Leave In

Leave-in: saiba o que é, para que serve e as principais marcas

Sabemos que a indústria de cosméticos está em constante evolução, o que garante a grande oferta de produtos bastante diversificados. O problema é que com tanta variedade assim, a gente acaba se confundindo e fica difícil saber qual o melhor produto para os nossos fios.

Por isso, hoje vamos falar sobre cabelos e entender melhor o que é o leave-in, um produto que tem se popularizado e parece ser o queridinho de muita gente. Parece haver uma confusão entre as funções dele e do creme para pentear, porque de fato, eles são bastante semelhantes. Vamos entender melhor então o que é o leave-in para acabar com essa dúvida?

O que é leave-in?

Em inglês o termo “leave-in” significa “deixa ficar”, o que podemos entender como um produto sem enxágue. Ele deve ser usado após a lavagem e o condicionamento dos fios, ou tratamento com máscara.

O leave-in é um produto bastante democrático que é indicado para todos os tipos de cabelo, desde os lisos aos cacheados. Sua principal função é disciplinar os fios, hidratar e reduzir o frizz.

Ele pode ser encontrado em forma de creme, gel ou spray, com uma formulação leve que não pesa nos fios e não os deixa oleosos. A principal diferença entre ele e o creme de pentear, é que o creme possui uma formulação mais pesada, que tem o objetivo de ajudar a desembaraçar os fios. Já o leave-in, costuma ser mais leve justamente para deixar os fios mais macios, brilhosos e alinhados, mas sem pesar.

Além disso, uma importante característica do leave-in que o diferencia dos cremes para pentear, é que ele cria uma camada protetora nos fios que os protegem das agressões externas e raios UVA e UVB, não deixando que penetrem na fibra capilar. Muitas vezes, eles podem ser encontrado no mercado também com o nome de leave-on.

Para que serve?

Existem diversos tipos de leave-in, cada um com uma textura e função diferente. Na hora de escolher o melhor para você, é importante verificar o que o seu cabelo precisa ou qual resultado você quer ter: facilitar a escovação, manter os fios alinhados (mesmo em dias úmidos), manter a cor dos fios tingidos.

Isso não significa que cada um tenha uma função, você também pode encontrar produtos que atendem às diversas necessidades ao mesmo tempo, além daqueles com indicação por tipos de cabelo: leave-in para cabelos lisos, leave-in para cabelos cacheados e leave-in para cabelos tingidos.

Em geral, suas principais funções são:

  • Controle do frizz: o leave-in deixa os fios mais alinhados e hidratados, evitando o aparecimento daqueles famosos fiozinhos arrepiados, que costumam ser fios novos que estão nascendo ou fios danificados.
  • Proteção térmica: ainda que você não use o secador, chapinha ou babyliss, o seu cabelo ainda assim é exposto ao calor, nem que seja do sol. Por isso, a proteção térmica é fundamental para a saúde dos fios. Agora, se o seu caso é a primeira opção, e você não abre mão dessas ferramentas, o uso do leave-in é indispensável! Isso porque além dele proteger os fios contra o calor excessivo, ele também ajuda a fechar suas cutículas, proporcionando muito mais brilho e proteção.
  • Proteção da cor em cabelos tingidos: quem tem os cabelos tingidos sabe o quanto é difícil manter a cor sempre vibrante e sem desbotar. Para conseguir isso, a opção acaba sendo o retoque constante. Porém, o leave-in pode te ajudar com isso! Por ele oferecer proteção térmica, sua aplicação nos fios evita que o sol oxide a sua cor e faz com que ela dure mais.

*Dica para as loiras: quem descolore o cabelo com frequência, seja por inteiro ou apenas mechas, é importante que tenha sempre o leave-in por perto. Isso por que ele mantém as escamas dos fios fechadas e evita que o loiro fique amarelado com o passar do tempo.

Como usar

Aplicar o leave-in não tem muito segredo e, ele pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Confira a seguir, o passo a passo de como usar:

  • Retire todo o excesso de água dos fios com uma toalha;
  • Pegue uma quantidade do produto semelhante ao tamanho de uma moeda de 50 centavos. Exagerar na quantidade não é uma boa ideia, pois pode pesar os fios;
  • Espalhe bem o produto nas mãos, e comece a aplicação do leave-in nos cabelos úmidos, em todo o comprimento dos fios a partir de dois dedos abaixo da raiz;
  • Como as pontas costumam ser mais ressecadas e frágeis, capriche na aplicação! Elas ficarão felizes com uma hidratação extra;
  • Há alguns produtos que são específicos para o tratamento de pontas danificadas, nesses casos, a aplicação deve ser feita somente nas pontas, evitando a raiz e o comprimento;
  • Agora, basta finalizar a aplicação de acordo com o tipo dos fios e efeito desejado. Você pode pentear os cabelos, caso sejam lisos ou amassar se ele for cacheado, para definir os cachos.

Principais Marcas

Há diversas marcas com leave-ins incríveis, tanto nacionais quanto importadas. Listamos a seguir, algumas que nós mais gostamos. Confira:

L’Oréal

A L’Oréal se destaca na fabricação de produtos para os cabelos. Quando aos leave-ins, a marca tem diversos produtos em creme e spray, com funções que vão desde a hidratação até a proteção térmica. Além disso, eles trabalham com linhas de tratamento pessoal, para você cuidar do cabelo em casa, e também a linha profissional, para ser usado nos salões de beleza por profissionais.

Kérastase

A Kérastase, para quem não conhece, faz parte do grupo L’Oréal, contudo, é uma marca mais luxuosa e específica para itens capilares. A marca é bastante usada por profissionais e tem uma linha bem extensa quando o assunto é leave-in. Eles podem ser encontrados em creme, gel ou spray e o preço é um pouco mais salgado que os demais, porém, a qualidade é excepcional!

Aussie

A Aussie é uma marca de raízes australianas que faz parte do grupo P&G e é especializada em produtos para os cabelos. Seu foco, é criar produtos de qualidade com ingredientes naturais australianos. Ela é famosa pela qualidade dos seus produtos, e possui diversos leave-ins em creme ou spray, para todas as necessidades dos fios.

Wella

A Wella é uma marca alemã de produtos para o cuidado com os cabelos, bastante premiada internacionalmente pela qualidade de seus produtos. A marca possui incríveis formulações de leave-in, para todos os tipos de cabelos e necessidades, nas opções creme ou spray. Ela também é bastante usada por profissionais, mas possui produtos para o uso pessoal.

O Boticário

Não podíamos deixar de fora uma marca nacional, ainda mais com a qualidade dos seus produtos. O Boticário tem investido bastante na ampliação da sua linha para cabelos e criado formulações mais tecnológicas para os fios. Um destaque para os seus leave-ins em spray para a reconstrução e proteção dos fios, além do leave-in protetor térmico em creme que é incrível.


Agora que você já sabe o que é o leave-in e para que ele serve, conta pra nós se você já usa esse produto e qual é a sua marca favorita de itens capilares! Se você ainda não usa um leave-in, acho que é a hora de inseri-lo na sua rotina de cuidados com os fios.

Continue acompanhando o Guia Make para não perder nenhum conteúdo sobre maquiagem, cuidados pessoais, cabelos e muito mais!