Cabelo Platinado

Saiba tudo sobre o Cabelo Platinado - Tipos, como conseguir o efeito, Inspirações e muito mais!

Sabemos que os cabelos loiros são bastante populares, também sabemos que não é nada fácil mantê-los sempre bonitos e saudáveis. Quando pensamos nos fios platinados então, a coisa complica ainda mais.

No post de hoje, vamos saber mais sobre os cabelos platinados, quais os tipos, como alcançar o tom, cuidados, produtos e muitas inspirações. Se você sempre quis ser platinada (o) e não sabe por onde começar, continue a leitura e saiba tudo o que você precisa!

O que é o cabelo platinado?

O cabelo platinado consiste nos fios descoloridos em um tom bem claro, quase branco, ou como o nome mesmo indica em uma nuance na cor platina. Contudo, a tonalidade também pode variar entre a cor champanhe e cinza.

Ele é uma tendência atemporal, muito pedida desde o tempo das grandes divas pop até hoje. A cor pode tender tanto para uma nuance mais fria, como o cinza, quanto mais quente como o dourado.

A tonalidade platinada funciona com todos os tons de pele (branca, morena, negra, amarela, etc.), mas é legal variar a temperatura da cor de acordo com o subtom da pele.

Tipos de Platinado

É comum as pessoas acreditarem que existe apenas um tipo de loiro platinado, que basta descolorir os fios e pronto. Mas não é bem assim que a coisa funciona. Além de existirem diferentes técnicas para descolorir e tonalizar os fios, você também pode definir qual subtom você quer para o seu cabelo platinado. Confira a seguir algumas opções:

Loiro platinado dourado

Essa é uma opção para quem gosta de um tom bem clássico de loiro platinado, no melhor estilo Marilyn Monroe. Ele possui reflexos mais quentes, o que confere bastante elegância, mas cuidados, pois essa tonalidade tende a amarelar se não tiver os cuidados corretos.

Loiro platinado neutro

Essa opção mistura alguns reflexos quentes e frios, para obter um resultado mais neutro, que não tende para nenhum lado. A vantagem do platinado neutro é que ele combina com todos os tons de pele.

Loiro platinado prateado

O cabelo platinado prateado possui um tom mais frio, e confere um visual mais moderno. Você pode optar pelos fios super brancos ou por uma tonalidade puxada para o acinzentado, que também fica bem legal para quem não tem medo de ousar.

Loiro platinado perolado

Como o próprio nome já diz, o platinado perolado é super brilhoso e cria um efeito com reflexos metalizados, que lembram muito o brilho das pérolas. Ela é uma mistura do dourado com o prateado.

Como conseguir o efeito?

A primeira dica que damos é: procure um (a) especialista para fazer isso! Essa é a forma mais segura de conseguir obter um cabelo platinado sem danificar tanto os fios. Além disso, é importante ir até o salão para que o (a) profissional avalie qual técnica será preciso utilizar para conseguir o efeito desejado.

Confira a seguir qual o passo a passo ideal para ter um cabelo platinado:

Faça um teste de mecha

O teste de mecha é essencial para verificar se os fios estão saudáveis, a ponto de resistirem ao procedimento sem risco de ficarem elásticos ou quebradiços. Além disso, é esse teste que irá garantir que o cabelo conseguirá alcançar o tom platinado desejado.

Prepare os cabelos antes da descoloração

Nas semanas que antecedem a mudança de visual, é fundamental ter um preparo nos fios, para que ao passar pelo procedimento, eles estejam fortes, resistentes e hidratados, para que não fiquem tão fragilizados com a química.

Essa preparação pode incluir uma hidratação e reconstrução capilar, por exemplo. A reconstrução repara as áreas fragilizadas e fortalece a fibra capilar. Já a hidratação, garante maleabilidade aos fios, além de mais brilho e maciez.

Respeite seus fios

Se você tem os fios muito escuros ou fragilizados por procedimentos químicos, como coloração ou alisamento, não será tão fácil e rápido assim alcançar o tom platinado. Isso porque fios danificados, podem ter um corte químico durante o processo de descoloração.

Para garantir que isso não aconteça, pode ser uma boa ideia descolorir os fios aos poucos, realizando o procedimento em etapas, até conseguir chegar na nuance ideal. Conforme as etapas, é importante caprichar nos tratamentos até a próxima descoloração. Assim, você consegue repor as proteínas e nutrientes essenciais para a integridade da fibra capilar e evitar maiores danos.

Técnicas

Dependendo do seu tipo de cabelo, textura do fio, cor natural ou se ele já tem outra coloração artificial, as técnicas que você pode utilizar para alcançar o loiro platinado podem variar. As opções mais indicadas para quem quer platinar o cabelo são:

Descoloração

Descolorindo os cabelos: Pixabay/artusfoto

A descoloração é a técnica mais indicada se você tem o cabelo virgem e em uma tonalidade escura e quer alcançar o loiro platinado. Ela retira o pigmento natural do fio até chegar ao loiro super claro, utilizando para isso pó descolorante e água-oxigenada.

Essa é a técnica mais comum para alcançar o platinado em cabelos que ainda não possuem nenhuma tintura. Após a limpeza da coloração dos fios com a descoloração, é necessário fazer uma matização para chegar no efeito desejado, seja ele dourado, acinzentado, etc.

Decapagem

A decapagem é a técnica de remoção dos pigmentos artificiais do seu cabelo, ou seja, é a técnica indicada para quem já possui os cabelos tingidos, mas quer clareá-los para chegar ao loiro platinado.

Assim como a descoloração, essa é uma técnica que deve ser feita por um (a) profissional especializado (a) e com os produtos certos, para não danificar os fios.

Ela remove os pigmentos da coloração anterior e deixa os fios prontos para receber a nova cor, tirando possíveis manchas e deixando no tom correto.

Coloração com Tintas clareadoras

Essa técnica é indicada somente para quem já tem os fios naturalmente loiros ou castanho-claro e quer alcançar o efeito platinado. Mas é importante reforçar que nenhuma tinta clareia tinta! Essa opção é válida somente para os cabelos claros naturais. As tintas clareadoras quando misturadas com uma tintura de coloração permanente, oferecem abertura de até cinco tons da tonalidade natural dos cabelos.

Tonalizar o platinado periodicamente

É fundamental lembrar que manter o cabelo platinado dá trabalho, não basta apenas descolorir, matizar ou tonalizar e achar que o trabalho acaba por aí. Após a descoloração, é preciso tonalizar os fios para conseguir deixar o cabelo platinado e tirar o aspecto amarelado que costuma ficar após descolorir os fios.

Por ser uma coloração mais translúcida, o tonalizante acaba desbotando mais rapidamente, o que exige retoques mais frequentes. Isso pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com a cor escolhida, o tipo do fio, etc. A média mais comum de intervalo entre os retoques é de seis semanas.

Cuidados

Como já dissemos aqui, manter o cabelo platinado dá trabalho, mas não é só ele. Na verdade, cuidar dos cabelos da forma correta demanda certo empenho, mas vale muito a pena se você quer ter fios bonitos e saudáveis.

Por passar por diversos procedimentos químicos para alcançar a cor, o cabelo platinado precisa de reconstrução e hidratação frequentes. Por isso, é importante ter um cronograma capilar alinhado com essas necessidades e utilizar produtos de qualidade. Confira a seguir alguns cuidados pontuais bem importantes:

  • Antes da descoloração ou decapagem, é fundamental fazer uma hidratação poderosa, para repor a água da fibra capilar e deixar os fios sortes e saudáveis para receberem a química;
  • Após o procedimento de limpeza do pigmento dos fios, é comum que eles fiquem frágeis, quebradiços e até mesmo elásticos. Neste momento o ideal é apostar em uma reconstrução capilar, que devolve a queratina e fortalece a fibra capilar;
  • Todos os tipos de cabelos, mas principalmente os platinados, precisam de proteção térmica. É essencial proteger os fios das ferramentas de calor, como secador, chapinha, babyliss, etc. Isso porque esses equipamentos podem ressecar ainda mais os fios e até quebrar.

Produtos

Confira a seguir uma lista com alguns produtos essenciais para quem quer platinar os cabelos e cuidar direitinho para que ele fique sempre lindo, forte e saudável.

Shampoo

  • Kit Expert Blondifier Cool Duo - L'Oréal Professionnel
  • Kit Shampoo E Condicionador Matizador Meu Liso - Salon Line
  • Shampoo Matizante Platinado - Flores e Vegetais
  • Kit Matizante Shampoo+condicionador+finalizador - Bio Extratus
  • Kit Matizador Platinum Blond Shampoo + Máscara - Forever Liss

Máscara

  • Matizador Loira Platinada Hidratação Profunda Profissional - Yllen
  • Matizador Black Platinum - New Liss Hair
  • Máscara Intensive Repair Desliza Platinum - Triskle
  • Máscara Banho de Pérola - Forever Liss
  • Máscara Expert Blondifier Cool - L’oreal

Umectação

  • Umectação Oliva - Lola Cosmetics
  • Máscara de Umectação Capilar OLIVE OIL - Forever Liss
  • Óleo de Umectação Tô de Cachos Coco Puríssimo - Salon Line
  • Kit de Óleos Hidratação Nutrição E Umectação - Bio Extratus
  • Óleo de Tratamento Capilar Amo Cachos Rícino Umectação - Griffus

Banho de brilho

  • Keraton Banho De Brilho Ice Cinza Platinado - Kert
  • Splendore Banho de Brilho Tonalizante Platina - Avora
  • Tonalizante Hidratante Banho de Brilho Platina - Bioseve

Retoque de coloração

  • Coloração Permanente Color Total Louro Platino Cinza Intenso - Salon LIne
  • Kit Matizador Tonalizante Platinado - L'una System
  • Matizador Platinum Para Cabelo Loiro Platinado 250g - Mairibel

Inspirações

De nada adianta ficar falando de cabelo platinado e não mostrar não é mesmo? Separamos então diversas inspirações de fios platinados para você se inspirar e ver que ele combina com todos os cortes, formatos de rosto, tons de pele, etc. Confira!

Curto

Cabelo Platinado Frio - Corte Pixie: Pinterest/Dicas de Mulher

Cabelo Platinado Frio - Corte Pixie com costeletas: Pinterest/Gshow

Cabelo Platinado Frio - Corte Curto repicado: Pinterest/sitedebelezaemoda.com.br

Cabelo Platinado Acinzentado - Corte Chanel: Pinterest/Oibonita

Cabelo Platinado - Corte Curto: Pinterest/Oibonita

Cabelo Platinado Gelo - Corte Curto com franja: Pinterest/Swaglored

Cabelo Platinado - Corte Curto reto: Pinterest/Dicas de Mulher

Cabelo Platinado Gelo - Corte Curto reto: Pinterest/Vida de Realeza

Cabelo Platinado Acinzentado - Corte Curto: Pinterest/Mane Interest

Cabelo Platinado - Corte Curto: Pinterest/Juliana Rakoza

Médio

Cabelo Platinado - Corte Médio: Pinterest/Beleza Extraordinária

Cabelo Platinado Prateado - Corte Médio: Pinterest/Wattpad

Cabelo Platinado Dourado - Corte Médio: Pinterest/MakeBeautiful

Cabelo Platinado - Corte Médio: Pinterest/Behindtechhair.com

Cabelo Platinado Prateado - Corte Médio: Pinterest/Mackenzie's Marketplace

Cabelo Platinado Perolado - Corte Médio: Pinterest/Zara.com

Cabelo Platinado Dourado - Corte Médio: Pinterest/Vida e Estilo

Cabelo Platinado Perolado - Corte Médio Liso: Pinterest/Donna Dunn

Cabelo Platinado Prateado - Corte Médio: Pinterest/Rafa Lifestyle Blog

Cabelo Platinado com Luzes - Corte Médio: Pinterest/The Right Hairstyles

Longo

Cabelo Platinado Dourado - Corte Longo: Pinterest/Girlsinsights

Cabelo Platinado - Corte Longo: Pinterest/EvaHair

Cabelo Platinado - Corte Longo: Pinterest/@trusshair

Cabelo Platinado Perolado - Corte Longo: Pinterest/Maquiagem Moda Lifestyle

Cabelo Platinado Prateado - Corte Longo: Pinterest/Wattpad

Cabelo Platinado - Corte Longo: Pinterest/@thatbarbiex

Cabelo Platinado - Corte Longo Liso: Pinterest/Frisur

Cabelo Platinado - Corte Longo: Pinterest/Rafa Lifestyle Blog

Cabelo Platinado Perolado - Corte Longo Liso: Pinterest/Maquiagem Moda Lifestyle

Cabelo Platinado - Corte Longo: Pinterest/Amazon

Crespo/Cacheado

Cabelo Platinado Acinzentado - Cacheado/Crespo: Pinterest/UhairOfficial

Cabelo Platinado Perolado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Golden Queen

Cabelo Platinado Dourado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Dicas de Mulher

Cabelo Platinado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Oibonita

Cabelo Platinado Prateado - Cacheado/Crespo: Pinterest/The Beholder(twitter)

Cabelo Platinado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Guita Moda

Cabelo Platinado Prateado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Blog S.O.S Pedro

Cabelo Platinado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Guita Moda

Cabelo Platinado Dourado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Essence Magazine

Cabelo Platinado - Cacheado/Crespo: Pinterest/Juliana Rakoza


E aí, ficou com mais ou menos vontade de ter o cabelo platinado depois desse post? Não precisa entrar em pânico, se esse é o seu sonho busque um bom profissional ou uma boa profissional e verifique se os seus fios aguentam.

Caso positivo, é só se jogar no platinado! Uma boa dica para evitar a manutenção tão frequente é apostar na raiz esfumada, principalmente se o seu cabelo natural é escuro. Essa técnica consiste em deixar um dedo da raiz na cor natural, ou em um tom intermediário, e criar um degradê suave para a parte descolorida.

Dessa forma você garante mais durabilidade à cor, já que não terá uma linha delimitando a parte do cabelo que cresceu. Dessa forma, a transição fica bem mais natural e possibilita espaçar mais os retoques de raiz.

Gostou das dicas? Se você ainda tem dúvidas, deixe um comentário aqui para nós! Continue acompanhando o Guia Make para saber mais sobre Cabelos, Maquiagem, Cuidados com a pele e muito mais.