Corretivo Facial

Corretivo facial: quais os principais tipos e como aplicar

O corretivo é um produto bastante versátil na maquiagem, que pode ser usado sozinho, ou combinado com a base, para uma cobertura maior. Como o próprio nome já diz, ele serve para corrigir pequenas imperfeições como olheiras, manchas e espinhas.

Ele pode ser aplicado antes ou depois da base e, costuma ser bastante pigmentado, para dar conta de cobrir o que precisa. Além disso, ele também pode ser usado para fazer contorno, usando tons mais escuros, e iluminação da pele, usando tons mais claros.

Há vários tipos de corretivos, em cores, texturas e embalagens diferentes, que você irá conhecer a seguir, no decorrer desse texto.

Principais Tipos e Para que servem

Duas mulheres com corretivo facial de cores diferentes aplicados no rosto (Freepik)

Há vários tipos de corretivos, para atender a todos os tipos de peles e necessidades. Cada textura é indicada para uma situação diferente. Conheça quais são os principais tipos de corretivos a seguir:

Líquido

Três tonalidades de corretivo líquido aplicados na pele (rawpixel/Freepik)

O corretivo líquido, é ideal para peles secas e maduras. Isso porque ele tem uma textura mais fina, que espalha melhor na pele e não acumula nas linhas finas. A cobertura costuma ser média e, ele é mais indicado para as olheiras, não sendo tão eficaz para manchas e espinhas.

Cremoso

Textura corretivo cremoso (Freepik)

Com uma textura mais encorpada que o líquido, o corretivo cremoso é indicado para quem quer uma cobertura maior, em qualquer área do rosto. Ele pode ser encontrado nas versões matte ou hidratante.

Em pasta ou Bastão

Corretivo em bastão

O corretivo em bastão é indicado para uma super cobertura, seja para espinhas ou manchas. Isso porque ele tem alta cobertura, e a consistência mais espessa. Ele também pode ser usado nas olheiras, mas não é tão recomendado para quem tem linhas de expressão na área dos olhos, pois pode acumular.

Lápis

O corretivo em lápis, é ideal para cobrir pequenas imperfeições bem pontuais. É perfeito para disfarçar aquela espinha chata, ou corrigir o batom vermelho que borrou na hora de aplicar.

Principais características

Como já dissemos, há diversas opções de corretivos, indicados para diferentes tipos de peles e necessidades específicas. Cada um deles, tem características particulares. Entenda melhor a seguir:

  • Líquido: ideal para usar no dia a dia, na área das olheiras, pois tem uma cobertura mais leve e fluida. Indicado para peles secas e maduras.
  • Cremoso: o mais versátil para todas as necessidades. Cobertura média/alta e disfarça bem as imperfeições. Não é tão indicado para peles maduras, pois pode acumular nas linhas de expressão.
  • Em pasta ou Bastão: cobertura alta, ideal para usar em ocasiões que você quer que a make dure mais, ou, em partes do rosto que você precisa de mais cobertura.
  • Lápis: por ter a ponta mais fina, ele é perfeito para pequenas correções como espinhas, por exemplo. É indicado para todos os tipos de pele.

Onde passar e como aplicar

Mulher com corretivo aplicado na pele, abaixo dos olhos (rawpixel/Freepik)

  • Líquido: o corretivo líquido costuma vir em embalagem de bisnaga, pump ou com aplicador em pincel. Ele pode ser aplicado com a própria embalagem, e espalhado com a ponta dos dedos, pincel pequeno ou esponja.
  • Cremoso: ele também vem em embalagens de bisnaga, pump ou com aplicador em pincel. A aplicação pode ser feita da mesma forma que o líquido, porém, quando aplicado com esponja, o ideal é que ela esteja úmida, pois como ele é mais espesso, isso ajuda a espalhar melhor o produto.
  • Em pasta ou Bastão: cobertura alta e textura mais espessa e sequinha. Por isso, a aplicação dele deve ser feita com pincel e, se necessário, você pode pingar algumas gotas de diluidor para deixá-lo mais emoliente e facilitar a aplicação.
  • Lápis: perfeito para correções pontuais, por ter um formato que permite a aplicação no local específico, com o próprio produto, que pode ser espalhado com os dedos, pincel ou esponja. Além disso, ele é ideal para aplicar ao redor das sobrancelhas, para dar acabamento à correção.

Melhores Marcas

O corretivo é um produto muito amado por quem gosta de maquiagem. Muitas pessoas usam somente ele, e dispensam o uso da base. Por ser tão querido, ele precisa ter qualidade, durabilidade e cobertura.

Por isso, listamos a seguir as melhores marcas, na nossa opinião, que têm ótimos corretivos. Confira:

Maybelline

A Maybelline é famosa por seu corretivo “Instant Age Eraser”, um corretivo líquido de cobertura média, perfeito para o dia a dia e para todos os tipos de pele. A embalagem é super prática, pois vem com uma esponjinha que facilita a aplicação.

Além disso, ela permite que o produto seja usado até o final. O melhor de tudo, é que além de corrigir, ele trata a pele, devido a sua formulação com propriedades anti-idade.

MAC

Novamente a MAC aparece por aqui, dessa vez com um corretivo maravilhoso, o “Pro Longwear”. O corretivo líquido com embalagem em pump, tem alta cobertura, o que não é tão comum para os produtos líquidos.

Além disso, ele é muito amado por ser leve, mas cobre muito bem e ter uma textura sequinha na pele. Ou seja, tudo o que a gente precisa.

Nars

Um dos corretivos mais famosos da internet é o “Radiant Creamy Concealer”, da Nars. O corretivo cremoso é tão amado por ter alta cobertura e acabamento fosco. Além disso, tem alta duração e não acumula nas linhas finas.

Tracta

A tracta tem uma opção mais em conta de corretivo cremoso, e não por isso de menor qualidade. Ele é considerado um “primo baratinho” do corretivo da Nars. Com alta cobertura e acabamento matte, o corretivo da Tracta é ideal para todos os tipos de pele e necessidades de correção.

Ruby Rose

O mercado tem oferecido mais corretivos com preços justos, o que é ótimo. Como sempre, a Ruby Rose aparece por aqui com um corretivo queridinho da sua linha e bastante conhecido, o “Flawless Skin”.

Ele é um corretivo cremoso, com aplicador em esponjinha e acabamento fosco. Ele é perfeito para cobrir as olheiras e outras imperfeições.

Você também é adepta do corretivo? Eu não consigo viver sem! Conta para nós aqui nos comentários qual é o seu favorito. Continue acompanhando o nosso conteúdo se você também ama maquiagem.