Esponjas

Esponjas: um guia com tudo o que você precisa saber sobre elas!

Houve um tempo que o pincel era o acessório mais usado na hora de fazer a maquiagem, mas isso mudou um pouco de uns tempos para cá. Atualmente, a esponja se tornou o instrumento preferido de muita gente para aplicar os produtos cremosos, mas principalmente a base, para deixar a pele com um aspecto homogêneo e natural.

Graças a constante evolução na indústria dos cosméticos, as opções de esponja no mercado são inúmeras, uma para cada função específica e gosto pessoal. Com tantas opções, é importante saber identificar as diferenças entre elas e qual a função de cada uma.

Por isso, fizemos esse post para te mostrar quais sãos os principais tipos de esponjas de maquiagem, para que servem e muito mais. Continue a leitura para saber mais.

Principais Tipos e Para que servem

O principal ponto que você deve observar antes de escolher a sua esponja de maquiagem é o formato, pois isso interfere no tipo de produto que você pode aplicar com ela. O material que ela é feita e o tamanho, também são características que fazem toda a diferença. Dentre as muitas que existem, conheça a seguir os principais tipos e para que servem:

Gota

A esponja em gota é ótima para aplicar base líquida ou cremosa. Com a parte inferior que é mais gordinha, você pode aplicar o produto nas áreas maiores do rosto. Já com a ponta que é mais fina, você consegue alcançar os cantinhos mais difíceis, como as laterais do nariz e o canto interno dos olhos.

Esse formato de esponja é um dos mais conhecidos atualmente e foi idealizado pela marca Beauty Blender. Ela ficou bastante popular devido à sua versatilidade e também, pelo uso constante por maquiadoras (es) e influenciadoras (es) digitais. Até as pessoas que não eram tão fãs de esponjas acabaram se rendendo a esponjinha gota.

Por ser ultra macia e porosa, ela tende a absorver um pouco do produto na hora da aplicação. A dica então para isso não acontecer, é umedecê-la antes de aplicar produtos cremosos. Já para produtos em pó, ela pode ser usada seca.

Mini gota

Aqui as características são as mesmas da esponja gota, porém, em um formato menor. Por esse motivo, ela consegue ser mais precisa e consegue atingir áreas menores do rosto e pontos específicos como espinhas, canto internos dos olhos, entre outros. Ela também pode ser usada seca ou molhada, de acordo com o produto que será aplicado.

Retangular

Essa opção é uma das mais tradicionais, usadas há um bom tempo. Ela é uma boa opção para quem está entrando agora no universo das esponjas. A esponja retangular é ótima para aplicar produtos em regiões maiores, como testa e pescoço. Ela não precisa ser molhada antes de aplicar nenhum produto, pois não costuma absorver nada.

Redonda compacta

Esse sim é o formato mais tradicional de esponja, que costuma vir junto na embalagem dos pós compactos. Ela é bastante versátil, perfeita para carregar na bolsa e usar para aplicar a base e o pó, além de ser muito boa para fazer os retoques necessários na pele ao longo do dia.

Triangular

Essa é a famosa esponja conhecida como “queijo”, pois ela vem com pequenos pedaços em formato de triângulo que você vai destacando para usar. Ela é mais indicada para aplicar produtos em áreas menores do rosto.

Elas costumam ser bastante usadas por profissionais e depois descartadas, o que a torna uma das opções mais higiênicas. Isso porque uma embalagem vem com 8 pequenos triângulos, o que a torna ideal para usar quando você precisa maquiar muita gente.

Esponja de Silicone (Silisponge)

A esponja de silicone é um pouco polêmica. Seu material de base lisa e não porosa, evita que ela absorva o produto e a torna, além de econômica, bastante higiênica e fácil de lavar. Contudo, a aplicação com ela fica bem mais pesada do que as outras, sendo ideal para quem gosta do famoso “reboco”. Para quem quer uma pele mais leve e natural, essa com certeza não é a melhor opção.

Principais características

Como um resumo e apanhado geral de todas elas, confira a seguir quais as principais características de cada uma:

  • Gota: Ideal para criar um acabamento de pele perfeita e natural;
  • Mini gota: Ótima para aplicação em pequenas áreas do rosto;
  • Retangular: Boa para aplicação em áreas maiores como pescoço e colo;
  • Redonda compacta: Ótimas para carregar na bolsa e aplicar diversos produtos;
  • Triangular: Ideal para quem precisa usar e depois descartar, além de ser boa para aplicação em pequenas áreas;
  • Silicone: Perfeita para não desperdiçar produto e para quem gosta de alta cobertura.

Em quais tipos de maquiagem usar?

Mulher aplicando maquiagem com esponja (diana.grytsku/Freepik)

Como dissemos no início do texto, cada tipo de esponja é indicada para a aplicação de produtos específicos, devido ao seu formato ou material de composição. Confira a seguir, quais os tipos de maquiagem indicados para cada esponja:

  • Gota: Ideal para a aplicação de base líquida e cremosa, com a parte lateral maior e também corretivo, que pode ser aplicado com a ponta mais fina. Além disso, a parte de baixo redonda, é ideal para aplicar blush cremoso ou lip tint nas maçãs do rosto. Quando usada úmida, o acabamento fica mais leve e natural. Ela também pode ser usada para a aplicação de pó facial, porém, seca.
  • Mini gota: Perfeita para aplicar corretivo, pois alcança o cantinho interno dos olhos, a lateral do nariz e todos os pontos específicos que precisam receber o corretivo. Também é muito boa para aplicar pó facial na área das olheiras, logo abaixo dos olhos por ser do tamanho exato dessa área.
  • Retangular: Indicada para aplicação de todas as texturas de base. Ela é ideal para espalhar o produto também no pescoço e colo, ideal para ser usada por profissionais da maquiagem.
  • Redonda compacta: Ela é muito boa para aplicar base em todas as texturas, até mesmo as compactas, nas quais inclusive ela costuma vir incluída na embalagem do produto. Além disso, ela é muito boa para aplicar pó compacto e retocar ao longo do dia, por ser fininha e prática de carregar.
  • Triangular: Perfeita para aplicar corretivo na área das olheiras e pequenos pontos do rosto, além de ser ideal para fazer contorno facial com produtos cremosos.
  • Silicone: Seu uso é indicado para bases líquidas e cremosas.

Tipos de Efeitos / Melhores Marcas

Separamos a seguir, algumas marcas com excelentes esponjas de acordo com o efeito que você está buscando para a sua maquiagem. Confira:

Efeito Natural

Mulher com esponja rosa em formato gota (drobotdean/Freepik)

Para quem quer um efeito mais natural, as esponjas mais indicadas são as em formato de gota. As marcas com as melhores opções são:

  • Beauty Blender: Marca gringa pioneira na criação da esponja em gota, porém, não é facilmente encontrada no Brasil e o preço é alto;
  • Real Techniques: Outra marca internacional que fabrica excelentes esponjas em gota no modelo tradicional e chanfrada;
  • Klasmé: A marca foi idealizada no Brasil, mas seus produtos são fabricados em diversos países. Ela tem se destacado por suas excelentes esponjas faciais, em formato de gota e outros modelos inovadores.
  • Macrilan: A Macrilan é uma marca nacional que possui excelentes esponjas em gota, tradicionais, chanfradas, mini e muitas outras.

Alta Cobertura

Já para quem procura alta cobertura no efeito final da maquiagem, a esponja mais indicada é a de silicone. Confira a seguir, algumas marcas que se destacam:

  • Océane: A marca brasileira é famosa pelos seus acessórios de maquiagem e cuidados com a pele. Em sua linha de esponjas, a Océane tem a “Silisponge Drop”, que tem o formato de uma gota achatada, mas é feita de silicone.
  • O Boticário: Já conhecemos muito bem O Boticário e a qualidade dos seus produtos. A marca possui a esponja de silicone em sua linha de produtos.
  • Le Vangee: Marca idealizada no Brasil por imigrantes brasileiros, fabrica a silisponge com qualidade e preço acessível.

Há muitos outros tipos de esponjas além das que foram citadas aqui. Buscamos trazer as principais, que são as mais conhecidas e mais fáceis de encontrar no mercado. Confesso que eu já troquei o pincel de base pela esponja há muito tempo!

Se você quiser saber mais sobre outros tipos de esponjas, conte pra nós nos comentários, que podemos trazer uma segunda versão com as mais diferentes do mercado, que tal? Continue acompanhando o Guia Make para aprender mais sobre o universo da maquiagem.