Correção de Sobrancelhas

Correção de sobrancelhas: quais os melhores produtos e como aplicar

Para uma maquiagem perfeita, é importante cuidar de todos os detalhes, como as sobrancelhas, por exemplo. Elas são a moldura dos olhos e, para o resultado final da maquiagem ficar harmonioso, é preciso dar uma atenção a elas.

A tendência das passarelas, tem mostrado sobrancelhas mais naturais, com excesso de pelos e bagunçada. Tem que goste de sobrancelhas mais naturais, e tem quem prefira elas mais desenhadas.

Independente disso, o mais importante é você estar feliz e satisfeita (o) com elas. Para isso, trouxemos algumas dicas de correção de sobrancelhas nesse texto. Se você gosta desse assunto, continue lendo e saiba mais.

Principais tipos de produtos e para que servem

Para cada efeito desejado, há um produto específico. Confira a seguir quais são os principais tipos e para que servem:

Sombra

Corrigindo a sobrancelha com pincel chanfrado (master1305/Freepik)

A sombra foi por muito tempo o meu produto preferido para corrigir as sobrancelhas. Existe no mercado, sombras específicas para essa finalidade, que costumam ter uma pigmentação e textura diferentes das utilizadas nos olhos.

Contudo, você também pode usar a que você tiver em casa, contanto que ela tenha o tom parecido com o da sua sobrancelha. É importante que ela seja opaca e tenha o fundo acinzentado, para que o resultado fique mais natural.

A sombra serve para cobrir as falhas das sobrancelhas, deixando um aspecto mais natural e esfumado.

Creme ou pasta

Os produtos em gel ou creme, são parecidos com delineadores em gel e, assim como eles, devem ser aplicados com um pincel chanfrado. Esse tipo de produto é indicado para quem tem bastante falhas e uma sobrancelha mais rala, com poucos pelos.

Esses produtos servem para dar mais textura aos fios, de maneira a engrossá-los, fazendo parecer que a sobrancelha é mais “cheia”. Além de camuflar bem os fios brancos, eles também costumam ter maior duração, pois aderem bem aos fios.

Caneta

A caneta para delinear as sobrancelhas, é semelhante a uma caneta delineadora de olhos. Ela é uma novidade na correção de sobrancelhas, que ficou popular por ter a ponta bem fina, que serve para desenhar os pelos, fio a fio.

O objetivo é deixar um efeito mais natural, porém, se você não tomar cuidado, a sobrancelha pode ficar desenhada demais e nada natural. A caneta é mais indicada para quem já tem habilidade com esse tipo de produto.

Lápis normal

Mulher corrigindo a sobrancelha com lápis normal (Racool_studio/Freepik)

Um produto bastante popular quando se fala em correção de sobrancelhas é o lápis. O formato é igual a um lápis de olho, com uma consistência um pouco mais firme e é de apontar.

A diversidade de cores costuma ser um pouco menor do que a de outros produtos para as sobrancelhas. No entanto, o mais conhecido é na cor universal, que costuma se adaptar bem a diferentes tonalidades de fios.

Lápis retrátil

Um dos meus produtos favoritos para corrigir as sobrancelhas é o lápis retrátil. A textura dele é bem parecida com o lápis normal, porém, um pouco mais maleável e desliza mais fácil, não correndo o risco de arrancar nenhum pelo.

Ele serve para desenhar os pelos fio a fio, cobrir falhas e até fazer um contorno mais desenhado. Na minha opinião, é o produto mais prático e versátil. Atualmente, há opções com a ponta super fina (amo!).

Gel

Meu segundo produto favorito é o gel para sobrancelhas, que é o que eu mais uso no dia a dia. Ele é super prático e deixa um efeito muito natural. A embalagem é semelhante a um rímel e, o produto pode ser incolor ou da tonalidade dos fios.

Além de preencher levemente a sobrancelha, ele deixa os fios mais grossos, o que ajuda a dar mais volume e, fixa os fios no lugar, evitando aquele aspecto bagunçado.

Principais características

Para escolher qual produto melhor se adapta ao seu caso, é importante conhecer as principais características de cada um deles. Confira abaixo:

  • Sombra: deixa um efeito bastante natural, tem uma boa variedade de cores mas precisa de um aplicador, que nem sempre vem com o produto (ou o que vem é daqueles bem pequenos e ruins de usar).
  • Creme ou pasta: tem maior fixação e durabilidade. É ideal para quem tem muitas falhas para preencher e quer dar um efeito de sobrancelha mais “cheia”. Contudo, também precisa de um aplicador que nem sempre acompanha o produto.
  • Caneta: ideal para quem tem falhas bem pontuais, e gosta de fazer apenas pequenas correções e desenhar alguns pelinhos. É preciso ter bastante precisão nas mãos para desenhá-los.
  • Lápis normal: prático para levar na bolsa, porém, mesmo quando apontado, a ponta não fica tão fininha para desenhar os pelos. Alguns, acompanham uma esponjinha ou escovinha para esfumar o produto.
  • Lápis retrátil: prático para carregar na necessaire e muitos, já tem uma escovinha na ponta, que ajuda a esfumar o produto e pentear a sobrancelha, além de não precisar de aplicador.
  • Gel: bastante prático também e ideal para quem quer um efeito mais natural. A aplicação é muito fácil e, além de preencher, ele também deixa os fios no lugar.

Como fazer a correção

Mulher penteando a sobrancelha (cottonbro/Pexels)

Cada produto tem uma aplicação específica, uns mais fáceis e outros mais difíceis. A escolha do produto ideal, vai depender do efeito que você quer e também da sua habilidade na hora da aplicação. Acompanhe a seguir, como cada um deles pode ser aplicado para corrigir as sobrancelhas:

  • Sombra: deve ser aplicada com um pincel chanfrado, pegando pouco produto e delimitando o desenho da sobrancelha. Em seguida, é só preencher o formato definido.
  • Creme ou pasta: deve ser aplicado com um pincel chanfrado, da mesma forma que a sombra, porém, é importante pegar pouco produto por vez, para não fazer bagunça, devido à textura cremosa.
  • Caneta: pode ser aplicada com a ponta do produto, em movimentos no sentido do crescimento dos pelos, desenhando pequenos fios para preencher as falhas. É importante manter a mão bem leve, para não pesar no traço.
  • Lápis normal: pode ser aplicado com a ponta do produto (sempre bem apontado), desenhando pequenos fios e preenchendo as falhas. Se o lápis for muito seco, o ideal é aquecer a ponta dele, riscando a mão em movimento de vai e vem, até ele ficar mais emoliente, para não correr o risco de arrancar nenhum pelinho.
  • Lápis retrátil: basta girar a base do produto para subir a ponta e, então é só delinear as sobrancelhas, cobrindo as falhas, desenhando o formato desejado e preenchendo com risquinhos finos, semelhantes aos fios.
  • Gel: o produto pode ser aplicado com a própria escovinha da embalagem e, é importante tirar o excesso antes de aplicar nos pelos. Ele deve ser aplicado no sentido do crescimento dos fios, para dar um efeito natural e fixá-los no lugar certo.

Melhores Marcas/Produtos

Algumas marcas são pioneiras em produtos para as sobrancelhas e, se destacam não somente pela qualidade, mas também, pela variedade de cores e diversidade de produtos.

Confira a seguir, algumas dessas marcas queridinhas das (os) amantes de sobrancelhas perfeitas:

Benefit

A marca do meu lápis retrátil favorito, o Precisely my brow. A ponta dele é bem fininha e a consistência não é nem muito seca, nem muito emoliente. Além disso, na outra ponta ele vem com uma escovinha, ótima para espalhar o produto e dar acabamento.

Na minha opinião, é prático e perfeito, uma pena que é tão caro, por ser um produto importado. A Benefit também tem outros produtos para sobrancelhas e, como sempre, arrasa na gama de cores, embalagens e qualidade.

Anastasia Beverly Hills

Outro produto (caro, mas) maravilhoso, é o lápis retrátil da Anastasia Beverly Hills. Tão famoso quanto o da Benefit, ele tem uma ponta ultra fina, ideal para desenhar a sobrancelha e esfumar, tudo com um único produto.

Vult

A Vult tem dois produtos bem populares: o lápis universal e a caneta delineadora. Uma opção bem diferente da outra, o primeiro, ideal para quem tem bastante falhas na sobrancelha e quer dar uma boa preenchida.

Já o segundo, é bom para quem tem poucas falhas, e quer apenas desenhar alguns pelinhos e pontos específicos. Vale lembrar que a caneta é menos pigmentada que o lápis, porém, tem a ponta bem mais fina.

Quem Disse Berenice

A Quem Disse Berenice, como sempre, se destaca no mercado nacional de maquiagem. A marca tem uma linha completa para a correção de sobrancelhas, com diversos tipos de produtos e cores.

Contém 1g

A Contém 1g ficou bastante famosa por ser pioneira em lançar um kit de correção de sobrancelhas. O estojinho, conta com duas cores de sombras, bastante pigmentadas, para corrigir as sobrancelhas.

Sua embalagem é prática para carregar na bolsa, pois tem um espelho e um aplicador pequeno. Confesso que esse foi um dos meus produtos de sobrancelhas favorito por muito tempo, até lançarem os lápis retráteis de pontas super finas.

Você costuma corrigir as sobrancelhas ou se sente feliz com elas como são? Compartilhe conosco quais são os seus cuidados e produtos favoritos e, continue acompanhando o Guia Make para não perder nenhum conteúdo!