Iluminador

Iluminador: conheça os principais tipos e como aplicar

O iluminador é um produto que dá um toque final todo especial à maquiagem. Se você quer um efeito profissional ou, quer transformar uma make básica do dia a dia para um happy hour ou festa a noite, basta aplicar um iluminador e pronto.

Ele é feito para destacar os pontos altos do rosto, e deixá-lo mais harmônico. Atualmente, podemos afirmar que é um dos produtos de make favoritos, além de ser bastante versátil, conseguindo compor um look do básico ao super elaborado.

No post de hoje, falaremos sobre os principais tipos, como e onde aplicar quais as melhores marcas. Continue a leitura se você também é apaixonada (o) por iluminador facial.

Principais Tipos e Para que serve

Mulher com pele e olhos iluminados (Francesca Zama/Pexels)

Atualmente, há vários tipos de iluminador, para atender a todos os gostos e efeitos desejados. Além disso, as cores variam desde o champanhe, dourado, rosado, bronze e até colorido. Confira a seguir, quais são os principais tipos e para que servem:

Em pó (compacto ou solto)

Mulher com pele iluminada na zona T (Arsham Haghani/Pexels)

O iluminador em pó é bastante versátil e fácil de aplicar, seja ele compacto ou solto. Ele tem várias opções de acabamentos, então dá para escolher o seu preferido, pode ser mais metalizado, com mais ou menos partículas de brilho, e por aí vai.

Produtos em pó costumam ter uma menor fixação na pele, portanto, se você quer um efeito mais potente, vale a pena apostar nas texturas cremosas ou líquida, ou, aplicar uma bruma fixadora antes de aplicar o iluminador em pó, assim ele gruda melhor.

A textura em pó não é a mais indicada para peles maduras, com linhas de expressão ou poros muito dilatados, pois o produto para acentuar ainda mais essas características.

Creme ou Gel

A textura em creme ou gel, é perfeita para quem quer fixação e duração. Isso se o produto for matte, e secar após a aplicação, pois tem algumas opções que ficam com um efeito molhado mesmo, proposital.

Nestes casos, a ideia é um efeito mais natural para uma ocasião específica, pois a duração é menor. Mas atenção, os produtos em creme não são os mais indicados para quem tem pele oleosa, pois ele pode escorrer ao longo do dia, em contato com a oleosidade produzida pela pele.

Ele também pode ser usado antes do iluminador em pó, para potencializar o efeito quando você quiser um super brilho. Basta fazer uma camada fina de iluminador cremoso na pele, e antes que seque, aplicar com um pincel o produto em pó por cima. Ele vai grudar e fixar super bem, além de proporcionar um brilho em dobro.

Líquido

O iluminador líquido tem um efeito semelhante ao cremoso, porém, é mais fluído e de fácil aplicação. A proposta dele é um efeito mais leve, de pele naturalmente viçosa. Além disso, ele pode ser misturado com a base facial, para esse efeito ficar ainda mais natural e parecer que vem da própria pele.

Uma boa dica, é misturar o iluminador líquido com o seu hidratante corporal. Você pode aplicar no corpo e ficar com a pele levemente brilhosa, uma excelente pedida para o verão.

Stick ou bastão

Essa opção é ideal para quando você quer iluminar pontos específicos, de forma pontual, como, por exemplo, o canto interno dos olhos, o arco do cupido e abaixo das sobrancelhas.

Sua fixação é muito boa, semelhante à do iluminador em creme ou gel, porém, sua consistência é mais firme, por isso, é um pouco mais difícil de espalhar.

Principais características dos Iluminadores

Mulher com pele iluminada (Waldir Évora/Pexels)

Cada tipo de iluminador tem uma indicação específica, a escolha vai depender do efeito desejado e da praticidade que você quer na hora da aplicação. Confira a seguir, quais as principais características dos Iluminadores:

  • Em pó (compacto ou solto): é a opção que melhor se adapta à maioria dos tipos de pele. Contudo, a aplicação não é tão prática, pois precisa de um pincel.
  • Creme ou Gel: ideal para quem quer um produto prático, pois ele não precisa de pincel para aplicar, você pode usar a ponta dos dedos.
  • Líquido: perfeito para quem procura uma opção versátil, pois ele pode ser usado sozinho, misturado com a base ou hidratante. É a melhor opção para quem tem a pele seca, com linhas finas ou poros dilatados, pois tem menos chances de acumular. Além disso, também é prático de aplicar, pois, você pode também usar a ponta dos dedos.
  • Stick ou bastão: um pouco mais difícil de espalhar, porém, possui boa fixação e duração por ter uma textura mais consistente.

Onde passar e como aplicar

Os iluminadores, em geral, são aplicados nos pontos altos do rosto como maçãs, topo do nariz, abaixo das sobrancelhas, arco do cupido (o ‘v’ acima dos lábios) e no cantinho interno dos olhos, pois abre o olhar.

Tem quem goste também de aplicá-lo na testa e no queixo. O efeito fica lindo, porém, não é muito indicado para quem tem a pele oleosa, pois pode parecer que o brilho é, na verdade, oleosidade.

Onde passar o iluminador

Confira a seguir, dicas de como aplicar cada tipo de iluminador:

  • Em pó (compacto ou solto): o iluminador em pó é um dos mais fáceis de espalhar. Ele deve ser aplicado com um pincel não muito grande, pois as áreas de aplicação são bem pontuais. Pegue o produto na embalagem, tanto compacto como solto, e tire um pouco o excesso do pincel. Em seguida, basta aplicar na pele em movimentos de vai e vem, para o efeito ficar bem esfumado.
  • Creme ou Gel: esse tipo de iluminador, pode ser aplicado com um pincel duo fiber ou de cerdas sintéticas, os mais indicados para produtos líquidos e cremosos. Você também pode usar uma esponja ou as pontas dos dedos, e dar leves batidinhas para ir espalhando o produto.
  • Líquido: a forma de aplicação do iluminador líquido é a mesma do cremoso. Você pode usar um pincel apropriado, esponja ou a ponta dos dedos.
  • Stick ou bastão: o iluminador em stick ou bastão não deve ser aplicado diretamente sobre a pele, pois você pode não conseguir espalhar depois e acabará ficando marcado, pois, ele é bem consistente. O ideal, é utilizar um pincel apropriado, esponja ou os dedos, que você pode friccionar no produto e, em seguida, dar leves batidinhas no rosto.

Melhores Marcas

Algumas marcas de destacam pela qualidade dos seus iluminadores. Muitas delas, tem algum iluminador como produto carro chefe. Confira a seguir quais são as melhores marcas:

MAC

A MAC aparece quase sempre por aqui, e não é porque não há outras opções, é que realmente ela é muito boa em fazer produtos de qualidade. Um dos produtos mais conhecidos da marca é o iluminador em pó compacto “Soft and Gentle”, da linha Mineralize.

Ele é objeto de desejo de quase todo mundo que gosta de maquiagem, pois tem um brilho incrível além de ótima fixação. O preço é um pouco alto, como a maioria dos itens da marca, porém, vale a pena pelo custo-benefício, pois é um produto que costuma durar bastante.

Inglot

A marca Inglot ficou conhecida no Brasil pelo seu iluminador em pó solto “Sparkling Dust”, um queridinho das blogueiras de maquiagem. Ele tem um super brilho, que chega a ser quase metalizado.

O mais legal, é que a marca tem 6 diferentes cores, que atendem a todas as tonalidades de pele. Por ser um pigmento, ele também pode ser misturado em produtos cremosos como base, hidratante, entre outros.

The Balm

Essa é uma marca bastante conhecida pela qualidade dos produtos e pelas embalagens, que são lindas e em estilo retrô. O iluminador em pó compacto “Mary-Lou Manizer” da The Balm, em um lindo tom perolado, é muito conhecido e desejado por quem ama maquiagem.

Ruby Rose

A Ruby Rose tem uma linha com diversos tipos de iluminadores, nas opções pó compacto e solto, líquido ou cremoso, que podem ser unitários ou em paletas, no caso dos compactos.

Todos eles são conhecidos pela alta pigmentação e preço justo, ou seja, certamente terá um que te agrada e cabe no seu bolso. Basta escolher o tipo e cor preferida e se jogar.

Boca Rosa

A blogueira Boca Rosa lançou recentemente a sua marca em parceria com a Payot, na qual ela tem uma paleta chamada “OMG”, com 3 cores de iluminadores em pó compacto.

Desde o seu lançamento, a paleta é um sucesso devido à alta pigmentação do produto e o cheirinho de pêssego, sem falar no preço, que é um ótimo custo-benefício.

Você também ama iluminador? Se a resposta foi não, pode ser porque você ainda não encontrou o seu favorito. Mas se a resposta foi sim, comenta aqui qual é o seu queridinho, vamos adorar saber.