Publicidade
Anuncie conoscoEm uma rotina de skincare, a limpeza facial pode ser considerada o passo principal. Isso porque lavar o rosto é o início do processo de cuidados, que a prepara a pele para receber os produtos seguintes, como os cremes para o rosto, séruns faciais, máscaras, entre outros.
No post de hoje, você vai entender a importância de lavar o rosto corretamente e com os produtos adequados, além de conhecer alguns erros comuns que podem ser evitados para garantir uma pele limpa e saudável.
Por que é importante lavar o rosto?
Já falamos diversas vezes por aqui da importância da limpeza do rosto em uma rotina de cuidados diários com a pele. Lavar o rosto é o primeiro passo para uma pele bonita e saudável.
É fácil entender a sua importância, basta pensar que todos os produtos que você aplica na pele, a poluição, o suor e tudo aquilo que entra em contato com ela é absorvido e pode acabar entupindo seus poros.
Por isso, lavar o rosto duas vezes ao dia é fundamental para manter a derme saudável, capaz de absorver com eficácia seus produtos de skincare e ativos cosméticos, aumentando a efetividade dos seus tratamentos faciais.
Vale lembrar que moramos em um país tropical, logo, a maior parte da população possui pele oleosa ou mista. Dessa forma, a maioria das pessoas sofre com a hiperprodução de sebo, o que é comum devido à exposição ao calor, alimentação desregulada, estresse e agentes poluentes.
Tudo isso, contribui para o acúmulo de sujeira na pele e o surgimento da acne. Por isso, lavar o rosto diariamente é fundamental para garantir uma pele limpa e saudável, evitando assim a acne, o excesso de oleosidade e poros obstruídos.
É bom lavar o rosto com o quê?
Não basta apenas lavar o rosto, é fundamental que esse processo seja feito com um produto adequado para a região e para o seu tipo de pele. Isso porque fazer a limpeza da face com um produto impróprio para esse fim pode acabar afetando a eficácia da sua rotina de skincare.
Por isso, prefira um sabonete específico para o rosto, gel de limpeza ou espuma de limpeza indicados para o seu tipo de pele, que seja testado dermatologicamente e de preferência também oftalmologicamente, para evitar uma possível irritação nos olhos.
Publicidade
Anuncie conoscoPode lavar o rosto todos os dias?
Você não só pode como deve lavar o rosto todos os dias, de preferencialmente duas vezes ao dia. Contudo, é importante ressaltar que pessoas de pele seca ou sensível precisam se atentar para o produto utilizado, para não ressecar ou sensibilizar a pele com as lavagens diárias.
Porque é importante lavar o rosto?
Independentemente se você usa maquiagem diariamente ou não, é fundamental fazer a limpeza da pele frequentemente, para remover as sujeiras acumuladas ao longo do dia, como poeira, poluição, filtro solar, entre outros resquícios que podem se acumular na pele.
Publicidade
Anuncie conoscoO que acontece se não lavar o rosto?
Quando não lavamos o rosto a pele pode sofrer com o excesso de oleosidade, além de ficar com os poros entupidos devido ao acúmulo de sujeira. O resultado disso é uma pele não saudável, com incidência de acne, falta de viço e envelhecimento precoce.
Qual o jeito certo de lavar o rosto?
Pode parecer um processo óbvio, mas há um jeito correto de lavar o rosto, da mesma forma, há o jeito errado. É claro que não estamos falando que existe uma única forma de fazer isso, mas é importante seguir alguns passos básicos.
Primeiramente, é fundamental escolher o produto certo para a limpeza facial. Isso é definido conforme o seu tipo de pele e o resultado que espera obter, se é um sabonete que remova a maquiagem ou que apenas remova as impurezas do dia a dia.
Vale lembrar que independentemente da técnica utilizada para lavar o rosto, o importante é fazê-lo todos os dias, pois é isso que irá garantir a sua eficácia. Confira a seguir algumas dicas
- Se estiver usando maquiagem, é importante removê-la antes de lavar o rosto. Isso pode ser feito com um lenço demaquilante, água micelar ou ainda um óleo de limpeza facial, o famoso cleansing oil;
- Em seguida, umedeça o rosto com água morna ou fria, evitando sempre água quente para lavar o rosto;
- Molhe as mãos e aplique um pouco do sabonete ou limpador facial nelas, esfregando bem até formar uma espuma;
- Aplique a espuma no rosto umedecido e massageie toda a face de forma suave, com as pontas dos dedos ou com um acessório de limpeza facial por cerca de 60 segundos;
- Uma dica é caprichar nas regiões com mais acúmulo de oleosidade, acne e cravos, como testa, nariz e queixo (zona T);
- Enxágue bem a pele e seque delicadamente o rosto com uma toalha macia.
Publicidade
Anuncie conoscoErros ao lavar o rosto
Acredite, é possível lavar o rosto de forma que acabe prejudicando a pele. É claro que não estamos falando de erros graves, mas sim de alguns passos que podem ser evitados para garantir uma pele limpa e saudável. Confira a seguir alguns erros comuns a evitar
Lavar o rosto apenas com água
Atualmente, algumas pessoas pregam que lavar o rosto apenas com água pela manhã é o suficiente para a limpeza da pele. Contudo, a água por si só não tem a capacidade de remover o excesso de oleosidade nem dos produtos aplicados na pele no skincare noturno.
Por isso, é importante adicionar a essa limpeza um sabonete facial ou ao menos uma água micelar para uma limpeza completa para que a pele esteja pronta para receber o skincare do dia e a maquiagem.
Lavar o rosto muitas vezes ao dia
Da mesma forma que não é indicado lavar o rosto apenas uma vez ao dia, o processo não deve ser feito muitas vezes. Dessa forma, o ideal é lavar duas vezes ao dia: pela manhã e de noite.
Ainda que você tenha a pele oleosa, a limpeza em excesso pode prejudicá-la, pois quando tiramos o óleo em excesso da nossa pele, ela compensa produzindo ainda mais óleo, criando o famoso efeito rebote.
Usar sabonete corporal
A essa altura do campeonato isso já deveria estar bem claro: não se deve usar sabonete corporal para lavar o rosto. A explicação é bem simples, a pele do rosto é diferente da pele do corpo e tem necessidades pontuais.
Os sabonetes corporais não possuem a mesma composição que os faciais, e muitas vezes não possuem os testes necessários para a utilização nessa área. Por isso, ao aplicar o produto no rosto, você corre o risco de desenvolver um tipo de alergia ou ainda irritação na pele, ou nos olhos, pois sua formulação costuma ser mais abrasiva.
Utilizar água quente
Sabemos que um banho quentinho é perfeito para relaxar e aquecer o corpo em dias frios. Contudo, não é recomendado utilizá-la para lavar o rosto, pois a alta temperatura acaba removendo toda a oleosidade natural da pele, fazendo com que a barreira cutânea seja afetada, podendo resultar em desidratação, efeito rebote (produção de mais oleosidade) e dilatação nos poros. Por isso, prefira a água em temperatura ambiente, morna ou fria.
Lavar o rosto apenas uma vez ao dia
Da mesma forma que lavar o rosto muitas vezes ao dia é prejudicial à pele, lavar uma vez só não é o suficiente para fazer a limpeza facial. É importante lembrar que não é por acaso que temos uma rotina de skincare diurna e outra noturna, pois a limpeza facial da noite e da manhã possuem funções diferentes.
Pela manhã, a limpeza tem o objetivo de remover o excesso de oleosidade acumulado durante a noite e também os produtos aplicados no skincare noturno, principalmente os ácidos. Já de noite, a limpeza é feita para remover a maquiagem, protetor solar, excesso de oleosidade, poluição e demais produtos e sujidades da pele.
Fazer movimentos bruscos ou lavar o rosto com muita força
A pele é um órgão delicado e deve ser tratado como tal. Para lavar o rosto, opte por movimentos circulares e delicados, utilizando sempre as pontas dos dedos. O atrito excessivo ou movimentos bruscos, podem causar irritação na pele, podendo até mesmo deixá-la mais sensível e remover em excesso a oleosidade da pele.
Lembre-se que não adianta apenas lavar o rosto, é fundamental complementar essa limpeza com um tônico facial para remover qualquer resquício de possíveis sujeiras na pele. Também é importante aplicar um esfoliante facial ao menos duas vezes por semana, para remover as sujeiras mais profundas e as camadas de células mortas.
Quais os seus segredinhos na hora de lavar o rosto? Compartilhe conosco aqui nos comentários!