Cílios Fio a Fio

Cílios Fio a Fio: o que é, como é feito e muito mais!

Não é segredo para ninguém que cílios volumosos são o desejo de muita gente. Para conseguir esse efeito, há diversas opções às quais você pode recorrer, desde produtos, como primer e máscaras de cílios, até procedimentos, como alongamento ou extensão dos fios.

Com tanta variedade de procedimentos disponíveis no mercado, fica difícil saber qual o mais indicado para você. Por isso, no texto de hoje, vamos tirar suas dúvidas sobre os cílios fio a fio, uma técnica que caiu no gosto popular e se tornou o queridinho de quem quer cílios mais longos e volumosos, com um efeito natural. Para saber tudo sobre essa técnica, continue a leitura.

O que é Cílios Fio a Fio?

O procedimento de cílios fio a fio consiste na aplicação de fios sintéticos de seda sobre cada cílio natural, alguns milímetros depois da raiz. Isso é feito com uma cola própria, aplicada fio a fio, em toda a extensão da pálpebra.

Cada fio possui tamanho e curvatura diferentes, para garantir um efeito mais natural ao alongamento. Como resultado, a (o) cliente consegue obter cílios mais alongados, curvados e volumosos, o que confere um olhar bem marcante.

Como é feito e qual a duração?

Profissional realizando procedimento de cílios fio a fio: Pexels/Nataliya Vaitkevich

Primeiramente, é importante ressaltar que o procedimento deve ser feito por profissionais especializados, com os instrumentos e materiais próprios para a realização da técnica.

A duração do procedimento é de até 3 meses, contudo, é recomendado que se faça a manutenção a cada 15 a 20 dias no máximo. Para obter a máxima duração, é importante seguir as recomendações de cuidado.

Confira a seguir o passo da técnica de aplicação de cílios fio a fio:

Higienização

Para a higienização dos fios naturais, é utilizado um shampoo ou sabonete líquido neutro diluído em água, com uma válvula pump para formar uma espuma leve. A limpeza é feita com o auxílio de um pincel de maquiagem limpo. Após a limpeza, é feito o enxágue com água e a secagem com o auxílio de um lencinho de papel.

Isolamento dos fios inferiores

Cílios inferiores isolados com fita própria: Pexels/Nataliya Vaitkevich

Embora exista a opção de alongamento nos cílios inferiores, ela é bem menos comum. Portanto, para o alongamento dos cílios superiores, é necessário isolar a área de baixo com uma fita própria para a realização da técnica. Nela, é feito o desenho do design que será utilizado na disposição dos fios que serão aplicados. Após essa preparação, é que começa a colagem em si.

Verificação do crescimento (no caso de manutenção)

Essa etapa só vale no caso da manutenção. É feita uma análise do crescimento dos cílios que, se estiverem muito para a frente, precisam ser retirados e ser feita a recolocação.

Colocação

Materiais utilizados para realizar o procedimento de cílios fio a fio: Pexels/Nataliya Vaitkevich

Com o auxílio de uma pinça, é feito o isolamento do cílio natural dos demais. Após escolher o melhor fio para ser aplicado, a (o) profissional passa cola em sua extensão — do começo para o meio, sem pegar a ponta — e o posiciona de forma que acompanhe o cílio natural.

Colocação dos cílios fio a fio: Pexels/Nataliya Vaitkevich

Vaporização

A cola utilizada no alongamento dos cílios seca com a ajuda da umidade. Por isso, ao finalizar o procedimento, é aplicado um jato de vapor na região.

Cuidados

Para um melhor resultado e durabilidade do procedimento, é preciso ter alguns cuidados essenciais. Confira a seguir, o que fazer para manter seus cílios bonitos por mais tempo:

  • Evite usar máscara de cílios à prova d’água, pois, a remoção é mais difícil e pode acabar danificando os fios postiços;
  • Quando utilizar máscara de cílios (comum), evite aplicar o produto na raiz dos fios, para facilitar a remoção;
  • Evite utilizar demaquilante à base de óleo, pois ele pode acabar removendo a cola utilizada no alongamento dos cílios fio a fio;
  • Evite esfregar os olhos, para não desgrudar os cílios;
  • Evite banhos de piscina, pois o cloro pode afetar a cola;
  • Evite o atrito dos olhos no travesseiro ao dormir, pois, o atrito pode remover os fios.

Diferença entre alongamento e extensão de cílios

O alongamento de cílios é utilizado para técnica do fio a fio. Esse procedimento tem duração aproximada de até 3 horas, em que o (a) profissional utiliza uma pinça para colocar individualmente um fio artificial de cada vez. Essa técnica promove alongamento e volume aos fios.

Já na extensão de cílios, diferente do alongamento fio a fio, são utilizados tufos de até 6 fios finos. Essa técnica é conhecida como Volume Russo, que tem a função principal de dar volume aos cílios, preenchendo os espaços vazios.

A principal diferença entre o alongamento e a extensão de cílios, é que a primeira prioriza o alongamento dos fios, e a segunda prioriza o volume. Assim, é possível escolher qual o resultado almejado para definir, qual das técnicas atente melhor as suas necessidades.

Dúvidas frequentes

Confira a seguir, algumas dúvidas comuns quando o assunto é cílios fio a fio:

É preciso pentear os fios sintéticos diariamente?

Sim. Os (as) profissionais que realizam o procedimento, recomendam pentear os fios sintéticos diariamente, com bastante cuidado e com uma escova apropriada, semelhante a um aplicador de máscara de cílios. Isso ajuda a manter os fios sempre no lugar, para um efeito mais bonito e natural.

Posso usar maquiagem nos olhos após o procedimento?

Essa é uma dúvida bastante comum e a resposta é que sim, é permitido usar máscara de cílios e maquiagem em geral nos olhos após o procedimento. A única recomendação, é não aplicar produtos na base dos cílios e evitar rímel à prova d’água.

Devo dar um intervalo entre a realização do alongamento fio a fio?

Sim. A recomendação é que após realizar o procedimento várias vezes consecutivas, é importante fazer uma pausa de ao menos um mês, para que os cílios e a pálpebra possam respirar.


Com tantas opções para garantir cílios mais longos e volumosos, não há mais desculpas para não ter aquele olhar marcante que você sempre sonhou. Atualmente, você consegue escolher a técnica que garante o resultado que você quer.

Se você gosta de dicas de beleza, maquiagem, cuidados pessoais e muito mais, continue acompanhando o nosso conteúdo no blog e nas redes sociais. Conte aqui nos comentários, qual técnica você utiliza para ter cílios mais bonitos.