Rotina de Cuidados com os Pés

Rotina de cuidados com os Pés: Saiba como mantê-los bem cuidados e hidratados no dia a dia!

Assim como cuidamos de todo o nosso corpo, os pés também precisam de cuidados especiais com produtos desenvolvidos especialmente para essa área. Na resenha de hoje, você vai conhecer alguns produtos para incluir em sua rotina e garantir pés saudáveis e hidratados. Vamos lá?

Rotina de cuidados com os Pés — Passo a passo

Uma rotina de cuidados com os pés contempla o uso de produtos que proporcionarão uma pele menos ressecada e por consequência, mais lisinha e hidratada, como bumbum de neném.

Sabemos que cada caso é particular, mas de maneira geral, os cuidados com os pés podem basear-se em dois passos: esfoliação e hidratação. Que tal conhecer um pouco mais sobre a importância de cada etapa e ainda conferir dicas de produtos para cada momento da rotina de cuidados?

Esfoliação

Indicada para remover as células mortas e preparar a pele para garantir a melhor absorção dos produtos que virão na sequência, a esfoliação é um passo fundamental para garantir um aspecto mais macio nos pés e remover as células mortas.

Neste caso, você pode utilizar a famosa pedra pomes ou esfoliantes especiais para a região dos pés. Em ambos os casos, antes da aplicação é importante garantir que os pés estejam umedecidos com água morna, para evitar danos à pele.

Caso você opte por utilizar o esfoliante, você pode escolher entre receitas caseiras ou comprar o produto pronto. Vale lembrar que, algumas receitas caseiras precisam de mais cuidado durante a após a aplicação, principalmente se tiverem alimentos em sua composição, como açúcar, café, entre outros.

Receita de esfoliante caseiro para os pés

A seguir, confira uma sugestão de receitinha caseira para deixar o pé sem nenhum aspecto de ressecamento:

Ingredientes

  • 1 colher de açúcar refinado ou cristal;
  • 1 colher de gengibre em pó;
  • 1 colher de mel;
  • 3 colheres de óleo de amêndoas doces.

Modo de preparo

Em um recipiente misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Aplique por todo o pé com movimentos circulares, dando uma maior atenção às regiões mais ressecadas. Enxágue bem com água morna.

Esfoliante Pérola Skin

Agora, para quem prefere os produtos prontos, minha sugestão é o esfoliante da linha profissional da Pérola Skin, que uso há anos por indicação da minha manicure. Eu costumava lixar meus pés e não entendia porque a pele do meu calcanhar e sola dos pés continuava grossa.

Eis que ela (a manicure) me explicou que era justamente esse passo que estava deixando meus pés daquele jeito. Por isso, ao invés de lixar ela recomendou que eu deveria apenas esfoliar a região, para retirar com cuidado a camada de pele morta.

Atualmente, ao menos uma vez por semana, aplico o produto nos pés durante o banho, com movimentos circulares (incluindo a sola e o peito dos pés). Com esse novo passo na minha rotina, pude sentir uma melhora no aspecto da pele, além de sentir que os pés passaram a absorver melhor os produtos que eu aplico em seguida, como o hidratante, por exemplo.

O produto pode ser encontrado em embalagens de 500g em lojas de cuidados pessoais, lojas de cosméticos, e-commerces e até mesmo em algumas farmácias. Ele possui um cheirinho doce muito bom, o que garante que além de macia, a pele também ficará cheirosa.

Composição do produto — Ingredientes: aqua, polyethylene, cetearyl, alcohol, glyceryn stearate, paraffinum liquidum, ceteareth-20, propylene glycol, pumice, parfum, prunus armeniaca seed powder, phenoxyethanol, methylparaben, ethylparaben, propylparaben, butylparaben, isobutylparaben.

Máscara Esfoliante para os pés — Océane

O produto age nos pés como um peeling, descamando toda a pele morta da superfície e garantindo pés mais macios e hidratados. Após o uso, o corpo pode levar de 3 a 5 dias até começar a soltar as peles mortas da sola dos pés. Por tratar-se de um cuidado mais profundo, a marca recomenda usar o produto no máximo uma vez por mês.

Composição do produto — Ingredientes: Alcohol Denat, Water, Lactic Acid, Urea, Isipropyl Alcohol, Glycolic Acid, Propylene Glycol, Betaine, Citruz Limon (Lemon) Fruit Extract, Acer Saccharum (Sugar Maple) Sap Extract, Vaccinum Myrtillus Fruit/Leaf Extract, Saccharum Officinarum Extract, Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Fruit Extract, Melaleuca Alternifolia Leaf Extract, Aspalathus Linearis Extract, Imperata Cylindrica Root Extract, Honey Extract, Rosa Canina Fruit Oil, Cocos Nucifera (Coconut) Oil, Helianthus Annus (Sunflower) Seed Oil, Olea Europaeae (Olive) Fruit Oil, Hydroxyethylcellulose, Sodium Citrate, Salicylic Acid, PEG-60 Hydrogenated Castor Oil, Menthol, Allantoin, Tocopheryl Acetate, Disodium EDTA, Parfum, Alpha-Isomethyl Ionone, Benzyl Salicylate, Hydroxycitronellal.

Hidratação

Esse é o segundo passo para uma rotina de cuidados com os pés. Assim como o restante do corpo, os pés precisam de hidratação constante para garantir uma pele menos ressecada. No meu caso, gosto de alternar o uso entre hidratante e manteiga para os pés. Confira a seguir a minha indicação de produto.

Manteiga Kero Pé — Frizon

Conheci esse produto através de uma caixa de assinatura e gostei muito do resultado que ele proporcionou aos meus pés. Ele possui uma textura bem concentrada, se comparado aos cremes normais.

Mesmo sendo bem consistente, sua absorção é bem rápida ao espalhar na pele. Por tratar-se de um produto “neutro”, ele não possui aroma.

Foot Works — Avon

Além da manteiga que citei acima, também gosto muito de utilizar o hidratante foot works da Avon. Este creme possui uma textura bem concentrada (parecido com a manteiga) e também não deixa um cheiro muito forte na pele. Sua absorção é um pouco mais lenta, mas após a aplicação, é possível sentir os pés mais macios e hidratados.

Composição do produto — Ingredientes: Aqua; Cetearyl Alcohol; Glyceryl Stearate SE; Glycerin; Dimethicone; Ethylhexyl Palmitate; Aluminium Starch Octenylsuccinate; Petrolatum; Helianthus Annuus Seed Oil; Phenoxyethanol; Sodium Lauryl Sulfate; Urea; Butyrospermum Parlii Butter Extract; Methylparaben; Sodium PCA; Panthenol; Mentha Piperita Oil; Sodium Hyaluronate; Nasturtium Officinale Extract.

Meia Hidratante — Océane

Além dos produtos como esfoliantes e hidratantes, também existem soluções pontuais como, por exemplo, a meia hidratante. O produto desenvolvido pela Océane, possui Aloe Vera em sua composição e tem como objetivo, garantir uma pele mais macia e hidratada para os pés.

A meia pode ser utilizada sozinha ou, se preferir, você pode aplicar um hidratante para os pés e colocar a meia por cima, assim seu resultado será ainda mais potente. O produto é reutilizável e, segundo a marca, contia apresentando resultados mesmo após 20 lavagens.


A rotina de cuidados com os pés é um passo extra que pode ser feito durante ou após o banho. Além de proporcionar uma pele mais cuidada e macia, também te fará se sentir ainda mais linda.

Com apenas dois passos, você já consegue ver uma melhora no aspecto geral dos pés! Agora você não tem mais desculpas para não ter os pés bem cuidados, hidratados e macios, heim?

Vale lembrar que, além dos produtos citados aqui, também existem vários outros que podem ajudar no aspecto geral dos pés. Se você conhece outro produto maravilhoso para o cuidado com os pés, deixe sua dica aqui nos comentários!