Ácido Hialurônico

Ácido Hialurônico: Um ativo que te ajuda a combater os sinais de envelhecimento da pele

O skincare, também conhecido como cuidados com a pele, estão cada vez mais populares entre homens e mulheres. Cuidar da pele não é mais uma preocupação somente estética, mas também tem a ver com saúde e autoestima.

Quando falamos em pele, há várias formas de ajudá-la a se manter bonita e saudável no processo de envelhecimento. Uma dessas formas é utilizar cosméticos e dermocosméticos com ativos.

Um desses ativos é o Ácido Hialurônico, muito importante para manter a firmeza, o viço e a hidratação da pele. Continue a leitura para entender melhor o que é esse ativo, para que serve, quais os benefícios e muito mais.

O que é Ácido Hialurônico?

O Ácido Hialurônico é uma molécula de açúcar, produzida naturalmente pelo nosso organismo. Ele possui propriedades que são hidratantes e estimulam o colágeno, além de ser considerado um umectante, por reter uma grande quantidade de água, cerca de mil vezes o seu peso.

Ele está presente em nossas articulações e até mesmo no globo ocular (córnea, esclera e humor vítreo). Entretanto, a maior concentração de ácido hialurônico é na nossa pele, onde ele preenche o espaço entre as células.

Com o passar os anos e o processo natural de envelhecimento celular, a produção desse ativo vai diminuindo. Por isso, ele precisa ser reposto em forma de tratamento externo, como a utilização de dermocosméticos, entre outros.

Para que serve?

O ácido hialurônico é responsável por preencher os espaços entre as células, o que ajuda no processo de redução de rugas e linhas de expressão. Além disso, o ativo também é uma molécula que retém grande quantidade de água, o que ajuda a manter a pele hidratada, com mais firmeza e uniformidade.

Essa substância é tão eficaz, pois é um componente natural do nosso organismo, portanto, é facilmente absorvida e não corre o risco de ser rejeitada pela pele. Por isso, é fundamental fazer a reposição do ácido em nossa pele a partir dos 25 anos, para ajudá-la a se manter firme, hidrataça e com viço.

Benefícios

Agora que já entendemos para que serve o ácido hialurônico, é importante compreender os seus benefícios e considerar incluí-lo na sua rotina de skincare. Confira a seguir alguns desses benefícios:

Combate rugas e linhas de expressão

Há dois tipos de rugas com as quais temos que lidar, seja diariamente ou no processo de envelhecimento. Elas podem ser dinâmicas, causadas pelos movimentos constantes dos músculos faciais, e estáticas, que são aquelas que ficam visíveis ainda que os músculos do rosto não estejam em movimento.

As rugas vão surgindo devido à diminuição da produção de colágeno e Ácido Hialurônico em nosso organismo, substâncias responsáveis pela firmeza e o preenchimento da pele. Além disso, alguns fatores externos também contribuem para esse processo, tais como exposição solar sem proteção, alimentação não balanceada, álcool, cigarro, etc.

Hidrata Profundamente

A característica mais marcante do Ácido Hialurônico é seu alto poder de hidratação. Isso porque, como já dissemos, ele é capaz de reter bastante água e, isso ajuda a manter a pele sempre hidratada e saudável, com as células preenchidas e um aspecto viçoso e radiante.

Diminui os sinais de envelhecimento

Não temos como combater ou evitar o envelhecimento da pele. O que podemos fazer, é retardar esse processo e minimizar os impactos que ele causa na pele. O ácido hialurônico atua nesse processo, diminuindo a formação de olheiras, bolsas, vincos, etc.

Através dos dermocosméticos, com ativos como o ácido hialurônico, podemos devolver à pele aquilo que falta, como: preencher os espaços vazios entre as células, que causam linhas e flacidez e restaurar o equilíbrio da pele.

Tipos de Ácido Hialurônico

Quais são os tipos de ácido hialurônico que você pode usar para melhorar a aparência da pele? Vamos descobrir a seguir quais são e quais as diferenças entre eles.

Ácido hialurônico injetável

Também conhecido como reticulado, ele é usado para tratamentos estéticos, como o preenchimento de volume, por exemplo. Ele demora mais para ser absorvido pelo organismo, contudo, seu efeito dura por mais tempo.

O ácido hialurônico injetável atua hidratando a pele e preenchendo a falta de volume no rosto e corpo. Ele preenche linhas finas, olheiras, lábios, “bigode chinês”, cicatrizes profundas e até celulites.

Além disso, ele também pode ser usado para dar mais sustentação e definir as estruturas faciais. É importante lembrar, que esse procedimento deve ser realizado por profissionais qualificados.

Ácido hialurônico em creme ou sérum

Também conhecido como não reticulado, essa é uma forma de obter os benefícios do ácido hialurônico sem precisar de nenhum procedimento. Na forma de creme ou sérum, o ácido hialurônico hidrata profundamente a pele e você pode fazer isso em casa.

Isso porque o ácido hialurônico atrai as moléculas de água, ao que se dá seu efeito preenchedor de linhas e vincos. Os cremes e séruns atuam na prevenção dos sinais de envelhecimento, e podem, com o uso contínuo, atenuar sinais já existentes.

Produtos

Como vimos, todo mundo pode inserir o ácido hialurônico em sua rotina de skincare, através de produtos que contenham o ativo na formulação. Vale lembrar que ele pode ser encontrado em diferentes pesos moleculares.

Os produtos com ácido hialurônico com peso molecular acima de 1000 kilodaltons, ficam na camada superficial da pele, absorvendo a água do ambiente e retendo-a, mantendo assim a hidratação.

Já os de baixo peso molecular, com até 50 kilodaltons, conseguem penetrar nas camadas da pele e estimular a produção natural de ácido hialurônico. Por isso, é importante observar os diferentes tipos de ácido hialurônico presente nas fórmulas.

Conheça a seguir, alguns produtos com o ativo, que você pode inserir na sua rotina de cuidados com a pele:

Sérum com ácido hialurônico Derma Complex Hyalu 6 — Adcos

A Adcos trabalha com fórmulas muito eficazes em seus produtos. Com o Derma Complex não seria diferente, ele trata a pele com uma potente combinação de ativos, que garantem hidratação, firmeza, diminuição de rugas e mais elasticidade para a pele.

O produto contém ácido hialurônico de baixo peso molecular, o que garante a ele uma ótima absorção na pele. Além disso, ele combina 4 tipos de Ácido Hialurônico com 2 bioestimuladores, aumentando ainda mais suas propriedades de hidratação.

Segundo a marca, ele promete ajudar a aumentar a produção de colágeno, é testado dermatologicamente e não possui fragrância, o que o torna ideal para qpessoas de peles sensíveis.

Minéral 89 — Vichy

O Minéral 89 é, segundo a marca, um fortalecedor facial composto por Ácido Hialurônico e Água Vulcânica da Vichy. Ele fortalece a pele, deixando-a mais resistente contra as agressões do dia a dia, preenche as linhas, hidrata, acelera a regeneração, tonifica e aumenta a luminosidade. Ele é indicado para todos os tipos de pele e sua textura é uma espécie de gel sérum, de rápida absorção.

Hydro Boost Water Gel — Neutrogena

O Hydro Boost é composto por ácido hialurônico e é rapidamente absorvido pela pele, sem deixá-la pegajosa. De acordo com a marca, o produto previne o envelhecimento precoce e possui a capacidade de regenerar os lipídeos da barreira cutânea, criando umidade de dentro para fora.

Ácido Hialurônico 2% + B5 — The ordinary

O produto, em formato de sérum, contém uma formulação que combina ácidos hialurônico de baixo, médio e alto peso molecular, totalizando 15 formas do ativo. Isso garante uma ação mais potente e de alta absorção.

Além do ácido hialurônico, o sérum contém vitamina B5, também conhecido como pantenol, um ativo altamente hidratante. O resultado, é uma fórmula concentrada e potente, que proporciona uma hidratação profunda para a pele.

Sérum de Ácido Hialurônico — Principia

O Sérum da Principia conta com 2% de complexo com 4 tipos de ácidos hialurônicos e 1% de vit. B5 em sua composição. Essa concentração de ingredientes garante uma pele muito mais hidratada, firme e com viço.

Segundo a marca, seus benefícios comprovados são:

  • Promover a hidratação de forma superficial e profunda;
  • Aumentar a elasticidade da pele;
  • Suavizar a textura;
  • Proporcionar maciez;
  • Melhorar o viço.

Curiosidades

Confira a seguir, algumas curiosidades sobre esse ativo:

  • Apesar de ser um ácido, o hialurônico apresenta pH próximo do neutro, entre 6,5-7,5;
  • Um grama de ácido hialurônico pode reter até 1 litro de água, o equivalente a mil vezes seu próprio peso;
  • O ácido hialurônico não é fotossensível, ou seja, ele se mantém estável mesmo sob a exposição solar;
  • Ele costuma ser produzido em formato de sal, também chamado de hialuranato de sódio (sodim hyaluronate);

Você tem dúvida de como funcionam os ativos presentes nos produtos dermocosméticos? Isso pode te ajudar muito a montar a sua rotina de cuidados diários com a pele.

Deixe nos comentários sua mensagem indicado sobre qual ativo você quer saber mais. Sua dica pode se tornar um novo post por aqui. Continue acompanhando o Guia Make se você gosta de saber mais sobre cuidados pessoais, maquiagem, etc.