HomeNossa EquipeContato
O que são os Antioxidantes, para que servem e onde podemos encontrá-los?
Cuidados com a PeleGuias
O que são os Antioxidantes, para que servem e onde podemos encontrá-los?
Carol Picolo
Carol Picolo
junho 17, 2022
4 min

Com a crescente popularização do skincare, que nada mais é do que o conjunto dos cuidados da pele do rosto e corpo, os dermocosméticos também se popularizaram, passando a ser uma excelente opção para quem procura por ativos dermatológicos.

Quando falamos em ativos, entre os mais populares estão aqueles com efeito antioxidante, que atuam no combate aos radicais livres e prevenção do envelhecimento da pele. No texto de hoje, você saberá mais a respeito das substâncias antioxidantes!

O que são os antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias que podem prevenir ou reduzir os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem prejudicar as células, levando ao envelhecimento precoce e até mesmo doenças crônicas.

Os antioxidantes atuam neutralizando os radicais livres, impedindo que eles causem danos às células. Entre os mais conhecidos, estão as vitaminas A, C e E, bem como os carotenoides, que possuem a capacidade de atrasar e até mesmo inibir a oxidação celular, processo natural do nosso organismo.

Além disso, eles também ajudam a aumentar a imunidade e a prevenir doenças como artrite reumatoide, determinados tipos de câncer, doenças cardiovasculares, Alzheimer, entre outras.

Para que servem os antioxidantes?

Os antioxidantes ajudam a combater os efeitos do envelhecimento, da oxidação e de outros processos naturais que causam danos às células. Eles também podem auxiliar na proteção do organismo contra determinadas doenças, como o câncer e as doenças cardiovasculares.

Alguns estudos ainda apontam que os antioxidantes também podem atuar no tratamento e prevenção de outras condições, como a catarata, a degeneração macular relacionada à idade (DMAE) e o diabetes tipo 2. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar seus efeitos terapêuticos.

Os antioxidantes têm sido usados ​​na medicina tradicional para tratar e prevenir várias doenças. Atualmente, estão presentes nos mais diversos cosméticos faciais e corporais, com o objetivo de reduzir o envelhecimento precoce da pele.

Isso acontece, pois os cosméticos que contém ativos de efeito antioxidante, ajudam a combater os radicais livres, que atuam acelerando o processo de envelhecimento e o surgimento precoce de rugas, linhas de expressão, manchas e marcas diversas na pele.

Quais os ativos que atuam como tal?

Atualmente, há diversos ativos dermatológicos com propriedades antioxidantes utilizados nos cosméticos para atuar nos cuidados diários com a pele. Entre essas substâncias, podemos destacar alguns que estão entre os mais utilizados nos produtos para a pele:

  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Vitamina A;
  • Resveratrol;
  • Ácido ferúlico;
  • Extrato de arroz roxo;
  • Extrato de blueberry;
  • Phloretin;
  • Entre outros.

Vale lembrar que esses ativos antioxidantes podem ser encontrados nos dermocosméticos e também nos alimentos, tais como: aveia, açafrão, azeite de oliva, frutas cítricas e vermelhas, linhaça, óleo de gergelim, pepino, sálvia, semente de abóbora, entre outros.

Quais os tipos de antioxidantes

Existem dois tipos de antioxidantes: os enzimáticos ou endógenos, e os não enzimáticos ou exógenos. Os enzimáticos são aqueles produzidos naturalmente pelo organismo, cuja produção é reduzida com o passar dos anos.

Já os não enzimáticos, como as Vitaminas C e E, o betacaroteno e os flavonoides, por exemplo, são compostos por vitaminas, substâncias vegetais e sais minerais obtidos através dos alimentos ou dermocosméticos.

Ambos atuam no combate ao envelhecimento cutâneo, além de também protegerem a pele de agentes agressores externos como a poluição, a radiação infravermelho e a fotossensibilidade.

Como os antioxidantes atuam na pele?

antioxidantes na pele Os antioxidantes são extremamente importantes para a saúde da pele. Eles atuam prevenindo e combatendo os danos causados pelos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo precoce.

Para isso, esses ativos neutralizam esses radicais livres, impedindo que causem danos às células da pele. Além disso, os antioxidantes também ajudam a proteger a pele do sol, pois são capazes de anular os raios UV que penetram na derme.

Por fim, os antioxidantes são importantes na formação de colágeno, uma das substâncias mais importantes para a saúde e firmeza da pele.

Onde encontrar esse ativo

antioxidantes vitaminas

Os antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos ou nos cosméticos, uma vez que atuam no organismo como um todo, seja de dentro para fora quanto de fora para dentro. Há uma grande variedade de alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, legumes, verduras, ervas e especiarias, cacau, café, sementes e grãos, estão entre as principais fontes naturais.

Confira alguns dos principais antioxidantes e exemplos de alimentos que são fontes dessas substâncias

  • Ácido ferúlico: é um composto orgânico natural encontrado em alimentos como café, arroz e trigo. Também pode ser sintetizado para ser usado em cosméticos e outros produtos. Ele atua inibindo a ação de radicais livres e protegendo as células contra o dano oxidativo.
  • Vitamina C: é uma vitamina importante para o nosso organismo, pois atua na formação de colágeno e na defesa do organismo contra infecções. Também possui ação antioxidante, inibindo a ação de radicais livres. É encontrada em frutas cítricas como laranja, limão e grapefruit.
  • Vitamina E: é uma vitamina lipossolúvel presente em alimentos como óleos vegetais, nozes e sementes. Possui ação antioxidante, inibindo a oxidação de outras substâncias no organismo. Também é usada em cosméticos para sua ação anti-envelhecimento.
  • Beta-caroteno e Licopeno: encontrados em alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados, como cenoura, tomate, laranja, pêssego, abóbora; e em vegetais verde-escuros, como brócolis, ervilha e espinafre.
  • Curcumina: Cúrcuma, açafrão e curry.
  • Flavonoides: podem ser encontrados em frutas, como uva, morango, maçã, romã, mirtilo (blueberry), framboesa e em outras frutas de coloração avermelhada; em vegetais como brócolis, espinafre, salsa e couve; nas nozes, soja, linhaça; além de serem encontrados em bebidas, como vinho tinto, chás, café, cerveja, chocolate e até mesmo no mel.
  • Vitamina A: presente em alimentos como cenoura, espinafre, manga e mamão.
  • Cobre: Feijão, grãos-de-bico, lentilhas, sementes de girassol, amendoim, passas, nozes, amêndoas e legumes.
  • Selênio: castanha-do-pará, arroz integral e sementes de girassol. É importante ressaltar que o selênio é um mineral presente no solo, por isso, sua concentração nos alimentos pode variar conforme a riqueza do solo nesse mineral.
  • Zinco: Sementes de abóbora, feijão-de-soja cozido, amêndoa e amendoim são fontes de zinco.

Você utiliza algum produto com efeito antioxidante? Já conhecia essa propriedade presente em alguns ativos? Compartilhe conosco sua experiência!


Tags

DermocosméticosCorpoRosto
Post Anterior
Cabelo Ruivo: Conheça os diferentes tons, produtos e inspirações!
Carol Picolo

Carol Picolo

Maquiadora

Índice

1
O que são os antioxidantes?
2
Para que servem os antioxidantes?
3
Quais os ativos que atuam como tal?
4
Quais os tipos de antioxidantes
5
Como os antioxidantes atuam na pele?
6
Onde encontrar esse ativo

Newsletter

Receba novidades no seu email.

Posts Relacionados

Água Termal: O que é, Para que Serve e Como Usar
31 de março, 2021
4 min
Todos os Direitos Reservados © 2022 - Guia Make

Links Rápidos

Anuncie ConoscoSobre NósContate-nos

Redes Sociais