Contorno Labial

Contorno labial: descubra os principais tipos e como fazer

O contorno labial se popularizou na década de 90, quando praticamente todas as divas, tanto da música pop quanto do cinema, adotaram o lápis de contorno labial como item essencial na maquiagem.

Naquela época, o objetivo era o mesmo de hoje: deixar a boca visualmente maior. Com a atual tendência dos preenchimentos labiais, o contorno voltou com tudo, como forma de atender àquelas que não tem condições ou tem medo de recorrer ao procedimento estético.

O segredo para aumentar os lábios, é desenhá-lo um pouco para fora do contorno natural dos lábios. Para um efeito mais natural, o mais indicado é usar um tom de lápis próximo o tom da pele ou do batom escolhido.

Principais Tipos e Para que servem

Aplicando contorno labial com pincel (benzoix/Freepik)

Há diversos tipos de contorno, para atender a cada necessidade específica. Eles podem ser feitos com lápis labial ou com o próprio batom e o auxílio de um pincel labial. Confira a seguir quais são os principais tipos de contorno e para que servem:

Lábios finos

Lábios finos (Shiny Diamond/Pexels)

Se você tem lábios finos e isso te incomoda, você pode aumentar o contorno deles com um bom contorno labial. Mas é preciso ter a mão firme e precisa para que o resultado fique certinho e natural. Só cuidado para não exagerar e ficar muito óbvio que você aumentou os lábios com maquiagem. A ideia aqui é que esse aumento seja o mais sutil possível.

O ideal é você se afastar um pouco do espelho para ver se o resultado ficou proporcional ao rosto. Além disso, algumas cores de batons podem te ajudar com o aumento visual dos lábios, tais como: batons vermelhos e tons claros ajudam a aumentar esse tipo de lábios, assim como os batons de acabamento cintilantes e glosses.

Boca pequena

Boca pequena (lehandross/Pexels)

Aqui as dicas de maquiagem são bem parecidas com as anteriores. A única diferença é que além de aumentar o contorno dos lábios, você também pode aumentar um pouco os cantinhos da boca, deixando os lábios mais alongados para as laterais.

O gloss também pode ser uma ótima opção para aplicar no centro dos lábios. Para quem prefere desviar o foco da boca, uma dica é apostar na maquiagem para destacar os olhos, que irão chamar mais atenção do que os lábios.

As cores que caem melhor para a boca pequena são os tons de rosa, bege, vermelho e gloss. Os tons com acabamento cintilante também são ótimos.

Lábio Superior ou Inferior mais fino

Lábio superior mais fino (Valeria Boltneva/Pexels)

Se você tem o lábio superior mais fino do que o inferior, você pode redesenhar o contorno labial apenas superior e aumentar um pouco o tamanho dele. Contudo, é importante respeitar o formato original da sua boca.

Depois de contornar, aplique um batom ou gloss. No lábio inferior, você pode passar exatamente na linha da sua boca, sem precisar aumentar. A ideia é deixar o tamanho dos lábios em equilíbrio.

Você pode fazer o mesmo se for ao contrário, se o seu o lábio inferior é mais fino que o superior. Neste caso, você vai aumentar o contorno apenas do lábio inferior. Quanto às cores, todo tipo de batom funciona, desde que seja da mesma cor do lápis usado para o contorno.

Lábios proporcionais

Lábios proporcionais (Adrienne Andersen/Pexels)

Se os seus lábios são proporcionais você tem sorte, é o que quase todo mundo gostaria de ter. Ainda assim, você pode e deve usar o contorno labial, pois ele ajuda a desenhar melhor os lábios, delimitar onde se vai passar o batom, além de fazer com que ele dure muito mais. Quanto às cores, não precisa nem falar, todas elas ficam ótimas, vai depender apenas da sua coloração pessoal e tom de pele.

Principais características

Cada tipo de contorno labial tem um objetivo específico. Não há uma regra única ou um manual a ser seguido, o mais indicado, na verdade, é fazê-lo de acordo com aquilo que você quer e precisa. Assim como o contorno facial, o labial também é bastante particular e varia de pessoa para pessoa. Confira a seguir as principais características de cada um deles:

-Lábios Finos: perfeito para quem quer aumentar o volume dos lábios superiores e inferiores proporcionalmente;

-Boca Pequena: aqui a ideia é não necessariamente dar mais volume aos lábios, mas sim, alongar o seu desenho para as laterais, para ficar mais proporcional ao rosto.

-Lábio Superior ou Inferior menores: o intuito desse contorno é deixar os lábios em harmonia e equilíbrio, igualando o volume de ambas as partes (superior e inferior);

-Lábios Proporcionais: para quem tem os lábios proporcionais, a ideia é somente delimitar a área do batom e fazer com que ele dure mais nos lábios e não escorra.

Onde passar e como aplicar

Aplicando lápis de contorno labial (Freepik)

A aplicação do contorno labial, vai ser direcionada não apenas pelo formato dos lábios, mas principalmente pelo resultado que você quer conseguir.

Para aumentar os lábios, por exemplo, o ideal é usar cores claras ou coloridas, contanto que o contorno seja da mesma cor, ou bem próxima da cor do batom. O segredo aqui é fazer o contorno na linha externa dos lábios, ou seja, por fora do contorno natural da sua boca.

Se o lápis labial for da cor da pele, basta aplicar um gloss ou batom nude e pronto, tudo vai se fundir muito bem o resultado vai ficar bem natural. Se o contorno for colorido, aplique o batom logo na sequência.

Já para fazer com que o batom dure o dia todo, usar o contorno labial é indispensável. Ele pode ser usado não só para contornar, mas também para preencher os lábios antes de aplicar o batom. Além de potencializar a cor, ele vai aumentar a duração do produto.

Confira a seguir, um passo a passo que vai te ajudar a fazer o contorno labial de forma mais fácil e sem errar:

  • Comece o contorno pelo centro dos lábios superiores, na junção do arco do cupido e siga delineando o restante da parte superior. Você só precisa seguir a linha dos lábios, seja por dentro ou por fora dela, dependendo do efeito desejado.
  • Em seguida, passe para o lábio inferior. Esse passo é bem parecido com o anterior, a diferença é que na parte de baixo há menos contornos, ou seja, é bem mais fácil de delinear. Faça o traçado sempre em duas partes: do centro para a direita e do centro para esquerda. As chances de errar fazendo uma linha inteira são bem maiores.
  • Após finalizado o contorno, você pode nesse momento, se quiser, aumentar o contorno dos lábios para dar mais volume. Basta realçar ou engrossar um pouco a linha que você já fez.
  • Para aumentar a duração do batom, você pode preencher os lábios com o lápis. Se quiser, pode aplicar o batom por cima, ou um gloss. O lápis dura mais, pois é bastante pigmentado e a sua consistência sequinha faz ele aderir melhor na pele.

Melhores Marcas

Os lápis ou canetinhas para contorno labial, são produtos que honestamente eu não costumo pagar tão caro. Isso porque no mercado nacional tem excelentes opções que atuam tão bem quanto importados. Confira a seguir algumas marcas que se destacam:

Kylie Cosmetics

A marca da Kylie Jenner, socialite e empresária norte-americana, ficou famosa assim que lançou os primeiros batons e contornos labiais. Isso porque a Kylie é famosa pelo seu “bocão” com lábios carnudos e bem desenhados.

Entre os Best Sellers da marca, estão os duos de contorno labial e batom matte da mesma cor, o “Matte Lip Kit”. Eles são a dupla perfeita para aumentar o contorno dos lábios da maneira ideal. Contudo, o produto é difícil de ser encontrado no Brasil e o preço não é nada amigo.

Eudora

A Eudora tem no seu catálogo uma linha de lápis para contorno labial que conta com várias cores. O acabamento é matte e ele é super pigmentado, ideal para contornar e preencher os lábios. Além disso, o produto é nacional e o preço é bastante justo.

Revlon

O “Colorstay Lipliner” da Revlon é um lápis retrátil para contorno labial bastante famoso pela sua qualidade, fixação e duração nos lábios. Ele tem uma textura macia, que facilita a aplicação, além de permitir fazer um traço fino e preciso, graças à sua ponta fininha. Ele possui em sua fórmula um complexo de vitamina E e aloe vera, que garante a hidratação dos lábios.

Quem Disse Berenice

Quando se fala em opção de cores de contorno labial, a Quem Disse Berenice ganha disparado. O lápis de boca da marca é bastante macio, fácil de aplicar e tem acabamento matte, que dura por muito tempo nos lábios. Além disso, ele é testado dermatologicamente e não contém parabenos em sua formulação.


Agora você já sabe que o contorno labial não serve apenas para aumentar os lábios ou delimitar o seu contorno, mas também, para prolongar a durabilidade do seu batom. E aí, você usa contorno labial? Qual o seu intuito com a técnica? Compartilhe com a gente a sua opinião e continue acompanhando o Guia Make para não perder o nosso conteúdo.