Sombras (Olhos)

Sombras de Olhos: Principais Tipos e como Aplicar

As sombras de olhos são um item indispensável para quem gosta de maquiagem, independente do seu estilo. Elas podem ser neutras, coloridas, com ou sem brilho, entre outras infinidades de opções. Se você acha que sabe tudo sobre sombras, continue a leitura desse texto e descubra se tem algo que você ainda não conhecia.

Principais Tipos e Para que servem

Se tem um produto com uma infinidade de opções no mercado são as sombras. Elas são assim tão diversas para atender à todas as necessidades possíveis. Compor looks mais casuais, festivos, artísticos, sociais, etc.

Sua composição pode variar, podendo ser feita com produtos minerais (ideal para quem tem alergia a algum produto químico) ou sintéticos. Independente disso, todas elas são dermatologicamente testadas antes de ser comercializadas.

Por isso as opções são tantas. Confira a seguir quais são os principais tipos de sombras e para que servem.

Sombra em pó

Paleta de sombra em pó

A sombra em pó é a mais comum, e pode aparecer na versão compacta ou solta. Sua pigmentação é boa, e ela pode ser aplicada de forma esfumada, para um efeito mais natural, ou concentrada, para uma cor ainda mais intensa.

Elas poder em vendidas, na versão compacta, de forma unitária, em duos, trios, quartetos, paletas com várias cores, etc. Já a versão solta, é vendida em potinhos individuais com apenas uma cor.

Servem para criar looks que vão desde os mais naturais até os mais elaborados. São ideais para quem tem a pálpebra mais oleosa, pois tende a “grudar” com mais facilidade. Em todo caso, pode ser utilizado um primer de sombras antes de aplicá-la.

Sombra líquida

Sombra líquida da Stila

A sombra líquida ficou popular após um lançamento recente da marca Stila. Ela é apresentada em uma embalagem semelhante a dos batons líquidos e glosses, com um aplicador em formato de esponjinha.

Ela costuma ser utilizada de forma mais concentrada, porém, também pode ser esfumada com um pincel antes da secagem completa na pálpebra. Nesse momento é importante ser rápida(o), pois em geral, ela seca bem rápido.

Quanto às cores, são inúmeras, vendidas em embalagem individual, com apenas uma cor. A sombra líquida se destaca pela sua alta pigmentação e durabilidade, tendo até opções à prova d’água.

Sombra em creme

Exemplos de sombras cremosas

Maquiagem em creme também tem sido uma queridinha do momento. Seja ela em potinho ou bisnaga, pode ser aplicada de forma concentrada ou esfumada. Seguindo a mesma orientação da líquida: espalhe rápido, antes que seque.

Ela também costuma ter alta pigmentação e duração. A aplicação pode ser feita com os dedos ou pincel, vai depender do efeito que você deseja obter.

Sombra em stick

Sombra stick da NIX

A sombra em stick é parecida com um lápis de olho retrátil, mas é um pouco mais gordinha, para facilitar a aplicação. Ela costuma ser bem cremosa (para facilitar a aplicação), mas há também opções mais sequinhas.

Como principal característica destaca-se a praticidade. De todas, ela é a mais prática, pois pode ser aplicada com o próprio stick e espalhada com os dedos.

Observação: Independente do tipo de sombra (citadas acima), as texturas disponíveis são as mesmas: matte (sem brilho), cintilante (com leve brilho) ou metalizada (com super brilho).

Principais características

Cada tipo de sombra tem uma particularidade, por isso, é legal você conhecer quais são elas antes de sair por aí comprando apenas pela cor. Confira a seguir quais as principais características de cada tipo.

  • Sombra em pó: ela é a mais fácil de espalhar e, obter o efeito esfumado que é um clássico na maquiagem. Uma desvantagem é que para uma aplicação perfeita é indicado o uso do pincel;
  • Sombra líquida: prática de ser aplicada, pois pode ser feita com o próprio aplicador ou com os dedos e, tem alta pigmentação e durabilidade;
  • Sombra cremosa: alta fixação e durabilidade;
  • Sombra em stick: prática de ser aplicada e tem alta pigmentação e concentração de cor.

Onde passar e como aplicar

As sombras são feitas para aplicar nas pálpebras. Porém, podem ser utilizadas também como blush (em pó, líquida ou cremosa) ou batom (as líquidas, cremosas e em stick).

Com relação a aplicação, ela varia de acordo com cada tipo de sombra. Confira a seguir como aplicar cada uma delas.

Sombra em pó

Para um efeito mais concentrado, pode-se aplicá-la com um pincel achatado, com as cerdas mais durinhas, em movimentos de depositar na pálpebra, sem arrastar ou espalhar. Já para um efeito esfumado, é recomendado utilizar um pincel de esfumar, com bastante cerdas macias e, fazer movimentos circulares com a mão bem leve.

Sombra líquida

A sombra líquida é prática de ser aplicada, pois pode-se utilizar o próprio aplicador ou os dedos. Para um efeito concentrado, o ideal é utilizar o aplicador e ir aplicando as camadas, até obter a pigmentação e o efeito desejado. Já para um efeito mais difuso, o ideal é utilizar o aplicador apenas para depositar a sombra na pálpebra e depois, antes que seque, esfumar com os dedos ou pincel.

Sombra cremosa

A melhor forma de aplicar a sombra cremosa é com os dedos, em batidinhas. Independente se ela é em bisnaga ou potinho, a aplicação pode ser feita da mesma maneira.

Sombra em stick

Com a própria embalagem em bastão, a aplicação pode ser feita diretamente na pálpebra. Se o efeito desejado for uma cor intensa, isso já basta. Porém, se o efeito desejado for mais natural, recomenda-se esfumar com um pincel ou com os dedos antes que ela seque.

Melhores Marcas

Há algumas marcas no mercado de maquiagem muito famosas pela qualidade das suas sombras, nos quesitos pigmentação, entrega de cor e durabilidade. Conheça a seguir, as melhores marcas de sombras:

Urban Decay

É só perguntar para alguém que ama maquiagem que a resposta será unânime: a Urban Decay é considerada uma das melhores marcas de sombras. A marca é famosa pelas paletas naked, pioneiras no quesito paleta de sombras.

A marca americana também conta com uma extensa linha de sombras, além das famosas paletas, com diversas cores, texturas e acabamentos. Ela é famosa por ter sombras bastante fáceis de esfumar.

Make Up For Ever

A Make Up For Ever é muito famosa em meio aos profissionais da maquiagem, e muito utilizada em desfiles de moda devido à sua alta pigmentação e fixação. Ela é uma marca francesa, de excelente qualidade e é queridinha quando o assunto é sombras coloridas.

Nars

A Nars também é uma empresa francesa, fundada por um maquiador, o que explica ela ser tão queridinha no meio da moda e das celebridades. As paletas da marca são muito cobiçadas, devido à alta qualidade dos produtos e também do design das embalagens.

Quem disse Berenice

Não podíamos deixar de fora uma marca nacional que arrasa nas sombras. Cada vez mais as marcas brasileiras estão surpreendendo na fabricação de produtos inovadores e de qualidade. A Quem disse possui uma infinidade de cores, texturas e acabamentos de sombra. O mais legal, é que ela vende as sombras de forma unitária, e você pode escolher as suas cores favoritas e montar a sua própria paleta.

Isso é um grande diferencial da marca, pois sempre tem aquela sombra que fica sem ser usada na paleta. A aposta da Quem disse garante que isso não aconteça, pois quem escolher as cores é você. Além disso, a pigmentação e a fixação não deixam nada a desejar para as sombras importadas e também, a gente adora marcas nacionais representando o mercado brasileiro com produtos de qualidade sendo vistos lá fora.

Você usa sombra no dia a dia ou é do tipo que passa só um rímel e um batonzinho? Com tantas opções para utilizar, a sombra se tornou um produto democrático, que atende a todos os estilos. Se você conhece outra forma de utilizar a sombra de olhos, ou alguma marca que você acha que deveria estar aqui? Conta pra gente.

Não deixe de acompanhar o Guia Make para aprender mais sobre maquiagem.