Rotina de Cuidados - Pele Seca

Conheça uma Rotina completa de cuidados com a Pele Seca!

Os cuidados com a pele não são os mesmos para todas as pessoas. É sempre importante lembrarmos disso, pra não sairmos por aí copiando a rotina de skincare alheia.

Para montar a sua rotina de cuidados diários com a pele, já temos um passo a passo aqui em outro post, mas o ponto fundamental que queremos destacar é identificar o seu tipo de pele. Mas não basta apenas isso, mesmo sabendo como é a sua pele (seca, mista, oleosa, etc), ainda assim, ela pode ter necessidades diferentes.

Um bom exemplo é a minha pele que é seca, contudo, não é sensível. Ou seja, os cuidados são diferentes de quem tem a pele seca e sensível ou sensibilizada. Por isso, o primeiro passo é sempre buscar orientação dermatológica, para identificar seu tipo de pele e quais as necessidades específicas dela.

Dito isso, hoje vou compartilhar a minha rotina de cuidados com vocês, de uma pele seca, com acne hormonal em pontos específicos do rosto e também alguns cravinhos. Continue a leitura para saber tudo em detalhes!

O que caracteriza a pele seca?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o que caracteriza a pele seca é a perda de água em excesso, além de geralmente apresentarem poros pouco visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão.

Além disso, em alguns casos, ela pode apresentar maior tendência ao aparecimento de linhas finas. A pele seca pode ser decorrente de fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide.

É importante não confundir com a pele ressecada, que pode acontecer por fatores como clima e tempo muito frio e seco, vento, exposição em excesso aos raios solares, doenças, uso de medicações, banhos demorados em água quente, entre outros, que podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

A pele seca pode apresentar diferentes características, tais como:

  • Descamação;
  • Coceira;
  • Falta de viço e luminosidade;
  • Aspecto esbranquiçado;
  • Sensação de repuxamento;
  • Ardor;
  • Sensibilidade;
  • Manchas vermelhas e textura escamosa;
  • Entre outras.

A pele seca se caracteriza pelo desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem óleo suficiente para lubrificar a pele. Por isso, é preciso buscar sempre uma forma de equilibrar e compensar essa ausência de oleosidade, através de produtos cosméticos com poder hidratante.

Necessidades da pele Seca

Como já mencionamos, cada tipo de pele tem necessidades específicas. Contudo, alguns pontos são comuns à quase toda pele seca. Confira a seguir alguns cuidados especiais para esse tipo de derme.

Hidratação facial

A hidratação é um dos principais cuidados com a pele seca. Para hidratar esse tipo de derme, é essencial utilizar produtos que ajudem a equilibrar a umidade em suas camadas. A hidratação, além de atrair e reter a água na pele, ela ainda promove a renovação celular, melhorando a aparência da pele e dando a ela mais luminosidade.

O ideal, é dar preferência para produtos com textura cremosa ou fórmulas super hidratantes, que conseguem dar conta de suprir essa hidratação.

Hidratação corporal

Quando falamos em skincare, vem logo a mente a pele do rosto. Contudo, a pele do corpo também sofre com o ressecamento, muitas vezes até mais do que o rosto. Isso pode acontecer em diversas partes do corpo, principalmente em regiões como as mãos, joelhos, canelas, pés e cotovelos, que são áreas mais expostas ao contato com o meio externo.

Esse ressecamento em excesso, pode causar rachaduras na pele, coceira, descamação e outras irritações. Por isso, é fundamental hidratar a pele do corpo com cremes hidratantes corporais para pele seca. Além disso, evitar os banhos com água muito quente e tomar bastante água diariamente, pode auxiliar na hidratação corporal.

Viço e luminosidade

A pele seca tende a ter menos brilho do que os outros tipos de derme, pelos motivos que citamos anteriormente. Por isso, é importante usar produtos que possuam ativos que promovam mais luminosidade, como o ácido hialurônico e a Vitamina C, por exemplo.

Proteção solar

O ideal é sempre evitar a exposição solar em excesso, independente do seu tipo de pele. Contudo, a pele seca pode sofrer ainda mais com isso, portanto, sempre que for sair no sol, prefira um protetor solar com ação hidratante, pois além de proteger a pele ainda evita que ela se torne ainda mais ressecada.

Alimentação ideal

É verdade o que dizem sobre a hidratação da pele também vir de dentro. Por isso, para manter a hidratação da pele, é importante ingerir os alimentos corretos e beber muita água. Frutas e vegetais como uva, pêssego, laranja, tomate, pepino, cebola, pimentão verde e aipo são ricos em água e ajudam a manter o nível adequado de umidade no corpo. O abacate também é uma fruta rica em vitaminas C e E, e gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reter a umidade na pele.

Como é a minha rotina - Passo a passo

Agora que já falamos sobre a pele seca, vou contar como é a minha rotina de cuidados, qual o passo a passo que eu faço. Lembrando que esses são os passos que funcionam para mim, depois de muitos anos testando outras formas e consultando a minha dermatologista. Confira a seguir o passo a passo:

Limpeza

Para a limpeza facial diária, eu gosto de usar um limpador que seja hidratante, pois minha pele fica repuxando quando uso algum sabonete muito adstringente. Tenho preferência pelo Limpador Facial da Salve, mas estou usando no momento o Cleanser da Beyoung e tenho gostado muito também.

Faço essa limpeza duas vezes ao dia - de manhã e a noite. Pela manhã uso apenas o limpador, de noite gosto de complementar com uma água micelar, para tirar qualquer vestígio de poluição e limpar bem os poros. A que estou usando no momento é a Micellar Water da Beyoung, que também estou gostando, pois, não deixa a pele repuxando, mas já usei várias outras, pois gosto de conhecer produtos novos sempre.

Esfoliação

Tenho gostado de esfoliar a pele duas vezes na semana, pois sinto que ele dá uma boa renovada na pele. Não gosto de esfoliantes muito granulados, porque sinto que sensibilizam um pouco a minha pele que é seca.

O que eu estou usando (e está bem no final) é o Esfoliante Enzimático da Sallve, que tem uma proposta bem diferente dos esfoliantes convencionais e não sensibiliza em nada a minha pele, pelo contrário, parece que a deixa mais hidratada.

Um hábito que gosto de inserir na minha rotina ao menos uma vez por semana é esfoliar os lábios, como esfoliante labial moranguete da Relax.

Tonificação

Para mim esse passo é bem importante, mas faço ele apenas na rotina da noite. Além de complementar a limpeza, removendo qualquer resquício de sujeira da pele, gosto de usar sempre tônicos com ácidos, para tratar a pele.

Até pouco tempo, eu usava o Blemish + Age Solution da SkinCeuticals, com ácido salicílico na formulação, que faz uma esfoliação química na pele. Assim que acabou, eu comprei o Tônico Renovador da Sallve para testar, que tem uma formulação semelhante. Posso dizer que também estou amando, pois, além de limpar profundamente eles ajudam a fazer a renovação celular da pele.

Vale lembrar que esses tônicos com ácidos na formulação podem sensibilizar a pele seca. Por isso, se você tem a pele sensível, o ideal é pedir uma indicação para um (a) dermatologista, que irá te dizer qual o mais indicado para as necessidades da sua pele.

Como eu já estou acostumada, para mim ele apenas arde um pouco na hora da aplicação, mas nada além disso. Contudo, a recomendação das próprias marcas é utilizar o produto em dias alternados no começo, até a sua pele se adaptar, caso contrário, suspensa o uso.

Hidratação

Esse passo é bem importante para as peles secas, principalmente depois das etapas anteriores, que limpam profundamente e tiram a sua camada superficial de oleosidade da derme (que quase nem existe).

Na minha rotina, eu costumo combinar alguns produtos. Pela manhã, uso um hidratante com textura leve, mas com uma composição que hidrata profundamente como o Hidratante Firmador da Sallve (também já no final), que passei a usar quando acabou o meu Antioxidante Hidratante.

Como testo muitos produtos, gosto de alternar os hidratantes, para conseguir testar todos. Então, vou sentindo o que a minha pele precisa e alterno os produtos. Por exemplo, em dias mais frios, minha pele resseca mais, então já uso um hidratante mais potente, como o Hidratante Renovador da Sallve ou o Blending Facial da Simple Organic.

Tem muitos outros hidratantes que eu intercalo, mas vou citar em outro tópico, pois é bastante coisa (a doida do skincare). Outro item indispensável para mim é um hidratante labial, pois tenho os lábios bem ressecados, por isso, uso vários, tenho um em cada canto da casa, bolsa, etc. Os meus preferidos são o Hidratante Labial da Sallve e o Lip Sleeping Mask da Laneige.

Tratamento

Apesar de usar hidratantes com ativos dermocosméticos, preferi separar os tratamentos, por serem um pouco mais específicos. Aqui entram os produtos que utilizo para tratar pontos que gostaria de melhorar na pele, que atualmente são: acne, manchas de acne e linhas finas.

Senti bastante diferença na minha pele ao chegar aos 30 anos. Com isso, passei a inserir novos produtos na rotina para tratar realmente a pele. Tenho usado o Sérum Antiacne da Sallve para controlar as espinhas e reduzir os cravinhos.

Combinado com ele, estou usando também o Hidratante Renovador, que atua nas manchas e também nas linhas finas.

Também uso um mix da Creamy: o ácido glicólico e o ácido mandélico, novamente alternando de acordo com as necessidades da pele, que vou percebendo com as mudanças de clima, rotina, etc.

Atualmente não estou usando nenhum produto manipulado, mas até pouco tempo, utilizava o Epiduo (Peróxido de Benzoíla), indicado pela minha dermato para tratar a acne.

Como complemento da rotina e tratamento, gosto de fazer semanalmente uma máscara facial, também de acordo com aquilo que a pele está precisando. No momento, estou usando duas da Relax Cosmetics: Age e Açaí. Quando tenho, também gosto das sheet masks.

Proteção Solar

No quesito proteção solar, também procuro produtos que tenham ação hidratante, na contramão da maioria dos filtros faciais, com efeito matte. Atualmente, uso dois para o rosto: o Facial Essencial da Beyoung e o Watery Essence da Bioré. Ambos possuem ação hidratante, mas o da Beyoung é um pouco mais oleoso, então opto por usá-lo no dia a dia, e o da Bioré quando vou praticar atividade física, suar, etc.

Para o corpo, tenho usado o Protect e Hidrat da Nívea, que além de proteger realmente hidrata a pele, o que para mim é bem importante, principalmente para a pele do corpo que é mais ressecada.

Produtos

Logicamente uso muitos produtos que não consegui citar, pois, como mencionei, eu testo bastante coisa para resenhar e para conhecer também. A seguir, vou listar todos os produtos que eu tenho em casa e uso na minha rotina, mesmo que de forma alternada.

Limpeza

Esfoliação

Tonificação

  • Tônico Renovador - Sallve
  • Loção Purificante Vinopure - Caudalie (travelsize - uso sempre em viagens, o que acontece com bastante frequência)

Hidratação

Tratamento

Proteção Solar

Mitos e verdades sobre a pele seca

Para finalizar, vamos desmistificar algumas questões sobre a pele seca, que são as dúvidas mais comuns. Confira a seguir alguns mitos e/ou verdades!

Quem tem pele seca deve evitar o uso de ácidos no rosto.

Mito! Dá para perceber que na minha rotina tem vários ácidos, que possuem a função de hidratar a pele, como o ácido hialurônico, por exemplo. Ele é perfeito para a pele seca, pois hidrata as camadas mais profundas da derme. Vale lembrar que para inserir ácidos na sua rotina, independente do seu tipo de pele, isso precisa ser feito com acompanhamento de um (a) dermatologista.

A pele fica mais seca no inverno.

Verdade! Durante o inverno ou em dias mais frios, a pele tende a ficar mais fragilizada, pois a barreira da pele acaba ficando comprometida. Além disso, outros fatores como a queda de umidade no ar, banhos mais quentes, menor ingestão de água, entre outros, também contribuem para o ressecamento da pele.

Pele seca envelhece mais rapidamente.

Mito! De acordo com alguns dermatologistas, o ritmo do envelhecimento da derme não está relacionado com o tipo de pele. O que acontece é que a pele seca é mais opaca, o que pode acaber acentuando a aparência das linhas de expressão. Já quem tem a pele oleosa, acaba camuflando um pouco essas linhas, além de que o aspecto mais oleoso remete a uma pele mais hidratada, logo uma pele mais jovem.

A pele seca é mais sensível.

Verdade! Quando a pele está seca, a sua barreira de proteção fica fragilizada, levando à sensibilidade frequente, causando vermelhidão, ardor, coceira, entre outros sintomas.


Essa é a rotina que eu demorei alguns anos para definir, depois de muitos testes de produtos, consultas, etc. Vale lembrar que ela é diferente para cada tipo de pele seca, local onde mora, etc.

Recentemente, passei a morar em uma região litorânea, onde o clima é diferente, a poluição é menor do que em cidades grandes, o ar é diferente, a qualidade da água, ou seja, tive que adaptar novamente a minha rotina.

Uma rotina de cuidados com a pele costuma ser flexível, pois as necessidades da pele vão mudando com a ide e diversos outros fatores. Além disso, não importa quantos passos você faz ou quais produtos utiliza, o importante é tentar suprir ao menos as necessidades básicas da pele que são: limpeza, hidratação e proteção.

Qual é o seu tipo de pele? Você tem uma rotina de cuidados? Ela é completinha assim ou mais prática? Conta pra nós aqui nos comentários!