Creme Com Retinol

Creme com Retinol: Conheça os Benefícios!

A preocupação em cuidar da pele é algo relativamente novo aqui no Brasil. Até pouco tempo, quase não se ouvia falar de skincare e as pessoas malmente usavam filtro solar. De uns tempos para cá, os cuidados com a pele se tornaram mais populares, por diversas razões, e as empresas de cosméticos passaram a investir em ativos para o tratamento facial.

Com isso, ficou muito mais fácil montar uma rotina de cuidados com a pele. Entre esses ativos, está o que vamos falar hoje: o Retinol. Ele é basicamente um multifunções, que pode te ajudar a tratar vários problemas de pele. Se você também quer tratar a pele e mantê-la saudável por mais tempo, continue a leitura desse texto.

O que é Creme com Retinol?

Quem não quer manter a pele jovem, controlar a oleosidade, a acne e reduzir os poros dilatados? Bom, eu quero! Para nos ajudar com isso, vamos entender como funcionam os cremes com Retinol, um clássico entre os ativos cosméticos.

Os cremes que contém retinol em sua composição, são muito eficazes em uma rotina de cuidados diários com a pele. Isso porque o retinol é um derivado da vitamina A, que é um ativo que ajuda a suavizar a pele, reduzir a acne e também tratar as linhas de expressão, pois ele aumenta significativamente os níveis de colágeno.

Mas não podemos confundir o retinol com o ácido retinóico, pois eles são substâncias diferentes, e apesar de ambos derivarem da vitamina A, o retinol é a forma mais estável do ativo. É importante olhar a composição na hora de escolher o seu creme.

Para que serve?

O Retinol é altamente eficaz para aumentar a elasticidade e a firmeza da pele, tudo isso sem causar irritação. Esse ativo promove a renovação celular e aumenta a produção de fibras de colágeno e elastina, o que garante uma pele mais firme.

Além disso, ele reduz as linhas finas de expressão e até as rugas mais profundas, que são causadas tanto pelo envelhecimento quanto pela ação dos raios solares. O retinol estimula a glicosaminoglicanas, um componente que ajuda e reter a hidratação da pele.

Ele melhora a textura da pele, proporciona luminosidade e uma aparência mais saudável. Conheça outros principais benefícios do retinol:

Tratar a acne

Para quem sofre com o excesso de oleosidade na pele, que acaba resultando no aparecimento de espinhas, o retinol pode ser um grande aliado. Isso porque ele ajuda a desobstruir os poros, fazendo uma espécie de esfoliação química, que controla a produção de glândulas sebáceas.

Rejuvenescer a pele

Já sabemos que o retinol estimula a renovação celular e a síntese de colágeno, o que proporciona uma pele renovada, mais uniforme, jovem e firme. Ele também pode ser combinado com outros ingredientes antioxidantes, para potencializar ainda mais esse efeito anti-idade.

Além de usar cremes com retinol, é importante fazer uma reposição dessa substância através da alimentação, para aumentar a sua eficácia. Alimentos como ovo cozido, cenoura, mamão espinafre, tomate, entre outros, podem ajudar a repor o ativo. A falta do retinol, como um derivado da Vitamina A, pode causar problemas como o ressecamento da pele e a queda de cabelo.

Reduzir os poros

Um benefício notável do retinol, é a redução dos poros dilatados, bastante comum em quem tem a pele oleosa. Isso porque ele acelera a renovação das células e diminui o seu tempo de eliminação. Dessa forma ocorre a esfoliação química, que age desobstruindo os poros, e fazendo com que voltem ao seu tamanho normal.

Minimizar manchas

Os cremes com retinol, quando usados corretamente, podem suavizar a aparência de partes mais escuras da pele. O ativo, é capaz de promover a eliminação do pigmento das manchas enquanto faz a esfoliação. Para conseguir esse resultado, é importante aliar o uso diário do retinol com o filtro solar.

Indicação

O retinol é bastante indicado para peles maduras, pois ajuda a tratar e corrigir as mudanças da pele causadas com o tempo. Apesar disso, não há uma idade mínima para se usar o retinol, pois ele também pode ser usado como prevenção.

Agora, é importante frisar que o retinol não deve ser usado por gestantes ou pessoas que tenham hipersensibilidade ao ativo. Contudo, é comum que nos primeiros dias de uso do ativo, você perceba uma leve vermelhidão e descamação na pele, que costumam desaparecer com o uso contínuo.

Não há uma contraindicação formal para o uso do retinol em peles sensíveis ou com rosácea, contudo, é importante sempre buscar a orientação médica antes de usar qualquer dermocosmético se você tem a pele sensível ou com outras particularidades.

O mais recomendado, é usar o ativo em dias alternados e ir aumentando a frequência de uso, conforme a reação da sua pele. Ele é bastante eficaz quando usado em peles oleosas.

Para a aplicação de um creme com retinol a dica é simples: limpe sempre muito bem a pele antes de usar o produto, e procure fazer a aplicação sempre no período da noite.

Principais Marcas

Como mencionamos, as principais marcas de skincare procuram investir em pesquisas para encontrar ativos tecnológicos que sejam eficazes nos tratamentos de pele. A seguir, indicamos algumas marcas que possuem excelentes produtos com retinol:

Vichy

A marca francesa Vichy, desenvolveu o “Retinol HA Advanced”, um creme com ação antirrugas, com alta concentração de retinol, o que garante a correção das linhas mais finas de expressão, até as mais profundas.

Sua formulação é composta por retinol puro, um dos mais poderosos ativos anti-idade, além de LR2412, uma molécula com alto poder hidratante, que proporciona uma pele mais macia, lisa e rejuvenescida.

La Roche-Posay

A La Roche possui um famoso produto chamado “Retinol B3”, que é um sérum antirrugas rico em retinol, que uniformiza e restaura a pele, que pode ser usado inclusive em peles sensíveis.

Sua formulação combina Retinol Puro, Vitamina B3 e Água Termal de La Roche-Posay, ingredientes que atuam na redução das rugas mais acentuadas, uniformizam a textura da pele, combatem o fotoenvelhecimento e devolvem a firmeza da pele.

L’Oréal

A L’Oréal Paris, desenvolveu um creme noturno chamado “Dermo-Expertise Revitalift”, nas opções Diurno e Noturno, formulado para tratar a pele dos danos diários. Ele é um produto anti-idade formulado com Pro-Retinol, que promove a regeneração celular e preserva as fibras de sustentação da pele do rosto e pescoço, combatendo assim a flacidez, deixando a pele mais firme, resistente e com contornos bem definidos.

Adcos

A Adcos é uma empresa brasileira de dermocosméticos, e possui em sua linha de produtos o “Derma Complex Retinol + Ácido Hialurônico”, um creme anti-idade desenvolvido para reduzir de forma eficaz a profundidade das rugas, proporcionando a renovação celular e um efeito preenchedor.

Além do retinol, o produto possui a ATP e Ácido Hialurônico de baixo peso molecular, que penetra até a camada mais profunda da pele e absorve grande quantidade de água, proporcionando alto índice de hidratação, além de melhorar a estrutura de sustentação da pele e um rejuvenescimento de dentro para fora.

Sallve

Esse é um lançamento bem recente da Sallve, ele não entra na categoria de creme, mas achei legal trazer uma opção de sérum com retinol. O produto possui uma fórmula multifuncional, que atua no tratamento e prevenção de manchas, olheiras pigmentares e linhas finas, apresentando resultados a partir de 30 dias de uso contínuo.
O sérum uniformizador pode ser usado na área dos olhos, rosto e corpo. Ele combina alguns poderosos ingredientes:

  • Retinol biomimético: uniformiza a textura da pele sem sensibilizá-la;
  • Niacinamida 5%: ajuda a reduzir a pigmentação excessiva;
  • Nanoácido tranexâmico e alpha-arbutin: regulam o início da produção da melanina;
  • Óleo de rosa-mosqueta: um antioxidante com ação hidratante e cicatrizante.

Agora que você já conhece todos os benefícios de inserir os cremes com retinol na sua rotina de cuidados diários com a pele, que tal compartilhar com a gente a sua rotina? Deixe nos comentários o seu passo a passo sagrado de cuidados e quais os seus produtos favoritos. Continue acompanhando o Guia Make para não perder nenhum conteúdo!