um olhar mais marcante e fazem a diferença na composição da maquiagem.

Se você quer saber tudo sobre cílios postiços, quais os principais tipos, para que servem, como aplicar e quais as melhores marcas, continue a leitura desse texto e saiba mais sobre esse acessório capaz de valorizar a maquiagem e o olhar.

Principais Tipos e Para que servem

Composição com cílios postiços, curvex e pincel escovinha (rawpixel/Freepik)

Há diversas opções no mercado, e para escolher o seu, é importante verificar além do modelo, o material dos cílios, se são artificiais (sintéticos) ou naturais. Os cílios de fios naturais são feitos geralmente de cabelo humano ou de pelo de Mink (um pequeno animal mamífero). Essa opção de cílios, possui um efeito mais natural e costumam ser mais caros, contudo, duram muito mais e podem ser reutilizados mais vezes.

Já os cílios sintéticos, são feitos de um material plástico. Apesar disso, devido à alta tecnologia na sua produção, ele também garante um efeito natural. A opção sintética, costuma ser mais barata que o natural, porém, a sua durabilidade é menor.

Agora que você já sabe os tipos de composição dos cílios postiços, confira a seguir quais são os principais tipos:

Tradicionais

Os cílios tradicionais são feitos com uma camada de fios sobre uma base que pode ser transparente de nylon, que costuma ser mais maleável, ou de plástico, feita com a mesma cor dos fios, um pouco mais dura e difícil de aplicar. Veja abaixo, quais as opções disponíveis de acordo com o efeito desejado:

Volumosos: essa é a melhor opção para quem quer uma expressão de olhos de boneca. É um dos preferidos de quem gosta de maquiagens marcantes e de impacto, ideais para looks noturnos e de festas.

Longos: os fios são intercalados entre fios mais curtos e finos, com outros mais longos e grossos, para dar um efeito longo e com leve volume, porém, com um efeito natural. Ele é ideal para aumentar visualmente olhos pequenos.

Canto externo: esse tipo de cílios é ideal para quem quer ressaltar os olhos, mas quer algo mais natural e discreto. Você pode comprar ele pronto, que tem a metade do tamanho de um normal, ou você pode cortar um tradicional pela metade e colar apenas no canto externo dos olhos. Ele fica lindo quando aplicado para complementar um delineado de gatinho.

Fios Cruzados: os fios mais bagunçados e cruzados, se misturam melhor aos fios originais e causam um efeito mais natural que as outras opções. Ele é uma ótima opção para quem não quer parecer que está usando cílios postiços. Para ajudar a garantir esse efeito, escolha um com a base transparente de nylon e aplique com cola incolor.

Anatômico: essa opção possui os fios em tamanho crescente, ou seja, eles começam mais curtos no canto interno e vão aumentando até o canto externo. Os cílios anatômicos garantem um formato mais amendoado aos olhos e deixam um efeito natural por se assemelhar ao formato dos fios naturais.

3D

Os cílios 3D são feitos com mais de uma camada de pelos fixados na base. Eles garantem muito mais volume que as outras opções e são ideais para quem quer um visual de bastante impacto.

Eles são perfeitos para ocasiões que os olhos precisam se destacar bastante como fotos ou vídeos, além de irem muito bem em eventos noturnos, festas entre outros. Em maquiagens artísticas de palco, foto e televisão, também são uma excelente opção.

Magnéticos

Os cílios postiços magnéticos vêm com duas tiras de cílios para cada olho, que devem ser colocados um abaixo dos cílios e o outro acima. Dessa forma, os dois se juntam de forma magnética, não sendo preciso utilizar cola de cílios.

Essa opção costuma ser mais cara e mais difícil de encontrar à venda. Além disso, a aplicação não é das mais fáceis para quem não tem muita prática e habilidade. Contudo, é uma ótima opção para quem quer ter um par de cílios para usar muitas e muitas vezes, já que ele não usa cola para fixar, o que faz com que dure muito mais.

Tufos

Os cílios em tufos são vendidos geralmente em kits com vários. Eles são feitos por uma pequena base com vários fios grudados. Ele é perfeito para quem quer uma opção mais discreta, para preencher pequenas falhas ou dar um pouco mais de volume aos cílios de forma ultra natural. Com ele, é possível colar os tufinhos apenas onde você achar necessário. Por isso, a aplicação pode ser mais demorada, mas vale à pena.

Inferiores

Para quem gosta de uma maquiagem mais dramática e expressiva, ou costuma usar makes artísticas no trabalho, ou eventos, uma ótima dica é apostar nos cílios postiços inferiores.

Essa é uma opção bastante moderna, perfeita para eventos noturnos mais informais, como baladas, por exemplo. Para complementar o look, a dica é complementar a maquiagem de forma mais artística, como usar um batom ou delineador colorido.

Principais características

Cílios postiços (Giorgio Trovato/Unsplash)

Para escolher qual o cílio postiço mais indicado ao que você procura, é importante entender as principais particularidades de cada um deles. Confira a seguir quais são as principais características:

-Tradicionais: são mais fáceis de ser encontrados no mercado, os preços costumam ser bons, e há MUITAS opções, de modelos, marcas e tipos. É só escolher aquele que melhor se adapta ao que você precisa. -3D: é o mais chamativo, perfeito para quem quer destaque e impacto no olhar. Ideal para estar na maleta de quem maquia profissionalmente para festas e eventos. São um pouco mais caros, mas fáceis de encontrar à venda. -Magnéticos: um pouco mais caros, difíceis de encontrar e aplicar. Contudo, são uma ótima opção para quem não usa muito e quer ter um par para usar sempre em ocasiões especiais, sem precisar ficar substituindo. -Tufos: o mais discreto e natural. Perfeito para quem maquia profissionalmente também pois a cartela costuma vir com muitos tufos. Além disso, são fáceis de aplicar da forma que você preferir. -Inferiores: mais conceitual, ideal para quem quer fazer uma maquiagem artística como cosplay, por exemplo, ou quer um visual mais moderno e autêntico para um evento á noite.

Onde e como aplicar

Aplicando cílios postiços (cottonbro/Pexels)

Caso você prefira os cílios postiços normais (tradicionais, 3D, inferiores e tufos), que precisam de cola para cílios, confira a seguir algumas dicas que irão te ajudar na aplicação, para que fique natural e dure o dia todo:

  • Compre cílios de qualidade: escolher um produto que seja bom e resistente, com uma haste maleável, que não machuque os olhos é um bom começo para garantir um resultado mais bonito e natural.
  • Meça o tamanho dos cílios: é importante antes de colar os seus cílios, medir o comprimento da haste, para verificar se ele tem o tamanho ideal para os seus olhos. Se precisar, você pode cortar um pouco das pontas nas laterais, para deixar o tamanho perfeito.
  • Não use muita cola: não exagere na quantidade de cola achando que isso vai fazer com que ele fixe melhor. Isso só vai fazer a maior bagunça e acabar estragando a sua maquiagem. O ideal é aplicar uma camada fina de cola na haste dos cílios, esperar cerca de 1 minuto para só então, aplicá-los nos olhos.
  • Use uma pinça para te ajudar: na hora de aplicar, caso tenha dificuldade, você pode usar uma pinça para segurar os cílios e aplicar no local correto, que deve ser logo acima dos seus cílios naturais, na pele rente a raiz.
  • Aplique máscara de cílios: logo após a aplicação, passe máscara nos fios para unir os cílios postiços com os seus e dar um efeito mais natural, deixando tudo mais uniforme.

Já os cílios postiços magnéticos, têm uma aplicação um pouco diferente, pois além de não precisar de cola, você vai utilizar duas camadas para a aplicação. Confira como fazer isso a seguir:

Você vai fazer a aplicação em um olho de cada vez. Pegue as duas partes que irá aplicar primeiro, e posicione a parte de cima na raiz superior dos cílios.

Em seguida, aproxime a parte de baixo, que faz parte da mesma dupla, na raiz inferior dos cílios naturais, até que ele seja atraído pela parte de cima, pelos ímãs.

Pronto! Depois que as duas partes se atraem e fixam, você pode ajustá-las arrastando suavemente até que fiquem bem encaixados e na posição desejada.

Não é recomendado passar máscara de cílios nos magnéticos. Isso porque além de poder descolar, devido ao movimento necessário para aplicar a máscara, isso dificulta a reutilização do produto outras vezes.

Melhores Marcas

Quando falamos em cílios postiços, algumas marcas se destacam por produzir cílios de qualidade e super naturais. Confira a seguir, a seleção que fizemos com as marcas que fazem sucesso com seus cílios postiços:

Huda Beauty

Huda Kattan é uma famosa youtuber de beleza que mora em Dubai, que tem uma linha incrível de maquiagem e acessórios na sua marca chamada “Huda Beauty”. Os cílios postiços da marca, são um dos produtos mais populares, vendidos apenas na sua loja oficial e na Sephora.

São diversas opções de cílios tradicionais de fios sintéticos. O que faz com que sejam tão famosos é a diversidade de opções de tamanho e volume: leve, médio e dramáticos. Tem pra todos os gostos!

Macrilan

A Macrilan é uma marca brasileira que se chama a atenção pelos seus acessórios de maquiagem, principalmente pincéis e cílios postiços. A marca possui em sua linha, cílios em tufo, tradicionais e 3D, feitos com cerdas sintéticas.

Não somente produtos de qualidade, mas também preços acessíveis, são pontos de destaque da Macrilan. São diversas opções de modelos, tipos de fios, tamanhos, efeitos, etc.

Kiss New York

Kiss New York é uma marca que atua em diferentes segmentos do mercado da beleza. Os produtos mais vendidos da marca são as unhas postiças autocolantes e os cílios postiços, que têm diversas opções de modelos, desde os tufos até os tradicionais.

No Brasil, eles são facilmente encontrados em lojas de cosméticos física e virtuais e até em grandes farmácias. A qualidade é excelente e o acabamento do produto é bem profissional, além de ter um ótimo custo-benefício.

Franciny Ehlke

A influenciadora digital Franciny Ehlke, lançou recentemente a sua marca “Franciny Cosmetics”, na qual tem uma linha incrível de cílios postiços de altíssima qualidade, que tem dado o que falar na internet. Isso porque seus cílios postiços 3D, tem um efeito muito parecido com o Mink, porém, são feitos com pelos sintéticos que imitam o natural.

Eles são feitos com fios entrelaçados, que garantem um efeito natural, porém marcante. Segundo a marca, ele pode ser utilizado entre 15 e 25 vezes. O preço é um pouco alto, se comparado com as outras marcas nacionais, porém, a qualidade é semelhante aos cílios gringos, como os da Huda, segundo comentários que andam surgindo na internet.


Na hora de escolher cílios postiços, procure marcas de boa qualidade, que utilizam materiais confiáveis tanto para a haste quanto para os fios. Além disso, é importante investir em uma cola para cílios de qualidade.

Esses cuidados são essenciais, pois os cílios postiços são feitos para serem aplicados nos olhos, portanto, precisam ser de qualidade e seguros para quem usa. Se você está gostando de aprender mais sobre maquiagem, continua acompanhando a gente.