Sombra Sobrancelha

Guia de como usar sombra para sobrancelha e quais as melhores marcas

As sobrancelhas fazem toda a diferença na expressão do olhar, por isso, elas têm ganhado mais atenção na hora da maquiagem. Atualmente, é comum usar produtos para preencher as falhas das sobrancelhas, definir o desenho e engrossar os fios.

Existem diversas opções de produtos no mercado, mas o que caiu no gosto das pessoas é a sombra para sobrancelha. Isso porque ela é prática de aplicar, tem uma boa durabilidade, é fácil de esfumar e deixa um efeito natural, além de ter várias cores para se adaptar aos mais variados tons de sobrancelha.

Se você quer saber como funciona o uso da sombra para preencher as sobrancelhas, acompanhe o post de hoje, pois ele está cheio de dicas para você, que assim como nós, adora saber mais sobre maquiagem.

Principais Tipos e Para que serve

Mulher aplicando sombra na sobrancelha (Freepik)

A sombra para sobrancelhas serve para preencher regiões com falhas por falta de fios. Ela também serve para deixá-las mais cheias, para quem tem poucos fios ou pelos muito finos e, é possível também, modificar ou realçar o desenho das sobrancelhas com a sombra.

Há diversas opções no mercado, que podem variar entre sombras unitárias, que devem ser escolhidas de acordo com o tom dos fios. Há também as opções em duo, trio, quarteto e paleta com mais cores.

Essas opções, são ideais para quem quer dar um efeito degradê na sobrancelha, e precisa de mais de um tom de sombra para conseguir esse efeito. Elas também são uma boa escolha para quem maquia profissionalmente, e precisa ter várias opções de tom para atender às clientes.

Principais características

Dentre os diversos produtos para preencher as sobrancelhas, a sombra está entre as melhores opções, devido à algumas características, tais como:

  • Maior variação de cores do que os outros produtos de sobrancelhas;
  • Confere um efeito natural por ser fácil de espalhar e esfumar;
  • Boa aderência e durabilidade quando aplicada logo após um primer para sobrancelhas, que além de fixar os fios no lugar, ainda potencializa a cor e fixa melhor o produto;
  • Ótimas opções de embalagens no mercado, que facilitam a aplicação, pois acompanha espelho, pincel e escovinha;
  • Com a sombra, você não corre o risco de borrar a pele, devido à sua textura em pó;
  • Bom custo-benefício, pois o produto em pó, costuma ter maior durabilidade e não tem o risco de secar, como os produtos líquidos ou em pasta.

Onde passar e como aplicar

As sombras para sobrancelhas podem ser aplicadas nessa região e muitas delas, também podem ser utilizadas nos olhos para esfumar ou delinear, contanto que sejam oftalmologicamente testadas. A seguir, confira um passo a passo de como aplicar:

Penteie os fios das sobrancelhas

Mulher penteando a sobrancelha (Freepik)

Antes de começar a preencher as falhas, você precisa alinhar os fios da sobrancelha. É importante fazer isso, pois te ajuda a visualizar o formato da sua sobrancelha e te ajuda a enxergar as falhas, e os lugares que você precisa aparar os fios ou retirar algum pelinho que esteja sobrando. Faça movimentos com o pincel de baixo para cima, no sentido que crescem os fios.

Escolha a cor ideal

Um erro cruel e que pode ficar bem estranho, é escolher um tom muito diferente da sua sobrancelha natural e do seu cabelo. Por isso, procure tons que se assemelham aos naturais e fuja do preto, ainda que a sua pele e cabelo sejam escuros.

Por isso é tão importante escolher produtos específicos para sobrancelhas, pois eles são feitos para se aproximar ao máximo dos tons naturais dos fios. Confira a seguir algumas dicas:

  • Para as loiras, a cor mais indicada é o marrom acinzentado;
  • Já as ruivas, podem optar por um tom de marrom que seja mais quente, com fundo avermelhado;
  • Morenas e negras, podem escolher um tom de marrom que seja mais neutro, que pode ser mais claro ou mais escuro, de acordo com a tonalidade da pele.

Comece a preencher as falhas

Mulher preenchendo a sobrancelha (Freepik)

O pincel mais indicado para isso, é o chanfrado, que é perfeito para aplicar a sombra para sobrancelha. Aqui há duas opções: você pode pegar direto a sombra com o pincel para aplicar, ou você pode primeiro passar ele em uma cera, ou primer, para fixar os fios, e depois pegar a sombra. Isso vai fazer com que ela afixe melhor na pele e vai potencializar a cor.

Comece fazendo uma linha na parte de baixo da sobrancelha e vá seguindo o sentido de crescimento dos fios, do início ao final dela. Para que o efeito do contorno fique mais natural, o ideal é deixar o começo da sobrancelha um pouco mais claro e esfumado.

Melhores Marcas

Falamos muito do quanto a sombra para sobrancelhas é ótima para preencher as falhas. Mas você sabe qual é a melhor opção dentre tantas que temos no mercado? Listamos a seguir, algumas ótimas opções de marcas queridinhas. Confira a seguir:

Ruby Rose

A “Sombra Para Sobrancelha” da Ruby Rose é um kit incrível que tem tudo o que você precisa. O estojo vem com um espelho, três cores de sombras ultra pigmentadas, sendo elas tons de: marrom-claro, médio e escuro, e ainda acompanha um primer, para ajudar a fixar os fios e aumentar a durabilidade do produto.

O estojo também contém um pincel duo, chanfrado de um lado, para delinear e uma espuminha do outro, para e esfumar. Ele é indicado para todos os tons de sobrancelhas, por conter três cores de sombras. A paletinha está entre as minhas favoritas, pois além de ter cores ótimas, o preço é excelente.

Vult

O “Duo para Sobrancelhas” da Vult, vem com dois tons para preencher as falhas e definir o desenho de forma natural. Com ele, é possível criar um degradê da cor clara para a mais escura, para conseguir um efeito mais natural. Ele pode ser encontrado em duas opções, 01 e 02, para atender dos fios mais claros aos mais escuros.

Mary Kay

A Sombra Mineral “Espresso” da Mary Kay, é muito conhecida por ser ideal para preencher as sobrancelhas, por ter um tom de marrom neutro, puxado para o frio. Ela, na verdade, é destinada para os olhos, mas pode tranquilamente ser usada nas sobrancelhas.

Ela é vendida como refil e não tem um estojo com mais cores e acessórios, como as demais opções. O produto é indicado para peles e olhos sensíveis e também, para quem usa lentes de contato, pois é oftalmologicamente testada.

Contém 1g

O “Duo perfect para sobrancelhas” da Contém1g, é um dos meus produtos favoritos. O estojinho vem com dois tons que permitem criar um degradê perfeito. Ele pode ser encontrado em duas opções: prático/ideal, para fios mais claros, e perfeito/natural, para os fios mais escuros.

A cor mais escura é ideal para desenhar e corrigir as falhas e imperfeições. Já o tom mais claro, uniformiza a sobrancelha e ajuda a esfumar, para deixar um acabamento mais natural.


Sobrancelhas bonitas valorizam ainda mais a nossa expressão facial e moldam o olhar. Por isso, elas merecem atenção na nossa rotina de beleza e maquiagem, e não só podem como devem ser realçadas com produtos de maquiagem, que podem deixá-las ainda mais bonita.

E você, qual é o seu produto preferido para corrigir a sobrancelha? Acredito que se você chegou até aqui é porque gosta de corrigi-las e também gosta de maquiagem. Sendo assim, continue acompanhando o nosso conteúdo para não perder nenhum post!