Gloss

Gloss Labial: Conheça os Principais Tipos e as Melhores Marcas

Após a criação do batom, dificilmente se vê alguém sem passar algo nos lábios, seja um batom claro, escuro, hidratante, matte, ou até mesmo um balm com cor. Mas o que falar sobre o gloss labial? Muito popular nos anos 80 e 90, o gloss voltou com tudo e caiu novamente no gosto das pessoas.

Ele estava um pouco esquecido desde os anos 2000, após o surgimento de tantas opções de batom - mais confortáveis e com maior durabilidade. Fato que é que o gloss, pode até ser menos confortável que um batom, pois sai com facilidade ao comer ou beber, porém, seu efeito é lindo.

Estima-se que ele tenha sido criado na década de 30, por Max Factor, empresário e esteticista. O produto era vendido em garrafinhas cilíndricas com um pincel, ou em potinhos (para ser aplicado com a ponta dos dedos).

Foi nessa época, em meio a tantas divas do cinema, que o gloss foi inserido no universo da beleza, com o intuito de trazer mais brilho, volume e sensualidade aos lábios.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o gloss labial, que tal conhecer quais os principais tipos, características, aplicação e melhores marcas? Continue a leitura do post e descubra.

Principais Tipos e Para que serve

Mulher sendo maquiada — aplicando gloss (Freepik)

Após a criação do gloss, ele foi sendo aprimorado ao longo do tempo (e ainda continua). Sua principal função é dar uma sensação de mais volume aos lábios, além de mantê-los hidratados, conferindo a eles uma aparência mais saudável.

Há quem não goste dele pelo efeito “grudento”, o que incomoda principalmente quem tem os cabelos longos, que podem acabar grudando nos lábios com o produto. Tem quem diga também que o efeito parece “engordurado”.

Independente das opiniões contrárias, o produto veio para ficar e, de tempos em tempos, uma nova opção aparece no mercado. Confira a seguir os tipos de gloss que temos hoje:

Incolor

Lábios com gloss incolor (Freepik)

Clássico e atemporal. O gloss incolor é ideal para um brilho mais discreto nos lábios, para hidratar e dar volume. Além disso, ele também pode ser usado por cima de qualquer batom matte, para dar um acabamento efeito vinil.

Holográfico

Moderno e inovador. O gloss holográfico, tem um fundo transparente, porém, conforme o movimento e os reflexos da luz, ele muda de cor conferindo um efeito que pode refletir várias cores.

Colorido

Lábios com gloss vermelho (valuavitaly/Freepik)

O gloss colorido tem a mesma textura dos demais, porém, possui diversas tonalidades. Diferente de um batom líquido, ele possui, em geral, somente um fundo de cor, bem menos intensa.

Com Glitter

Para quem gosta de brilho essa é uma ótima opção. Ele é basicamente igual o gloss incolor, mas com pequenas partículas de glitter, que podem ser de diversas cores.

Plumper

Esse é um queridinho, pois promete aumentar o volume dos lábios. Com a popularização dos lábios carnudos, as pessoas começaram a buscar formas de conseguir esse efeito sem precisar recorrer a um preenchimento labial.

O gloss efeito plumper surgiu em meio a isso. O que ele faz é basicamente ativar a circulação dos lábios com alguma substância presente em sua formulação. Isso faz com que ele dê uma leve inchadinha. Para manter o efeito plump, é necessário ir reaplicando o produto ao longo do dia.

Principais características

Mulher aplicando gloss em frente ao espelho (valuavitaly/Freepik)

Com o mercado de beleza em alta e sempre inovando, o que não falta são opções para todos os gostos, basta escolher o seu preferido. Confira a seguir as principais características de cada um deles:

  • Incolor: é o mais versátil de todos. Por não adicionar cor, apenas brilho, ele pode ser usado sozinho, com um contorno labial ou por cima de qualquer batom para transformar o seu efeito.
  • Holográfico: é moderno e autêntico. O toque molhado é o mesmo, porém, o diferencial é o efeito que ele dá conforme a luz bate. É ótimo para ser usado na balada, por exemplo, pois vai se destacar lindamente com os jogos de luz.
  • Colorido: o gloss colorido é ideal para quem gosta de praticidade. Além de hidratar os lábios e dar um efeito de boca saudável, ele ainda colore. É só escolher a sua cor preferida e se jogar.
  • Com Glitter: essa opção é para as mais modernas ou delicadas. O glitter contido no produto costuma ser bem fininho e discreto, ideal para ser usado sozinho ou por cima de qualquer batom.
  • Plumper: o gloss plumper é para que gosta de bocão. Os normais já dão esse efeito, porém, essa opção aumenta ainda mais, devido aos ingredientes contidos na sua formulação.

Onde passar e como aplicar

Mulher aplicando gloss nos lábios (RODNAE Productions/Pexels)

Os glosses, apesar de serem um produto labial, têm sido muito utilizados nas pálpebras, para dar um efeito de maquiagem mais cremosa e natural.

Além disso, também poder ser aplicado nas têmporas, como um iluminador devido ao seu efeito molhado e brilhoso. Vale lembrar que não é qualquer produto que pode ser aplicado nos olhos. É importante verificar se ele é testado oftalmologicamente.

Para a aplicação, basta utilizar o aplicador da própria embalagem, que pode ser de esponjinha ou estilo pincel. Tem também alguns que são em bisnaga, mas a ponta é própria para a aplicação.

Ela pode ser feita em apenas um sentido, ou em movimentos de vai e vem. Não é recomendado friccionar os lábios inferiores e superiores após a aplicação do produto.

Já para aplicar no rosto ou pálpebras, pode ser utilizado o aplicador para depositar o produto, e espalhar com as pontas dos dedos em movimentos de batidinhas leves.

Melhores Marcas

Algumas marcas têm se destacado na fabricação dos glosses no quesito qualidade e variedade de tipos, cores e embalagens. Confira a seguir algumas marcas de destaque:

Too Faced

A Too Faced é famosa pelo seu gloss chamado Lip Injection Extreme, que dá o efeito plump nos lábios. Segundo a marca, se utilizado diariamente (de manhã e à noite), o produto promete aumentar o volume dos lábios gradativamente, além do efeito instantâneo.

Ruby Rose

A Ruby Rose se tornou uma marca referência, pois acompanha as principais tendências do mercado de beleza e lança os produtos do momento com qualidade e preço justo.

Sua linha de glosses shine fez o maior sucesso desde o lançamento. A textura não é tão pegajosa e gama de cores é muito boa, além do toque de brilho metalizado.

Boca Rosa by Payot

Lançamento no mundo da beleza, a linha da influencer Boca Rosa já deu o que falar. Com 8 cores diferentes e um brilho discreto, já se tornou item de desejo para quem adora maquiagem. O melhor de tudo? O preço é bem amigável.

Ricosti

A Ricosti é uma das famosas “marcas baratinhas” que vendem em lojas de cosméticos mais populares. Além das diversas opções de cores e acabamentos, o produto hidrata os lábios e tem uma excelente fixação, o que não é tão comum na maioria dos glosses.

Bruna Tavares

Por último, mas não menos importante, não podíamos deixar de fora os produtos da Bruna Tavares. Sua linha é famosa pela qualidade e diversidade, além dos lançamentos acompanharem as maiores tendências mundiais.

Como diferencial, ele contém em sua composição, ativos de origem vegetal que hidratam profundamente a pele dos lábios. Além disso, a fórmula é vegana e cruelty free, ou seja, não contém ingredientes de origem animal e nem testes em animais.

O gloss labial pode ser amado ou odiado, não importa. O que importa é que ele dá o que falar e deixa um efeito lindo nos lábios.

Você é do time gloss ou batom matte? Conte pra nós nos comentários. Já adianto que por ter a pele extra seca, do rosto e lábios, sou do time gloss!