Categorias de Fragrâncias

Conheça todas as Categorias de Fragrâncias: Perfume, Colônia e Eau de Toilette e Mais

Muitas vezes, usamos o termo perfume para nos referir a diferentes produtos. Isso porque é difícil saber diferenciar os temos Parfum, Eau de Parfum, Eau de Cologne, Eau de Toilette, Body Splash, etc. Você provavelmente já ouviu esses nomes mas também não sabe ao certo ao que cada um deles se refere.

Essas definições não são apenas uma estratégia de marketing, elas servem para indicar a composição de cada fragrância, o que determina a intensidade da concentração qual seu tempo de fixação na sua pele.

As fragrâncias são misturas complexas de diferentes ingredientes, que podem ser obtidas de fontes naturais ou sintéticas. Elas são extraídas em forma de óleos e, posteriormente, dissolvidas em solventes (geralmente álcool) para harmonizar a mistura de aromas.

Quanto maior a concentração desses óleos, maior será a intensidade da fragrância e a sua fixação e duração na pele. Portanto, a fragrância nesse caso, é um termo genérico usado para se referir à combinação dos aromas.

No post de hoje, vamos entender as nomenclaturas utilizadas para definir as fragrâncias e qual a diferença entre elas. Elas estão separadas de acordo com a concentração de fragrância, em ordem crescente. Se você também tem essa dúvida, continue a leitura do post.

Água fresca (Eau Fraîche)

Essa é uma versão mais diluída de uma fragrância, também conhecida como body splash ou água de cheiro. Em geral, ela é composta por 1% a 3% de óleos dissolvidos em álcool e água. Sua duração costuma ser de no máximo uma hora na pele. Ela é ideal para ser aplicada logo após o banho, como um desodorante corporal.

Água de Colônia (Eau de Cologne)

Água de Colônia é o termo mais antigo para se referir a uma fragrância. Seus aromas costumam ser leves, frescos e frutados, e sua composição atualmente, varia entre 2% a 4% de óleos aromáticos diluídos em álcool e água. Em geral, a água de colônia é mais usada durante o dia ou como um pós-banho, e tem uma fixação baixa, com duração de cerca de duas horas na pele.

Colônia (Eau de Toilette)

Parece confuso né, mas colônia é a tradução para eau de toilette e não, não é a mesma coisa que água de colônia. Ela é caracterizada por conter em sua composição de 5% a 15% de essência pura de fragrância dissolvida em álcool.

Em geral, a colônia tem uma fixação média e dura cerca de 3 horas na pele, o que a torna ideal para usar após o banho, para uma sensação refrescante e perfumada em dias mais quentes.

Eau de Parfum ou Deo Parfum

O termo não tem uma tradução específica, mas se refere a fragrâncias que possuem uma composição que contém de 15% a 20% de essência de fragrância pura, e costuma ter alta fixação na pele e duração de cerca de 5 a 8 horas. Esta é uma fórmula bastante popular, por ser a segunda opção de essência com maior fixação e durabilidade.

Nela, 70% do aroma se perde após algumas horas e cerca de 30% permanece ao longo do dia. Isso torna o Deo Parfum um excelente custo-benefício, já que contém uma boa concentração de óleos, mas não pesa tanto no bolso quanto o perfume.

Perfume (Parfum)

O perfume é a opção mais cara e mais concentrada de todas as fragrâncias. Sua textura pode ser um pouco mais oleosa, pois ele é composto de 20 a 30% de essência pura. Sua fixação na pele é alta e a duração pode ser de até 12 horas.

Ele deve ser aplicado em pequena quantidade (uma borrifada em cada ponto), devido à alta concentração do aroma. O ideal, é que ele não seja borrifado tão próximo da pele, mas sim a uma distância de no mínimo vinte centímetros.

Produtos

Para te ajudar a entender melhor e não restar nenhuma dúvida, listamos abaixo alguns produtos queridinhos de cada uma das categorias. Confira:

Água Fresca (Eau Fraîche)

  • Acqua Fresca — O Boticário;
  • Eau Fraîche Man — Versace;
  • Eau Fraiche Soleil des Vignes — Caudalie.

Água de Colônia (Eau de Cologne)

  • Água de Colônia Tranquilidade — L’occitane;
  • Lavender Eau de Cologne — L’occitane;
  • Mamãe e Bebê — Natura.

Colônia (Eau de Toilette)

  • Colônia Figo da Turquia — Phebo;
  • Colônia 21 Feminina — Le Lis Blanc;
  • Colônia Masculina — Acqua di Parma.

Eau de Parfum ou Deo perfume

  • Good Girl — Carolina Herrera;
  • La Vie est Belle — Lancôme;
  • Eau de Parfum N°34 Masculino — Hugo Boss.

Perfume

  • n.º 5 — Chanel;
  • Idole — Lancôme;
  • Sauvage Parfum Masculino — Christian Dior.

Como Aplicar

Além de escolher seu tipo de fragrância favorito, é importante saber como aplicá-la para melhorar a sua fixação e potencializar sua duração na pele. Confira a seguir algumas dicas:

  • Aplique a fragrância de duas a três vezes, nos casos de terem uma concentração menor de óleos aromáticos;
  • Os melhores luares para aplicar, são em áreas do corpo com alta circulação sanguínea como pulsos, atrás das orelhas, na parte interna dos cotovelos e atrás dos joelhos;
  • Após borrifar, evite esfregar a região;
  • Se for aplicar o perfume após o banho, espere um pouco! O corpo quente faz o perfume evaporar mais rápido. Portanto, aguarde até a temperatura corporal voltar ao normal;
  • Aplique um hidratante sem aroma nos locais onde pretende aplicar a fragrância. A pele ressecada faz o perfume durar menos.


Agora que você já sabe a diferença entre os produtos, você tem mais propriedade para escolher uma fragrância. Mas é importante lembrar que os aromas reagem de forma diferente com cada pele.

Por isso, nunca compre uma fragrância pelo cheiro que sentiu em um papel de tester. Prefira testá-la na sua pele e ficar algumas horas com ela, para ver como ela se comporta e como o aroma final fica na sua pele.

Gosta de saber mais sobre perfumes? Então continue acompanhando o Guia Make, e conte para nós aqui nos comentários qual a sua fragrância favorita!