Tipos de Maquiagem

Tipos de Maquiagem: Entenda Para que Serve cada Produto

Quando se fala de maquiagem surge uma grande incógnita na cabeça de muitas pessoas. São milhares de nomes, produtos, tipos, cores e texturas. Mas calma, não é tão difícil assim. Nesse post faremos um guia para te ajudar a entender quais os tipos de maquiagem e para que serve cada produto.

Se você chegar até o final do texto, ainda não será expert em maquiagem, mas, certamente irá sair com muito mais informações do que quando chegou até aqui.

Então, continue conosco para entender um pouco mais sobre esse universo.

Maquiagem para o rosto

Uma coisa de cada vez certo? Nem todo mundo prefere começar pelo rosto. Muitas pessoas começam a maquiagem pelos olhos, para o caso de cair alguma sujeirinha não estragar a pele já preparada. Bom, eu prefiro começar pela pele. Então vamos entender como funciona cada tipo de maquiagem por etapas:

Primer para o rosto

Eu suponho que nessa etapa você já tenha hidratado o rosto e passado seu protetor solar certo? (a rotina de cuidados com a pele vem em primeiro lugar!). Em caso positivo, começamos com o primer. O primer é o produto que vai preparar a sua pele para receber a base. Ele serve para melhorar a textura da pele, minimizando os poros (aqueles buraquinhos chatos) e a oleosidade da pele, além de prolongar o tempo de duração da base.

Ele pode ser líquido (em spray), em creme ou em gel. A textura escolhida vai depender do seu tipo de pele e da sua preferência. Costuma ser incolor, quando em gel, mas também pode ser branco ou se assemelhar à cor da base. A aplicação em geral é feita com as mãos.

Base, BB cream ou CC cream

Após aplicado o primer partimos para a base, queridinha de muita gente. A base é aquele produto milagroso que uniformiza o tom da pele e deixa ela parecendo de porcelana. A base também fica a seu critério, pois o mercado está cheio de opções.

Ela pode ser líquida, cremosa, cushion (renderia um post inteiro para explicar), mousse, em bastão, em pó e até em spray (acredite). Além disso, ela pode ter o acabamento hidratante (mais brilhosa), semi brilho ou fosca (conhecida como matte). Como critério de escolha, as hidratantes são mais indicadas para peles secas e as foscas para peles oleosas. A aplicação pode ser feita com as mãos, pincel ou esponja.

A diferença do BB cream para a base, é que além de possuir cor, ele também possui fator de proteção solar. Já o CC cream é um pouco mais completo, pois, além das características já citadas, também possui tratamento para a pele em sua formulação.

Corretivo

O corretivo é particularmente um dos meus produtos favoritos. Ele é o encarregado por cobrir aquelas imperfeições que a base não deu conta, como olheiras, manchas ou espinhas, além de ser utilizado para iluminar os pontos altos do rosto como ponte do nariz, queixo e centro da testa. Aí entramos novamente nas opções, que podem ser: líquido, cremoso, mousse, bastão ou em pasta. Ele também está disponível nas versões: hidratante, semi brilho ou fosco. A aplicação pode ser feita com a ponta dos dedos, pincel ou esponja.

Pó facial

O pó facial é teoricamente o último passo da primeira etapa da preparação de pele. É ele quem irá fazer com que a maquiagem dure mais tempo e fique com um acabamento fosco (tipo pele de boneca). Nem todo mundo gosta do pó facial e, como qualquer outra, essa etapa pode ser pulada se você preferir. Tem quem goste mais de uma pele com brilho e efeito natural, fica a critério de cada pessoa. A aplicação pode ser feita com pincel ou esponja.

Contorno

Aqui começa a segunda etapa da preparação de pele. Depois de prepará-la para uniformizar o tom com a base e o corretivo, é a hora de devolver os contornos ao rosto, que acabam sendo apagados pelos produtos anteriores.

O contorno é utilizado nos pontos que queremos dar profundidade, aquela famosa afinada no rosto, que ficou famosa com as irmãs Kardashian.

Essa etapa não é obrigatória. Nem todo mundo gosta de contorno e tudo bem. Esse tipo de produto pode ser líquido, cremoso, em bastão ou em pó e a aplicação costuma ser feita com o pincel ou esponja.

Blush e/ou bronzer

Tem quem não goste de blush? Pior que tem, mas há que não vive sem. Na mesma pegada do contorno, o blush serve para devolver o corado natural do rosto, que acaba sendo apagado pelos produtos da primeira etapa da preparação de pele.

Ele geralmente é aplicado nas maçãs do rosto, mas também pode ser usado no topo do nariz (para dar aquele ar de queimadinho de sol) ou nas têmporas, como foi tendência nos anos 80 e 90 e agora voltou com tudo.

O blush pode ser em pó, cremoso, líquido, cushion, bastão ou mousse. Os mesmos critérios são utilizados para o bronzer, a diferença é que ele tem um tom mais bronzeado, de queimado pelo sol, diferente do blush que possui tons mais rosados, alaranjados, avermelhados ou terrosos. Ambos podem ser aplicados com pincel, esponja ou até com as pontas dos dedos em batidinhas leves, quando se trata dos produtos cremosos, líquidos ou em bastão.

Iluminador

O iluminador tem sido o best seller dos últimos tempos. Ele caiu no gosto geral e veio para ficar. Ele é aplicado para trazer mais luminosidade ao rosto, sendo utilizado nos pontos altos como ponte no nariz, maçãs do rosto, queixo, testa, canto interno dos olhos e abaixo das sobrancelhas.

É inquestionável que o efeito é lindo. Porém, nem sempre agrada a todo mundo. Uma opção é escolher iluminadores mais discretos e com menos brilho. Ele pode ser aplicado com os dedos, esponja ou pincel, dependendo se a textura será em pó, líquida, em bastão ou cremosa.

Bruma facial

Esse é um produto relativamente novo no mercado. Ele já existia, mas só ficou popular há pouco tempo. A bruma é um produto líquido, em spray ou aerosol, com ou sem perfume e, com ou sem brilho (sim, ele pode conter glitter) que tem comofunção principal preparar a pele antes da maquiagem, garantindo mais hidratação para a pele e ajudando também a fixar a make.

Além disso, ela pode ser utilizada ao final da maquiagem, com o mesmo intuito de hidratar e tirar o efeito de pele de porcelana, conferido pelo pó, e garantir mais luminosidade e naturalidade à pele, além de potencializar a durabilidade da maquiagem.

Maquiagem para os olhos

Depois de preparar a pele podemos partir para os olhos. Nesse quesito há quem prefira olhos mais discretos, um lápis de olho e uma máscara de cílios e pronto. Mas há também, quem prefira uma make mais elaborada nos olhos, com tudo o que se tem direito. Confira a seguir os tipos de maquiagem para os olhos.

Primer de olhos

O primer de olhos tem a função semelhante ao de rosto. Ele serve para uniformizar o tom da pálpebra e prepará-la para receber a sombra, potencializando a cor e prolongando a durabilidade.

Esse passo é pouco comum, pois costuma-se utilizar o primer de olhos em maquiagens mais elaboradas, feitas para durar por muito tempo como em formaturas, casamentos, etc. Ele costuma ser líquido, cremoso ou em pasta e a cor pode variar entre incolor, branco ou os mais variados tons de pele.

Sombra, pigmento ou glitter

A sombra para olhos não é sempre um passo comum no cotidiano. Em geral, as sombras pigmentos e glitter são mais utilizados em maquiagens sociais, de eventos ou artísticas. A sombra pode ser em pó, líquida, cremosa ou pastosa.

Já o pigmento é mais comumente encontrado em pó e, a sua principal diferença com relação á sombra, é que ele é mais concentrado e pigmentado.

Costuma ser utilizado em maquiagens artísticas ou por maquiadores (as) profissionais, em makes sociais e de eventos (desfiles, editoriais, etc). Assim como o glitter, que não é tão comum no cotidiano, mas vemos com frequência na internet, em eventos e nos looks das celebridades.

Delineador

O delineador é um queridinho de muita gente e dá um super acabamento para a make. Ele pode ser utilizado sozinho ou como acabamento de um olho esfumado com sombra. É mais comum aplicá-lo na parte superior dos olhos, na linha logo acima dos cílios.

As cores são inúmeras, desde as mais básicas como preto e marrom, até as mais coloridas (todas as cores que você imaginar). Já a textura, pode ser cremosa, líquida (caneta ou aplicador em pincel), cushion ou mousse.

Lápis de olhos

O lápis de olho também pode ser utilizado sozinho ou como complemento de uma make mais elaborada. Ele pode ser um lápis normal (de apontar) ou retrátil.

As cores são inúmeras, assim como o delineador, e as formas de aplicar também, pode ser na linha d’água (parte interna dos olhos) ou na parte externa, tanto inferior quanto superior, assim como o delineador.

Máscara de cílios

A máscara de cílios é super, hiper, mega, querida pela maioria das pessoas que amam maquiagem, chegando a ser considerada um item indispensável. Ela serve para dar volume, alongamento e definição aos cílios.

Elas podem ser em cores básicas, como preto e marrom, ou coloridas (uma infinidade). Assim como outros itens, ela pode ser usada de forma isolada, não dependendo de outros produtos para que sua função seja cumprida.

A máscara pode ser aplicada nos cílios superiores e inferiores, em quantas camadas você preferir (muitas, é claro). Quanto mais camadas, maior é o efeito obtido, seja ele qual for. O efeito varia de acordo com o tipo de aplicador, e costuma estar indicado na embalagem do produto.

Maquiagem para as sobrancelhas

Não podemos esquecer que as sobrancelhas também são maquiadas, e não é de hoje. Desde a Cleópatra, passando pela década de 20 até os dias de hoje, é muito comum desenhar as sobrancelhas, seja para modificar o seu formato, dar mais volume ou cobrir pequenas falhas. Confira abaixo alguns tipos de maquiagem para as sobrancelhas.

Lápis para as sobrancelhas

Eles podem ser normais (de apontar), retráteis ou em caneta (semelhante ao delineador). As cores costumam variar de acordo com os tons de cabelo (loiro, castanho claro ou escuro e ruivo). A principal função dele é desenhar o formato da sobrancelha e cobrir pequenas falhas (aquele pelinho que você tirou errado e não cresce mais).

Sombra

As sombras para sobrancelha seguem as mesmas cores dos lápis e possuem a mesma função, mas também, costumam conferir mais volume aos pelos devido à sua textura em pó.

Máscara

A máscara para as sobrancelhas podem seguir as cores dos outros produtos ou ser incolor. Sua principal função é fazer com que os pelos não saiam do lugar, além de dar mais volume e textura aos fios.

Maquiagem para os lábios

Chegou o momento de finalizar a make. Esse é um passo que pode tranquilamente ser feito sozinho. Aquele hábito bem comum de tempos atrás (mas continua atual), de passar só um “batonzinho” e sair. Para os lábios há inúmeras opções, que podem ser combinadas de acordo com cada tipo de maquiagem elaborada. Confira algumas opções a seguir.

Contorno labial

Esse é um produto não tão popular. Há quem prefira passar o batom direto, e há quem prefira contornar os lábios, fica a critério de cada pessoa. O contorno labial, como o próprio nome já diz, serve para contornar os lábios a fim de definir melhor o seu contorno.

Além disso, ele ajuda na hora de aplicar o batom para que ele não borre e saia fora do desenho dos lábios e também ajuda na sua fixação.

Batom

Batom é um assunto que também renderia um post só para ele. Esse é um item que certamente grande parte das mulheres tem um perdido na bolsa ou em algum outro lugar.

Ele dá o toque final na make, é como a cereja do bolo. As opções de cores são infinitas, e os tipos de batom podem ser: cremoso, líquido (fosco ou brilhoso), cushion ou em pó. O produto pode ser utilizado com o próprio aplicador da embalagem ou com um pincel específico para os lábios.

Gloss

O gloss está longe se ser a opção mais popular, porém, foi muito utilizado nos anos 80 e 90 e agora, essa tendência voltou. Esse produto serve para dar a impressão visual de lábios mais volumosos, graças à sua textura brilhosa.

Ele pode ser incolor, com cores fortes ou sutis e, conter glitter ou não. Quem tem cabelo longo costuma detestar o produto, pois o cabelo gruda o tempo todo nos lábios. Mashá quem goste dessa textura mais pegajosa. O efeito final é moderno e jovial.

Lip Tint

Lip Tint é a febre do momento. O produto veio para ficar e, está na categoria lábios, mas pode ser utilizado também nas maças do rosto, substituindo o uso do blush. Como sugere o nome, ele é uma espécia de tinta para os lábios.

Ele pode ser cremoso ou líquido, e as cores costumam variar entre diferentes tons de rosa, laranja e vermelho e pode ser utilizado com o próprio aplicador da embalagem ou em batidinhas com a ponta dos dedos.

O lip tint dá um efeito manchado nos lábios, que tem uma alta duração e parece que você não está usando nada. Ele literalmente pinta os lábios sem deixar nenhuma textura, apenas a cor.

Para que serve cada tipo de maquiagem

Cada tipo de maquiagem serve para um fim específico, ou vários ao mesmo tempo. De maneira resumida, confira a seguir cada produto e qual a sua função:

  • Primer: preparar a pele;
  • Base: uniformizar o tom da pele;
  • Corretivo: cobrir imperfeições;
  • Pó: matificar a pele e aumentar a durabilidade da maquiagem;
  • Contorno: definir as marcações do rosto (profundidade);
  • Blush/bronzer: devolver o corado natural à pele;
  • Iluminador: definir os pontos altos do rosto;
  • Bruma facial: hidratar a pele e aumentar a durabilidade da make;
  • Primer de olhos: preparar a pálpebra e aumentar a durabilidade da make dos olhos;
  • Sombra, pigmento e glitter: maquiar as pálpebras com intuito estético, ou de modificar o formato dos olhos;
  • Delineador: delinear os olhos de forma a ressaltar ou modificar o seu formato;
  • Lápis de olhos: também serve para delinear os olhos de forma a ressaltar ou modificar o seu formato;
  • Máscara de cílios: aumentar o volume e comprimento dos cílios e defini-los;
  • Contorno labial: definir o desenho do contorno dos lábios e facilitar a aplicação do batom;
  • Batom: hidratar os lábios, conferir cor e valorizá-los ressaltando o tamanho e formato;
  • Gloss: hidratar os lábios, além de conferir um aspecto de mais volumosos;
  • Lip tint: pintar os lábios, de forma natural e sem deixar textura.

Itens básicos para ter na necessaire

Esse tópico é bem particular, pois varia de pessoa para pessoa. Há quem seja mais básica(o), e há quem prefira makes mais elaboradas. Listamos a seguir os produtos que, na nossa opinião, são essenciais e ideais para carregar na necessaire com você:

  • Base, BB cream ou CC cream (apenas um deles);
  • Corretivo;
  • Pó facial;
  • Blush (sua cor preferida);
  • Algumas cores de sombras (neutras ou coloridas, conforme a sua preferência);
  • Algum produto para a sobrancelha (lápis, sombra ou máscara);
  • Um batom claro e um escuro;
  • Máscara para cílios;
  • Lápis ou delineador (um só já faz milagres, acredite);
  • Itens para aplicação - pincéis ou esponja (conforme preferência).

Com esses produtos e as técnicas certas, você consegue elaborar makes para ir a qualquer lugar, do trabalho ao happy hour sem passar apuros.

Ficou mais fácil agora compreender os tipos de maquiagem e para que serve cada coisa? Se você ainda tem dúvidas, deixe uma mensagem que iremos te ajudar. Continue acompanhando os nossos posts para mais dicas de make e não deixe de compartilhar com as(os) amigas(os).