Blush

Blush: Conheça os Principais Tipos e as Melhores Marcas

O Blush é um produto de maquiagem que foi bastante popular nos anos 80 e 90. Nos anos 2000, ele passou a ser considerado “over” e perdeu um pouco da sua popularidade. Aos poucos, ele foi caindo no gosto das pessoas novamente, e agora, voltou a ser um item muito usado na maquiagem.

Anteriormente, seu uso era muito característico, bem marcado nas maçãs do rosto e têmporas e em tons fortes de rosa. Já nos dias de hoje, a ideia é dar ao rosto um tom corado natural, com cara de saúde.

Outro uso bastante comum, é para parecer que o rosto foi levemente queimado pelo sol, efeito que pode ser conseguido com tons mais bronzeados e terracota, ou com um rosa mais queimado e sem brilho, aplicado nos pontos altos do rosto.

Não importa o tipo ou a cor, fato é, que o blush voltou com tudo, e tem sido um item de destaque na maquiagem. Se você gosta desse produto e quer saber mais sobre ele, continue a leitura desse texto.

Principais Tipos de blush e Para que servem

Mulher aplicando blush (EVG Culture/Pexels)

Da mesma forma que todos os outros produtos de maquiagem, o blush tem diversas apresentações, para atender a todas as necessidades, efeitos desejados e tipos de pele.

Além disso, ele pode ser de diferentes tons, mais rosados (para um efeito corado), alaranjados (perfeito para ruivas) e em tons terrosos (para um efeito bronzeado).

Os acabamentos podem ser fosco ou cintilante (com partículas de brilho). Conheça a seguir, quais são os principais tipos de blush e qual a sua indicação:

Em pó (solto ou compacto)

Blush compacto em pó (ClamyCosmetics/Pixabay)

É o tipo mais comum de blush. Ele pode ser compacto (o mais conhecido) ou solto. A diferença é pequena entre eles. O compacto, costuma ser mais pigmentado e mais prático de aplicar e carregar na bolsa.

Já o solto, costuma fazer um pouco de bagunça na hora da aplicação, mas tem menos chances de ficar marcado, pois, é mais fácil de esfumar e tende a ser menos pigmentado.

Cremoso

Paleta de blush cremoso (sjajolika/Pixabay)

O Blush cremoso é uma tendência na make atual, que tem um ar mais fresh e natural. Ele deixa uma textura mais cremosa e brilhosa na praia, que é muito bem-vindo nos dias mais quentes e combina super bem com o verão.

Apesar disso, se você sua muito, ele pode não ser uma boa opção em temperaturas mais quentes. Agora, se você tem a pele seca, pode se jogar.

Cushion

Semelhante ao cremoso, o blush cushion dá um efeito bastante natural a maquiagem, além de ser ideal para carregar na necessaire e retocar ao longo do dia, como todo produto cushion, ele é bastante prático.

Bastão ou Stick

O blush em bastão, ou stick, é um pouco mais denso do que o cremoso, o que garante uma maior duração. Além disso, ele costuma ter boa pigmentação e aderência na pele, além de uma embalagem prática.

Líquido

Ficou basante popular após o surgimento dos [lip tints]. O blush líquido é ideal para um efeito ultra natural de pele suavemente corada. Além disso, a fixação é muito boa e a pigmentação é leve, mas pode ser construída aplicando mais camadas.

Mousse

O Blush em mousse é semelhante ao cremoso, a embalagem costuma ser parecida e a textura também é mais densa. Contudo, ele é mais fácil de espalhar e conseguir um efeito esfumado e a duração também é muito boa.

Em esferas

Blush em esferas e pincel (Breakingpic/Pexels)

A ideia do blush em esferas é semelhante ao blush em pó solto. Ele confere um efeito mais natural e esfumado, por ter uma pigmentação mais leve. O formato dele são pequenas esferas em pó, que ao friccionar o pincel, elas liberam o pigmento.

Principais características

Assim como todos os produtos de maquiagem, o blush também tem diversas apresentações para atender a todas as necessidades e efeitos desejados. Confira a seguir, quais as principais características de cada um dos tipos:

  • Em pó (solto ou compacto): o blush em pó solto é bastante pigmentado e prático de carregar. Já o solto, não é tão prático para carregar e é menos pigmentado, ideal para quem gosta de um efeito mais natural.
  • Cremoso: ideal para quem quer um efeito “nasci assim” e gosta de produtos cremosos. Para quem tem pele seca é uma ótima pedida, além de ser prático de aplicar e carregar na bolsa.
  • Cushion: tem a mesma proposta do cremoso, porém, a sua embalagem é mais prática, pois não precisa de nenhum outro acessório para aplicar, além de ser mais fácil de espalhar.
  • Stick: perfeito para carregar na bolsa, e de quebra, também pode ser usado nos lábios, para um efeito de boca corada e saudável. A aplicação é semelhante ao cremoso, pois precisa de algum acessório (que pode ser a ponta dos dedos).
  • Líquido: menos prático para carregar na bolsa, mas proporciona um efeito natural lindo, além de ter uma boa duração e ser fácil de espalhar.
  • Mousse: é bem parecido com o blush cremoso, porém, é mais fácil de espalhar e a embalagem costuma ser de vidro, menos prática para carregar na bolsa.
  • Em esferas: ele é indicado para quem quer um efeito natural, mas não gosta de produtos cremosos ou líquidos. A espalhabilidade é ótima, porém, a pigmentação e fixação são menores que as outras opções.

Onde passar e como aplicar

Aplicando blush na maçã do rosto (Laura Chouette/Unsplash)

A aplicação do blush é bem particular e vai depender do seu gosto e formato de rosto. Ela pode ser feita concentrada apenas nas maçãs do rosto, para um efeito corado natural, nas têmporas, para um efeito mais dramático e retrô.

Outra opção, é aplicá-lo nos pontos altos do rosto (maçãs e ponte do nariz) para um efeito queimado de sol. Já se for um blush em um tom mais bronzeado, também pode ser aplicado nos pontos mais fundos da face, para contornar o rosto e dar mais profundidade.

Confira a seguir, como aplicar os diferentes tipos de blush:

  • Em pó (solto ou compacto): deve ser aplicado com o auxílio de um pincel fofinho e de tamanho médio, específico para blush. É importante tirar o excesso do pincel antes de aplicar no rosto, para evitar o efeito “chinelada” e esfumar bem, mas ficar mais natural.
  • Cremoso: pode ser aplicado com a ponta dos dedos em batidinhas, pincel duo fiber em batidinhas ou movimentos circulares, ou com uma esponja em gota, com leves batidinhas.
  • Cushion: prático de ser aplicado, pois, já acompanha um espelho e uma esponja, específica para aplicar o produto. Basta apertar ele na espuminha da embalagem para liberar o produto, em seguida, é só dar batidinhas no rosto com a esponja.
  • Bastão ou Stick: não é recomendado aplicar o bastão diretamente no rosto, pois pode tirar a maquiagem que foi aplicada por baixo. O ideal, é aplicar no dorso da mão e ir pegando o produto aos poucos, com a ponta dos dedos, pincel duo fiber ou esponja, e ir aplicando no rosto com batidinhas em movimentos circulares.
  • Líquido: pode ser aplicado diretamente no rosto com o pincel, e espalhado com as pontas dos dedos, pincel ou esponja.
  • Mousse: a aplicação é semelhante ao blush cremoso. Basta pegar o produto na embalagem com um pincel ou esponja, e aplicar no rosto com batidinhas suaves.
  • Em esferas: deve ser aplicado como o blush em pó solto, com um pincel fofinho específico para produtos em pó. Como ele é menos pigmentado, podem ser aplicadas diversas camadas, em movimentos circulares para esfumar bem.

Melhores Marcas

O blush não costuma ser o produto favorito de maquiagem da maioria das pessoas. Contudo, quem gosta ama, e certamente conhece as marcas que selecionamos a seguir, que tem as melhores opções de blush:

Nars

A empresa francesa Nars, é bastante famosa pelo seu blush “Orgasm”, disponível nas opções em pó compacto ou líquido. A cor é rosada com brilho levemente dourado, que dá um efeito corado e luminoso lindo, o que faz com que o produto seja tão famoso e um dos carros chefes da marca.

MAC

Blush MAC

Blushs em pó da MAC (purplegillian/Pixabay)

Um dos produtos mais conhecidos da MAC é o blush em pó “Harmony”, um tom bastante utilizado como contorno facial. A marca é famosa pela qualidade profissional dos seus produtos, e com o blush não seria diferente.

Mary Kay

A Mary Kay possui uma linha incrível de blush mineral em pó, com cores bem diversificadas, alta pigmentação e fáceis de esfumar. O diferencial dele é a fórmula mineral, e o fato de ser não-comedogênico, ou seja, ele não obstrui os poros.

Ruby Rose

Como sempre, a Ruby Rose arrasou ao lançar seus blushes compactos em pó. Com uma embalagem super fininha e um preço ótimo, ele tem diferentes cores, é bem pigmentado e espalha super bem. Ele é o famoso produto bom, bonito e barato que amamos.

Vult

Os blushes compactos em pó da Vult, ficaram conhecidos por se parecerem muito com os da MAC (porém muito mais baratos). A qualidade e a pigmentação são excelentes, e ele espalha super bem, além da embalagem ser compacta e prática.

Avon

A Avon, como sempre, tem ótimos produtos com preços justos. Um produto que foi sucesso desde o seu lançamento, é o blush em pó compacto “True”. Sua embalagem em estojo com espelho e pincel, é bem parecida com a de marcas como Lancôme e Dior.

Quanto à qualidade nem precisa falar. O produto é pigmentado na medida e espalha super bem, além de ter uma embalagem linda e um preço amigo.


Confesso que eu amo blush e não vivo sem. Mesmo quando não uso base, aplico sempre um pouco do produto para dar um ar de saúde ao o rosto. E você, gosta de blush? Qual o seu favorito? Conta pra nós nos comentários!