Cabelos Cacheados

Cabelos Cacheados e Crespos: Saiba qual o seu Tipo de Cacho, Como Cuidar Deles e Confira Cortes Incríveis

Vivemos em um tempo em que tem se falado muito em transição capilar. O termo se refere a assumir a textura natural dos fios, e nessa onda, muitas pessoas deixaram de lado os alisamentos químicos e resolveram aceitar seus cachos.

Isso é maravilhoso, pois reflete uma mudança no comportamento da sociedade, que sempre impôs um padrão de beleza que consistia em ter os fios lisos. Com isso, hoje vamos falar mais sobre os cabelos cacheados, quais os tipos, cuidados necessários, produtos ideais e muito mais.

Se você é do time dos cachos ou gosta do assunto, continue a leitura desse post.

Tipos de cachos

Quando se fala em cachos, é fundamental compreender quais são os tipos. Sim, é isso mesmo, cabelos cacheados estão muito longe de ser todos iguais. Cada tipo de cacho tem suas particularidades e necessita de cuidados específicos para a finalização.

A classificação dos cachos é definida através de uma tabela de curvatura dos fios. Ela é dividida em número e letras, partindo do 1 — fios lisos, passando pelos ondulados — 2, cacheados — 3, até chegar nos crespos — 4. Veja abaixo a tabela e entenda melhor suas representações:

  • 2A: os fios são quase lisos, sem muita definição e geralmente com pouco volume;
  • 2B: fios com ondulações soltas e mais abertas;
  • 2C: aqui os cachos já são visíveis e as ondas são mais acentuadas, lembrando o formato de um ‘S’;
  • 3A: cachos definidos e um pouco mais volumosos;
  • 3B: aqui, os cachos começam a fechar e ficas mais definidos. Em geral, as pontas são secas e raiz mais oleosa;
  • 3C: os cachos têm uma espiral bem definida e mais fechada;
  • 4A: aqui entramos na categoria dos fios crespos. As espirais dos cachos são fechadas e os fios continuam cacheados quando molhados, apenas perde um pouco a definição.
  • 4B: também conhecidas como as famosas “molinhas”, as espirais são bem fechadas e os fios são mais densos e frágeis;
  • 4C: aqui temos os cabelos bem crespos, com fios densos e espirais bem fechadas e estreitas.

Entender qual o seu tipo de cacho te ajuda a usar os produtos certos, além de te orientar na finalização perfeita para definir os fios.

Cuidados com os Fios Cacheados e Crespos

Os fios cacheados necessitam de cuidados diferentes dos fios lisos. Isso não quer dizer que sejam mais difíceis de cuidar, eles apenas necessitam de uma rotina diferenciada, assim como produtos específicos.

Antes de mais nada, é importante lembrar que assim como usamos produtos específicos para o nosso tipo de pele no skincare, o mesmo vale para os cabelos. Portanto, se você tem fios cacheados ou crespos, busque produtos indicados para o seu tipo de fio.

Lavagem

Partindo disso, começamos pela lavagem. Vale lembrar que os cabelos cacheados, em geral, são menos oleosos que os lisos, portanto, não precisam ser lavados todos os dias. Antes de lavar, é preciso desembaraçar os fios, para que não quebrem. O ideal é usar os dedos, um pente de dentes largos ou do tipo garfo, para desembaraçar os cachos sem danificá-los. Para facilitar esse processo, separe mechas finas e vá desembaraçando devagar.

Hidratação

A hidratação é essencial para manter os fios saudáveis e bonitos, principalmente para as (os) cacheadas (os), que tendem a ter os fios mais ressecados. Como já dissemos, use sempre condicionador e máscaras indicados para cabelos cacheados ou crespos, que garantem o nível ideal de hidratação para os fios.

Lembre-se de aplicar o condicionador e/ou a máscara somente no comprimento dos cabelos, evitando a raiz. Para finalizar a hidratação, os cremes para pentear são uma ótima pedida, pois além de hidratar, também ajudam a definir os cachos e combater o frizz.

Finalização/Definição

Após lavar e hidratar os cabelos é a hora da finalização, que garante aquele efeito de capa de revista com cachos definidos. A melhor opção para os cabelos cacheados (ou encaracolados, como preferir) é deixar secar naturalmente.

Isso porque o secador pode ressecar os cabelos e dificultar a modelação dos cachos. Mas, caso você prefira secar, aplique antes um leave-in com proteção térmica e use um difusor de cachos, para ajudar a definir e modelar os fios e não danificá-los tanto, pois ele mantém o jato de calor mais difuso.

Outra opção para tirar a umidade dos fios, é utilizar uma toalha e ir pressionando levemente os cachos de baixo para cima, para retirar o excesso de água e já ir definindo os cachos. Evite esfregar a toalha, pois esse movimento causa estática e pode resultar em frizz.

Para te ajudar nessa etapa de finalização, você pode utilizar produtos como:

  • Creme para pentear: ajuda a pentear e desembaraçar os fios;
  • Leave-in: ajuda a desembaraçar os fios, reduzir o frizz e a proteger contra os danos externos, como calor e poluição, por exemplo;
  • Spray anti-frizz: como o nome já diz, ele ajuda a reduzir os temidos fiozinhos levantados, conhecidos como frizz;
  • Ativador de Cachos: pode ser usado antes do leave-in, para ativar e definir os cacho e reduzir o volume;
  • Óleos vegetais: são indicados para tratar as pontas secas e danificadas.

Contudo, evite usar muito produto para não pesar os fios e dificultar a formação dos cachos. Também é importante lembrar de evitar pentear os fios secos, pois isso acaba com a definição dos cachos. Se precisar desembaraçar ao longo do dia, prefira usar os dedos ou um pente de madeira com dentes largos.

Uma técnica muito usada na finalização dos cachos é a fitagem, que pode ser feita com uma máscara sem enxágue ou outro finalizador. Basta separar o cabelo em mechas e ir aplicando o produto no comprimento.

Em seguida, passe os dedos entre as mechas e faça movimentos para amassá-los, de baixo para cima, e soltá-los. Essa técnica garante uma definição incrível para os cachos por vários dias.

Cortes para cabelos Cacheados e Crespos

Aqui entramos em um assunto que é quase um tabu: o corte de cabelo para os fios cacheados. Muitas pessoas têm medo de cortar os fios e perder a definição dos cachos, ou ficarem muito curtos, etc.

Contudo, é muito importante aparar os fios regularmente, para valorizar ainda mais a curvatura dos fios, controlar ou aumentar o volume, garantir pontas saudáveis e evitar que o cabelo pese e perca a definição.

Vale lembrar que ao cortar cabelos cacheados e crespos, é preciso considerar o fator de encolhimento. Quando os fios estão molhados, a tendência é que fiquem maiores, pois estão esticados. Contudo, ao secar o cacho se forma novamente e o comprimento dá uma subidinha. Não esqueça disso!

Cabelos Cacheados Curtos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o cabelo curto é perfeito para quem tem cachos. O comprimento pode diminuir o volume e trazer mais leveza. Uma ótima opção é o chanel de nuca batida e pontas mais alongadas, na altura do queixo. O segredo aqui, é concentrar o volume no topo da cabeça e deixar mais leve na base. O corte curto é prático, jovem e moderno! Confira algumas inspirações:

REPRODUÇÃO// Pinterest

Cabelos Cacheados Médios

Para quem acha o curto muito ousado, uma excelente opção são os cabelos médios, como o long bob, por exemplo, muito em alta nos últimos tempos. O corte médio proporciona um visual jovem e sofisticado. Você também pode abusar dos degradês e camadas, que garantem mais movimento ao corte. Veja esses exemplos:

REPRODUÇÃO// Pinterest

Cabelos Cacheados Longos

Para os fios longos, a dica é manter o corte das pontas sempre em dia, para eliminar as partes ressecadas e manter os fios saudáveis. Cortes repicados e com camadas, ajudam a equilibrar o volume dos cachos nos cabelos mais longos. Confira essas opções:

REPRODUÇÃO// Pinterest


Os cabelos crespos e cacheados são lindos, e como qualquer outro tipo de cabelo, precisam de cuidados constantes, hidratação e corte frequentes, para manter a saúde e a beleza dos fios.

Qual é o seu tipo de fio? Tem alguma dica de finalização que não encontrou aqui? Compartilhe conosco nos comentários! Continue acompanhando o Guia Make para mais dicas de cabelos, skincare, maquiagem e muito mais.