Limpeza Facial

Entenda a importância de lavar o rosto diariamente da forma correta!

Em uma rotina de skincare, a limpeza facial pode ser considerada o passo principal. Isso porque lavar o rosto é o início do processo de cuidados, que a prepara a pele para receber os produtos seguintes, como os cremes para o rosto, séruns faciais, máscaras, entre outros.

No post de hoje, você vai entender a importância de lavar o rosto corretamente e com os produtos adequados, além de conhecer alguns erros comuns que podem ser evitados para garantir uma pele limpa e saudável.

Por que é importante lavar o rosto?

Já falamos diversas vezes por aqui da importância da limpeza do rosto em uma rotina de cuidados diários com a pele. Lavar o rosto é o primeiro passo para uma pele bonita e saudável.

É fácil entender a sua importância, basta pensar que todos os produtos que você aplica na pele, a poluição, o suor e tudo aquilo que entra em contato com ela é absorvido e pode acabar entupindo seus poros.

Por isso, lavar o rosto duas vezes ao dia é fundamental para manter a derme saudável, capaz de absorver com eficácia seus produtos de skincare e ativos cosméticos, aumentando a efetividade dos seus tratamentos faciais.

Vale lembrar que moramos em um país tropical, logo, a maior parte da população possui pele oleosa ou mista. Dessa forma, a maioria das pessoas sofre com a hiperprodução de sebo, o que é comum devido à exposição ao calor, alimentação desregulada, estresse e agentes poluentes.

Tudo isso, contribui para o acúmulo de sujeira na pele e o surgimento da acne. Por isso, lavar o rosto diariamente é fundamental para garantir uma pele limpa e saudável, evitando assim a acne, o excesso de oleosidade e poros obstruídos.

É bom lavar o rosto com o quê?

Não basta apenas lavar o rosto, é fundamental que esse processo seja feito com um produto adequado para a região e para o seu tipo de pele. Isso porque fazer a limpeza da face com um produto impróprio para esse fim pode acabar afetando a eficácia da sua rotina de skincare.

Por isso, prefira um sabonete específico para o rosto, gel de limpeza ou espuma de limpeza indicados para o seu tipo de pele, que seja testado dermatologicamente e de preferência também oftalmologicamente, para evitar uma possível irritação nos olhos.

Pode lavar o rosto todos os dias?

Você não só pode como deve lavar o rosto todos os dias, de preferencialmente duas vezes ao dia. Contudo, é importante ressaltar que pessoas de pele seca ou sensível precisam se atentar para o produto utilizado, para não ressecar ou sensibilizar a pele com as lavagens diárias.

Porque é importante lavar o rosto?

Independentemente se você usa maquiagem diariamente ou não, é fundamental fazer a limpeza da pele frequentemente, para remover as sujeiras acumuladas ao longo do dia, como poeira, poluição, filtro solar, entre outros resquícios que podem se acumular na pele.

O que acontece se não lavar o rosto?

Quando não lavamos o rosto a pele pode sofrer com o excesso de oleosidade, além de ficar com os poros entupidos devido ao acúmulo de sujeira. O resultado disso é uma pele não saudável, com incidência de acne, falta de viço e envelhecimento precoce.

Qual o jeito certo de lavar o rosto?

Pode parecer um processo óbvio, mas há um jeito correto de lavar o rosto, da mesma forma, há o jeito errado. É claro que não estamos falando que existe uma única forma de fazer isso, mas é importante seguir alguns passos básicos.

Primeiramente, é fundamental escolher o produto certo para a limpeza facial. Isso é definido conforme o seu tipo de pele e o resultado que espera obter, se é um sabonete que remova a maquiagem ou que apenas remova as impurezas do dia a dia.

Vale lembrar que independentemente da técnica utilizada para lavar o rosto, o importante é fazê-lo todos os dias, pois é isso que irá garantir a sua eficácia. Confira a seguir algumas dicas:

  • Se estiver usando maquiagem, é importante removê-la antes de lavar o rosto. Isso pode ser feito com um lenço demaquilante, água micelar ou ainda um óleo de limpeza facial, o famoso cleansing oil;
  • Em seguida, umedeça o rosto com água morna ou fria, evitando sempre água quente para lavar o rosto;
  • Molhe as mãos e aplique um pouco do sabonete ou limpador facial nelas, esfregando bem até formar uma espuma;
  • Aplique a espuma no rosto umedecido e massageie toda a face de forma suave, com as pontas dos dedos ou com um acessório de limpeza facial por cerca de 60 segundos;
  • Uma dica é caprichar nas regiões com mais acúmulo de oleosidade, acne e cravos, como testa, nariz e queixo (zona T);
  • Enxágue bem a pele e seque delicadamente o rosto com uma toalha macia.

Erros ao lavar o rosto

Acredite, é possível lavar o rosto de forma que acabe prejudicando a pele. É claro que não estamos falando de erros graves, mas sim de alguns passos que podem ser evitados para garantir uma pele limpa e saudável. Confira a seguir alguns erros comuns a evitar:

Lavar o rosto apenas com água

Atualmente, algumas pessoas pregam que lavar o rosto apenas com água pela manhã é o suficiente para a limpeza da pele. Contudo, a água por si só não tem a capacidade de remover o excesso de oleosidade nem dos produtos aplicados na pele no skincare noturno.

Por isso, é importante adicionar a essa limpeza um sabonete facial ou ao menos uma água micelar para uma limpeza completa para que a pele esteja pronta para receber o skincare do dia e a maquiagem.

Lavar o rosto muitas vezes ao dia

Da mesma forma que não é indicado lavar o rosto apenas uma vez ao dia, o processo não deve ser feito muitas vezes. Dessa forma, o ideal é lavar duas vezes ao dia: pela manhã e de noite.

Ainda que você tenha a pele oleosa, a limpeza em excesso pode prejudicá-la, pois quando tiramos o óleo em excesso da nossa pele, ela compensa produzindo ainda mais óleo, criando o famoso efeito rebote.

Usar sabonete corporal

A essa altura do campeonato isso já deveria estar bem claro: não se deve usar sabonete corporal para lavar o rosto. A explicação é bem simples, a pele do rosto é diferente da pele do corpo e tem necessidades pontuais.

Os sabonetes corporais não possuem a mesma composição que os faciais, e muitas vezes não possuem os testes necessários para a utilização nessa área. Por isso, ao aplicar o produto no rosto, você corre o risco de desenvolver um tipo de alergia ou ainda irritação na pele, ou nos olhos, pois sua formulação costuma ser mais abrasiva.

Utilizar água quente

Sabemos que um banho quentinho é perfeito para relaxar e aquecer o corpo em dias frios. Contudo, não é recomendado utilizá-la para lavar o rosto, pois a alta temperatura acaba removendo toda a oleosidade natural da pele, fazendo com que a barreira cutânea seja afetada, podendo resultar em desidratação, efeito rebote (produção de mais oleosidade) e dilatação nos poros. Por isso, prefira a água em temperatura ambiente, morna ou fria.

Lavar o rosto apenas uma vez ao dia

Da mesma forma que lavar o rosto muitas vezes ao dia é prejudicial à pele, lavar uma vez só não é o suficiente para fazer a limpeza facial. É importante lembrar que não é por acaso que temos uma rotina de skincare diurna e outra noturna, pois a limpeza facial da noite e da manhã possuem funções diferentes.

Pela manhã, a limpeza tem o objetivo de remover o excesso de oleosidade acumulado durante a noite e também os produtos aplicados no skincare noturno, principalmente os ácidos. Já de noite, a limpeza é feita para remover a maquiagem, protetor solar, excesso de oleosidade, poluição e demais produtos e sujidades da pele.

Fazer movimentos bruscos ou lavar o rosto com muita força

A pele é um órgão delicado e deve ser tratado como tal. Para lavar o rosto, opte por movimentos circulares e delicados, utilizando sempre as pontas dos dedos. O atrito excessivo ou movimentos bruscos, podem causar irritação na pele, podendo até mesmo deixá-la mais sensível e remover em excesso a oleosidade da pele.


Lembre-se que não adianta apenas lavar o rosto, é fundamental complementar essa limpeza com um tônico facial para remover qualquer resquício de possíveis sujeiras na pele. Também é importante aplicar um esfoliante facial ao menos duas vezes por semana, para remover as sujeiras mais profundas e as camadas de células mortas.

Quais os seus segredinhos na hora de lavar o rosto? Compartilhe conosco aqui nos comentários!