Glitter

Glitter: quais são os principais tipos e para que servem

O glitter em sua composição comum, é feito com pedaços milimétricos de plástico ou metal de diversas cores. Ele é bastante utilizado na maquiagem facial e corporal, trabalhos artísticos diversos, entre outros.

Ele se tornou bastante popular nas maquiagens de carnaval, bloquinhos de rua ou desfiles de escolas de samba. Além disso, ele também sempre foi bastante utilizado em fantasias, maquiagens artísticas ou de festas infantis.

Uma maquiagem bem elaborada com glitter no rosto ou corpo, muitas vezes dispensa o uso de fantasias. Mas você sabia que não existe só um tipo de glitter? Se você quer saber mais, continua a leitura desse post.

Principais Tipos e Para que servem

Gliter em pó perolado (Stux/Pixabay)

O Glitter, como já dissemos, pode ter os mais diversos usos, desde a maquiagem até a trabalhos artísticos. É importante utilizá-los segundo a sua função específica, para não correr nenhum risco de aplicar no rosto um produto que não é dermatologicamente testado. Por isso, confira a seguir quais são os principais tipos de glitter e para que servem:

Glitter em pó: essa é a opção mais popular e por isso, bem fácil de encontrar em qualquer loja de cosméticos ou de fantasias. Ele é mais fininho que os demais e seus usos são diversos, como maquiagens corporais, artesanato e decoração.

Glitter em gel: em formato de bisnaga, essa opção pode ser utilizada para dar brilho ao corpo ou cabelos. A vantagem é que ele dispensa o uso de qualquer fixador, pois sua textura já adere muito bem na pele e cabelos.

Glitter para maquiagem: essa é a opção indicada para utilizar nos olhos ou rosto, ou lábios (por cima de um gloss, por exemplo), pois são testados dermatologicamente para este fim. Eles costumam ser mais finos, para não machucar o rosto, e são produzidos em diversas cores. Além disso, podem ser encontrados em diversos formados: em pó, em creme, gel, entre outros.

Glitter para unhas: muito popular atualmente, o glitter de unhas pode ser encontrado em diversos formatos, diluído no esmalte ou solto, para ser aplicado de forma artesanal. Além disso, pode ser mais fininho ou flocado, em pedaços maiores nos mais diversos formatos, coração, estrela, círculo, etc.

Glitter escolar: essa opção também é bastante popular, muito utilizado por nós na infância nas tarefas escolares, fixado com cola branca. Essa é a melhor escolha para trabalhos de artesanato e decoração. A textura é um pouco mais grossa que os demais e pode pinicar um pouco, por isso, não é indicado para uso no rosto ou corpo.

Glitter Biodegradável: essa opção é perfeita para quem, assim como nós, se preocupa com o meio ambiente. O glitter biodegradável é um produto orgânico, que se dissolve na água e é atóxico, o que o torna mais seguro para o uso pessoal.

Principais características

Olho com glitter dourado ao redor (Allen/Pexels)

As opções são diversas e é importante se atentar para a indicação de uso de cada uma, pois pode ser perigoso usar no rosto uma opção indicada somente para uso artesanal. Confira a seguir, as principais características de cada tipo de Glitter:

Glitter em pó: é ótimo para ser usado no corpo por ser mais fininho, além de ser bastante versátil.

Glitter em gel: pode ser considerada a opção mais prática devido à sua textura em gel e alta fixação.

Glitter para maquiagem: para quem pretende usar no rosto, essa é a opção mais indicada, por ser produzida especificamente para isso. Ele é mais seguro para aplicar na pele, ainda mais no rosto que é ainda mais sensível.

Glitter para unhas: pode vir dentro do esmalte ou ser aplicado sobre ele, além de poder ser utilizado como acabamento de alongamentos.

Glitter escolar: indicado somente para uso artesanal, não sendo uma boa opção para uso pessoal.

Glitter Biodegradável: essa opção é perfeita por não poluir o meio ambiente. Ele pode ser específico para uso pessoal ou artesanal, é preciso ficar atenta à indicação na embalagem.

Onde passar e como aplicar

Mulher com glitter no rosto (Daria Shevtsova/Pexels)

Por terem diferentes texturas, cada opção de Glitter tem uma forma de aplicação para uma melhor aderência na pele. Veja abaixo, qual o local adequado e a melhor forma de aplicar cada um deles:

Glitter em pó: pode ser encontrado para uso pessoal ou artesanal. Nas duas opções é preciso aplicar antes um fixador, para que ele possa aderir na pele ou na superfície desejada. Se for maquiagem, pode ser usado um primer específico para isso ou misturado em produtos em creme, já no uso artesanal, pode ser aplicada cola branca como base.

Glitter em gel: devido à sua textura, ele pode ser espalhado no corpo de forma uniforme, para que o glitter fique bem espalhado. O mesmo vale para a aplicação nos cabelos.

Glitter para maquiagem: a aplicação vai depender do tipo do produto. Para as versões cremosas, em gel ou pasta, podem ser aplicados com os dedos diretamente na pele. Já as opções em pó, precisam de um primer fixador para segurar o produto na pele. Além disso, é recomendado usar um pincel específico para glitter, feito de silicone, ou semelhante de cerdas sintéticas.

Glitter para unhas: eles podem ser aplicados diretamente nas unhas quando já diluídos no esmalte. Nas opções em pó ou flocados, podem ser aplicado no esmalte ainda molhado nas unhas, para poder grudar e da mesma forma, isso pode ser feito nos alongamentos em gel ou fibra de vidro, com o produto ainda molhado.

Glitter escolar: pode ser utilizado em qualquer superfície para artesanato, seja papel, tecido, tela, madeira, etc. Para grudar, também precisa de algum fixador ou cola. É indicado usar pincel para manusear o glitter, pois quando ele gruda na pele, é bem difícil de tirar.

Glitter Biodegradável: seu uso pode ser tanto pessoal quanto artístico, é importante verificar a indicação na embalagem. Em geral, o Glitter Biodegradável é em pó, e precisa de um fixador antes de ser aplicado. Como todo glitter em pó, é recomendado o uso de pincel ou outro aplicador.

Melhores Marcas

Diversas marcas apostam no glitter na sua linha de produtos, por serem bastante populares e bastante utilizados em diversas situações. Confira a seguir, algumas marcas que se destacam na produção de Glitter:

Vult

A Vult tem em sua linha, diversas opções de Glitter para maquiagem, a fim de atender à todos os gostos. As opções são: glitter em pó, pigmento com glitter (partículas mais finas), sombra líquida com glitter e pigmento com glitter biodegradável. As cores são lindas e com tantas opções, é difícil não encontrar uma que agrade ao seu gosto.

Shock

A marca Shock tem uma linha incrível de protetores solares com glitter na composição. Os produtos têm FPS25, são veganos, hipoalergênicos e cruelty free (não são testados em animais). As cores disponíveis são prata e dourado, e o protetor pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, pois é rapidamente absorvido na pele, ficando apenas o brilho. Já pensou que maravilha se proteger do sol e ainda ficar brilhando? Uma opção perfeita para o carnaval!

Catharine Hill

A Catharine Hill é uma marca de maquiagem profissional que produz excelentes glitters. As opções disponíveis são: em pó e flocado. Todos eles são dermatologicamente testados e podem ser utilizados nos olhos, rosto e corpo.

Ruby Rose

Como sempre, a Ruby Rose não para de surpreender. Eles lançam constantemente novidades, sempre antenados com as últimas tendências do mercado. A marca tem duas opções para maquiagem: glitter cremoso em potinhos individuais ou em formato de paleta com diversas opções de cores. A fixação e o preço são excelentes!


Se você também gosta de brilhar, pode escolher entre as diversas opções de Glitter a que melhor se adapta ao seu gosto. É importante lembrar, que o glitter para uso pessoal é um pouco difícil de tirar e para facilitar, a melhor opção é usar um demaquilante oleoso.

Gosta de conteúdo de maquiagem? Então continue acompanhando o nosso blog para ficar ligada nas nossas postagens.