Rotina para reduzir Cravos

Rotina para reduzir Cravos: para que serve, como fazer e dicas de produtos!

Seja na adolescência ou na idade adulta, os cravos estão presentes na vida da maioria da população, independente do tipo de pele - seca, mista ou oleosa.

Essas inflamações geralmente encontram-se no rosto (especialmente na região T, conhecida por acumular mais oleosidade), mas também são comuns nas costas e ombros. Isso acontece por diferentes razões: período hormonal, acúmulo de queratina, restos de maquiagem e até mesmo poluição.

O fato é que sejam brancos, pretos, grandes, pequenos, no rosto ou não, ninguém gosta de perceber que eles estão ali. Por isso, hoje indicaremos alguns produtos que, quando utilizados regularmente em sua rotina de skincare, podem te ajudar a reduzi-los. Continue a leitura para conhecer alguns desses produtos!

Como funciona a rotina para reduzir cravos?

A rotina para a redução de cravos deve ser feita em conjunto a sua rotina usual de skincare. A ideia é que estes passos sejam seguidos ao menos 1 ou 2 vezes por semana, para garantir que seu rosto não fique muito exposto ou sensibilizado.

O objetivo dessa rotina é reduzir a oleosidade da pele, removendo as células mortas e como consequência reduzindo a incidência de cravos, além de prevenir o seu aparecimento.

Como Fazer - Passo a Passo

Entre 1 ou 2 vezes na semana, dependendo da quantidade de cravos que você tem e quer reduzir, os produtos devem ser incluídos na sua rotina comum e, de preferência utilizados de noite.

Isso porque não é bom que seu rosto fique exposto ao sol durante o uso dos produtos. O ideal é utilizá-los durante a noite e na manhã seguinte retirar qualquer resquício deles, para em seguida, aplicar o protetor solar.

Confira a seguir o passo a passo que eu tenho feito na minha rotina de redução de cravos:

Esfoliação

Eu aplico o esfoliante na região em que tenho mais incidência de cravos e faço movimentos circulares entre 1 e 2 minutos. Não é necessário ou indicado aplicar o produto com força, para evitar que a pele acabe ficando sensibilizada.

É importante lembrar que este produto não deve ser aplicado em regiões com irritações, feridas ou machucados. Ou seja, se existir espinhas muito inflamadas ou se você tiver espremidos cravos que inflamaram, não é indicado aplicar o esfoliante nesta região.

Limpeza

O cleasing oil atua como demaquilante e hidratante facial simultaneamente, e também pode ser utilizado na rotina para substituir o sabonete. Contudo, é preciso ter cuidado com a quantidade de vezes em que se utiliza o produto, para evitar que a pele fique oleosa. Por isso, utilizá-lo uma vez na semana é o ideal para limpar e hidratar a pele, após a esfoliação.

A ideia de utilizar um cleasing oil nessa rotina é porque o produto possui um poder de amolecer os cravos - quando aplicado no rosto com uma massagem durante 2 ou 3 minutos.

O rendimento do produto é de no máximo três pumps para lavar o rosto todo. Para a aplicação, é indicado colocar o produto nas mãos secas e fazer movimentos circulares para aquecer e espalhar o óleo.

Em seguida, aplique no rosto também com movimentos circulares e em seguida enxágue com bastante água. O produto proporciona uma limpeza suave, sem arder os olhos.

Loção amolecedora

O produto promete amolecer os cravos com apenas algumas aplicações e, no meu caso, pude sentir um melhor resultado após começar a utilizá-lo combinado com a esfoliação e o uso do cleasing oil.

Você vai precisar de um algodão para a aplicação do produto, pois ele é bem líquido. Basta encharcar o algodão e depositá-lo sobre a área desejada, sem seguida, deixe agir em média de 5 a 7 minutos.

O produto possui álcool em sua composição, por isso, em alguns casos pode causar irritação ou ardência na pele. Nestes casos, é indicado suspender o uso do produto.

Após esse passo, é só continuar a sua rotina normalmente como de costume. Como a pele estará exposta por conta da esfoliação, é imprescindível que na manhã seguinte - ao final da rotina diurna - você não esqueça de aplicar o protetor solar, ainda que vá ficar dentro de casa!

Uma dica que pode ajudar bastante na rotina é utilizar luvas de esfoliação, para garantir que o produto seja aplicado em toda a área desejada. Você também pode usar um extrator de cravos para fazer a remoção, evitando machucar a pele ao espremer os cravos que ainda restarem.

É importante ressaltar que esses produtos não fazem milagre e que a rotina feita uma única vez também não mostrará resultados imediatos. Além da rotina, é essencial ter uma boa alimentação e beber muita água diariamente, pois isso também reflete diretamente na saúde de nossa pele.

Portanto, é indicado conhecer bem a sua pele para entender o que ela precisa no momento, evitando frustrações com produtos que podem sensibilizar a derme ou causar efeitos contrários, como aumento da oleosidade, etc.

Produtos utilizados

Conheça a seguir os produtos que eu utilizo na minha rotina para reduzir os cravos:

Esfoliante Facial Hidratante Quartzo - Relax Cosmetics

Embalagem: O produto vem em uma embalagem de 100g com validade de 6 meses. A embalagem é prática para retirar o produto do início ao fim.

Produto: Particularmente, ele é meu esfoliante preferido, pois apresenta uma textura leve e hidratante com aroma bem suave. Mesmo com ação esfoliante, a proposta de hidratante é real e após o uso é possível sentir a pele limpa, sequinha e hidratada.

Custo-benefício: Existem outros esfoliantes com valores mais baixos, mas o resultado do produto é ótimo e realmente vale o valor. Além disso, é um produto artesanal com vários ingredientes naturais em sua composição, o que garante uma menor agressão e exposição da pele.

Ingredientes: Water (Água), Silica (Cristais de quartzo / Esfoliante de origem mineral), Rosa Canina Fruit Oil (Óleo de rosa mosqueta / Emoliente), Glycerin (Glicerina vegetal / Umectante), Cetyl Alcohol (Álcool cetílico / Doador de viscosidade), Cetearyl Olivate (Olivato de cetearila / Emoliente de origem vegetal), Sorbitan Olivate (Olivato de Sorbitano / Emulsionante de origem vegetal), Tocopheryl Acetate (Vitamina E / Antioxidante), Propanediol (Propanediol / Umectante de origem vegetal), 1,2-Hexanediol (1,2-Hexanodiol / Agente condicionante), Sodium Gluconate (Gluconato de sódio / Agente quelante de origem vegetal), Lavandula Officinalis Flower Oil (Óleo essencial de lavanda / Ingrediente olfativo), Caprylhydroxamic Acid (Ácido capril hidroxâmico / Agente quelante de origem vegetal), Linalool (Linalol / Ingrediente olfativo).

Loção Amolecedora de Cravos Acnew - Abelha Rainha

Embalagem: A embalagem possui 120 ml de produto e, por conta do seu fecho, garante que o produto não evapore e que possa ser utilizado até o final.

Produto: O aroma do produto é bem forte, destacado pelo álcool, o que pode incomodar um pouco, mas em relação a textura, pode-se comparar a um leite bem levinho. No geral o produto cumpre com a promessa e realmente ajuda a amolecer os cravos. Em alguns casos os cravos saem no algodão, mas é indicado o auxílio do extrator para tirar o restante sem machucar a pele.

Custo-benefício: O produto possui um valor bem em conta e devido ao tamanho da embalagem e a quantidade de produto utilizada em cada aplicação, garante que o consumidor tenha produto para utilizar em alguns meses.

Ingredientes: alcohol, phenoxyethanol, methylparaben, butylparaben, ethylparaben, propylaraben, parfum, isopropanplamine, imidazolidinyl urea, aqua.

Cleansing Oil - Quem Disse Berenice?

Embalagem: Com 105 ml de produto, a embalagem possui uma trava no bico para evitar que o produto vaze durante o transporte ou até mesmo no dia a dia. Prática para retirar o produto mesmo quando está no fim.

Produto: Como o nome indica, o produto possui uma textura oleosa, mas é leve e não deixa resíduos no rosto quando utilizado na quantidade correta e bem enxaguado.

Tenho pele mista, por isso, não utilizo mais de duas vezes por semana para evitar que a pele fique oleosa. Uso o produto há meses e nunca senti que ele provocou acne, e sim ajudou a reduzi-las quando utilizado da maneira correta.

Além disso, quando usado como demaquilante ele também é ótimo e derrete toda a maquiagem já na primeira aplicação, sem arder os olhos ou a pele.

Custo-benefício: Na minha opinião o produto vale a pena. Além de ser uma das opções mais baratas de cleasing, a quantidade de produto utilizado em cada aplicação é pequena e também por não ser utilizado diariamente, garante que a pessoa tenha o produto por meses.

Ingredientes: Helianthus annuus seed oil [helianthus annuus (sunflower) seed oil]; peg-40 sorbitan peroleate; caprylic/capric triglyceride; parfum (fragrance); tocopheryl acetate; ethylhexylglycerin; hexyl cinnamal; linalool; butylphenyl methylpropional; benzyl salicylate; limonene; geraniol; alpha-isomethyl ionone; citronellol; hydroxyisohexyl-3-cyclohexene carboxaldehyde.

Resultado da rotina - Percepções e Eficácia

Ao final de duas semanas, realizando a rotina 2 vezes por semana, senti uma redução significativa nos cravos pretos, principalmente situados na região do nariz. Além disso, após a segunda aplicação senti que os cravos brancos também já estavam reduzindo.

Quando realizada semanalmente, a rotina realmente deixa a pele mais limpa, reduz a oleosidade e diminui a quantidade de cravos nas áreas em que os produtos são aplicados.


Como já dito anteriormente, é importante que a rotina normal seja feita diariamente, acompanhada de uma alimentação correta e com bastante ingestão de água. Desta maneira, o objetivo esperado será alcançado mais rápido.

Agora nós queremos saber: qual a sua dica infalível para reduzir os cravos? Deixe aqui nos comentários!