Óleo de Argan

Conheça os Benefícios do Óleo de Argan para os Cabelos!

Sabe aquela sensação de cabelo de salão, quando os fios estão lavados, finalizados e hidratados? Eu amo! Mas confesso que só sinto que meu cabelo de fato está protegido e hidratado quando aplico algum Óleo de Argan após a finalização.

Que tal aprender um pouco mais sobre esse produto incrível? Então continue a leitura da resenha e saiba mais sobre esse produto que promete mudar a definição dos seus cabelos!

O que é o Óleo de Argan?

Argan é o nome popular de uma planta proveniente da região do Marrocos, da qual é extraído o óleo de seus frutos, muito utilizado na culinária, nos cosméticos e na medicina. O óleo de argan é rico em vitaminas A, D e E, e também contém ácidos graxos essenciais e ômega 6.

Para que Serve?

O Óleo de Argan é bastante utilizado atualmente para a finalização dos cabelos, pois possui ação antioxidante, ajuda a controlar o frizz, promove o brilho, além de fortalecer e proteger os fios, atuando também na saúde do couro cabeludo.

Ele também atua na proteção dos fios contra os raios solares, protege os fios de danos térmicos (como secador, prancha e babyliss), melhora a elasticidade e estimula o crescimento.

Além disso, promove o fechamento das escamas capilares, formando uma película que retém a hidratação por mais tempo.

Se comparado a outros óleos vegetais, o Óleo de Argan possui 80% de gorduras insaturadas e três vezes mais vitamina E do que qualquer outro óleo vegetal, o que garante muito mais nutrição e hidratação para fios quebradiços.

Como Usar / Recomendações

Há diversas formas de utilização do Óleo de Argan. Primeiramente, você pode usá-lo como reparador de pontas, para isso, após lavar os cabelos e utilizar o leave-in de sua preferência, seque os fios e em seguida espalhe um pouco de óleo na palma das mãos e esfregue bem para ativar as propriedades do produto.

Feito isso, basta aplicar o óleo do comprimento dos fios até as pontas, massageando lentamente no sentido das pontas para minimizar o frizz e garantir que o produto seja absorvido pelos cabelos.

No meu caso, gosto de concentrar um maior volume do produto nas pontas. Assim, garanto que tanto as pontas duplas, quanto as ressecadas, receberão bastante produto.

Para ajudar com o frizz da raiz, após aplicar todo o produto no comprimento, você pode aproveitar o restante que sobrou nas mãos e aplicar suavemente nos fiozinhos levantados. Certifique-se apenas de utilizar uma quantidade bem pequena, para evitar que a raiz fique com aspecto pesado e oleoso.

O Óleo de Argan também pode ser utilizado para fazer a umectação dos fios durante a noite. Por ser um produto mais leve, não existe a necessidade de enxaguar no dia seguinte.

Além de utilizar o produto sozinho, também é possível (e recomendado) que seja utilizado nas misturinhas caseiras para cronogramas capilares. No meu caso, gosto de acrescentar o ativo em máscaras de hidratação, que também misturo com alguma ampola conforme a necessidade do meu cabelo naquele momento.

Faço a misturinha dos produtos e aplico durante o banho, deixando agir entre 10 e 12 min, enxaguando em seguida apenas com água.

Quanto às medidas ou produtos indicados, neste caso vale considerar o tamanho e a quantidade de cabelo que você tem, além de entender quais outras necessidades seus cabelos apresentam para desenvolver misturas para te ajudar a alcançar o resultado esperado.

Top 3 Favoritos — O que eu Achei

Eu sempre utilizo o Óleo de Argan após lavar os cabelos, e sinto uma melhoria significativa na saúde e no aspecto dos fios, principalmente em relação ao frizz. Confira a seguir quais são os meus favoritos:

  1. Oil Argan Intensive Professional — Triskle Cosméticos
  2. Óleo de Tratamento Capilar Argan Oil — Inoar
  3. Argan Oil | Óleo Capilar — Lola Cosmetics

De maneira geral, os três se assemelham muito em relação ao resultado que entregam quanto a hidratação e redução de frizz.

Porém, confesso que diferente dos produtos citados em primeiro (Triskle) e segundo lugar (Inoar), o óleo da Lola Cosmetics, apesar de muito bom, possui uma fragrância mais forte (diferente dos óleos de Argan convencionais), por isso é o que eu gosto menos.

Os óleos de Argan me ajudan a garantir um cabelo com menos frizz durante todo o dia, além de reforçar a hidratação nas pontas — que no meu caso, é a parte mais ressecada no momento.

Embalagem

Geralmente, esses óleos possuem embalagens bem semelhantes, com tamanho entre 10 e 20ml e frasco de vidro transparente com tampa de rosca. Assim, é possível acompanhar o volume de produto que ainda resta e garantir que, quando guardado da maneira correta, o produto não vaze ou evapore, correndo o risco de perder suas propriedades.

Produto

O produto possui textura oleosa, contudo, não pesam os fios e permitem uma finalização bem levinha nos cabelos. Por isso, reforço que eles são muito bons, até mesmo para aplicar nos fios antes de dormir e deixar agindo durante toda a noite, sem a necessidade de lavagem na manhã seguinte.

Particularmente, com exceção do produto da Lola, eu gosto muito do aroma do Óleo de Argan. A fragrância é bem cheirosa, porém suave, ela fixa bem nos cabelos sem incomodar ao longo do dia.

Eficácia

Para a redução do frizz e o cuidado com as pontas duplas, o produto é maravilhoso. Desde os primeiros dias de uso do Óleo de Argan, é possível perceber uma diferença na melhora dos fios.

As pontas duplas tendem a melhorar de aspecto, além de ser nítida a hidratação das pontas ressecadas devido ao uso da chapinha e do secador. Quanto ao frizz, o resultado é instantâneo. Conforme você modela os cabelos com as mãos, é possível ver a atuação do óleo no controle dos fios.

Custo-Benefício

O preço do Óleo de Argan pode variar bastante, isso vai depender da marca, da embalagem, dos outros ativos presentes na fórmula, etc. Contudo, os produtos citados aqui na resenha possuem um preço mais acessível, em uma média de R$10 a R$20.

Vale lembrar que o produto apresenta um bom custo-benefício de maneira geral, visto que a quantidade necessária para finalizar os fios é bem pequena.

Dessa forma, uma embalagem de 10ml de produto, por exemplo, pode chegar a durar cerca de um mês ou mais, dependendo do comprimento e da quantidade de cabelo.
Você pode encontrar o produto em farmácias, lojas de cosméticos, supermercados e claro, em e-commerces de produtos de beleza e cuidados pessoais.


Com um baixo custo e diversos benefícios aos cabelos, o Óleo de Argan é uma ótima opção para a finalização dos fios!

Além de hidratar e ajudar no controle do frizz, com o uso regular do produto você também consegue perceber uma melhora no aspecto das pontas ressecadas.

Com certeza esse é um dos meus must have dos cuidados com os cabelos! Conta pra nós qual é o seu ;)