Primer Facial

Primer facial: descubra quais os principais tipos, para que servem e melhores marcas

Só quem gosta de maquiagem sabe o quanto é ruim levar horas para se maquiar e na metade do dia já não ter mais nada no rosto, pois derreteu tudo, ainda mais em épocas de calor.

Por isso, podemos apostar em uma incrível invenção do mercado de cosméticos: o primer facial. Com diferentes texturas, acabamentos, fragrâncias e finalidades, este produto virou um item indispensável para quem busca uma pele com acabamento profissional, e que dure o dia todo.

Para quem ainda não conhece, o primer facial funciona como um pré-maquiagem, pois é o primeiro produto a ser aplicado antes da make. A função básica dele é uniformizar a pele, controlar a oleosidade, fechar os poros e fazer com que a maquiagem por mais tempo.

Outras funções do produto são: uniformizar a pele, disfarçar linhas finas de expressão e até hidratar a pele. Ele pode ser encontrado em creme, serum, óleo ou gel, com ou sem cor, com ou sem FPS.

Além disso, existem primers específicos para cada tipo de pele, para atender às necessidades de cada uma: disfarçar os poros, reduzir a oleosidade, causar um efeito tensor na pele, hidratar, entre outros.

Principais Tipos e Para que serve

O Primer Facial é usado para preparar a pele antes da make, deixá-la mais lisa, uniforme e fazer com que a base deslize mais fácil na aplicação, garantindo assim, mais aderência.

Para atender aos mais variados tipos de pele, a indústria cosmética lança com frequência novas fórmulas. Por isso, hoje é possível encontrar facilmente primers em diferentes apresentações, cada uma com suas características para atender a diferentes propostas. Confira quais os principais tipos a seguir:

Primer hidratante

Mulher aplicando primer em creme (Sarah Pflug/Burst)

Este é o produto ideal para quem tem a pele mais seca, pois já hidrata na medida certa e deixa o rosto preparado para receber a base sem craquelar. O primer hidratante é encontrado mais facilmente na versão em creme e pode ser usado por pessoas de pele jovem ou madura.

Primer anti brilho

Essa opção é perfeita para quem tem a pele mais oleosa e com acne. Ele ajuda a controlar a oleosidade e o brilho em excesso e, é formulado com ingredientes não comedogênicos, ou seja, que não entopem os poros.

Por isso, ele é ideal para ser usado por quem tem problemas com acne, pois ele não provoca o surgimento de novas espinhas. Esse tipo de primer, costuma ser em gel e ter uma textura mais siliconada.

Primer com FPS

O primer com FPS é ótimo para ser usado no dia a dia, pois além de preparar a pele para receber a base, ainda garante uma proteção extra para o rosto. Existem versões com FPS 15, 20, 30 ou 50, basta escolher a que mais atende às suas necessidades.

Mas atenção: se você for se expor diretamente ao sol, somente ele não é o suficiente para proteger a pele dos raios UV, por isso, potencialize a proteção aplicando por cima um filtro solar.

Primer com cor

Esta opção, além oferecer todos os benefícios já conhecidos de um primer, ainda possui uma cor que se adapta às diversas tonalidades de pele, o que ajuda a uniformizar o tom e neutralizar manchas.

Contudo, ele não substitui uma base, pois a cobertura é baixa e serve apenas para neutralizar algumas imperfeições, manchas e cicatrizes. Assim, o primer com cor é uma boa alternativa para usar no dia a dia, pois reduz a aparência dos poros e pequenas vermelhidões, e pode ser complementado apenas com um corretivo, e para uma produção mais elaborada, com uma base.

Primer antissinais

Mulher com as mãos no rosto (Freepik)

O Primer anti sinais contém em sua formulação elementos hidratantes, vitaminas, antioxidantes, minerais, entre outros ativos. São feitos para, além de atuar como um primer, tratar a pele, melhorando o toque, reduzindo manchas, minimizando linhas finas e trazendo um aspecto mais rejuvenescido. Alguns deles, ainda podem ter um efeito tensor ou lifting, que dão uma leve firmada na pele. Esse tipo de primer, costuma ser muito usado por quem tem pele madura.

Principais características

O primer é um produto indispensável se você quer fazer uma preparação de pele impecável para que a maquiagem dure o dia todo. Esse produto tem funções bastante específicas, confira a seguir quais são as suas principais características:

  • Controla a oleosidade da pele: esse é uma das características que faz com que ele seja o queridinho da maioria das pessoas. Esse é um dos seus principais objetivos.
  • Minimiza os poros: outra das principais funções do primer é reduzir a aparência dos poros. Ainda que você não tenha poros muito dilatados, ao aplicar uma base líquida ou cremosa, eles tendem a ficar mais evidentes. Por isso, o primer ajuda a criar uma espécie de película invisível sobre esses poros e deixa-os menos evidentes.
  • Duração da maquiagem: o primer ajuda (e muito) a fazer a maquiagem durar por mais tempo. Isso porque ele controla a oleosidade e o suor excessivo da pele, deixando assim, a maquiagem intacta por mais tempo sem que ela escorra durante o dia, principalmente nos mais quentes.
  • Neutraliza o tom da pele: os primers com cor, seja em tons de pele ou tons de correção, como verde ou laranja, por exemplo, ajudam a neutralizar o tom do rosto, e por isso, ajudam a reduzir manchas e vermelhidão.
  • Melhora a aparência da pele: ele ajuda a disfarçar as pequenas imperfeições da pele como cravos, linhas de expressão e poros abertos, melhorando assim a textura e a aparência da pele, deixando-a muito mais bonita.
  • Atende à todos os tipos de pele: existem vários tipos de primers no mercado, com as mais diversas funções. Isso possibilita que tenha uma opção para cada tipo de pele, para atender às suas necessidades. As pessoas de pele seca, por exemplo, podem optar por um primer facial hidratante. Já quem tem a pele oleosa, pode optar por um que seja siliconado e ajude a reduzir a oleosidade.
  • Prático e fácil de aplicar: o primer é um produto prático, que geralmente, vem em embalagens pequenas e leves, de bisnaga, pump ou bastão, que podem ser carregadas facilmente na bolsa e aplicados sempre que necessário. Graças a sua formulação, ele não deixa a pele grudenta ou oleosa, por isso, pode ser aplicado com as mãos mesmo, sem fazer bagunça.

Onde passar e como aplicar

Mulher aplicando primer nas maçãs do rosto (Freepik)

Antes de aplicar o primer, a pele precisa estar limpa, sem resíduos de sujeira ou maquiagem e livre de oleosidade. Ele é o primeiro passo da maquiagem, depois de feita toda a sua rotina de cuidados com a pele.

O primer pode ser aplicado em todo o rosto, se você, por exemplo, tiver a pele seca e estiver optando por um produto hidratante ou quiser aumentar a durabilidade da base. Já se você tem a pele oleosa, e quer apenas controlar a oleosidade, pode aplicar o primer somente na zona T do rosto (testa, nariz e queixo).

Agora, se você quer somente disfarçar os poros dilatados, pode aplicar o produto apenas onde isso ocorrer, que costuma ser nas maçãs do rosto, nas laterais do nariz. Mas isso pode variar muito, o local onde você deve aplicar o primer, vai depender de cada pessoa, de acordo com a sua necessidade.

A aplicação, pode ser feita com a ponta dos dedos, como se você estivesse passando um hidratante. Se preferir, você pode usar um pincel de cerdas sintéticas, o mesmo usado para aplicar base.

Prefira ter um pincel para cada produto de maquiagem, para não interferir no resultado da aplicação, ou, lave-o sempre que for alternar o produto a ser aplicado com o mesmo pincel.

Espalhe o primer em apenas um sentido e evite ficar passando várias vezes na mesma região. Após aplicar em uma área, espere secar durante alguns minutos antes de aplicar a base. Não aplique o primer em excesso, pois ele pode acabar esfarelando.

Melhores Marcas

Assim como há diversas opções de primers no mercado, há diversas marcas que possuem o produto em sua linha, com as mais diversas formulações, embalagens, acabamentos, etc. Por isso, listamos a seguir, uma lista com alguns que a gente indica, confira:

Smashbox

O primer “Photo Finish” é um produto clássico da Smashbox, eu diria inclusive, que é o produto que popularizou a marca no Brasil. Sua textura em gel é bastante leve e tem um toque aveludado, que ao espalhar no rosto, é possível sentir.

Ele possui em sua formulação, vitaminas A e E, extrato de semente de uva e chá-verde, tudo isso para garantir as funções de acalmar e hidratar a pele. O produto cria uma espécie de filme na pele, que disfarça muito bem os poros e dá a ela uma textura macia e sem brilho.

O ‘Photo Finish” é um ótimo primer porque funciona tanto em peles oleosas quanto nas mais secas. Talvez seja por isso que ela é um produto queridinho e um dos mais vendidos da marca.

L’óreal

O primer “Blur Mágico” da L'Oreal, tem uma textura siliconada, porém, com aparência de creme. Sua fórmula permite que ele seja perfeitamente absorvido pela pele, deixando ela com a superfície mais lisa, suave e perfeita para aplicação da base.

Além disso, esse produto disfarça a aparência das linhas finas de expressão, diminui o brilho excessivo da pele e os poros. Ele é conhecido por garantir o tão famoso efeito de “photoshop”, ou seja, uma pele livre de imperfeições.

Ruby Rose

O Primer “Studio Perfect” da Ruby Rose, tem uma textura siliconada em gel, que suaviza a textura da pele e minimiza instantaneamente os poros, deixando a pele o mais macia e hidratada, além de reduzir a oleosidade e fixar a maquiagem por mais tempo. Ele é mais indicado para peles oleosas, pois não possui função hidratante. Esse produto é conhecido por ser um “dupe” do primer da Smashbox, ou seja, tem uma formulação, embalagem e acabamento muito parecidos, porém, é bem mais barato. Posso garantir, por experiência própria, que ele não deixa nada a desejar para o da outra marca…

Vult

O “Primer HD” da Vult, é um excelente produto nacional e com ótimo custo-benefício, pois ele rende bastante na aplicação, o que faz com que ele dure muito. Sua embalagem em pump é muito prática e fácil de aplicar. Ele promete reduzir a aparência dos poros e das linhas finas de expressão.


E aí, você já está convencida do quanto o primer pode ajudar na hora da maquiagem? Você já usa algum? Conta pra gente nos comentários qual é o seu preferido. Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre maquiagem.