Rotina de Cuidados - Pele Oleosa

Conheça uma Rotina completa de cuidados com a Pele Oleosa!

Você sabia que a pele oleosa é a mais comum entre as (os) brasileiras (os)? Pois é, a possibilidade da sua pele (ou a de alguém muito próximo a você) ser assim, é altíssima. Por isso, falaremos hoje sobre este tipo de pele e como podemos fazer para garantir um rosto cada vez mais limpo, hidratado, sequinho e saudável!

O que caracteriza a pele oleosa?

Podemos identificar uma pele oleosa pelo acúmulo de sebo e oleosidade por todo o rosto. Em vários casos, as pessoas com a pele oleosa possuem poros dilatados, brilho excessivo em diversas regiões do rosto e até mesmo acne.

Além da ação natural do organismo, o rosto também pode criar mais oleosidade a partir de uma série de erros no dia a dia como, por exemplo: lavar o rosto em excesso com água quente, alta exposição ao sol sem proteção ou até mesmo a utilização de produtos que não são indicados para o tipo de pele da pessoa.

Quais as necessidades desse tipo de pele? (Mitos e verdades)

Muito se engana quem acha que uma pele oleosa não precisa ser hidratada, isso é um mito! Assim como todos os outros tipos de pele, também precisamos cuidar diariamente da pele oleosa, atentando sempre para a maior necessidade do momento. Em geral, as principais necessidades de uma pessoa que possui pele oleosa costuma ser:

  • Redução de poros;
  • Controle de oleosidade;
  • Controle e/ou redução da acne.

Por este motivo a dica é: mantenha sua pele sempre limpa e hidratada! Não esquecendo, claro, que uma dieta baseada em alimentos saudáveis e com a ingestão de bastante água, ajudam a garantir um melhor resultado na diminuição da oleosidade da pele.

Outro mito em relação à pele oleosa, é acreditar que lavando o rosto várias vezes ao dia você irá deixá-lo mais limpo! Isso não é verdade. Dermatologistas indicam que é importante lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia (pela manhã e pela noite), e garantem que utilizando o sabonete correto, em pouco tempo a pele estará com a oleosidade regulada.

Como é a minha rotina - Passo a passo

Para uma rotina ser completa ela não precisa de milhões de produtos, mas sim cumprir os passos adequados para as necessidades da sua pele no momento. Para uma pele oleosa, por exemplo, precisamos de produtos que mantenham seu rosto sempre limpo, hidratado, trate os possíveis poros dilatados ou acne e finalize com uma boa proteção.

Limpeza

É importante Iniciar (sempre) pela limpeza, neste caso, é indicado procurar um sabonete com foco em limpeza profunda e controle de oleosidade. Uma ótima opção é o sabonete da Actine, específico para pele oleosa com tendência a acne. Esse produto possui alto poder para garantir uma pele limpa e com a oleosidade controlada!

Vale lembrar que não é indicado lavar o rosto várias vezes ao dia, mesmo que esteja com a sensação de pele pesada ou suja. O importante é seguir uma rotina diurna e noturna todos os dias, além de lembrar de manter uma alimentação balanceada e ingerir muita água, pois isso faz toda a diferença na qualidade da pele.

Hidratação e tratamento

O passo seguinte é o hidratante, que deve ser um produto indicado para controlar a pele oleosa. Neste caso, uma ótima indicação é o Facial Gel Cream da Oceane. Na resenha do produto aqui no Guia Make, você pode saber mais detalhes sobre este hidratante em gel e conferir o feedback da Carol (nossa redatora) com o uso dele em sua rotina.

Também é bom inserir a vitamina C na sua rotina, para garantir uma pele saudável e hidratada. E ácidos que controlem a oleosidade, como é o caso do Mandélico da Creamy.

Além disso, é importante sempre fazer uso de um creme específico para área dos olhos, e caso ache necessário, você também pode incluir um sérum de hidratação que ajude no controle da oleosidade da pele, para ser usado tanto de dia quanto à noite.

Proteção Solar

Por fim, para uma rotina diurna, procure por um protetor solar indicado para pele oleosa. Uma ótima dica é o Protetor Solar Facial La Roche-Posay - Anthelios Airlicium FPS 70.

Esfoliação

Além desses produtos, também podemos incluir um esfoliante facial, para ajudar na redução da oleosidade do rosto - o mais indicado é utilizar no máximo três vezes por semana.


Para regular a oleosidade da pele não existe segredo, basta seguir todos os passos de uma rotina diurna e noturna diariamente, e identificar quando o produto está ou não se adaptando bem à pele.

Entender a necessidade atual do seu rosto é fundamental para buscar produtos que realmente façam a diferença no resultado final a médio ou longo prazo.

Se você não tem pele oleosa, confira a rotina para pele seca. Em breve falaremos sobre os outros tipos de pele, fiquem ligadas (os)!