Pó facial

Pó Facial: Conheça os Principais Tipos e as Melhores Marcas

Sabemos que há muitos passos em uma maquiagem completa. Contudo, você não precisa seguir todos eles! É possível escolher apenas os seus produtos favoritos e indispensáveis para a make do dia a dia.

Em uma produção mais elaborada, em que o objetivo é que a maquiagem dure o dia todo, é indispensável usar alguns produtos, como é o caso do pó facial, por exemplo. No texto de hoje, você vai saber tudo sobre este produto, quais as opções, qual a sua função na make, além de indicações de produto. Continue a leitura para saber mais!

Principais Tipos de pó facial e para que servem

O pó facial, era conhecido anteriormente na história como “pó-de-arroz”. Na época, ele era aplicado no rosto com o intuito de aproximar as mulheres do padrão de beleza vigente na época, que era uma pele claríssima, em contraposição à pele queimada de sol, que era comum aos camponeses.

Ter uma “pele de porcelana” era um sinal de status, por isso, as mulheres aplicavam diversas camadas de pó para conseguir esse efeito. Na Europa, esse padrão de beleza perdurou até o século XIX.

A partir de meados da década de 20, o pó facial passou a ter outra função na maquiagem, ainda que fosse aplicado em abundância pelas mulheres até os anos 1980. Nesse período, passou-se a observar a diversidade nos tons de pele, então, o produto foi evoluindo com o passar do tempo e ganhando novas versões.

Atualmente, o pó facial serve para dar acabamento à maquiagem, finalizar a pele e aumentar a sua durabilidade. Ele confere um toque matte à pele, retirando todo o brilho que costuma ficar acumulado na zona T (testa, nariz e queixo).

Confira a seguir quais são os tipos de pó facial existentes atualmente e suas principais características:

Pó compacto

O pó compacto, até pouco tempo, era o tipo mais comum. Ele tem como principal característica a alta cobertura, praticidade na aplicação e possibilidade de ser dois em um, no caso da base em pó.
Ele é perfeito para o retoque do dia a dia, pois pode ser carregado na bolsa sem o risco de sujar e basta fazer a aplicação com uma esponjinha, que costuma vir com o produto, ou um pincel facial.

Pó solto

O pó solto, como o próprio nome já diz, vem solto na embalagem e tem como principal característica um acabamento mais leve que deixa um efeito natural na pele. Ele é muito usado por maquiadoras (es) profissionais justamente por ter esse efeito.
No dia a dia, ele é um pouco menos prático que o pó compacto, pois pode acabar derrubando na necessaire. A aplicação é um pouco mais complicada que o pó compacto, pois necessita de um pincel ou esponja específica e pode fazer um pouco de sujeira.

Pó Translúcido

O pó translúcido pode ser compacto ou solto, e sua principal característica é que ele não adiciona cor/cobertura, por isso, é indicado para todos os tons de pele.

Pó com cor

O pó com cor também pode ser compacto ou solto, e ele adiciona cobertura à maquiagem, podendo ser usado sozinho ou combinado com corretivo e/ou base. A indicação é usar o produto no mesmo tom da sua pele.

Pó mineral

O pó mineral é, em geral, encontrado mais facilmente na opção solto. Ele é formulado com ingredientes mais naturais, isento de óleos, talco, fragrância, conservantes e pigmentos artificiais que podem causar alergias ou agredir a pele, tornando-o ideal para peles sensíveis.

Além disso, ele tem a capacidade de absorver o excesso de oleosidade da pele, sem deixá-la com o aspecto pesado. Por ser um produto mineral ele não é comedogênico, ou seja, não obstrui os poros.

Pó matte

O efeito matte, na verdade, pode ser uma característica o pó compacto ou solto. Ele é a característica do acabamento do produto, que neste caso deixa um efeito opaco na pele.

Pó com brilho

Essa opção é perfeita para quem gosta de uma pele mais “glow”, mas precisa selar com o pó para a make durar mais tempo. O pó com brilho finaliza a make assim como os outros, contudo, seu efeito é mais acetinado e possui um brilho leve, que ajuda no disfarce óptico.

Pó com proteção Solar

O protetor solar em pó é perfeito para o dia a dia, pois além de matificar a pele ainda a protege contra os raios solares. Ele pode ser utilizado com pincel ou esponja, o que o torna muito prático para retocar ao longo do dia, para manter a meke por mais tempo e reforçar a proteção da pele dos raios UVA e UVB.

Características e indicação de cada um deles

Certamente há uma diferença entre as opções de pós faciais, se não, não seria necessário ter tantas

  • Pó compacto: maior durabilidade - ideal para quem quer uma pele impecável, matificada e busca praticidade para o retoque do dia a dia;
  • Pó solto: efeito mais natural - ideal para que quer matificar a pele sem pesar;
  • Pó translúcido: matifica a pele sem adicionar cor - ideal para quem quer ter um produto mais versátil, pois se adapta a todos os tons de pele;
  • Pó com cor: adiciona mais cobertura - ele é perfeito para quem gosta de uma pele “perfeita” e corrigida;
  • Pó mineral: menos nocivo à pele - ideal para quem tem peles sensíveis ou possui alergia a algum ingrediente dos pós tradicionais;
  • Pó com brilho: adiciona um leve brilho - é a melhor opção para quem gosta de uma pele com um “glow” discreto no dia a dia;
  • Pó com proteção solar: matifica e protege - um produto multifuncional, que serve como maquiagem e proteção solar. Ele é muito prático para quem usa maquiagem e precisa retocar o protetor solar!

Onde passar e como aplicar

Não tem muito segredo para aplicar o pó facial, contudo, você pode aplicá-lo de acordo com as suas necessidades. Por se tratar de um produto de acabamento e finalização da make, o ideal é não pesar muito, para evitar que a pele fique muito carregada, exceto se a ocasião for algum evento, fotos, etc.

Você pode aplicar o pó (de qualquer tipo):

  • No rosto todo: para matificar toda a pele;
  • Na “zona T” (testa, nariz e queixo): para matificar apenas essa região, que costuma acumular oleosidade ao longo do dia;
  • Para fazer o Baking: é a técnica conhecida de aplicar pó solto na região abaixo dos olhos, pare selar o corretivo e iluminar essa área;
  • Para não cair maquiagem no rosto: essa opção, costuma ser feita com o pó solto e consiste em aplicar uma camada generosa do produto na região, para que ao esfumar os olhos, se cair algum excesso de sombra ele não estrague a pele já preparada.

Além disso, você ainda tem duas opções para a aplicação, que são com:

  • Esponja: a aplicação do pó facial com a esponja, faz com que o produto fique mais concentrado, ideal para quem quer conseguir uma cobertura maior. Em geral, a esponja é mais utilizada com pós compactos, com exceção das que são específicas para os pós soltos.
  • Pincel: para quem busca uma espalhabilidade mais fácil, rápida e com efeito mais natural, esta é a melhor opção. A aplicação com pincel confere um resultado mais leve, pois com ele, é mais difícil “pesar a mão”. Ele pode ser utilizado com o pó solto ou compacto. A melhor opção são os pincéis maiores e com cerdas macias.

Melhores Marcas

Agora, vamos conhecer alguns dos produtos mais famosos quando o assunto é pó facial. Confira as opções nas diversas categorias:

MAC

  1. Pó solto Prep + Prime Finishing Powder - Translúcido
  2. Pó mineral compacto Mineralize Skinfinish - Cores
  3. Pó compacto Blot Powder - Cores

Laura Mercier

  1. Pó Solto Invisible Setting - Translúcido
  2. Pó Solto Translucent Loose Setting Powder - Cor universal
  3. Pó Compacto Pressed Setting Powder - Translúcido

Vult

  1. Pó facial HD - Translúcido
  2. Pó facial compacto - Cores
  3. Pó iluminador compacto - Cores

Avon

  1. Pó Compacto Color Trend Matte Real - Cores
  2. Pó Compacto Facial Matte Fps 35 - Cores
  3. Pó Facial Fixador HD - Translúcido

O Boticário

  1. Base em pó mineral - Cores
  2. Pó compacto Intense - Cores
  3. Pó compacto Make B - Cores

O pó facial não é um item obrigatório na maquiagem, contudo, é ele quem aumenta a durabilidade da pele e mantém a mantém mais sequinha, segurando a oleosidade que pode aparecer ao longo do dia.

Além disso, o produto confere um acabamento mais profissional à make, deixando a pele bem finalizada e com acabamento aveludado. Se você gosta e usa pó facial, conte pra nós qual o seu favorito aqui nos comentários!