Delineador

Delineador: Quais os Principais Tipos e Como Aplicar

O delineador é hoje um item indispensável na make para muita gente, pois realça e valoriza o formato dos olhos. Mas, você sabe qual a origem dele?

Há rumores de que no Egito antigo, o traço delineado nas pálpebras não tinha apenas uma função estética, mas também medicinal. Isso porque na tinta utilizada para delinear (chamada de Kohl) havia sais de chumbo e carvão, substâncias que acreditavam proteger os olhos.

Muito tempo depois, na década de 20, após ser encontrada a tumba do faraó Tutankamon, o delineador foi literalmente desenterrado e, introduzido na cultura Ocidental, caindo no gosto das mulheres (no Egito, também era usado pelos homens).

As mulheres passaram a delinear os olhos, de forma semelhante à Cleópatra (última rainha do Egito), muito conhecida pela sua maquiagem marcante.

Mais tarde, já na década de 60, o delineador começou a se popularizar de vez. Contudo, não somente na cor preta (como anteriormente), mas também na cor branca.

Chegados os anos 80, o cenário mudou completamente, pois a rainha do pop, Maddona, naturalizou o uso dos delineadores coloridos, trazendo um ar mais jovem e descontraído.

Foi a partir dos anos 2000 que o delineador mostrou que veio para ficar. Neste momento, a tendência era o delineado mais fino com a ponta puxada para fora, o famoso “gatinho”.

De lá para cá, ele só tem cada vez mais fãs e as opções são inúmeras, desde estilos, cores, texturas, marcas e muitas outras variações. Quer conhecer todas essas opções? Continue a leitura desse post.

Principais Tipos e Para que serve

Atualmente o mercado de beleza não para de inovar. A gente conhece um produto, começa a gostar e já lançam outro.

Com o delineador é exatamente assim. Primeiro usávamos o líquido, depois lançaram o gel, que foi a maior febre, aí, surgiu a caneta delineadora e roubou a cena. Fato é, que há muitos tipos de delineador, conheça os principais a seguir:

Delineador líquido

Muher aplicando delineador líquido preto (stockking/Freepik)

Um dos mais conhecidos e pioneiros no mundo da maquiagem. O Delineador líquido é aquele famoso potinho com um pincel na tampa. Atualmente, ele está menos popular, depois que surgiram as inovações do mercado, mas continua sendo um clássico.

Caneta

Delineando os olhos com caneta delineadora (jcomp/Freepik)

Esse é o novo queridinho do momento. O delineador em caneta deu o que falar no seu lançamento. Como o nome já diz, a embalagem parece uma caneta com tampa, e a ponta pode ser fina, média, grossa ou chanfrada. Tem para todos os gostos!

Roller

Delineador roller do Boticário

O delineador roller é polêmico. É uma novidade que não caiu muito no gosto popular. A embalagem é parecida com a do delineador líquido, mas a ponta não é um pincel, e sim uma rodinha, que desliza na pálpebra e vai delineando. Parece fácil, mas não é muito não.

Gel

A opção em gel é a preferida dos (as) maquiadores (as) por ter excelente fixação. Era um queridinho logo que foi lançado, porém, quando surgiu o delineador em caneta ele caiu um pouco no esquecimento. Ele tem a textura em gel/cremosa, e precisa de um aplicador, pois não vem na embalagem.

Cushion

Pouco conhecido ainda, mas para quem ama os produtos cushion, ele certamente já faz parte da necessaire. Sua embalagem é um potinho com uma esponja dentro, embebida com o produto e, quando é apertada com um pincel, ele é liberado.

Adesivo

Novidade no mercado da beleza, o delineador adesivo, como o nome já diz, é um adesivo que imita o traço do delineado. Ele vem em uma cartela e, é só destacar e colar na pálpebra.

Carimbo

O delineador em carimbo também é uma novidade, mas pouco conhecido. Ele basicamente é um delineador em caneta de um lado, e do outro, é uma esponjinha com a qual você carimba a pálpebra.

Ela tem formato de ponta, que é ideal para fazer o canto do delineado de “gatinho”. O produto já vem dentro, é só definir o local certinho e carimbar. Tem também os carimbos que são apenas o aplicador, e precisam ser molhados no delineador líquido, gel ou cushion antes de carimbar a pálpebra.

Kajal

KajalDelineador Kajal (MAKY_OREL/Pixabay)

O kajal lembra muito uma sombra em stick, mas ele tem a ponta mais fina. A embalagem costuma ser compacta e conter um apontador na tampa, para manter a ponta sempre fina e facilitar a aplicação, que tem uma textura cremosa.

Delineador retrátil

Há aqui algumas divergências, pois, algumas pessoas chamam de lápis retrátil e outras de delineador retrátil. Fato é que ele pode ser utilizado das duas formas.

Ele tem um formato de lápis com tampa, porém, é retrátil, ou seja, conforme você gira a embalagem a ponta vai subindo. Em geral, ele costuma ter um apontador na própria embalagem, assim como o kajal, para manter a ponta sempre fina.

Principais características

Olho fechado com delineado preto (valuavitaly/Freepik)

Como já vimos, as opções são diversas. É possível escolher o delineador que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu nível de prática na hora de aplicar. Confira abaixo quais as principais características de cada tipo:

  • Delineador líquido: fácil aplicação, longa duração, embalagem compacta e prática, pois já contém aplicador e, é um formato clássico.
  • Caneta: prático, versátil e compacto. É o mais fácil de aplicar, principalmente por quem não tem muita prática, pois é possível escolher o tipo de ponta que você mais se adapta.
  • Roller: moderno e inovador. A aplicação, porém, não é tão prática para pessoas menos experientes.
  • Gel: fácil aplicação, alta fixação e duração. O preferido dos (as) maquiadores (as). O único ponto negativo é que a embalagem não acompanha aplicador.
  • Cushion: moderno e inovador, porém, a embalagem não é das mais práticas, pois quando se molha o pincel na esponja tende a sair muito produto e pode acontecer de fazer sujeira.
  • Adesivo: prático e inovador, porém, a fixação e a duração não são das melhores. É uma solução rápida e prática para momentos específicos.
  • Carimbo: criativo e inovador. Ideal para quem quer fazer o famoso delineado de “gatinho”, mas nunca consegue acertar a ponta. A opção mais prática é a que já vem o produto dentro, e a caneta na outra ponta para completar o delineado.
  • Kajal: alta pigmentação e fixação. Cor intensa e aplicação fácil devido à textura cremosa do produto. Um ponto negativo é que a ponta não é tão fina, não sendo o ideal para quem prefere um delineado mais discreto.
  • Delineador retrátil: versátil, prático e pigmentado. Ideal para carregar na necessaire, pois não corre o risco de vazar como os líquidos, e também pode ser utilizado de outras formas.

Onde passar e como aplicar

Mulher aplicando delineador em si mesma (lifeforstock/Freepik)

O delineador é aplicado nas pálpebras, de forma mais comum, na parte superior dos olhos. Contudo, isso não te impede de usá-lo na parte inferior dos olhos, ou até mesmo como sombra, principalmente o gel,kajal e retrátil.

Confira a seguir como aplicar cada um deles:

  • Delineador líquido: a aplicação é feita com o próprio aplicador da embalagem, um pincel fino que deve ser deslizado na pálpebra em uma única direção, sem fazer o movimento de vai e vem. É possível fazer mais de uma camada para intensificar a cor, mas é importante esperar secar a primeira aplicada.
  • Caneta: você pode aplicá-lo com a ponta do produto. É só destampar, agitar a embalagem (passo importante), e aplicar diretamente na pálpebra rente aos cílios. Também é possível fazer mais de uma camada com ele, basta esperar secar.
  • Roller: a aplicação deve ser feita com bastante cuidado, pois é bem fácil de borrar. Posicione o aplicador da própria embalagem na pálpebra, e vá deslizando a rodinha com cuidado.
  • Gel: a aplicação deve ser feita com um pincel de delinear com ponta fina ou chanfrada. Basta molhar o pincel no produto e aplicar na pálpebra rente aos cílios em um movimento de direção única (nada de vai e vem). É um pouco mais difícil fazer uma segunda camada com ele, pois demora um pouco mais para secar do que os líquidos. Tente não pegar muito produto no pincel, pois ele é mais encorpado e o traço pode acabar ficando muito grosso.
  • Cushion: você também vai precisar de um pincel para a aplicação. Basta pressionar ele na esponjinha da embalagem e molhar com o produto. Em seguida, aplique diretamente na pálpebra, rente aos cílios. Ele permite segunda camada.
  • Adesivo: basta tirar o adesivo da embalagem, posicionar bem na pálpebra e fixar. Ele costuma vir com cola, mas, se você quiser que dure mais, o ideal é passar um pouco de cola de cílios antes de fixá-lo. Anota essa dica!
  • Carimbo: para aplicá-lo, é só posicionar o carimbo no canto externo dos olhos e pressionar para carimbar. Em seguida, é só completar o delineado no restante dos olhos, com a outra ponta dele ou, com outro delineador (caso esse seja só o carimbo).
  • Kajal: é só destampar e aplicar diretamente nos olhos, verificando antes se está bem apontado, para que o traço não fique muito grosso. Ele não permite segunda camada, pois tem textura cremosa.
  • Delineador retrátil: a aplicação é a mesma do kajal.

Melhores Marcas

Falar de marca é algo bem particular. Mas, quando o assunto é maquiagem, mais especificamente delineador, algumas delas se destacam. Confira a seguir quais as melhores marcas (na nossa opinião) de delineadores:

MAC

A famosa MAC é referência em produtos de qualidade. O seu delineador em gel chamado “fluidline” é unanimidade quando se fala em pigmentação e fixação. Me arrisco a dizer que ele está presente em quase todas as maletas de maquiadores (as) profissionais.

KVD Beauty

A marca KVD, antes chamada de Kat Von D (famosa tatuadora), tem uma gama de produtos de qualidade sem igual, além de embalagens lindas e cores super diferentes. O delineador em caneta da KVD é um best seller da marca e, realmente é muito bom.

Além dele, os delineadores em gel estão dando o que falar devido à quantidade de cores e à qualidade do produto.

Inglot

É um forte concorrente do fluidline da MAC. O delineador em gel da Inglot é bastante famoso por ser ultra preto e à prova d’água. É o tipo de produto que você passa e é até difícil de tirar, mesmo com demaquilante. Se você procura um delineador que dure o dia inteiro (e até mais), pode apostar nesse.

Quem Disse Berenice

A Quem Disse tem diversas opções de delineador, gel, kajal, líquido, mas é o delineador em caneta da marca que ganhou destaque assim que foi lançado. O produto é bastante pigmentado, fácil de aplicar e tem longa duração.

Vult

Mais uma vez, o delineador da marca que faz mais sucesso é a caneta. Altamente pigmentada e com a ponta ultra fina, a caneta delineadora da Vult é uma queridinha nacional. Se você quer qualidade e preço justo, aposta nela que é sucesso.

São tantas opções de delineador que não queremos te confundir. Você conseguiu entender qual a diferença de cada um deles? Qual é o seu preferido? Conta pra nós nos comentários.